Categories: blogueirosfutebol

Haja coração, haja angústia, haja emoção…

Paulo Peixoto

Faz um tempo que não vivíamos essa experiência de disputar um Brasileirão no topo da tabela sustentando a liderança por muitas e muitas rodadas. Já não me lembrava o quanto é contagiante, mas também sofrido, manter-se no ponto mais alto do topo, ser o alvo da perseguição pelo pelotão da frente, o time a ser batido.

E na medida em que o Brasileirão avança, essa tensão aumenta mais, chega a ser angustiante às vezes. É ruim demais passar anos e anos sem conquistar o principal campeonato nacional, porque as cobranças parecem ser maiores, o peso parece ser maior para toda a comunidade atleticana.

Mas o título será o destino do Clube Atlético Mineiro, e todos nós estamos juntos, com fé e emanando boas energias a esse grupo batalhador e determinado de bons jogadores. Incluo também os integrantes da comissão técnica de Cuca, obstinados e competentes. Esse é o nosso caminho. Então, é como diria José Augusto: “Agora aguenta coração.”

Não é fácil. Contra o Grêmio o nível de ansiedade dos torcedores foi gigante. Achei que apenas eu estava excessivamente nervoso durante aquela partida, a ponto de parar de ver o jogo em alguns momentos intercalados. Que nada. Passado o drama, fui vendo nos comentários e conversas com os amigos e companheiros que eu não estava sozinho nessa super ansiedade. Sempre soubemos que seria assim, mas na hora não adianta…

Contra o América foi menos tenso porque o jogo foi menos intenso em relação ao que vimos contra o desesperado Grêmio. Foi competitivo, mas os times se estudaram mais e, no segundo tempo, o gol trouxe mais tranquilidade. Mesmo assim a ansiedade não cessou. Se existia antes do gol porque o relógio andava e a rede estava vazia, passou a ser, depois do gol, porque o relógio não corria. O apito final demorou. Mas veio. Ufa!

É assim e será assim até o final, duro, muito desgastante e tenso. Mas não é apenas durante a partida que é assim. Tem também a tensão pré-jogo. Contra o Corinthians a coisa tende a ser pior do que foi contra o Grêmio e o América, porque a lista de desfalques para essa importantíssima partida cresceu com as convocações de Alan Franco, Júnior Alonso, Savarino e Vargas para as respectivas seleções nacionais. Tem também os contundidos, os suspensos.

O momento pré-jogo fica cercado de dúvidas sobre como o Galo poderá superar todos essas dificuldades que se apresentam. Os desfalques com as seleções vai se estender ainda para a partida contra o Athetico-PR, fora de casa. É outra partida que temos que vencer. É desfalque demais para essas duas próximas partidas.

Eu me agarro na capacidade do Cuca de enxergar soluções e depois torço demais para que elas deem certo. Vamos com o que temos disponível. Por isso me incomoda saber que tem atleticanos que mesmo neste momento de fim de temporada, de sacrifícios e de esforço redobrado ainda ficam criticando a entrada de Tchê Tchê, Guga e um ou outro mais. Quanta falta de sensibilidade e solidariedade a esses atletas neste momento. Emanar boas energias a esse time é fundamental. Ainda é tempo de rever posições.

Como lembrou Cuca no pós-jogo contra o América, fizemos o jogo 65 do ano e ainda teremos mais dez pela frente, justamente os mais desgastantes, tensos, nos quais os jogadores vão buscar mais gás e energia onde houver e onde puderem.

Tudo isso poderia ser um pouco mais tranquilo se tivéssemos vencido duas vezes o lanterna da competição, se tivéssemos vencido o Ceará em Fortaleza e também o xará goianiense neste returno. Nós estaríamos aqui tranquilos com menos dez pontos perdidos de vantagem. Eu não esqueço isso, mas tenho feito um grande exercício mental para não lamentar o que ficou para trás, porque o campeonato segue e esse time vem nos enchendo de esperança. Então, bola pra frente.

É sempre bom reafirmar que o CAM mudou de patamar, não na grandeza do clube, mas na capacidade que esse clube enorme tem de chegar às fases finais das duas mais importantes copas em disputa pelos clubes brasileiros e ainda se manter no topo do difícil Brasileirão. Isso nunca havia acontecido na nossa história. Isso é um divisor. E se o trabalho administrativo, burocrático e técnico que vem sendo feito continuar assertivo, vamos nos manter nesse patamar por longos anos, assim acredito.

Mas isso depende também, e muito, das conquistas de títulos. Pelo trabalho que vem sendo feito, não podemos fechar o ano sem conquistar nada, seria um drama enorme, seria muito ruim. Ainda faltam muitos e desgastantes jogos nesses meses de novembro e dezembro de 2021.

Não ganhamos nada, ainda, mas estamos no bom caminho. Então, é sustentar os pés no chão, manter o foco, conter a ansiedade e ir com técnica, força e raça. Nessa reta final, muitas vezes o coração terá que estar à frente de tudo isso. Mas é preciso um pouco mais: os olhos devem estar sempre atentos e vigilantes. Entramos na reta final e não podemos deixar que o lado sombrio entre em ação. A nossa história nos ensina a estarmos atentos e fortes. Que o lado luminoso da força esteja com o Clube Atlético Mineiro. Vamos todos juntos, Galo!

*fotos: Atlético

Blogueiro

View Comments

  • Os " ERROS " de arbitragem contra o menguinho podem ser uma forma de menosprezar nossa superioridade em campo. Não será nenhuma surpresa se os " jornalistas e comentaristas" do eixo começarem a dizer que o GALÃO foi ajudado por erros em jogos dos concorrentes. Seremos CAMPEÕES , apesar deles ,

  • Na verdade, quem vai fazer falta é só o Júnior Alonso. Savarino não está bem e Vargas ( que vem jogando bem e perdendo gols) será substituído pelo Nacho Fernandes, bem melhor que ele.

    Tem que ter calma, amanhã.

  • Boa tarde para todos!
    O mais beneficiado foi roubado???!!!
    Como assim???!!!
    Houve traição na quadrilha, só pode!
    A cbflaflulixo a grobo vão abrir sindicância,CPIs e tudo mais e vão banir os amigos traidores,quem viver verá!

  • SAUDAÇÕES ALVINEGRAS.
    Parabéns atrasado nobre Guru.
    Este belo espaço é regido por Vossa Senhoria com competência e mansidão necessária ao bipolar torcedor atleticano.
    Desde o início do blog me identifiquei com sua escrita e principalmente com nossa paixão em comum que é o Galo mais lindo do mundo . Tanto que fiz questão de conhecê-lo pessoalmente nos tempos de jogos no Indepa.
    Que Deus lhe proteja e te guarde sempre e que o Galo se encarregue esse ano de lhe dar vários presentes atrasados e que os temposo vindouros sejam de muita abundância de títulos e boas novas. Parabéns
    Aqui é Galo Porra
    Forjado na dor, na injustiça e no Amor.

  • O mundo pára hoje para a grande final do TROFÉU ESCAPAMENTO ( escapamento da C ), entre um mineiro e um catarinense, pedimos que não estraguem muito o gramado, o lider da serie A , joga amanhã

  • boa tarde Eduardo e massa e paulo Peixoto. estamos indo muito bem mas pés no chão raça e vontade de amanhã temos outra equipe protegida pela cbflixo que galo abre o olho. acho que o rival direto do galo pelo brasileirão é os porcos ontem depois do empate entre chapecoense e menguinho. sobre tchê tchê vou criticar sempre não é jogador para o galo sou mais neto.allan franco e kalebe. sobre o Guga flamerda simplesmente fraco mariano com 35 anos põe ele no bolso. falta pouco galo aja coração e emoções. a galo nos deixa sonhar. vá galooooooooo.

  • Esse jogo contra o Corinthians é FUNDAMENTAL. Ganhando esse jogo, ficamos com uma mão e meia na taça. Jair e Keno, se tiveram 60/70 por cento, tem que jogar . É DECISÃO.
    Eh HULK, QUE TÁ HAVENDO? Bora voltar a regularidade, a Massa confia em você.
    Jogo quarta feira é de paciência, o Corinthians joga fechado. VAMOS CHUTAR DE FORA DA ÁREA... Está na hora do Allan guardar o dele. E merece. VAMOS GALO, ESTÁ PRÓXIMO... COMO NUNCA ESTEVE...

  • Olhos bem abertos e Diretoria do Galo ligada depois do resultado e da choradeira geral dos Mulambos e seus asseclas, precauções necessárias para evitar surpresas desagradáveis no caminho Atleticano. Não confio nem um pouco na CBF!

  • Bom dia!
    Flamerda foi prejudicado pela arbitragem? Eu não vi nada disso. Segue o jogo!
    Quanto aos desfalques do Galo, Jr Alonso que tem jogado muito, mas Rever e ou Igor Rabelo dão conta do recado. Savarino não tá jogando nada e não aprende mesmo a chutar a gol, portanto não é desfalque para o momento. Vargas, pelo que jogou domingo pode ser considerado desfalque de peso, mas o Nacho deve voltar.
    Quanto ao Tchê TCHÊ...bem...deixa pra lá.

Recent Posts

Hoje é dia de pescar Dourado

Nessa caminhada, jogo a jogo, em três frentes e numa delas até buscando credenciar a…

22 horas ago

Pitacos Atleticanos e patacoadas dos outros

Nesse curtíssimo intervalo sem jogos, pós vitórias seguidas pelo Brasileiro e Libertadores – adicionadas ao…

2 dias ago

Maratona desafiadora para quem é Forte e Vingador

Nossa quarta-feira, diferente de tempos recentes filipinos, foi de alto astral. É que sob o…

3 dias ago

Três sofridos pontos

Estão no dia a dia Atleticano, frases que se eternizam e misturam com a nossa…

4 dias ago

Nas três frentes hoje é dia de Libertadores

Time grande e favorito em todas as competições que participa, sequer tem tempo para comemorar…

5 dias ago

Ainda sobre a vitória e focando noutra competição

Início de semana, segundona animada – expressão que ameaça outros e não a Atleticanos -,…

6 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!