Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

A que veio, Seneme?

Ainda com seus 51 anos, esse ex-árbitro e professor de Educação Física não foi uma “boa ideia” para presidir a Comissão de Arbitragem da cbf. Depois de passar seis anos na Conmebol, Wilson Luiz Seneme, foi convidado pela nova direção da entidade para os “novos tempos” do futebol brasileiro. Seu chefe, Ednaldo Rodrigues – eleito sob as bençãos do ex-presidente Del Nero – resolveu tomar as rédeas e vem promovendo bizarrices no comando da entidade.

Seguramente a maior delas é essa nova comissão de Arbitragem. Tão logo assumiu, promoveu um desmanche na comissão, para meses depois – no final de junho passado – “nomear” seus novos membros em meio a queixas generalizadas de clubes e federações estaduais. Fato é que, essa juizada sempre questionada, nunca viveu um período tão confuso como sob o comando de Seneme. A meu juízo, falo em meu nome pessoal, as armações históricas em favor dos times do eixo ficaram ainda mais expostas.

Já disse e vou repetir, “não tenho provas para dizer que sempre nos roubaram, mas tenho convicção desse tipo de ação no gramado”. Sem alongar, além da arbitragem, essa cbf – no caso do Galo – sempre agiu em nosso prejuízo. O stjd, em 1977, para tirar o Reinaldo da final em favor do São Paulo. Nessa partida decisiva, o soprador de apito, não deu penalidade a favor do Galo e “afinou” em expulsar Chicão e Neca que agrediram Ângelo. Seria nosso segundo título nacional.

A arbitragem da final de 1980, juiz e bandeirinha asseguraram nossa derrota e aquele jogo do Serra Dourada – considerado o “maior roubo” de todos os tempos pela imprensa inglesa. Ambos em favor do Flamídia. Nessa ocasião o futebol era assunto de interesse da segurança nacional.

Dai vamos ao ano de 1985, fizemos um gol – a bola entrou muito mais que semana passada a favor do Flamídia – no Coritiba e o juiz eliminou o Galo nas semifinais. Dois anos depois, frente ao tal rubro negro, o árbitro malandramente expulsou jogador do Galo para favorecer aos cariocas. Vamos a 1994, mata-mata com o Corinthians, dois jogadores – um de cada lado – suspensos. Eis que o stjd concedeu efeito suspensivo ao time paulista e negou ao Galo. Chegamos em 1999, decisão do título brasileiro, pois um juiz mineiro – covardemente – não marcou penalidade a nosso favor. Na sequencia do lance, o gol que interessava ao comando do futebol brasileiro e ficamos sem o título. Pela Copa do Brasil, em 2007, igual e intencionalmente o fraco juiz não teve coragem de marcar penalidade e eliminou nosso time.

 

Não pararam por ai, veio 2012, era dos pontos corridos. A arbitragem decidiu em favor do tricolor carioca. Jogo a jogo foram minando o Galo e beneficiando o adversário. Foram vários jogos para comprovar essa maracutaia manjada, conhecida e reconhecida. Ah! Tem aquela suspensão do Ronaldinho, patrocinada por auditor confesso torcedor rubro-negro, que jamais será esquecida pelo Atleticano.

Ano passado, reagimos e exigimos respeito e isonomia por parte da cbf e seus departamentos. O resultado foram os títulos de 2021. Pois que, nessa temporada, ao que estamos acompanhando, desde a ascensão da dupla Ednaldo/Seneme a orgia voltou aos corredores mofados da cbf. Juiz erra em jogos de paulistas e cariocas, são imediatamente afastados e punidos. O Galo solicita áudio do

VAR, levam dias, dando margem até mesmo a imaginar que possam ter sido editados. Dois deles, até o momento, sem atendimento. Galo e Avaí e aquele lance do embate entre Hulk e Daronco.

Por falar em Daronco, estenda-se também ao Claus, ambos contumazes em prejudicar ao Galo, são sistematicamente prestigiados pela comissão do Seneme. Eles, Wilson e tantos outros mal falados pela Massa Atleticana. Não tenho provas, mas tenho convicção.

A arbitragem nacional, nem nos piores momentos, esteve tão medíocre como agora nas mão dessa dupla Ednaldo/Seneme. A Copa do Mundo tá chegando. Claus dará vexame por lá? E a selecinha? Vem Alemanha e Argentina!

Em tempo: acordei cedo, como sempre, e me posicioonei para redigir e postar nossa prosa de hoje. Daí, ao encerrar a edição do post, eis que pousa um passarinho que viajou a noite toda do Rio até a minha janela só pra me contar o que ouviu dentro da sede da cbf. Pra quem não conhece, ao entrar no andar térreo temos à esquerda a entrada para o Museu da selecinha, já do lado direito a saída deste mesmo espaço. Bem ao lado dessa saída, tem uma cafeteria com mesinhas, onde distraidamente joga se muita conversa fora.

Numa delas, nos últimos dias, alegre e ironicamente dois individuos riam da escolhas dos árbitros para os jogos do Galo. Citaram nominalmente as escolhas – a dedo – de Wilton e Claus para as duas partidas que sucederam as declarações de Hulk sobre Daronco. Asseguraram que o próximo seria Jean Pierre, fato que foi confirmado na escala. Até ai pode parecer normal ao leitor, mas confidenciaram que falta no atacante só mesmo se nao tiver como deixar de ser assinalada. O coroporativismo, pelo visto, mostra sua cara. E, seguramente, explicam três fatos. A nao liberação do áudio denunciado pelo Hulk, não marcar a penalidade clara ao final do jogo com o Botafogo e o segundo gol do Flamídia, que o juiz e bandeirinha não deram – até que alguma voz do além determinou – e o VAR disse ser inconclusivo. É essa a comissão de arbitragem.

Seneme, ao que sei, não está nem ai. Deixou a Conmebol para essa missão confiada pelo Ednaldo. Seu contrato parece ser de quatro anos, se for mandado embora, pelo que o passarinho comentou comigo, terá de receber metade do valor do período até o final. Então a ele pouco importa se o Galo está gostando ou não, seu compromisso é com Ednaldo e os propósitos dessa nova cbf. Quais propósitos?

*imagens: extraídas das redes sociais

24 thoughts to “A que veio, Seneme?”

  1. O texto é pura realidade! Contudo,também nos leva a uma claríssima conclusão:
    Todos já sabem que sempre foi assim (pra prejudicar o Galo) e sempre será (para beneficiar o eixo).
    Resta ao Galo: (para além do chôrôrô e mimimi inúteis)
    Organizar “a casa” (fora Turco blá, blá blá) e jogar muita bola (tem plantel pra isso!), ou;
    se “mudar” para Europa, ou Ásia, ou qualquer outro continente onde não será garfado…

  2. Boa tarde a todos, descobri o segredo pra melhorarmos os apitadores: trazer todos de Portugal ou outros países, se estamos vivendo uma época em que a maioria dos técnicos estão vindo de fora por não termos mais aqueles bons que já tivemos anos atras e até jogadores estamos importando de outros países por não conseguir produzir bons na nossa terra, aúnica opção pra acabar com essa ladainha de apitadores é aposentar os daqui e trazer novos de fora.

  3. A Milícia Carioca está de prontidão contra o nosso CAM faz décadas… sim meus amigalos, décadas!!!

    E o que vai mudar pras próximas???

    Nada, absolutamente nada!!!

    Somos sim o Clube mais prejudicado na história do futebol brasileiro, contra fatos não há argumentos, todos inclusive, narrados pelo Eduardo na crônica de hoje!!!

    É muita dor de cotovelo dessa gentalha que comandou e comanda essa Milícia nojenta, bando de FDP!!!

  4. Prezados Ávila e amiGalos.

    Por qual (is) motivo (s) cbf, arbitragem, stjd, globo e demais tentáculos do eixo maligno vêm perseguindo e prejudicando o Galo com frequência e insistência todo ano?

    Fazem o mesmo com os outros clubes fora do eixo RJ-SP?

    Por que, para eles, o Galo, em especial, é o “estranho no eixo”?

  5. Bom dia Eduardo e amigos(as) de Atlético. Concordo com você Eduardo em tudo, a decisão de 1977, que foi jogado em fevereiro de 1978, eu estava no Mineirão, vergonha. Não dê bola para quem fica incomodado com os seus comentários, quem não gosta que vá catar coquinho.
    Sobre o VAR eu acho que os times deveriam colocar um fiscal (confiável e alterado a cada jogo) na sala do VAR para ouvir a conversa, em todos os jogos. Outra coisa é o comentarista de arbitragens da emissora que transmite os jogos: tem que acabar ou no mínimo garantir que este não tem contato com o pessoal do VAR.
    #Aqui é Galooo p****, Mineiro em Volta Redonda-RJ

    1. Para minimizar as polêmicas protagonizadas pelo “var e seus asseclas” tenho duas sugestões:

      1) Mudar a regra do impedimento. Hoje, se o cara estiver “um pouquinho impedido”, mesmo que não haja vantagem clara em relação ao penúltimo defensor, é marcado o impedimento. Mudar para se o cara estiver “um pouquinho em condição”, não deverá ser marcado o impedimento.

      2) O acionamento do “var e seus asseclas” deveria ocorrer, como no vôlei, em desafio a ser pedido pelos técnicos de cada equipe que se sentir prejudicada. O técnico teria que pedir o desafio e informar o que ele está desafiando. Se ele acertar continuaria tendo direito a desafiar outros lances. Se errar, perderia o direito de desafiar outros lances e passariam a valer as marcações de campo.

      Mas, sinceramente, alguém quer acabar com as polêmicas no futebol?

  6. Além da arbitragem facciosa de sempre agora querem diminuir o número de nossa torcida. Essa tal nova pesquisa coloca nosso Galo lindo em décimo lugar. Que loucura! E ainda por cima, o rival em sétimo, apesar do estágio prolongado na segunda divisão e tudo. Eita complô contra nosso Galo lindo!

  7. Ontem me senti na arquibancada , ao ler postagens ótimas contra essa onda de “ungidos” que teimam em querer PAUTAR o torcedor .

    Até de ” militantes ” foram chamados os torcedores por conta de suas opiniões .

    O Clube Atlético Mineiro já deixou de pertencer à MASSA , virou um PRODUTO dos ” abnegados ” que fazem o que querem com a Instituição sem dar a mínima pra NINGUÉM .

    Agora , temos os FISCAIS de torcida que , teclado e microfone nas mãos , ficam por aí a KHr regras de comportamento para o torcedor .

    Quem são eles na fila do pão com seus argumentos a expressarem suas ” atleticanidades ” ?

    O SABIÁ , caixa do restaurante do Minas , desde priscas eras , que por força de sua atividade raramente ia ver o Atlético em campo , limitando-se a acompanhar seu time nas ondas do radinho de pilha , expressa ser ATLETICANO como QUALQUER UM DE NÓS , até mesmo com maior entusiasmo .

    E hoje ficam aí os ” oráculos ” a ditarem normas comportamentais para os … ” militantes ” .

    É PRACABÁ !!!

    p.s.
    Aplaudo todos aqueles que ontem , como eu faço agora , expressaram sua indignação .

  8. Olá amigos da bola!

    Fora turco!…..

    Os clubes fora do eixo, precisam se unir, fazer o próprio campeonato!

    Deixem Rio/São Paulo de lado!… Quero ver!…. CPF dificilmente punirá todas as federações fora do eixo/seus clubes.

    Mas não há união!

    Em relação ao ao nosso baita elenco, e o time comum/medroso do Mohamed…… Difícil…..

    Quero dizer ao Hulk, que enquanto ele defende a permanência do fraco turco, se prejudica. Porque nesse esquema medroso, que pouco ataca, dificilmente ele fará gols como ano passado.

    Mesma coisa coisa serve para Arana, que tem subido pouco ao ataque, devido ao fraco esquema do Mohamed.

    É outro que caiu muito, se bobear, não vai a copa.

    FORA MOHAMED

  9. Bom dia xará e amigalos!
    É isso aí Gurú! A Confederação Brasileira de Falcatruas sempre foi e sempre será uma entidade sem escrúpulos e comandada por dirigentes dos times do Rio de Janeiro assim como o comando da malandra arbitragem. Isso não acaba nunca! GALO tem que acordar e jogar um futebol acima das sacanagens. Assim foi em 2021. Se a competência técnica do GALO se sobrepor a malandragem da CBF chegaremos a mais um título brasileiro neste ano. Que assim seja.
    OBS: O TORCEDOR DA SÉRIE B JÚLIO CONTINUA PRESTIGIANDO BLOG. ANO QUE VEM ELE SOME NOVAMENTE QUANDO O TIME DELE COMEÇAR A LEVAR LAMBADA EM CIMA DE LAMBADA NA SÉRIE A….

  10. “A meu juízo, falo em meu nome pessoal, as armações históricas em favor dos times do eixo ficaram ainda mais exposta.” COMO ASSIM, BLOGUEIRO, FALO EM MEU NOME PESSOAL? SE QUISER TE MANDO AINDA HOJE A MINHA PROCURAÇÃO. ACEITA?

    “não tenho provas para dizer que sempre nos roubaram, mas tenho convicção desse tipo de ação no gramado”. PROVAS PRA QUE, QUERIDO? A SUA (NOSSA) CONVICÇÃO É O BASTANTE! JÁ FIZERAM COISAS MUITO PIORES EM NOME DELA, NÃO É MESMO?

    Abraços e um bom dia a todos os amiGalos!

  11. Bom dia Massa e Guru

    Faço coro à sua postagem Guru, mas faltou colocar no mesmo balaio o STJD e a mídia do eixo do mal capitaneada pela emissora lixo. Neste caso, Seneme seria o ali babá e os outros quem seriam?
    Certo é que diante da vigarice, só resta ao clube mudar de postura e não esperar mais nenhum reconhecimento dos erros desta gente, até porque nunca muda nada.
    Então, que os jogadores sejam orientados para esquecer a arbitragem e focar somente no adversário, porque é nítido a má vontade e até mal caratismo dos árbitros com nosso pessoal. Que deixem para a diretoria, as reclamações e brigas com a CBF.

  12. Bom dia Avila. Bom dia a todos. O remédio para isto? Jogar muita bola. Focar nisso. Usar isto como motivação para as conquistas. Em 85, contra o Coritiba se não deram o gol, poderíamos ter feito outro. Em 77, se o Cerezo, o Márcio paulada e o Joãozinho Paulista não chutassem três pênaltis para cima, teríamos sido campeões invictos. E a recente eliminação contra o Flamengo, uai, poderíamos ter matado o jogo no Mineirao, como fizemos no ano passado contra Fortaleza e Atlético do Paraná, mas demos chances quando levamos um gol. No Maracanã, o time não chutou uma bola no gol. Tive de escutar um comentarista falando que o Flamengo venceu só de 2×0, pq só precisava disso. Se precisasse de golear iria golear. Até o Gabigol deu entrevista, dizendo que os jogadores do Galo não competiram naquela partida. O Alonso entregou a Pacoca. Eu acho que antes de reclamamos da arbitragem, precisamos voltar a jogar bola. Em 90, o Galo não ganhou, mas perdeu por 3×2 de forma heroica. Reinaldo calou o Maracanã. Esse ano fomos eliminados da copa do Brasil de forma vergonhosa: nenhum chute no gol. Fora Seneme, mas antes Fora Turco. Volta a jogar bola Arana, Hulck e Zaracho. Banco para o Nascho. Vamos Galo, se quiserem jogar bola, ganharemos esse brasileiro com o pé nas costas, apesar de árbitros.

    1. Assino embaixo! As críticas são justas, mas quando não estamos fazendo a nossa parte fica mesmo parecendo choro de perdedor.

      Se a gente estivesse jogando ao menos 50% do que poderia, estaria liderando de forma absoluta esse campeonato fraquíssimo. E não teria pênalti não marcado ou arbitragem tendenciosa que impediria isso.

  13. Bom dia!
    Com a chegada do VAR a arbitragem ficou exposta em suas armações para beneficiar os times chapa branca do eixo. Eles tentam amoldar as armações aos novos tempos, mas fica difícil, pois são muitas câmeras captando as imagens do jogo.
    O Daronco está exposto demais nesse episódio com o Hulk e o corporativismo fala mais alto, pois sabem que pode ocorrer o mesmo com eles. Ninguém quer perder a boca de ficar fora da próxima rodada e sabe- se lá outras coisas. Então o negócio é desfazer da vítima, no caso o Hulk e o Atlético- é time mimizento, não estão jogando nada, denunciar o clube e jogador nos STJD e com a imprensa ajudando avalizar suas atitudes. Todos Atleticanos que acompanham o Galo desde a década de 70 sabem muito bem a que veio o Seneme.
    A arbitragem e seus bastidores já se amoldaram ao advento do VAR para chegar aos seus objetivos assim como em décadas passadas.
    O caminho para mudanças seria a união dos clubes fora do eixo para peitar a casa bandida do futebol e a mídia do eixo.

  14. Sobre o sorteio , minha previsao foi errada , desculpo me com amigalos, errei e calo minha boca. flamidia pega um time que nao entrega o jogo, o paranaense fake.

  15. Poxa, este chororô de arbitragem não vai acabar nunca parece que este texto Já foi postado umas 32 vezes , chega todo mundo já sabe muda o assunto fala do rendimento do time dentro de campo…

    1. Sugiro recontar, não foram apenas 32 vezes e sim centenas. Vamos a milhares, enquanto existir vagabundagem na cbf e hipocrisia de quem prefere o comodismo à resistência.

    2. Realmente essa conversa já cansou!
      Parece até justificativa de algum provável fracasso de uma diretoria que adotou as “notinhas” para reclamar! E estão inflando os jogadores. Hulk se esqueceu de jogar bola, só sabe reclamar, o pratrasmente Allan voltou a tomar cartão em todos os jogos.
      E o chororô não para…….

  16. Bom dia Eduardo e Atleticanos! Concordo com tudo, pois não é de hoje que essas podre arbitragem vem prejudicando o Atlético. Por isso, há urgente necessidade de o time melhorar sua performance em campo para deixar evidenciada má fé desses corja que vem comandando a arbitragem brasileira. Saudações Atleticanas

  17. Bom dia amiGalos.
    Grande Dr. Eduardo, imagina só se chega na Fifa uma coletânea bem preparada dos erros destes sopradores de latinha, que foram pré selecionados para operarem na Copa do Qatar? Será que continuariam pré selecionados? Seria um grande “castigo”, ou uma boa recompensa, não ter nenhum árbitro brasileiro na Copa deste ano!
    Abraços!

  18. Bom dia!
    O sistema é bruto! A orcrim está em ação aberta contra o Galo.
    O que fazer? Jogar bola. Muita bola!
    O Hulk, meu fiiii….cala a boca e joga bola!
    Turco! Vai embora e deixa meu Galo jogar bola!
    Diretoria! Chega de notinhas! Manda o Turco embora. Deixa de birrinha burra. Dá pra salvar alguma coisa esse ano, mas tem que agir agora!
    Fora Turco!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *