Categories: blogueirosfutebol

A fmf tumultuando a decisão mineira

Intencional ou não, creio que sim, a fmf conseguiu colocar luzes na decisão de um campeonato – que por responsabilidade de gestão – tem se mostrado a cada ano mais desinteressante. Na verdade, os estaduais – em todas as unidades da Federação – têm perdido seu charme. Não só aqui em Minas Gerais, mas acentuadamente aqui, todos por ações que mancham uma competição que décadas passadas fora mais importante que torneios nacionais.

Lembro-me, ainda criança, de acompanhar – sou dos tempos da revista Placar – estado por estado. No Rio Grande do Sul, por exemplo, na virada dos anos 60 para 70, uma hegemonia do Grêmio e logo depois do Internacional. Em São Paulo, na mesma ocasião, Santos e Palmeiras se alternavam – com o São Paulo fazendo cócegas – e Corinthians num longo jejum. Houve até uma decisão, por erro de contagem das penalidades – Armando Marques – acabou provocando a divisão do título entre o Santos e Portuguesa.

Lá no Rio de Janeiro, para onde convergiam as maiores atenções – tinha sido capital da República e as grandes emissoras de rádios cariocas dominavam a audiência por todo o Brasil – era bem mais acirrado. Os quatro maiores (Botafogo, Fluminense, Flamengo e o Vasco a reboque) se revezavam nesse pódio. Até o Bangu foi campeão numa final que terminou em verdadeira pancadaria. Almir Pernambuquinho, me lembro bem, desceu o sarrafo e brigou, impedindo o time campeão ser premiado no granado. Ainda tinha o tradicional América – rubro do Andaraí – que normalmente montava boas equipes.

Pelos nossos lados, das Minas Gerais, depois que o Siderúrgica levantou seu derradeiro título, iniciou a era de um time emergente. Até então era Galo e América (coelho), que realizavam o clássico das multidões. Lá atrás, havia sido Galo e Vila Nova (Leão). Conquistamos um título e o América outro, num período de uma década. A partir de metade dos anos 70, voltamos à condição de protagonista, que nos rende até o momento 47 conquistas estaduais.

Fato é que, indiscutivelmente, os campeonatos locais predominavam – acompanhei também de outros estados como o Paraná – que tinha na época o Colorado (que depois numa fusão com o Pinheiros) deu origem ao time que tem o mesmo nome do estado. Colorado, Atlético e Coritiba eram os principais. Na Bahia já era mesmo o BaVi. Em Pernambuco, o acirramento entre Santa Cruz – seguramente na ocasião o melhor estruturado -,Náutico e Sport agitavam o futebol no nordeste. Goiás, além do time com o nome do estado, ainda Vila Nova, Atlético e o sumido Goiânia, homônimo da capital.

Cá na nossa Minas Gerais, para um então menino do interior, em função de o time da minha cidade – Araxá – ter ascendido à Primeira Divisão, o Ganso encurtou meu caminho e – como já disse inúmeras vezes a ação providencial de um saudoso cunhado – me aproximou do encantador Galo Carijó. Naquela época, não perdia uma revista “Mineirão”, que tratava exclusivamente do futebol mineiro.

E o Ganso, por anos seguidos, foi campeão do interior. O preto e branco daquela equipe, se mistura à camisa idêntica do Galo. A de Atlético e Araxá, G de Galo e Ganso, preto e branco em listras verticais e simétricas – longe desse código de barras da atualidade – embalaram a transição da infância, pré adolescência e adolescência plena.

Diante disso, quando percebo nos dias de hoje o esvaziamento dos estaduais, e – no caso específico do mineiro que é talvez um dos mais desinteressantes de todo o Brasil – me sinto abatido, nostálgico e completamente deprimido. As federações estaduais – notadamente a daqui – talvez até por subordinação à cbf/tv, conseguiram acabar com o interesse do torcedor pela competição. Ainda nas comemorações dos 115 anos, temos de conviver com essa tentativa oficial em tumultuar o ambiente. O que pode incomodar tanto essa gente? As recentes conquistas e a sequência de títulos mineiros? O Estádio? O mascote? Por amor, deixem as coisas serem resolvidas no campo e sem a interferência de fatores estranhos.

Pra completar esse quadro desolador, amanhã iniciamos a decisão, previamente conturbada pela ação ineficaz, irresponsável e nefasta da fmf – especialmente por parte da comissão de arbitragem – que resolveu por razões inexplicáveis, acender uma fogueira e jogar lenha. A atitude e seus possíveis desdobramentos, acredito, tenha sido minuciosamente pensada pelos responsáveis por esse ato insensato. Enfim, só pra fechar, quando esses mesmos senhores – até mesmo se olhando no espelho – tiveram atitude similar ao ver o Galo vergonhosamente prejudicado? Exemplos dessas situações não me faltam! Ora, se os próprios atores dessa punição, afirmam que o mencionado lance é interpretativo. Qual o real interesse motivou todo esse escarcéu?

*imagens: 1) Atlético; 2 e 3) divulgação

Blogueiro

View Comments

    • Veio ou véio, no sentido "velho" pejorativo tentado? Idade avançada, caro covarde que se esconde no anonimato, é só para aqueles que Ele escolhe. É um privilégio, que premia aos que respeitaram a vida na juventude. Como diz um ilustre amigo que fui presenteado nessa longa e existência. Não tenho culpa se sou jovem tem mais tempo que você. Aproveite sua pretensa pouca idade, pois Ele costuma apressar afoitos, arrogantes e grosseiros. Eu e meus amiGalos 60tões, 70tões, 80tões,temos muita história pra contar. Já jovens que se passam por temidos, ao contrário, não deixam nenhum legado. Anônimos ou (des)aparecidos. Reclame lá com a Adidas, não tenho nada com isso, sou do "maior de Minas".

  • Tem jeito ñ. Tudo contra nos. Cbf, cbd. Bolinhas do sorteio. Flamerda,globolixo. É agora pra completar até a justiça condenando nosso ilustre torcedor por tentativa de homicídio. Ehhh. Esquisofrenia. Perseguição. Tudo isto pq ganhamos depois de 50 anos . O Atletic que vai a pqp. São tudo fdp. Aqui é galo

    • Caro Roberto, que assina ainda Luiz Ferreira, sua tentativa de ironia/provocativa merecia lixeira. Misturando seu livre pensar com seu próprio espelho, mas até achei divertida sua pretensão e pressa na avaliação do blogueiro. Queria então que eu estivesse à vossa disposição para liberar sua verborreia, mas tenho outros afazeres. Segue, então, não em sua homenagem, sim para mostrar aos amiGalos, o que está sujeito quem assina um blog a receber. Já vai seguir sua outra postagem - anônima - na sequência.
      Em tempo: já havia respondido, mas volto com esse pós post. Como disse, não estava on de tarde, só agora me inteirando de fatos. Sua revolta não é comigo, mas com a Adidas, infelizmente não tenho o "fale conosco" de quem lançou a camisa nova do "maior de Minas". Pesquise!

  • Revendo aqui um Atlético e Tupi , em 2013 .

    4 gols magistrais !
    Que time era aquele , meu Deus !

    Foi contra o Tupi , não importa , o que importa é a magia , a criação de jogadas , os arremates .

    Bacana demais !

  • Boa tarde à todos! Prezado Eduardo, essa FMF é uma tragédia, uma vergonha. Uma instituição que a muito se tornou familiar, politica e, uma confraria entre amigos. Quanto ao chefe de arbitragem, o Sr. Juliano Lopes Lobato (esse eu conheço), nunca passou de um arbitro normal, para não dizer ruim e sem nenhum destaque no futebol mineiro, quanto mais no futebol nacional. Você Eduardo, lembrou bem outro dia, que o maior destaque deste chefe de arbitragem, foi ter apitado um jogo no mineirão CAM x VALERIO e, o saldo fica por conta da triste história. Em se falando do clássico, sempre que o América vai enfrentar o galo em jogos decisivos, o tal vice presidente, Alencarzinho (bicheiro), gosta de tumultuar e colocar pressão na arbitragem, como já fez desde a semana passada, quando disse que preferia árbitros de fora do estado. Esse é outro velho conhecido do futebol mineiro. Imaginem com que cabeça o juiz de amanhã vai entrar em campo?! A verdade é que os estaduais precisam acabar para os grandes, ou que, o galo faça como o genérico/PR e utilize apenas a base no mineiro, mas para isso é necessário a ajuda e compreensão da torcida. Abraços,

  • Como sempre muito bem informado, nobre Ávila.

    Mas veja bem: se vai ser adiado o 2º jogo contra o Kuei, por que o site da Federação ainda não mudou a Tabela respectiva? Onde estaria o estagiário que não alterou a grade?

    Tenho uma suposição:

    A Federação não mudou porque é a TV quem decide.

    Acredito que a TV vá mudar para domingo (9), porém definindo a partida para às 11h da manhã para não conflitar o horário com os interesses comerciais da emissora.

    As 11 horas tem aquela vantagem, a de poder fritar o ovo do tropeiro do Mineirão no asfalto do entorno do estádio em razão do sol senegalesco no horário da partida.

    A Federação ficará felizona pela mudança do dia e horário da partida e deverá emitir nota oficial para trombetear que atendeu os interesses do Atlético pelo aumento do tempo de descanso dos atletas.

    Mas há um porém: a mudança para as 11h do domingo (9) não resolve a questão do tempo mínimo de descanso dos atletas que são de 66 horas, conforme reza o RGC 23 (Regulamento Geral das Competições)...

    Então, assim, mudança para inglês ver, tipo ganha mas não leva…

    A conferir…

  • Bom dia amigalos, é revoltante ver esse vagabundo desse Cury cobrando o Galo, alguém tem que dar um cacete nesse aproveitador, nossa dívida nunca vai acabar com essa administração amadora, somando os salários do Pavon,Vargas, Pedrinho e Edenilson são 3,6 milhões jogadores no ralo, esqueci do Alan Kardec que não tem previsão de volta

  • Bom dia.
    Estou lendo a notícia que o micróbio verde, colocou uma placa e fechou a janela da torcedora do GALO, que assistia aos jogos no independência.
    Porque o independência foi cedido graciosamente a esse time?
    É uma vergonha que os governantes tenham pago pelo menos 2 reformas nesse estádio e os donos desse timinho ajam como esse patrimônio sempre fosse deles. Esperaram o Raimundo Sampaio falecer e fizeram uma tunga no estádio. Newton Cardoso e Leopoldo Bessone.

    • Liga não J. Eustáquio

      É apenas uma jogada de marketing do meleca pra ganhar holofote. Eles agora estão com mania de grandeza e se achando o novo rival do Galo.
      E pensar que a tempos tínhamos simpatia por este time. Hoje ele me causa tanto nojo quanto o ex-rival.
      Quero que ele assim como seu coirmão azul, vão pra série B

  • Bom dia, para todos!
    Essa fmf ( com minúsculas) que federaçãozinha vagabunda e todas as outras, começando pela FIFA .
    E o futebol? Pobre esporte bretão, em outros tempos havia muitos craques e muitos bons jogadores, hoje os craques são rarississimos e 98% é cabeça de bagre apadrinhados por gananciosos empresários.
    Pobre esporte bretão! Quando chega o VAR pra corrigir os erros e mitigar injustiças ( ninguém foi tão roubado como o CAM) me aparece as casas de apostas. Triste!
    De verdadeiro mesmo, só a paixão do torcedor.

  • Como não tenho nada pra dizer, vou repetir com outras palavras... as maiores atrações das finais do Mineiro serão os árbitros e o VAR... a que ponto chegamos quando se têm um LIXO de Federação comandando o futebol de Minas Gerais... acharam um caminho para terem os holofotes voltados pra ela e está escancarado que não querem ver o TETRA do nosso CAM... abre o olho Presidente Sérgio Coelho!!!

    OBS.: acreditando que os jogadores do nosso GALO vão voar em campo depois de um "descanso" de 2 semanas sem jogos!!!

Recent Posts

Heroico ponto conquistado

Diferente de muitos que sustentaram que seria uma prévia da decisão da Libertadores, encarava e…

24 horas ago

Ou isto ou aquilo

O título, copiado – não foi inspirado – do poema que dá nome ao livro…

2 dias ago

Reta final em busca da glória eterna

Estamos por três semanas para a temporada encerrar. Para o Galo, se conseguir o milagre…

3 dias ago

Valentão e valentia na ordem do dia

Invertendo a ordem do título, vou primeiro falar sobre a valentia que o Galo precisa…

4 dias ago

É com isso que eu vou?

Eu não vou! E o time vai? Não acredito! A derrota por um gol para…

5 dias ago

A relevância e importância em vencer no BR

Depois de perder a final e o título para o flamídia, tendo para chegar às…

6 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!