Categories: blogueirosfutebol

A fmf tumultuando a decisão mineira

Intencional ou não, creio que sim, a fmf conseguiu colocar luzes na decisão de um campeonato – que por responsabilidade de gestão – tem se mostrado a cada ano mais desinteressante. Na verdade, os estaduais – em todas as unidades da Federação – têm perdido seu charme. Não só aqui em Minas Gerais, mas acentuadamente aqui, todos por ações que mancham uma competição que décadas passadas fora mais importante que torneios nacionais.

Lembro-me, ainda criança, de acompanhar – sou dos tempos da revista Placar – estado por estado. No Rio Grande do Sul, por exemplo, na virada dos anos 60 para 70, uma hegemonia do Grêmio e logo depois do Internacional. Em São Paulo, na mesma ocasião, Santos e Palmeiras se alternavam – com o São Paulo fazendo cócegas – e Corinthians num longo jejum. Houve até uma decisão, por erro de contagem das penalidades – Armando Marques – acabou provocando a divisão do título entre o Santos e Portuguesa.

Lá no Rio de Janeiro, para onde convergiam as maiores atenções – tinha sido capital da República e as grandes emissoras de rádios cariocas dominavam a audiência por todo o Brasil – era bem mais acirrado. Os quatro maiores (Botafogo, Fluminense, Flamengo e o Vasco a reboque) se revezavam nesse pódio. Até o Bangu foi campeão numa final que terminou em verdadeira pancadaria. Almir Pernambuquinho, me lembro bem, desceu o sarrafo e brigou, impedindo o time campeão ser premiado no granado. Ainda tinha o tradicional América – rubro do Andaraí – que normalmente montava boas equipes.

Pelos nossos lados, das Minas Gerais, depois que o Siderúrgica levantou seu derradeiro título, iniciou a era de um time emergente. Até então era Galo e América (coelho), que realizavam o clássico das multidões. Lá atrás, havia sido Galo e Vila Nova (Leão). Conquistamos um título e o América outro, num período de uma década. A partir de metade dos anos 70, voltamos à condição de protagonista, que nos rende até o momento 47 conquistas estaduais.

Fato é que, indiscutivelmente, os campeonatos locais predominavam – acompanhei também de outros estados como o Paraná – que tinha na época o Colorado (que depois numa fusão com o Pinheiros) deu origem ao time que tem o mesmo nome do estado. Colorado, Atlético e Coritiba eram os principais. Na Bahia já era mesmo o BaVi. Em Pernambuco, o acirramento entre Santa Cruz – seguramente na ocasião o melhor estruturado -,Náutico e Sport agitavam o futebol no nordeste. Goiás, além do time com o nome do estado, ainda Vila Nova, Atlético e o sumido Goiânia, homônimo da capital.

Cá na nossa Minas Gerais, para um então menino do interior, em função de o time da minha cidade – Araxá – ter ascendido à Primeira Divisão, o Ganso encurtou meu caminho e – como já disse inúmeras vezes a ação providencial de um saudoso cunhado – me aproximou do encantador Galo Carijó. Naquela época, não perdia uma revista “Mineirão”, que tratava exclusivamente do futebol mineiro.

E o Ganso, por anos seguidos, foi campeão do interior. O preto e branco daquela equipe, se mistura à camisa idêntica do Galo. A de Atlético e Araxá, G de Galo e Ganso, preto e branco em listras verticais e simétricas – longe desse código de barras da atualidade – embalaram a transição da infância, pré adolescência e adolescência plena.

Diante disso, quando percebo nos dias de hoje o esvaziamento dos estaduais, e – no caso específico do mineiro que é talvez um dos mais desinteressantes de todo o Brasil – me sinto abatido, nostálgico e completamente deprimido. As federações estaduais – notadamente a daqui – talvez até por subordinação à cbf/tv, conseguiram acabar com o interesse do torcedor pela competição. Ainda nas comemorações dos 115 anos, temos de conviver com essa tentativa oficial em tumultuar o ambiente. O que pode incomodar tanto essa gente? As recentes conquistas e a sequência de títulos mineiros? O Estádio? O mascote? Por amor, deixem as coisas serem resolvidas no campo e sem a interferência de fatores estranhos.

Pra completar esse quadro desolador, amanhã iniciamos a decisão, previamente conturbada pela ação ineficaz, irresponsável e nefasta da fmf – especialmente por parte da comissão de arbitragem – que resolveu por razões inexplicáveis, acender uma fogueira e jogar lenha. A atitude e seus possíveis desdobramentos, acredito, tenha sido minuciosamente pensada pelos responsáveis por esse ato insensato. Enfim, só pra fechar, quando esses mesmos senhores – até mesmo se olhando no espelho – tiveram atitude similar ao ver o Galo vergonhosamente prejudicado? Exemplos dessas situações não me faltam! Ora, se os próprios atores dessa punição, afirmam que o mencionado lance é interpretativo. Qual o real interesse motivou todo esse escarcéu?

*imagens: 1) Atlético; 2 e 3) divulgação

Blogueiro

View Comments

    • Veio ou véio, no sentido "velho" pejorativo tentado? Idade avançada, caro covarde que se esconde no anonimato, é só para aqueles que Ele escolhe. É um privilégio, que premia aos que respeitaram a vida na juventude. Como diz um ilustre amigo que fui presenteado nessa longa e existência. Não tenho culpa se sou jovem tem mais tempo que você. Aproveite sua pretensa pouca idade, pois Ele costuma apressar afoitos, arrogantes e grosseiros. Eu e meus amiGalos 60tões, 70tões, 80tões,temos muita história pra contar. Já jovens que se passam por temidos, ao contrário, não deixam nenhum legado. Anônimos ou (des)aparecidos. Reclame lá com a Adidas, não tenho nada com isso, sou do "maior de Minas".

  • Tem jeito ñ. Tudo contra nos. Cbf, cbd. Bolinhas do sorteio. Flamerda,globolixo. É agora pra completar até a justiça condenando nosso ilustre torcedor por tentativa de homicídio. Ehhh. Esquisofrenia. Perseguição. Tudo isto pq ganhamos depois de 50 anos . O Atletic que vai a pqp. São tudo fdp. Aqui é galo

    • Caro Roberto, que assina ainda Luiz Ferreira, sua tentativa de ironia/provocativa merecia lixeira. Misturando seu livre pensar com seu próprio espelho, mas até achei divertida sua pretensão e pressa na avaliação do blogueiro. Queria então que eu estivesse à vossa disposição para liberar sua verborreia, mas tenho outros afazeres. Segue, então, não em sua homenagem, sim para mostrar aos amiGalos, o que está sujeito quem assina um blog a receber. Já vai seguir sua outra postagem - anônima - na sequência.
      Em tempo: já havia respondido, mas volto com esse pós post. Como disse, não estava on de tarde, só agora me inteirando de fatos. Sua revolta não é comigo, mas com a Adidas, infelizmente não tenho o "fale conosco" de quem lançou a camisa nova do "maior de Minas". Pesquise!

  • Revendo aqui um Atlético e Tupi , em 2013 .

    4 gols magistrais !
    Que time era aquele , meu Deus !

    Foi contra o Tupi , não importa , o que importa é a magia , a criação de jogadas , os arremates .

    Bacana demais !

  • Boa tarde à todos! Prezado Eduardo, essa FMF é uma tragédia, uma vergonha. Uma instituição que a muito se tornou familiar, politica e, uma confraria entre amigos. Quanto ao chefe de arbitragem, o Sr. Juliano Lopes Lobato (esse eu conheço), nunca passou de um arbitro normal, para não dizer ruim e sem nenhum destaque no futebol mineiro, quanto mais no futebol nacional. Você Eduardo, lembrou bem outro dia, que o maior destaque deste chefe de arbitragem, foi ter apitado um jogo no mineirão CAM x VALERIO e, o saldo fica por conta da triste história. Em se falando do clássico, sempre que o América vai enfrentar o galo em jogos decisivos, o tal vice presidente, Alencarzinho (bicheiro), gosta de tumultuar e colocar pressão na arbitragem, como já fez desde a semana passada, quando disse que preferia árbitros de fora do estado. Esse é outro velho conhecido do futebol mineiro. Imaginem com que cabeça o juiz de amanhã vai entrar em campo?! A verdade é que os estaduais precisam acabar para os grandes, ou que, o galo faça como o genérico/PR e utilize apenas a base no mineiro, mas para isso é necessário a ajuda e compreensão da torcida. Abraços,

  • Como sempre muito bem informado, nobre Ávila.

    Mas veja bem: se vai ser adiado o 2º jogo contra o Kuei, por que o site da Federação ainda não mudou a Tabela respectiva? Onde estaria o estagiário que não alterou a grade?

    Tenho uma suposição:

    A Federação não mudou porque é a TV quem decide.

    Acredito que a TV vá mudar para domingo (9), porém definindo a partida para às 11h da manhã para não conflitar o horário com os interesses comerciais da emissora.

    As 11 horas tem aquela vantagem, a de poder fritar o ovo do tropeiro do Mineirão no asfalto do entorno do estádio em razão do sol senegalesco no horário da partida.

    A Federação ficará felizona pela mudança do dia e horário da partida e deverá emitir nota oficial para trombetear que atendeu os interesses do Atlético pelo aumento do tempo de descanso dos atletas.

    Mas há um porém: a mudança para as 11h do domingo (9) não resolve a questão do tempo mínimo de descanso dos atletas que são de 66 horas, conforme reza o RGC 23 (Regulamento Geral das Competições)...

    Então, assim, mudança para inglês ver, tipo ganha mas não leva…

    A conferir…

  • Bom dia amigalos, é revoltante ver esse vagabundo desse Cury cobrando o Galo, alguém tem que dar um cacete nesse aproveitador, nossa dívida nunca vai acabar com essa administração amadora, somando os salários do Pavon,Vargas, Pedrinho e Edenilson são 3,6 milhões jogadores no ralo, esqueci do Alan Kardec que não tem previsão de volta

  • Bom dia.
    Estou lendo a notícia que o micróbio verde, colocou uma placa e fechou a janela da torcedora do GALO, que assistia aos jogos no independência.
    Porque o independência foi cedido graciosamente a esse time?
    É uma vergonha que os governantes tenham pago pelo menos 2 reformas nesse estádio e os donos desse timinho ajam como esse patrimônio sempre fosse deles. Esperaram o Raimundo Sampaio falecer e fizeram uma tunga no estádio. Newton Cardoso e Leopoldo Bessone.

    • Liga não J. Eustáquio

      É apenas uma jogada de marketing do meleca pra ganhar holofote. Eles agora estão com mania de grandeza e se achando o novo rival do Galo.
      E pensar que a tempos tínhamos simpatia por este time. Hoje ele me causa tanto nojo quanto o ex-rival.
      Quero que ele assim como seu coirmão azul, vão pra série B

  • Bom dia, para todos!
    Essa fmf ( com minúsculas) que federaçãozinha vagabunda e todas as outras, começando pela FIFA .
    E o futebol? Pobre esporte bretão, em outros tempos havia muitos craques e muitos bons jogadores, hoje os craques são rarississimos e 98% é cabeça de bagre apadrinhados por gananciosos empresários.
    Pobre esporte bretão! Quando chega o VAR pra corrigir os erros e mitigar injustiças ( ninguém foi tão roubado como o CAM) me aparece as casas de apostas. Triste!
    De verdadeiro mesmo, só a paixão do torcedor.

  • Como não tenho nada pra dizer, vou repetir com outras palavras... as maiores atrações das finais do Mineiro serão os árbitros e o VAR... a que ponto chegamos quando se têm um LIXO de Federação comandando o futebol de Minas Gerais... acharam um caminho para terem os holofotes voltados pra ela e está escancarado que não querem ver o TETRA do nosso CAM... abre o olho Presidente Sérgio Coelho!!!

    OBS.: acreditando que os jogadores do nosso GALO vão voar em campo depois de um "descanso" de 2 semanas sem jogos!!!

Recent Posts

O Atleticano não abandona o Galo

Não podia imaginar que viveria um primeiro dia da semana, pós derrota, sentindo um grande…

11 horas ago

Kardec reacendeu as chamas da esperança

Quem diria! Confesso que, depois do terceiro gol alinhado a entrada do Kardec, não desliguei…

1 dia ago

O primeiro confronto da série de decisões

O Galo relacionou 31 jogadores em condições de jogo para hoje no Maracanã. São todos…

2 dias ago

Bons ventos sopram a favor do Galo

Num momento tão especial, finalista de duas importantes Copas, temos uma oportunidade de escrever páginas…

3 dias ago

Momentos que antecedem grandes decisões

Assim como na canção da banda Blitz, o Atleticano está a dois passos (duas taças)…

4 dias ago

Passada a euforia agora é pés no chão

Definido adversário para a final da Libertadores e imediatamente entrando na preparação para a primeira…

5 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!