Categories: blogueirosfutebol

A culpa é do Cuca!

Já tentei todas as possibilidades, admitindo até o fatores paranormais e a falta de cumprimento de promessas pelas campanhas do ano passado, mas não consigo achar nada que me conforte ou justifique o que vem acontecendo com o Galo nesta temporada. Fato é que, vergonhosamente, o time vem acumulando derrotas e – a cada nova rodada – mais ameaçado de fechar um ano para ser apagado da memória do Atleticano.

Uma conclusão, embora pessoal e sem querer fazer dela realidade – não tenho esse tipo de pretensão -, o grande vilão e culpado de tudo isso é o treinador Cuca. Logo ele, que é também o treinador mais vitorioso de toda nossa história de quase já 114 anos. Não tivesse o comandante daquele timaço vitorioso de 2021 amarelado e deixado o barco à deriva, seguramente nosso ano atual teria sido muito mais feliz.

Deixou, com sua saída, veio o Turco – treinador argentino – que não criou empatia com a Massa, acabando demitido depois de conquistar o Mineiro, a Supercopa, classificado na Libertadores e em terceiro lugar do Brasileiro. Antes disso, fator determinante à sua queda, eliminado da Copa do Brasil pelo Flamídia. Festejamos – eu mesmo registrei com muita expectativa – o retorno do Cuca.

Pois bem, além da eliminação da Libertadores para o Palmeiras – quando terminamos a segunda partida com dois jogadores a mais que o adversário – o Galo no Brasileiro foi perdendo posições a cada nova rodada. Estamos estacionados na sétima colocação, depois de em nove jogos – 27 pontos disputados – ter somado apenas oito deles. São cinco derrotas, dois empates e duas vitórias.

O aproveitamento, abaixo de 30%, é a prova incontestável de que o Cuca tem toda responsabilidade nessa situação. O Sobrenatural de Almeida, personagem de Nélson Rodrigues e atribuído a Fluminense do Rio, não pode ser a explicação dessa tragédia que estamos assistindo. Tem caroço dentro deste angu. Não pode!

Ontem, confesso que ao terminar o primeiro tempo, vinha considerando – até então – como a melhor apresentação da equipe desde a volta do treinador. Daí, sem entender de onde, ele na volta do time saca o Dodô e coloca o Ademir. Os primeiros movimentos do segundo tempo, custaram a sinalizar quem ficaria daquele lado da nossa defesa. Imaginei Allan, quem sabe Zaracho, fazer uma linha de três zagueiros, até que percebi que – acreditem – o Ademir atuava naquele setor do campo. E o Pavón segue fora. Não gosta mesmo de gringo!

Ainda meio atabalhoado com essa invencionice – brega/baranga/cafona – do treinador, pude acompanhar parece que adivinhando o lance do gol palmeirense. Com olhar de paisagem, o Ademir que mais aparece em campo com aquela gingazinha improdutiva, assistiu o Marcos Rocha se posicionar para a jogada ensaiada. Ademir fez que foi, mas não foi, e ficou paralisado na nossa área. Com todo respeito ao jogador e o treinador, fosse o Dodô, jogador de origem da posição, não creio que o gol teria acontecido. Se os primeiros movimentos dessa etapa mostrava que o Galo voltou para jogar uma pelada, o resto da partida foi a confirmação dessa convicção.

A cada nova substituição, queimou todas, o time seguia seu triste roteiro de fim de festa. Desapareceram todas as jogadas, triangulações e destaque individual. Até Hulk, que fez um bom primeiro tempo – caçado em campo sob as vistas cínicas do Marcelo Lima Henrique (efeito Daronco) – desapareceu junto com todo o time. Numa falta, quando tinha duas opções para rolar a bola, optou por uma pífia batida na bola em direção ao gol. Sobre o árbitro, que nada tem de responsabilidade com a nossa derrota, vale registrar que era vetado para os nossos jogos. Acho que deveria seguir fora dos compromissos do Galo.

No mais, para nossa tristeza, no final de semana vem o Fluminense. Embalado e seguindo o Palmeiras, os cariocas fazem uma bela campanha no Brasileiro. O momento do corte favorável ao tricolor é o mesmo da nossa guinada ladeira abaixo. Desde aquele jogo, que perdemos por 5 a 3, o time do Rio de Janeiro se firmou e o Galo degringolou ladeira abaixo. Seria a oportunidade de começar a reverter essa lama que enfiaram o Atleticano? O público de ontem, menos de 29 mil, já sinaliza que o Torcedor perdeu a motivação. Os jogos recentes do Galo, ao contrário dos quase 60 mil do ano passado, vem apresentando queda a cada partida. E sábado? Depois disso de hoje, como vai reagir a Torcedora e o Torcedor do Galo? Aguardemos! Eu sei que vou! Talvez para xingar. E aquele assessor patrulhador não vai gostar. Dane-se!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

Blogueiro

View Comments

  • Mas como melhorou, hein?
    Os fofoqueiros de plantão tinham razão quando pediam a cabeça do Turco.
    Vem logo meus cinco pontos!

  • No mínimo egoísta, desumana, e ignorante a sua análise.
    1) O cara quase sofreu a perda da mãe no ano passado que ficou meses no hospital em situação grave;
    2) É notória a dedicação do Cuca em seu trabalho, dormindo até no CT do clube, analisando adversários e planejando táticas para cada jogo, como se notou no ano passado e em outros anos;
    3) Depois de um ano exaustivo, começo turbulento, sendo criticado em público até mesmo pelo Hulk no início do ano, soube ajustar o time que contava com uma defesa fraca e posicionamento de jogadores errados (herança de Sampaoli), para ganhar quase tudo e ser eliminado invicto da libertadores, jogando um futebol vistoso e com vontade dos jogadores;
    4) Não há crime nenhum de um trabalhador dedicado e vitorioso como o Cuca, querer dar uma pausa de um rotina frenética e um calendário maluco como o do futebol brasileiro;
    4) A culpa é da diretoria que apostou num tecnico fraco (Turco), sem analisar corretamente o estilo de jogo implementado por este, que além de incompetente era conivente com a acomodação dos jogadores, destruindo uma filosofia de jogo e um preparo físico invejável do ano anterior;
    5) Pode me chamar de viúva do Cuca ou apresente-me outro tecnico responsavel por conquistar todos os grandes títulos do clube. Se o técnico está ultrapassado agora, então a diretoria é responsável por solucionar o problema e vai responder pela consequencia (boa ou não) de trocar o técnico para o ano que vem, em um novo estádio, com um elenco milionário, porém com defeitos que os milhoes nao podem permitir, como manter um péssimo Guga e renovar com um bom Mariano envelhecido, manter o irmão do Werley e olvidar das várias entregadas que esse fez ano passado (ou negá-las), renovar com um desinteressado Vargas e um decadente Nacho, e por aí vai. O menos culpado é o Cuca, pois esse é um monstro e por onde passa perde as 7 primeiras partidas até conseguir ajustar a filosofia. Mas se preparem porque esse ano tudo indica que ele nao vai conseguir. O ano acabou, o objetivo é lutar pra ficar em 6o ou na 1a divisão, e focar no planejamento do ano que vem.

    • Não acho, conforme dito, que seja desumana, egoista ou ignorância de minha parte debitar ao treinador a maior parcela de culpa pela situação.
      Até porque, diferente do mencionado, dou lhe o crédito de ser o treinador mais vitorioso de nossa história.
      Entretanto, no meu sagrado direito de emitir a minha opinião - sem fazer ofensas pessoais - débito a ele todo esse nosso infortúnio. Sim, como alguém comentou hoje. Saiu quando não podia e voltou quando não devia.
      E se divido meu pensar, permito ser contestado - preferencialmente - com argumentos e dispensando agressões, até porque elas quando utilizadas expõem muito mais o perfil do emissor.
      Sendo assim - em tempo: Dona Nilde Stival recuperada da covid registrou as boas energias da Massa à sua recuperação -, quero e espero o Cuca de 2021 de volta ao comando do Galo. A versão atual não tem me agradado.

      • Sem falar também da culpa enorme dos jogadores. Agora, o Hulk fala que não está faltando vontade nem motivação, mas está faltando, inclusive pra ele também além de sorte, o mínimo que qualquer profissional deve ter: competência. Não dá pra perder tantos gols, pra perder quase todas as divididas, pra tomar os mesmos gols imbecis em todo jogo. Errar é humano, persistir no erro ou é maldade ou é burrice.

      • Eu concordo em partes com o Eduardo, acho que agredi-lo até como de "certa forma" ele tem feito com o Cuca não resolve nada. Concordo que Cuca não deveria ter saído e nem voltado, mas acho estranho o autor do blog não dividir essa responsabilidade principalmente com quem dirige o clube e não apenas o time. E como ele não tem dado nomes aos bois, eu dou: a CULPA É DE CUCA, DE RODRIGO CAETANO, DE SÉRGIO COELHO E TAMBÉM DOS 4 RS. AÍ sim, a coisa fica mais justa e perde a aparência de crueldade.

  • O texto de hoje desconfio que foi escrito pelo Barata e não pelo Ávila. É evidente que o Cuca tem culpa, tanto por ter abandonado um time ajeitado, quanto por voltar na hora errada e estar a cada jogo piorando a performance da equipe. Ontem, por causa de medo de expulsão, tirou o Dodô, que estava até bem no jogo e foi por aquele setor que veio a falha de mais um gol adversário. As substituições de Cuca tem sido péssimas, aliás tanto quanto as de Turco, mas ao menos este perdia menos jogos. Agora imputar culpa exclusiva ao treinador é injustiça e falta de visão futebolística. Vejamos: Cuca, tirando Sascha e a dupla de volantes, escalou a equipe ideal, que qualquer torcedor faria pra encarar o Palmeiras, contando até com a volta do Hulk. E ele jogou bem, lutou, criou, foi pra cima, finalizou, mas deu azar em duas bolas: uma em que escorregou (culpa do péssimo gramado ou será que Cuca tb é responsável pela grama do estádio?) e outra em que a bola caprichosamente bateu no travessão. A sorte foi embora do time há muito tempo! Numa das várias oportunidades, Hulk deixou Keno na cara do gol, frente a frente com o goleiro e praticamente sem marcação, mas o inútil conseguiu fazer o mais difícil: cabecear a bola pra fora! De novo, onde Cuca tem culpa, Eduardo? Já no jogo da Libertadores, tomamos um gol desse zagueiro medíocre chamado Murilo e ontem de novo, numa bola em que o cara errou o chute e área cercada de defensores, o sujeito conseguiu fazer o gol, mesmo cercado por no mínimo dois ou três jogadores nossos. Culpa do Cuca? A meu ver, já disse, a culpa dele tem sido as péssimas substituições! O horroroso do Ademir conseguiu errar tudo, absolutamente tudo que tentou! Jogador de time pequeno, só faz fumaça mesmo, mais nada. Perde todas as divididas, não marca, não sabe cruzar e não sabe finalizar. Inútil, pior ainda do que o Keno, que pelo menos ainda ganhe algumas no um contra um. Devolve esse lixo pro América ou empresta pro Tombense, sei lá, péssimo! Por fim, sem tirar a culpa do Cuca, que também vem pecando por insistir não só no Ademir, mas nos inúteis Nathan Silva (zagueiro de várzea), Jair (espectador em campo), Allan (enganador, devia ser político) e Nacho Fernandez (boneco de posto em campo), mexe, mexe de um lado pro outro e não arruma nada, a não ser reclamação com bandeirinha. Aí sim, a culpa é do Cuca, mas culpa dividida com o horroroso e também falastrão Rodrigo Caetano, o homem que avaliou os craques Fábio Gomes e Fumacinha e trouxe o aposentado Godín, deixando ir embora os muito melhores Savarino e Bob Dylan por troco de bala e cafezinho! A culpa é do Cuca sim, Eduardo Ávila, mas também dos perebas em campo que nos enganaram no ano passado e principalmente da presidência, diretoria e mecenas, os donos do clube até dezembro, pelo visto....

    • Uai , GIBSON STUART ,
      você entregou a rapadura ?

      O seu último parágrafo foi revelador!
      Só rindo mesmo ... , pois a mim NUNCA enganaram .

      • Barata, neste ano estou contigo: o Cuca não deveria ter voltado, é isso. E outra: o Eduardo falou que alguns termos foram pesados. Pesado é o que esses caras estão fazendo com a torcida, fizeram um time vitorioso virar saco de pancada e apanha em casa todo jogo! Ontem, por exemplo, vc foi no ponto sobre a defesa: se um cara tivesse interceptado o chute torto do Scarpa, ele não teria resultado em gol, mas o talismã maldito do Cuca, tal de Fumacinha (nem em pelada de bairro eu vi um cara tão ruim assim) sai da bola e deixa o campo todo pro Scarpa desfilar, pensar, fazer o que ele quiser! Depois daquilo, se tivéssemos um técnico de verdade, o tal fumacinha sairia do jogo e treinaria à parte até que um louco tivesse interesse nele. Eu devolveria pro Mequinha ou emprestaria pra algum time de Série B, que é o nível de futebol dele. Agora, se inútil é termo pesado, eu pergunto ao Eduardo, a vc e a qualquer um: o que de útil tem feito pro time: Nathan Silva, Jair, Allan, Keno, Nacho, Júnior Alonso, Mariano, além dos "reforços" Kardec, Pavon, Pedrinho, Jemerson, etc?

    • Já disse aqui, dias atrás que a culpa é de todos nós. Basta pesquisar, mas a responsabilidade de dirigir é do treinador. Digo culpa, no sentido de responsabilidade, ainda nem pretendo me valer de adjetivos como lixo, falastrão, inútil, boneco e outros. Pesados, acho! Afinal todos nós somos isso tudo. Até palhaços e não de picadeiro de circo.

  • Inicio do ano: time melhorado, tenico novo e com boa expectativa.
    Meio do ano: time oscilante, tecnico, criticado por ser sem repertorio demitido.
    fim de ano: time encontrou a constancia de derrotas, tecnico multicampeao não consegue fazer nada.

    Não acho que a culpa é do Cuca. Não achava que era do Mohammed. A culpa é sim dos jogadores. Eles entram em campo. Eles chutam a bola pra fora. Apenas 3 remates ao gol, de 16 chutes. Sempre assim, posse de bola mas sem concluir em direção ao gol. O contraste: os adversarios tem menos chances, são mais certeiros e fazem mais gols. Não se ganha por tentar mais... sim por acertar. Hulk em declinicio fisico e tecnico? Sim. Mas outro fator: segunda temporada dele aqui. Aprenderam a marca-lo, a irritá-lo. Ou o Galo traz um finalizador, ou promove alguem com essa caracteristica dentro do elenco. Quem está lá, nao acerta chute no gol.

  • A culpa é com certeza da incompetência e a falta de total conhecimento de futebol dos mecenas, os 4 R,bando de banqueiros que já tomaram o clube antes e jogaram o clube na segunda divisão e por muito pouco também jogaria o Atlético este ano na segunda divisão, Mecenas que patrocinam e investem em vários clubes do Brasil, o patrocinador Master do Corinthians é o BMG, o dono do Arrascaeta, Everton Ribeiro, Bruno Henrique é o BmG , isso é mecenas , a dívida do Atlético com o Ricardo pior presidente da história Guimarães em 2005 era de 40 milhões, e na conversa que era dinheiro emprestado sem juros virou 120 milhões e fez um acordo com Atlético de receber somente 80 milhões, esse é o mecenas, esse mecenas que de mecenas não tem nada é banqueiro , investidor , só pensa em dinheiro, é a famosa frase " Não existe almoço grátis " , estão aí prestes a vender o clube , VENDER O CLUBE ATLÉTICO MINEIRO, é isso mesmo , já venderam o Diamond por uma balela , um patrimônio no meio de Lourdes, metro quadrado mais caro De BH , e que daqui 4 ou 5 anos daria ao Atlético um aluguel de 40 milhões por ano e ainda teríamos o patrimônio, vão vender o clube inteiro com este papo de dinheiro e investimento, mas para ter dinheiro e investimento tem que conhecer de Futebol , coisa que estes mecenas não conhecem nada , só querem lavar suas fortunas com o Futebol, estamos condenados ao fracasso com essa turma que de mecenas não tem nada .
    Sobre o clube é nítido que quem tá lá, Diretor de futebol, treinador, preparador físico, treinador de goleiro e principalmente a comissão fixa não tem nenhuma capacidade de estar a frente do Atlético , a tal da comissão fixa custa para o clube uma fortuna, Eder 40 mil de salário, Lucas Gonçalves 40 mil de salário, Fisiologista 25 mil para que duas três vezes por ano vai correr maratona no exterior , Médico de seleção 80 mil por mes , que nem no clube vai por que tem outras coisas mais importantes para fazer inclusive cuidar da seleção, a base é uma vergonha, só a comissão dos juniores é composta por mais de 15 pessoas, um absurdo, não revela ninguém, só serve para ser cabide de emprego de diretor da base , se a torcida não Acordar vamos perder o nosso puro clube Atlético Mineiro, vamos estar torcendo para um aglomerado de clube , Pois quem comprar a saf do Atlético vai ter vários outros clubes pelo mundo e o Atlético será somente mais um na conta do investidor da Saf , e o nosso clube nunca poderá ser mais um , mais um qualquer, o Atlético é único e não mais um investimento de algum bilionário que vai vir comprar o clube .

  • Quem diria, o primeiro turno com o EL TURCO e a pontuação alcançada na tabela está nos salvando de um rebaixamento vergonhoso e absurdo... um time que têm a folha de salários das mais altas das Américas passando vergonha atrás de vergonha a cada jogo... que chacota!!!!!

    OBS.: o STJD, aquele braço da Milícia Carioca do Futebol, que só têm rubronegro e tricolor para julgar os casos, vão fazer de tudo e mais um pouco para punir o nosso CAM pelos sinalizadores de ontem... BOLA FORA da Torcida Organizada que só fez piorar a situação com essa atitude de ontem!!!!!

  • Meus caros,
    Impossível defender o indefensável ou justificar o que é inadmissível, pós faltam argumentos (ou sobram, como nosso blogueiro pontua a exaustão).
    Fato é que dessa vez, nem a arbitragem teve culpa, pelo contrário já que até auxiliou: gol anulado, pênalti não marcado e faltas violentas ignoradas!! Caso contrário o vexame seria maior... Inacreditável e inaceitável!!

    • O gol anulado foi erro, mas não houve pênalti nenhum. Esse time nojento do porco é chorão, querem ganhar tudo no grito, por isso vibrei como se fosse o Galo quando foram defenestrados pelo Furacão da Libertadores! Estão chorando até hoje, bem feito! O Mariano pisa sem querer no pé do cara do Palmeiras e mesmo assim foi fora da área, até o juizinho da Globo reconheceu que não teve pênalti nenhum. Se teve, foi pra nós, num lance que o Hulk chutou e bateu no braço do zagueiro do Palmeiras e vieram com a palhaçada de que tava colado ao corpo. Se fosse zagueiro do Galo, teriam dado pênalti pro Porco....

  • Um questionamento sincero,caro amigo temporão! Será q vai haver"disk balada" p a diretoria? Ou ainda, chute na porta do carro de algum bilhardário,ou cobrança por largarem a gestão do Clube á deriva p se tornarem cabo eleitoreiro de político,ou tbm por estarem preocupados com a economia da ... Argentina? Acho q dos q vieram para apoiar, não virá tal cobrança a quem lhes dá a mão,ao contrário,aqla imbecilidade com sinalizadores ontem ainda vai custar caro ao GALO,como em outras vezes, só acho! Não quero falar disso,apenas encher linguiça mesmo,afinal eles são os verdadeiros "atleticanos". Voltemos á questão! De dois desses érres e o presidente aí,eu já não esperava nada_ olho na nova presidência/vice do conselho p o próximo triênio Galaiada_ e ontem o atual time multiCAMpeão conseguiu superar um dado negativo q não acontecia desde 2005; atingimos SEIS jogos sem vencer como mandante,mostrando q esses cabras ainda exalam cheiro de rebaixamento. Contando ninguém acredita,mas já era previsto e os sinais não deixavam dúvidas. Qto ao Cuca,sou um crítico dele desde sempre,e _dedculpe a metáfora_ sempre digo p quem convive comigo:"esse cara jamais perde a oportunidade de humilhar o Atleticano/a,se aparecer uma ele nunca falha"! Taí um dos muitos sinais,a volta desse vivente foi a pior escolha em MINHA opinião,e num Clube sem dono e sem norte ninguém vai correr por ele.Abençoado seja o Clube Atlético Mineiro,a depender dos "sinais" restantes o esforço para chegar no único objetivo q restou vai ser daquele jeito.
    Por enquanto: Saudações Atleticanas

  • SAUDAÇÕES ALVINEGRAS
    Sem forças até para xingar, é difícil acreditar que o time multicampeão mudou tanto p pior em menos de 1 ano. Cuca agiu novamente como mercenário e desta vez a conta chegou.
    Sou grato ao Cuca, mas nesse momento a culpa é toda dele sim, pois foi covarde e mercenário.
    Mais uma vez aliás.

Recent Posts

Kardec reacendeu as chamas da esperança

Quem diria! Confesso que, depois do terceiro gol alinhado a entrada do Kardec, não desliguei…

24 horas ago

O primeiro confronto da série de decisões

O Galo relacionou 31 jogadores em condições de jogo para hoje no Maracanã. São todos…

2 dias ago

Bons ventos sopram a favor do Galo

Num momento tão especial, finalista de duas importantes Copas, temos uma oportunidade de escrever páginas…

3 dias ago

Momentos que antecedem grandes decisões

Assim como na canção da banda Blitz, o Atleticano está a dois passos (duas taças)…

4 dias ago

Passada a euforia agora é pés no chão

Definido adversário para a final da Libertadores e imediatamente entrando na preparação para a primeira…

5 dias ago

Com méritos outra vez finalista

Com grande atuação do time todo, destacaria a zaga – Bataglia e Alonso – e…

6 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!