É incrível, a mim não causa surpresa, como a Atleticanidade contamina a capital dos mineiros e – creio – que toda Minas Gerais e nos redutos dos consulados do Galo pelo Brasil e no mundo. Já vivi, mesmo que em tempos difíceis, momentos especiais nessa rica história do nosso time do coração. Seguramente em metade dos quase 114 anos de glórias estive presente e muito próximo dos acontecimentos.
Se em 1971, adolescente, ainda morava na minha Araxá, a partir de 74 sempre estive junto do nosso Galo. Arquibancada, viagens pelo interior e pelo Brasil e em tempos recentes até mesmo noutros países. Aquele time mágico dos anos 70/80, que ditava o astral da capital, só não foi mais que o hexa mineiro por razões em que a imoralidade ditou o comportamento da bandidagem do futebol brasileiro.
Ainda assim, com toda essa sacanagem, éramos presenças em semifinais e finais de competições nacionais, quando a orquestra da pilantragem agia em desfavor da Nação Atleticana. Campeão dos Campeões e duas Conmebol (hoje sul-Americana) comprovam essa afirmação.
De 2012 até 2014, o rei do terreiro – que sempre foi e sempre será o Galo – passeava pelos gramados. Nos tiraram a fórceps o título nacional para favorecer ao tricolor carioca na primeira dessas temporadas. Depois assistiram ao Galo se tornar o rei das Américas e ainda levantar a Recopa e a Taça Brasil. Conquistas épicas, todas elas, com reversão de placares desfavoráveis e vitórias sobre times usualmente protegidos pela CBF e TV. Só a final de 2014, da Copa do Brasil, foi – como diz nosso ídolo Dário – mamão com açúcar. Fácil, extremamente fácil!
Pois que, mesmo considerando que o título está a caminho, mas ainda não está 100% assegurado, ontem senti nas ruas da cidade como o ambiente favorável afetou – positivamente – a vida das pessoas e da Cidade do Galo. Estive na academia, consultório médico, trabalhei normalmente, ainda passei em shoppings e terminei o dia em mais uma agradável live Atleticana.
Por todos os lugares que passei, é perceptível o bom astral e a cara boa das pessoas. O assunto é um só. O Galo merece esse título. Ouvi essa afirmação de todos, inclusive de conhecidos que não são Atleticanos, mas que reconhecem ser este momento – mágico, de novo – a ser vivido e curtido pela Massa. Um ou outro, número inexpressivo, de recalcados que insistem em velhos e ultrapassados discursos da inveja.
X Libertadores, Y Brasileiros, Z Copa do Brasil e por aí afora. Disse a um desses, Libertadores já se vão vinte e tantos anos; Brasileiro quase dez; Copa do Brasil já beirando cinco temporadas. E mais, na série B fazendo moradia, lembrando que o Galo foi uma vez e voltou campeoníssimo na temporada imediatamente seguinte. Ah! E Mineiro, só pra refrescar, somos o primeiro e o último a conquistar esse título. São 46 temporadas contra 38 de segundo. Nos últimos 15 anos o Galo esteve em todas as finais e conquistou oito, enquanto os demais tiveram seis e um cada. Nessas decisões, enfrentamos cinco adversários diferentes, dois da capital e três do interior. Ao que se dá o nome de hegemonia.
Pois é com essa hegemonia, coroada agora com um ano espetacular, que seguimos com grandes possibilidades de conquistar o Brasileiro de 2021 e aguardando a grande final da Copa do Brasil que dita o ritmo da Cidade do Galo. Pessoas felizes, alegres e solidárias passam ao nosso lado a todo momento. Aproximando-se natal e ano novo, sinto como se fosse a alvorada de uma longa noite pós esses tempos difíceis de pandemia.
Pra cima deles, Gaaalooo!
Conforme havia sinalizado, agora é o momento de o blogueiro também dar um tempo e…
Essa frase foi de um amiGalo, muito bem informado sobre as questões internas do nosso…
Dentro do propósito deste espaço, considerando ainda o desafio e nomes mencionados quando da postagem…
Ao que minha memória registra e sem pesquisar, nunca antes desde que a série A…
Ontem o blogüeiro havia anunciado a intenção de ter o domingo de folga, mas o…
Depois de um ano que nada prometia, a mudança do comando técnico deu animo ao…
View Comments
ÂNGELO ,
tabelei com você e me inspirei nos seus escritos para produzir esse texto .
Abraços !
RIBEIRO ,
eu comento futebol e jamais me furtaria a ser contestado .
Cada qual com seu cada qual , como sempre digo .
Vejo o que vejo à minha maneira .
Se você ou outrem se preocupam ou não com o que eu penso não é meu objetivo,
não vivo por aplausos , não escrevo para ninguém , a não ser para
expressar o que sinto, tão somente.
Tenho essa liberdade , certo ?
MARCELO ,
tenho isso tudo , e mais ainda, respeito pelo espaço que aqui ocupo .
Em nenhum momento comento sobre o que não esteja dentro das quatro linhas , é avanço em considerações pessoais , como você o fez agora em sua observação.
Boa tarde amigos do Galo. Os jogadores do NOSSO GALO estão conscientes do momento que o CAM está vivendo, o grupo está unido e trabalhando para o título, isto é o que importa.
RCS ,
eu curto , na minha , desde 59 agarrado nos alambrados da vida , com meus 10 anos de idade , no Estádio Antônio Carlos .
Só não me dou com essa glamourização atual do futebol , como se o Atlético estivesse nascendo hoje .
Ouvir , como tenho ouvido , torcedor relegando a nossa história, desprezando nomes que carregaram o clube por momentos tenebrosos , sem nem lugar para treinar, enfrentando toda sorte de dificuldades , pra mim não dá.
Até mesmo a onda que fazem exaltando a torcida , sem considerar que fomos nós, os veteranos, os ultrapassados , que seguramos as adversidades , as roubalheiras contra nós, os times horrorosos que tivemos , mas mesmo assim conseguimos manter a tradição e a paixão em alta .
É um desabafo ?
Sem dúvida.
Mas é pra dizer que o ATLÉTICO é muito maior , infinitamente maior ,
que toda essa louvação que fazem pra cima de um cara que não tem 1/100 da grandeza de tantos nomes que construíram nossa história até aqui .
Barata,
É muito Bacana o resgate da história e seus pilares!
E Keno hem?! Eu tbm nunca deixei de apostar nele!!
Bem, mas agora não percamos mais tempo: Vamos festejar esta volta por cima e a Vitória Atleticana sobre todas adversidades até aqui sofridas!!!
Apesar da cicatrizes as feridas se fecharam, e o inimigo, enfim sucumbiu!!
Bora lá deliciar cada partida, cada segundo nesta contagem regressiva para o Grande e Majestoso Final.
Atlético Mineiro Campeão Brasileiro 2021
Saudações!
Caríssimo, José Eduardo Barata!
Você é raiz meu prezado, não concordo com tudo que comenta, mas saiba que te respeito!!!
Gosto demaissss...do "PRACABÁ"
Forte abraço!
Galo Sempre!!
Caro Barata!
Com maestria, matou a bola nos peitos e a deixou rolar no tapete da vida de um autêntico atleticano.
Gol de placa!!!
Boa tarde para todos!
Ontem, estava vendo o Eduardo na Live dos meninos e vendo o jogo do ORGASMO global,até pensei que os irmãos siameses iam empatar, mas o flamidia ganhou e contínua lá atrás, então só resta ao Galo fazer a sua parte.
Saudações atleticanas!
Bom dia!!
Neste momento para o título MATEMATICAMENTE garantido o Galo precisa:
Três vitórias e 02 empates em 18 pontos possíveis, ou seja 61% aproveitamento das rodadas finais!
O Galo bem batendo uma média acima 71% no geral.
No entanto restam 03 partidas em casa onde o galo tem aproveitamento beira aos 90%!!
O Galo ainda contará em casa com o 12º Jogador empurrando seus jogadores para a vitória!!
Os jogadores sabem que estão muito próximos de se consagrarem e se valorizarem mais ainda.
Temos ainda o fator "KENO em embalos de sábado a noite" tão contestado, que ao contrário do ano passado em que se lesionou, deixou seu melhor para reta final, tem jogado muito!!
Enfim, sinergia perfeita entre clube, jogadores, torcida,... pró titulo...
Ouso então a dizer:
Clube Atlético Mineiro CAMPEÃO 2021!!
Saudações Atleticanas!!
RIBEIRO ,
tem outra : aqui é um espaço para se falar de futebol .
E futebol pra mim é o que acontece no campo de jogo .
O que opino advém dos fatos que ali acontecem , é a minha visão .
Se Vargas vai bem e decide , palmas pro Vargas , independente do que Bob Faria diga sobre ele , se me faço entender.
Assim é pro Hyoran , pro Hulk , ou pra quem quer que seja .
Ouvir que Nacho põe os companheiros na cara do gol a hora que quer e em campo isto não acontece , vou fazer o quê ?
Aplaudir o jogador pelo que dizem dele ?
Tenha você os seus princípios.
Eu tenho os meus .
Não gosta , deleta .
Vou comemorar o título tanto quanto você .
Ou até mais , pois vou ser BI presencial .
Vou continuar a falar de futebol até quando me cansar.
Querendo você (s) ou não.
Que coisa!!!
Barata,
deixa de ser torcedor ranzinza!! Vamos curtir o momento do nosso Galo na boa.
Abraços!
Esse barata deve ter gato gago em casa. Adora um mimimi!
kkkkkkk, vamos deixar disto amigos do NOSSO GALO, O GALO GANHOU, O GALO GANHOU, O GALO GANHOU é o que importa.
Caro AmiGalo JOSÉ ROBERTO, saudações atleticanas. Venho dizendo aqui há anos que o Galo só será campeão se conseguir vencer os times do sul, lá e aqui. Neste ano temos cinco times sulistas, contando o genérico e a chape. O Galo já venceu o Inter lá e cá, o genérico, lá e cá, perdeu quatro pontos para a chape, e venceu Juventude lá e o Grêmio cá. Faltam dois jogos contra eles para ser campeão. O último jogo, contra o Grêmio lá, será uma batalha fantástica porque o Grêmio estará lutando para não cair. Por isso o Galo tem que chegar a esse jogo com a faixa de campeão. Não pode depender de vitória lá. O Juventude, neste sábado, jogará a vida para não perder porque isso também pode significar série B. Cabe ao Galo ignorar a situação desses times e pensar só em si e não permitir nenhum embaraço. É pau no Juventude, sem dó, ainda mais que os melhores jogadores deles são nossos e não jogarão. Depois é faturar o Palmeiras, Fluminense e Bahia e levantar a taça contra o Bragantino, que também estará completo depois da decisão da Sula. Não tem moleza. Tudo para o Galo é difícil e é ele que tem que romper as barreiras. O Galo não terá nenhuma facilidade daqui prá frente, mas quando é que o Galo teve facilidade? Só na decisão da Copa do Brasil 2014, como disse o nosso Guru. Um abraço.
Bom dia xará e amigalos!
Sábias palavras Gurú!!! A cidade está preto e branco!!! Acho que Alexandre Kalil vai decretar feriado municipal assim que o GALO consolidar o Título do Brasileirão 2021 deixando para trás o sempre protegido "urubu fedorento". Mais uma vez teremos casa lotada no próximo confronto e assim darmos mais um passo para a grande conquista! GALO estará mais reforçado do que nunca para o jogo contra o Juventude. Salão de Festas lotado e o time cascudo e determinado!!!!!!!!!! Faltam 6 jogos!!!!!!!!!!!!!! Vale a recomendação para todos os amigalos assistirem ao filme "Lutar, Lutar, Lutar!!! Belíssimas imagens e depoimentos apaixonados! Parabéns ao xará pelas "cirúrgicas e emocionantes palavras"! Não deixem de Assistir!!!!!!!!!!!!