Categories: blogueiros

Renovar é preciso!

 

Por: Roberto Caldeira

Não é de hoje que o Galo vem causando decepção na vida dos Atleticanos. Felizmente, mesmo depois de um vexame, o sentimento de amor sincero ao Alvinegro restabelece nossas forças e esperanças de que a zica vai passar. Basta uma pequena sequência de vitórias e a Massa volta a se sentir confiante, até tropeçar logo ali na frente. Alguns vivem se lamuriando: dessa vez foi o azar, jogamos bem, o técnico foi burro, tal jogador falhou, outro não correu, o juiz roubou, etc.

Mas poucos percebem que o Galo vive num ciclo vicioso, ao qual podemos chamar de Sina do Fracasso!

Por que um Clube que possui um das melhores estruturas do país, que detêm grandes médias de público, uma torcida fanática, que possui uma marca fortíssima e têm tudo para ser um verdadeiro Gigante, não consegue ser bem sucedido?

Sem querer apontar o dedo e personalizar o problema, façamos uma reflexão sobre quais dos Presidentes do Galo nos últimos 30 anos foram bem sucedidos. Sabem o que ganhamos nesse período? Apenas 11 Estaduais, 1 Copa do Brasil, 2 Conmebol, 1 Libertadores, 1 Recopa. Comparemos com os principais rivais no Brasil. (https://blogs.uai.com.br/cantodogalo/o-galo-nao-precisa-de-inimigos/).

A realidade, doa a quem doer, é que o Galo se distanciou de suas origens, encontra-se altamente endividado e conquistou pouquíssimos títulos de expressão condizentes com sua grandeza!

Deixemos claro que as críticas ao passado são apenas uma constatação. Todos que cuidaram do Galo eram Atleticanos, e tentaram cuidar bem do Clube. Porém, não estavam devidamente preparados ou não puderam se dedicar 100% para tão árdua e complexa missão.

Porém essa constatação comprova, de forma bem clara, que o modelo vigente fracassou, no campo e fora dele. Agora o futuro do Clube está comprometido, seus ativos ameaçados, e, seu principal patrimônio, o torcedor, encontra-se desanimado e receoso em apenas continuar participando dos campeonatos.

E assim surgiu o RENOVA GALO, uma iniciativa de alguns torcedores que, preocupados com o futuro do Atlético, se reuniram e estudaram o problema, com o objetivo de propor uma ideia que pudesse renovar, modernizar, profissionalizar e, principalmente, democratizar o Clube Atlético Mineiro, para resgatar a grandeza do Galo Forte e Vingador!

É preciso remodelar o Estatuto do Clube, garantindo uma gestão moderna e responsável, por meio de um Conselho Deliberativo participativo e democrático, com o sócio torcedor podendo votar e ser votado, com uma Diretoria Executiva profissional e remunerada, incluindo o Presidente (CEO) com dedicação exclusiva, e, além disso, ter um Galo transparente, que permita aos sócios conhecer o que acontece no Clube.

Além de um NOVO ESTATUTO, o Clube precisa de iniciativas emergenciais para recuperar credibilidade, equacionar dívidas e, principalmente, ampliar receitas e com isso poder formar uma equipe de futebol de acordo com suas tradições e que sempre brigue por títulos importantes. O Clube deve também ser pensado no longo prazo, com planejamento e metas ousadas, para que volte a ser reconhecido mundialmente como um Gigante representante do futebol brasileiro.

O RENOVA GALO acredita que o torcedor, além de continuar sendo presença marcante e importante nas arquibancadas, como 12º jogador do time, deve também se conscientizar da situação em que o Clube se encontra e lutar, juntos, por essa nova IDEIA DE RENOVAÇÃO.

Importante colocar que alguns torcedores criticam o RENOVA GALO, porque o movimento não tem uma cara e isso passaria insegurança. Compreendemos. Mas é importante deixar claro que a intenção do RENOVA GALO é justamente não ter rosto. Não personalizar. Pois sabemos que vivemos num país que culturalmente se apega a salvadores, e isso acaba nos levando a apostar nossas esperanças em personalidades populistas, geralmente despreparadas.

O RENOVA GALO não deve ter uma cara porque REPRESENTA UMA IDEIA de mudança em prol de um futuro promissor para o Galo e sua torcida, pois da forma como é, o Galo não pode permanecer. Sem mudar não iremos superar a Sina do Fracasso!

Os idealizadores do RENOVA GALO tem rosto. Se importa saber quem são os nomes estão em nossa carta de apresentação, publicada no Twitter e em diversos grupos de Whatsapp. Mas isso nos leva a uma triste constatação: as pessoas preferem criticar e julgar uma ideia, mesmo que pareça boa, sem sequer ter lido os documentos que publicamos.

De toda forma, vale reforçar que os idealizadores são pessoas comuns, não representam nenhum partido, não estão ligados a nada no Clube e tampouco almejam sentar em alguma cadeira lá dentro. São apenas Atleticanos que cansaram de reclamar e resolveram propor uma nova IDEIA DE RENOVAÇÃO para abertura do Galo pra torcida! Essa é a base de toda mudança!

Respeitamos todas as bandeiras que defendem as diversidades e minorias. Entendemos que essas bandeiras estão contempladas na ideia de renovação e democratização do Galo, para que TODOS os torcedores, repito, TODOS possam ser representados e tenham voz no Conselho e, consequentemente, em todas as ações e na cultura do Clube.

Nenhuma outra bandeira será hasteada dentro do Galo, sem conseguirmos abrir o Clube. Mas essa ideia só acontecerá se TODA a torcida participar, ajudar e se unir no mesmo desejo de devolver o Galo pra Massa!

Ao invés de criticar, julgar ou ter receio do que se trata, compartilhamos essa ideia de renovação com o torcedor e o convidamos a ler, estudar e analisar os documentos que publicamos, no link abaixo.

https://twitter.com/RenovaGalo/status/1172132261963141128

Venham participar de nossas apresentações, conhecer os idealizadores e apoiadores do RENOVA GALO, vamos debater essas ideias, e depois, se tiverem interesse, venham ajudar a fazer esse sonho se tornar realidade!

Mais do que palavras de ordem, RENOVA GALO é o sonho de quem, de forma consciente e proativa, o compartilha com você torcedor e o convida a construir.

E aí, será que a Massa do Galo topa?

“Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes.”

Autor desconhecido

“Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se não fizer nada, não existirão resultados.”

Mahatma Gandhi

*imagem e foto: Divulgação do Movimento “Renova Galo”

 

Blogueiro

View Comments

  • bom dia Eduardo e massa,parabéns pela atitude Roberto Caldeira renovar galo. precisa urgente de tirar estás corjas que pos o galo na lamba. não uso twiter mas estarei sempre no blog.va galooo.

  • Boa Roberto! Renovar é preciso e seguir este modus operandi arcaico,patriarcal ,tipo "igrejinha",que vem se perpetuando e com isso, apequenando o CAM,tem de ser passado a limpo. Se bem estruturado e com idéias claras,o @RenovaGalo tem tudo para caminhar firme em seu propósito. Que a força esteja com o CAM e a persistencia com o @RenovaGalo. Abs irmão!
    ****Off: a quem interessar, sugiro a leitura do livro Sonhos Sonhados,em especial o último capítulo _Eu e o Galo_ de José Marcos Soares de Souza.(Ex- Conselheiro do CAM). Surpreende o Clube, na visão de quem já esteve dentro da "igrejinha". SAN

  • Acho que qualquer coisa para mudar essa realidade que levaram o nosso galo a ser... uma chacota!

    Antes qualquer clube que viria jogar aqui tremiam nas bases. Hoje... hahaha dão risada.

    Sim.. RENOVA GALO!
    Tem total meu apoio. Pode contar Comigo.
    Transformar as categorias de base do clube pois sempre tivermos uma categoria de base promissora, hoje não revelamos mais nenhum jogador. Vendemos a preço de banana pra fora e depois compramos novamente por milhões, ou contratamos essa leva de jogadores porcarias que tem atuado no clube!

    RENOVA GALO!!! PRA ONTEM

  • Boa Noite,

    Vou ler com mais tempo a proposta do Renova Galo, mas, já adiantando que qualquer coisa feita com amor e paixão pelo nosso Galo, só pode vir a somar.
    Estamos num momento que a mediocridade do nosso time é simplesmente o reflexo da má gestão que se acumulou ao longo dos anos.
    Queremos nosso Galo de volta.

  • Boa tarde para todos !
    Vamos participar, vamos tirar o Galo das mãos desses filhinhos de papai que sempre enganaram os atleticanos,não é possível que entre milhões e milhões de torcedores não haja pessoas competentes para gerir esse gigantesco clube.Me lembro que em 2012 um dirigente do Barça visitou R10 na cidade do galo ,viu a estrutura e disse que no Galo não se aproveita a estrutura para o futebol.

  • Grande iniciativa, Caldeira! Feedback assertivo que só aqueles que têm inteligência emocional podem dar.
    Não costumo contar número de comentários, mas hoje, em se tratando de algo que a maioria cobra aqui, considerei pequena a adesão. É mais fácil vir todos os dias com discursos “façam isso e aquilo, enquanto eu não faço nada”.
    O Renova Galo chega com proposta prática de como a longo prazo separar as palavras siamesas CAM e crise. Será uma cirurgia lenta e dolorosa mas juntos podemos, sim, tirar o CAM da UTI.
    Irei ler calmamente o projeto antes de opinar mais sobre.
    Por fim, devo dizer que, em que pese nosso querido Eduardo tentar - mesmo combalido - manter acessa a chama de nossa Atleticanidade; sinto falta de seus textos que sempre alegravam minhas sextas-feiras.
    Um abraço.

    P.S.: RIP Dom Serafim. Mais uma estrelinha Atleticana no céu.

    • Concordo, Lucy, poucos comentários, mas eu já imaginava isto.
      Foi posto algo que está ao nosso alcance para tentar mudar o CAM. Postar na internet e não agir é muito fácil e não adianta nada.
      O Galo tem tudo para se manter gigante, ganhar títulos, ainda mais com o estádio novo vindo aí, mas todo mundo sabe que o atual feudalismo que foi implantado e enraizado no comando, vai levar a instituição exatamente para o caminho inverso.
      Quero muito que meu filho seja atleticano (ao que tudo indica, já nasceu atleticano, como todos nós!!!), mas quero que ele tenha alegrias e não que seja obrigado a ver o time definhar por falta de comando, oposição, etc.

      Excelente iniciativa, Roberto Caldeira. Vou fazer o possível para participar das reuniões do Renova Galo e tentar descobrir como agir e engajar mais pessoas!!

    • Lucy, boa tarde.
      Muito obrigado pelo feedback. Também sinto falta dos textos de sexta (rsrs). Mas a vida anda muito corrida. Muito trabalho. Etc. Quem sabe um dia eu volto.
      Quanto aos comentários apesar de andar meio sumido do Blog mas também achei baixa a adesão.
      Talvez o Atleticano esteja desanimado. Talvez ache que isso não passa de um sonho que nunca irá acontecer. Podem ser várias coisas.
      Mas certo eh que nesse ritmo, não vamos chegar a lugar algum.
      O Atleticano precisa acordar e perceber q o Galo só vai mudar se ele exigir q isso aconteça.
      Vamos continuar falando sobre isso, aqui em nosso Canto do Galo, até que muitos estejam conscientizados dessa luta.

    • Caro Sávio, sua afirmação não se aplica ao Roberto. Nosso companheiro, que inclusive já colaborou com o blog, não utiliza desse comportamento para interesses pessoais.
      Esse tipo de ação é usada por quem está em campanha eleitoral declarada, que vai pra bar "encher a cara" diariamente, usa espaços comuns para se projetar e ganhar visibilidade, em alguns casos até redes sociais fazendo espetáculos e depois apagando seus devaneios.
      Roberto Caldeira não tem esse perfil. Asseguro.

  • Olá, alvinegros. Pela primeira vez vou escrever neste espaço, que já acompanho há algum tempo, pois agora li algo que, sinceramente, mostra que a torcida acordou. Assim como muitos, aqui, já fui ao Mineirão pegando carona na Pedro II, debaixo de chuva, debaixo de Sol quente, já vivi clássicos meio a meio, sempre esperando o dia de ver um Galo chegando e ganhando nas finais. Exceto 2013 / 14, o Galo sempre foi sempre um coadjuvante que incomodava, que lotava o estádio da Pampulha, mas que apenas vencia os gigantes em jogos, mas nunca em decisões. A briga que o Renova Galo vai comprar é briga de cachorro grande, significa bater de frente com um sistema viciado, que sabe ludibriar o torcedor com vitórias e esperança de um próximo ano melhor. Não será fácil, mas se o Galo não se tornar uma empresa, se não houver profissionais que estudem o futebol e empreguem isso, exclusivamente, no clube, o Galo estará fadado a ser o mais do mesmo para sempre.

  • Prezado Caldeira. Devemos começar a fazer pressão para uma mudança de estatuto no clube, apoio a ação, com o objetivo de uma maior participação da torcida dentro do clube, maior sentimento de pertencimento, com democracia e investimentos. Como sugestões, deixo idéias, que poderão ser mais trabalhadas e melhoradas: A criação de uma subsidiária apenas para cuidar do futebol do CAM. Essa subsidiária seria comandada pelo atual conselho deliberativo e pelo sócio do futebol, através de votos: Num primeiro momento sugiro que o conselho deliberativo tenha 51% dos votos dentro da subsidiária do Futebol CAM (visando até facilitar uma aprovação de mudança do estatuto) os outros 49% dos votos seriam distribuídos dentro de uma programa de sócio torcedor (Sócio A, Sócio B, Sócio C e Sócio D).
    Sócio A seriam aqueles que comprariam cadeira no estádio, seriam destinadas 15.000 vagas, como exemplo: valor inicial da cadeira R$20.000,00, (patrimônio do torcedor) mais uma anuidade de R$ 4000,00 poderá ser dividida em 12 meses, com direito principal de votar e ser votado, entrar sem pagamento em todas as partidas em casa e também comercializar o seu ingresso caso não for a partida (retorno financeiro) e outros benefícios (Arrecadação: R$ 300.000.000,00 das cadeiras e mais anuidade de R$ 60.000.000,00).
    Sócio B seriam 20.000 sócios também com direito a voto e ser votado proporcionalmente, que pagariam anualmente R$2.500,00 e teriam direito ao ingresso, contudo, caso não retirarem o ingresso da partida o mesmo seria comercializado pelo clube e teria outros benefícios (arrecadação anual de R$ 50.000.000,00).
    Sócio C seriam cadastrados 65.000 sócios com direito a voto e serem votados proporcionalmente e que pagariam anualmente R$ 500,00 (arrecadação de R$ 32.500.000,00, que teriam prioridade a compra do restante dos ingressos e dos ingressos não utilizados pelos Sócios A e B de acordo com normas pré estabelecidas e outros benefícios.
    E o sócio D que também teria direito a voto e direito na prioridade de comercialização das cotas do sócios A, B e C e pagaria anualmente R$ 180,00 reais, número de sócios ilimitado (arrecadação de com pelo menos 50.000 sócios de R$ 9.000.000,00 anuais).
    O votos poderiam ser distribuídos assim: 51% conselho e 49% sócios. Dos 49% distribuídos aos sócios A, B, C e D, os sócios A teriam 60%, os sócios B teriam 30%, os sócios C teriam 15% e os sócios D teriam 5% dos votos proporcionais. Também sugiro que 1/3 das cadeiras do concelho sejam eleitas democraticamente com mandato de 4 a 6 anos dentro dos quadros de sócio do futebol com votos proporcionais.
    As cotas A, B e C seriam patrimônios do torcedor, mantendo a anuidade em dia, com comercialização e cotação diária no site do clube, como se fosse uma ação pertencente ao torcedor, onde o preço seria determinado pela oferta e procura ou seja criaria valor ao sócio do clube. A cota D seria comercializada pelo clube com preço fixo.
    Anualmente poderiam ser vendidas “opções ou debentures” com objetivo de fortalecer o time para uma ou duas temporada, a contrapartida do clube para atrair os sócios investidores seria que do total arrecadado com premiação no ano, 60% ou mais retornariam ao torcedor investidor como “dividendos” (Exemplo: O CAM lançaria 10 milhões desses títulos em oferta no site, com um preço mínimo de 5 reais cada, com arrecadação de 50 milhões no ano. Caso o CAM ganhasse a copa do Brasil (63 milhões), 40 milhões retornariam como forma de pagamento, ou seja 4 reais retornados por cada titulo comprado, de modo que se o clube for vencedor , conquistar títulos e premiações, também seria uma forma de retorno ao torcedor (invisto 5 e posso ganhar 7 ao final do vencimento do título).
    Arrecadação (Números totais: primeiro ano com R$, 451.500.000,00, com R$ 250 milhões das cadeiras seriam revertidas na construção do estádio) A partir do segundo ano, poderiam ser arrecadados anualmente R$ 151.500.000,00 com o programa de sócio. E ainda poderiam ser lançadas opções de títulos (debêntures) anualmente ou bianuais para fortalecer ainda mais o time e se tornar uma opção de retorno ao torcedor investidor com o retorno das premiações.
    A partir desse programa central de sócio torcedor investidor, poderiam ser trabalhadas várias outras ações como marketing, sociais...etc e trazer benefícios ao torcedor do Clube.

    • Jorge,
      Muitos válidas suas sugestões.
      Isso só mostra q existem diversas alternativas q precisam ser avaliadas e debatidas dentro do Clube, com a participação da torcida.
      O q comungamos eh q o modelo atual fracassou. Precisamos de uma mudança q possa fazer o Galo voltar a ser um gigante.

Recent Posts

O que fazer para reanimar o Atleticano?

Assim como na medicina é preciso imediatamente iniciar a ressuscitação do paciente (em duplo sentido)…

19 horas ago

E a porta de saída segue escancarada

Acordei hoje cedinho, como usualmente faço, correndo os olhos nos poucos grupos que ainda participo.…

2 dias ago

Qual Galo o Atleticano vai encontrar?

  Enquanto esperamos o que essa SAF pretende para a sequência de nossas vidas, assistimos…

3 dias ago

Feliz Galo Novo!

Nas primeiras viradas de ano, desde que passei a essa condição de blogueiro, tive por…

1 semana ago

Duas boas notícias na virada do ano

Além do Cuca, outro que volta ao Galo é o jornalista Domênico Bhering. Como bem…

1 semana ago

Cuca e investidores na berlinda

Se foram quase unanimidade no passado, atualmente dividem as opiniões dos Atleticanos. O treinador, ao…

2 semanas ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!