Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Renovar é preciso!

 

Por: Roberto Caldeira

Não é de hoje que o Galo vem causando decepção na vida dos Atleticanos. Felizmente, mesmo depois de um vexame, o sentimento de amor sincero ao Alvinegro restabelece nossas forças e esperanças de que a zica vai passar. Basta uma pequena sequência de vitórias e a Massa volta a se sentir confiante, até tropeçar logo ali na frente. Alguns vivem se lamuriando: dessa vez foi o azar, jogamos bem, o técnico foi burro, tal jogador falhou, outro não correu, o juiz roubou, etc.

Mas poucos percebem que o Galo vive num ciclo vicioso, ao qual podemos chamar de Sina do Fracasso!

Por que um Clube que possui um das melhores estruturas do país, que detêm grandes médias de público, uma torcida fanática, que possui uma marca fortíssima e têm tudo para ser um verdadeiro Gigante, não consegue ser bem sucedido?

Sem querer apontar o dedo e personalizar o problema, façamos uma reflexão sobre quais dos Presidentes do Galo nos últimos 30 anos foram bem sucedidos. Sabem o que ganhamos nesse período? Apenas 11 Estaduais, 1 Copa do Brasil, 2 Conmebol, 1 Libertadores, 1 Recopa. Comparemos com os principais rivais no Brasil. (https://blogs.uai.com.br/cantodogalo/o-galo-nao-precisa-de-inimigos/).

A realidade, doa a quem doer, é que o Galo se distanciou de suas origens, encontra-se altamente endividado e conquistou pouquíssimos títulos de expressão condizentes com sua grandeza!

Deixemos claro que as críticas ao passado são apenas uma constatação. Todos que cuidaram do Galo eram Atleticanos, e tentaram cuidar bem do Clube. Porém, não estavam devidamente preparados ou não puderam se dedicar 100% para tão árdua e complexa missão.

Porém essa constatação comprova, de forma bem clara, que o modelo vigente fracassou, no campo e fora dele. Agora o futuro do Clube está comprometido, seus ativos ameaçados, e, seu principal patrimônio, o torcedor, encontra-se desanimado e receoso em apenas continuar participando dos campeonatos.

E assim surgiu o RENOVA GALO, uma iniciativa de alguns torcedores que, preocupados com o futuro do Atlético, se reuniram e estudaram o problema, com o objetivo de propor uma ideia que pudesse renovar, modernizar, profissionalizar e, principalmente, democratizar o Clube Atlético Mineiro, para resgatar a grandeza do Galo Forte e Vingador!

É preciso remodelar o Estatuto do Clube, garantindo uma gestão moderna e responsável, por meio de um Conselho Deliberativo participativo e democrático, com o sócio torcedor podendo votar e ser votado, com uma Diretoria Executiva profissional e remunerada, incluindo o Presidente (CEO) com dedicação exclusiva, e, além disso, ter um Galo transparente, que permita aos sócios conhecer o que acontece no Clube.

Além de um NOVO ESTATUTO, o Clube precisa de iniciativas emergenciais para recuperar credibilidade, equacionar dívidas e, principalmente, ampliar receitas e com isso poder formar uma equipe de futebol de acordo com suas tradições e que sempre brigue por títulos importantes. O Clube deve também ser pensado no longo prazo, com planejamento e metas ousadas, para que volte a ser reconhecido mundialmente como um Gigante representante do futebol brasileiro.

O RENOVA GALO acredita que o torcedor, além de continuar sendo presença marcante e importante nas arquibancadas, como 12º jogador do time, deve também se conscientizar da situação em que o Clube se encontra e lutar, juntos, por essa nova IDEIA DE RENOVAÇÃO.

Importante colocar que alguns torcedores criticam o RENOVA GALO, porque o movimento não tem uma cara e isso passaria insegurança. Compreendemos. Mas é importante deixar claro que a intenção do RENOVA GALO é justamente não ter rosto. Não personalizar. Pois sabemos que vivemos num país que culturalmente se apega a salvadores, e isso acaba nos levando a apostar nossas esperanças em personalidades populistas, geralmente despreparadas.

O RENOVA GALO não deve ter uma cara porque REPRESENTA UMA IDEIA de mudança em prol de um futuro promissor para o Galo e sua torcida, pois da forma como é, o Galo não pode permanecer. Sem mudar não iremos superar a Sina do Fracasso!

Os idealizadores do RENOVA GALO tem rosto. Se importa saber quem são os nomes estão em nossa carta de apresentação, publicada no Twitter e em diversos grupos de Whatsapp. Mas isso nos leva a uma triste constatação: as pessoas preferem criticar e julgar uma ideia, mesmo que pareça boa, sem sequer ter lido os documentos que publicamos.

De toda forma, vale reforçar que os idealizadores são pessoas comuns, não representam nenhum partido, não estão ligados a nada no Clube e tampouco almejam sentar em alguma cadeira lá dentro. São apenas Atleticanos que cansaram de reclamar e resolveram propor uma nova IDEIA DE RENOVAÇÃO para abertura do Galo pra torcida! Essa é a base de toda mudança!

Respeitamos todas as bandeiras que defendem as diversidades e minorias. Entendemos que essas bandeiras estão contempladas na ideia de renovação e democratização do Galo, para que TODOS os torcedores, repito, TODOS possam ser representados e tenham voz no Conselho e, consequentemente, em todas as ações e na cultura do Clube.

Nenhuma outra bandeira será hasteada dentro do Galo, sem conseguirmos abrir o Clube. Mas essa ideia só acontecerá se TODA a torcida participar, ajudar e se unir no mesmo desejo de devolver o Galo pra Massa!

Ao invés de criticar, julgar ou ter receio do que se trata, compartilhamos essa ideia de renovação com o torcedor e o convidamos a ler, estudar e analisar os documentos que publicamos, no link abaixo.

https://twitter.com/RenovaGalo/status/1172132261963141128

Venham participar de nossas apresentações, conhecer os idealizadores e apoiadores do RENOVA GALO, vamos debater essas ideias, e depois, se tiverem interesse, venham ajudar a fazer esse sonho se tornar realidade!

Mais do que palavras de ordem, RENOVA GALO é o sonho de quem, de forma consciente e proativa, o compartilha com você torcedor e o convida a construir.

E aí, será que a Massa do Galo topa?

“Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes.”

Autor desconhecido

“Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se não fizer nada, não existirão resultados.”

Mahatma Gandhi

*imagem e foto: Divulgação do Movimento “Renova Galo”

 

42 thoughts to “Renovar é preciso!”

  1. Boa Roberto! Renovar é preciso e seguir este modus operandi arcaico,patriarcal ,tipo “igrejinha”,que vem se perpetuando e com isso, apequenando o CAM,tem de ser passado a limpo. Se bem estruturado e com idéias claras,o @RenovaGalo tem tudo para caminhar firme em seu propósito. Que a força esteja com o CAM e a persistencia com o @RenovaGalo. Abs irmão!
    ****Off: a quem interessar, sugiro a leitura do livro Sonhos Sonhados,em especial o último capítulo _Eu e o Galo_ de José Marcos Soares de Souza.(Ex- Conselheiro do CAM). Surpreende o Clube, na visão de quem já esteve dentro da “igrejinha”. SAN

  2. Acho que qualquer coisa para mudar essa realidade que levaram o nosso galo a ser… uma chacota!

    Antes qualquer clube que viria jogar aqui tremiam nas bases. Hoje… hahaha dão risada.

    Sim.. RENOVA GALO!
    Tem total meu apoio. Pode contar Comigo.
    Transformar as categorias de base do clube pois sempre tivermos uma categoria de base promissora, hoje não revelamos mais nenhum jogador. Vendemos a preço de banana pra fora e depois compramos novamente por milhões, ou contratamos essa leva de jogadores porcarias que tem atuado no clube!

    RENOVA GALO!!! PRA ONTEM

  3. Boa Noite,

    Vou ler com mais tempo a proposta do Renova Galo, mas, já adiantando que qualquer coisa feita com amor e paixão pelo nosso Galo, só pode vir a somar.
    Estamos num momento que a mediocridade do nosso time é simplesmente o reflexo da má gestão que se acumulou ao longo dos anos.
    Queremos nosso Galo de volta.

  4. Boa tarde para todos !
    Vamos participar, vamos tirar o Galo das mãos desses filhinhos de papai que sempre enganaram os atleticanos,não é possível que entre milhões e milhões de torcedores não haja pessoas competentes para gerir esse gigantesco clube.Me lembro que em 2012 um dirigente do Barça visitou R10 na cidade do galo ,viu a estrutura e disse que no Galo não se aproveita a estrutura para o futebol.

  5. Grande iniciativa, Caldeira! Feedback assertivo que só aqueles que têm inteligência emocional podem dar.
    Não costumo contar número de comentários, mas hoje, em se tratando de algo que a maioria cobra aqui, considerei pequena a adesão. É mais fácil vir todos os dias com discursos “façam isso e aquilo, enquanto eu não faço nada”.
    O Renova Galo chega com proposta prática de como a longo prazo separar as palavras siamesas CAM e crise. Será uma cirurgia lenta e dolorosa mas juntos podemos, sim, tirar o CAM da UTI.
    Irei ler calmamente o projeto antes de opinar mais sobre.
    Por fim, devo dizer que, em que pese nosso querido Eduardo tentar – mesmo combalido – manter acessa a chama de nossa Atleticanidade; sinto falta de seus textos que sempre alegravam minhas sextas-feiras.
    Um abraço.

    P.S.: RIP Dom Serafim. Mais uma estrelinha Atleticana no céu.

    1. Lucy, boa tarde.
      Muito obrigado pelo feedback. Também sinto falta dos textos de sexta (rsrs). Mas a vida anda muito corrida. Muito trabalho. Etc. Quem sabe um dia eu volto.
      Quanto aos comentários apesar de andar meio sumido do Blog mas também achei baixa a adesão.
      Talvez o Atleticano esteja desanimado. Talvez ache que isso não passa de um sonho que nunca irá acontecer. Podem ser várias coisas.
      Mas certo eh que nesse ritmo, não vamos chegar a lugar algum.
      O Atleticano precisa acordar e perceber q o Galo só vai mudar se ele exigir q isso aconteça.
      Vamos continuar falando sobre isso, aqui em nosso Canto do Galo, até que muitos estejam conscientizados dessa luta.

    2. Concordo, Lucy, poucos comentários, mas eu já imaginava isto.
      Foi posto algo que está ao nosso alcance para tentar mudar o CAM. Postar na internet e não agir é muito fácil e não adianta nada.
      O Galo tem tudo para se manter gigante, ganhar títulos, ainda mais com o estádio novo vindo aí, mas todo mundo sabe que o atual feudalismo que foi implantado e enraizado no comando, vai levar a instituição exatamente para o caminho inverso.
      Quero muito que meu filho seja atleticano (ao que tudo indica, já nasceu atleticano, como todos nós!!!), mas quero que ele tenha alegrias e não que seja obrigado a ver o time definhar por falta de comando, oposição, etc.

      Excelente iniciativa, Roberto Caldeira. Vou fazer o possível para participar das reuniões do Renova Galo e tentar descobrir como agir e engajar mais pessoas!!

    1. Caro Sávio, sua afirmação não se aplica ao Roberto. Nosso companheiro, que inclusive já colaborou com o blog, não utiliza desse comportamento para interesses pessoais.
      Esse tipo de ação é usada por quem está em campanha eleitoral declarada, que vai pra bar “encher a cara” diariamente, usa espaços comuns para se projetar e ganhar visibilidade, em alguns casos até redes sociais fazendo espetáculos e depois apagando seus devaneios.
      Roberto Caldeira não tem esse perfil. Asseguro.

  6. Olá, alvinegros. Pela primeira vez vou escrever neste espaço, que já acompanho há algum tempo, pois agora li algo que, sinceramente, mostra que a torcida acordou. Assim como muitos, aqui, já fui ao Mineirão pegando carona na Pedro II, debaixo de chuva, debaixo de Sol quente, já vivi clássicos meio a meio, sempre esperando o dia de ver um Galo chegando e ganhando nas finais. Exceto 2013 / 14, o Galo sempre foi sempre um coadjuvante que incomodava, que lotava o estádio da Pampulha, mas que apenas vencia os gigantes em jogos, mas nunca em decisões. A briga que o Renova Galo vai comprar é briga de cachorro grande, significa bater de frente com um sistema viciado, que sabe ludibriar o torcedor com vitórias e esperança de um próximo ano melhor. Não será fácil, mas se o Galo não se tornar uma empresa, se não houver profissionais que estudem o futebol e empreguem isso, exclusivamente, no clube, o Galo estará fadado a ser o mais do mesmo para sempre.

  7. Prezado Caldeira. Devemos começar a fazer pressão para uma mudança de estatuto no clube, apoio a ação, com o objetivo de uma maior participação da torcida dentro do clube, maior sentimento de pertencimento, com democracia e investimentos. Como sugestões, deixo idéias, que poderão ser mais trabalhadas e melhoradas: A criação de uma subsidiária apenas para cuidar do futebol do CAM. Essa subsidiária seria comandada pelo atual conselho deliberativo e pelo sócio do futebol, através de votos: Num primeiro momento sugiro que o conselho deliberativo tenha 51% dos votos dentro da subsidiária do Futebol CAM (visando até facilitar uma aprovação de mudança do estatuto) os outros 49% dos votos seriam distribuídos dentro de uma programa de sócio torcedor (Sócio A, Sócio B, Sócio C e Sócio D).
    Sócio A seriam aqueles que comprariam cadeira no estádio, seriam destinadas 15.000 vagas, como exemplo: valor inicial da cadeira R$20.000,00, (patrimônio do torcedor) mais uma anuidade de R$ 4000,00 poderá ser dividida em 12 meses, com direito principal de votar e ser votado, entrar sem pagamento em todas as partidas em casa e também comercializar o seu ingresso caso não for a partida (retorno financeiro) e outros benefícios (Arrecadação: R$ 300.000.000,00 das cadeiras e mais anuidade de R$ 60.000.000,00).
    Sócio B seriam 20.000 sócios também com direito a voto e ser votado proporcionalmente, que pagariam anualmente R$2.500,00 e teriam direito ao ingresso, contudo, caso não retirarem o ingresso da partida o mesmo seria comercializado pelo clube e teria outros benefícios (arrecadação anual de R$ 50.000.000,00).
    Sócio C seriam cadastrados 65.000 sócios com direito a voto e serem votados proporcionalmente e que pagariam anualmente R$ 500,00 (arrecadação de R$ 32.500.000,00, que teriam prioridade a compra do restante dos ingressos e dos ingressos não utilizados pelos Sócios A e B de acordo com normas pré estabelecidas e outros benefícios.
    E o sócio D que também teria direito a voto e direito na prioridade de comercialização das cotas do sócios A, B e C e pagaria anualmente R$ 180,00 reais, número de sócios ilimitado (arrecadação de com pelo menos 50.000 sócios de R$ 9.000.000,00 anuais).
    O votos poderiam ser distribuídos assim: 51% conselho e 49% sócios. Dos 49% distribuídos aos sócios A, B, C e D, os sócios A teriam 60%, os sócios B teriam 30%, os sócios C teriam 15% e os sócios D teriam 5% dos votos proporcionais. Também sugiro que 1/3 das cadeiras do concelho sejam eleitas democraticamente com mandato de 4 a 6 anos dentro dos quadros de sócio do futebol com votos proporcionais.
    As cotas A, B e C seriam patrimônios do torcedor, mantendo a anuidade em dia, com comercialização e cotação diária no site do clube, como se fosse uma ação pertencente ao torcedor, onde o preço seria determinado pela oferta e procura ou seja criaria valor ao sócio do clube. A cota D seria comercializada pelo clube com preço fixo.
    Anualmente poderiam ser vendidas “opções ou debentures” com objetivo de fortalecer o time para uma ou duas temporada, a contrapartida do clube para atrair os sócios investidores seria que do total arrecadado com premiação no ano, 60% ou mais retornariam ao torcedor investidor como “dividendos” (Exemplo: O CAM lançaria 10 milhões desses títulos em oferta no site, com um preço mínimo de 5 reais cada, com arrecadação de 50 milhões no ano. Caso o CAM ganhasse a copa do Brasil (63 milhões), 40 milhões retornariam como forma de pagamento, ou seja 4 reais retornados por cada titulo comprado, de modo que se o clube for vencedor , conquistar títulos e premiações, também seria uma forma de retorno ao torcedor (invisto 5 e posso ganhar 7 ao final do vencimento do título).
    Arrecadação (Números totais: primeiro ano com R$, 451.500.000,00, com R$ 250 milhões das cadeiras seriam revertidas na construção do estádio) A partir do segundo ano, poderiam ser arrecadados anualmente R$ 151.500.000,00 com o programa de sócio. E ainda poderiam ser lançadas opções de títulos (debêntures) anualmente ou bianuais para fortalecer ainda mais o time e se tornar uma opção de retorno ao torcedor investidor com o retorno das premiações.
    A partir desse programa central de sócio torcedor investidor, poderiam ser trabalhadas várias outras ações como marketing, sociais…etc e trazer benefícios ao torcedor do Clube.

    1. Jorge,
      Muitos válidas suas sugestões.
      Isso só mostra q existem diversas alternativas q precisam ser avaliadas e debatidas dentro do Clube, com a participação da torcida.
      O q comungamos eh q o modelo atual fracassou. Precisamos de uma mudança q possa fazer o Galo voltar a ser um gigante.

  8. TWITTER , FACEBOOK . O RENOVA GALO DEVERIA USAR OS DOIS.
    AS MUDANÇAS PRECISAM ACONTECER RAPIDAMENTE , O C.A.M. NÃO AGUENTA ESPERAR MAIS , COM TANTOS DESMANDOS.
    VIVA O RENOVA GALO.

  9. Olá amigos da bola!

    CHEGA DE PASSIVIDADE, DE ALIENAÇÃO!

    Renova Galo tem o meu apoio. Algo precisa ser feito com urgência! A torcida alienada precisa acordar, enxergar…………..

    Só espero que ocorra algo de concreto.

    É preciso mudar tudo!

    FORA 7 IRRESPONSÁVEL/INCOMPETENTE, E AO MEU VER, CRUZEIRENSE
    FORA DIRETOR
    FORA MARQUES
    FORA TREINEIRO
    FORA EMPRESÁRIOS
    FORA PEREBAS
    FORA TORCIDA CORROMPIDA……

    Ano que vem, começar do zero!
    VAMOS LAVAR O GALO

  10. Excelente iniciativa. Muda Galo, Renova Galo. Estou a muitos meses sem comentar aqui no blog. Só esse movimento que me fez sair da letargia provocada pela péssimas decisões tomadas pela diretoria. o Atlético Mineiro é refém dessa estrutura de poder que se apossou como sendo dona da instituição. O Galo é vítima, a anos, dos mandos e desmandos dessa “confraria de amigos” corruptos e egoístas. Basta perceber como são feitos os acordos e contratos “secretos” entre jogadores, agentes e diretores, que só prejudicam o clube e os deixam sempre com ganhos milionários, restando ao Atlético dívidas de mais de meio bilhão de reais.

    Será, certamente, uma batalha gigantesca, Davi contra Golias, mas estamos acostumados a “lutar contra o vento”. “Não há possibilidade de revertermos essa situação”, alguns dirão, mas não é assim mesmo que costumamos construir nossa história atleticana?

    Se nos unirmos, se tivermos visão de futuro, se não aceitarmos algumas “vitórias de piro” para nós calar, se não desistirmos…podemos mudar o Clube Atlético Mineiro! Contem comigo, quero a mudança e a democratização do Galo!

    1. A Massa do Galo precisa despertar desse pesadelo profundo, se conscientizar da força que tem e lutar pelo que lhe eh de direito.
      O Galo é da Massa!

  11. Sette Câmara , ao invés de processar torcedores você deveria vir a público pedir desculpas e dar uma satisfação pela péssima gestão … Mas há tempos não aparece, pq a omissão ? A torcida se cansou…

  12. Pensar fora da caixa….pensar diferente…ações diferentes, visão diferente. Para isso é preciso mudar a cultura de gestão e do time de futebol do Galo. Essa cultura de que tudo é difícil, de que tudo é complicado precisa mudar. Acreditar, não no EU ACREDITO, mas acreditar que é possível ter um galo forte, vencedor e vingador, conquistando títulos. Sem títulos e sem time, a tendencia, infelizmente é ir diminuindo até acabar…. vide o nosso conterrâneo America. Agir com planejamento, transparência e governança – firmeza. Inovações, uso de tecnologia, contratar profissionais administrativos e de gestão realmente competentes e que conheçam do riscado. Tratar o CAM como empresa, que precisa dar resultados, no campo e no financeiro – Ter um conselho atuante. O futebol é uma mina de dinheiro e as pessoas envolvidas só enxergam o seu umbigo, o proveito próprio. O GALO, como instituição é muito maior que qualquer dirigente, jogador e tem todos os requisitos para se tornar realmente grande, gigante….. mas sambem tem os requisitos para o insucesso. Cabe a nós decidirmos qual o caminho a tomar. Não adianta só ficar criticando. Critiquemos, mas precisamos dar sugestões, agir e ajudar – sair do comodismo.Vou me inteirar lendo os documentos e com certeza vou participar. Se a torcida é o maior bem de um clube, que faça por merecer respeito. Não adianta ficar na porta de CT para pressionar direção e jogadores. Já passamos dessa época. Precisamos agir com inteligencia, planejamento, respeito e firmeza.E tenho dito

  13. Parabéns pela iniciativa Roberto Caldeira… o nosso amado CAM realmente precisa de algo muito novo e diferente pois esse sistema arcaico de administrar que impera lá dentro já era… o grande problema é o Conselho do Clube abraçar tal ideia e colocar em prática… espero e torço muito para que esse projeto RENOVA GALO saia do papel e vire uma realidade!!!!!!!

    OBS.: o nosso CAM hoje em dia é uma “””empresa””” onde seu Presidente é totalmente ausente… não mostra a que veio, não mostra serviço, não mostra transparência, não mostra um mínimo de competência para tal função e pra terminar, não mostra a mínima vontade para com o bem mais precioso do clube, sua torcida… 7C não está nem aí pro nosso GALO, fato!!!!!

  14. APOIADO!!
    Fora presidente Sette Camara, frouxo, fracassado, covarde, omisso! Não te esqueceremos, seu lixo! Melhor se mudar de Belo Horizonte, aqui não terá paz!
    Fora Gropen, pau mandado covarde!
    Fora Bhering, gordo desleixado perseguidor! Seu capacho covarde!
    .
    DIA 11, PROTESTO NA PORTA DA SEDE! AFRONTEM OS CONSELHEIROS OMISSOS!

  15. Bom dia, amigalos!

    Lelio Gustavo, da radio super, comentou que Alexandre Kallil rompeu com o sete /pessimo câmara e vai lançar Adriana Branco para eleições no ano que vem!
    Procede?
    Podemos ter esperança de que devolvam nosso galo?
    Pode estar chegando ao fim uma das administrações mais desastrosas do nosso glorioso Clube Atletico Mineiro?
    Abraço

  16. Bom dia massa e Guru
    Caros Caldeira, Denilson e Max parabéns pela iniciativa deste movimento, eu na condição de torcedor hoje humilhado e envergonhado pelas bizarrices que estão acontecendo no clube, gostaria imensamente de contribuir de alguma maneira para fazer as transformações emergenciais que o clube precisa, para sair do mar de lama em que hoje está afundado até o pescoço, com esta diretoria incompetente, capitaneada por um presidente que já admitiu não entender de futebol.
    Mas a mudança de estatuto é somente uma das várias coisas que precisam ser mudadas, e entre estas várias coisas está a mudança de postura da própria torcida. Hoje nossa presença se faz mais necessária na porta da sede ou da cidade do Galo, do que no campo propriamente dito. Isto porque, nosso clube não tem oposição então cabe a nós torcedores fazer o papel de fiscalizadores e cobradores desta diretoria que nada mais é do que a continuidade da desastrosa administração Nepomuceno, e que usou um falso discurso de austeridade para ludibriar àqueles que acreditaram em mudanças. Vou usar novamente então a frase do próprio Max no comentário do Fala Galo

    “se você quer transformar o Atlético é preciso que, antes, você transforme a si mesmo, exercício fundamental para que você, que já venceu o vento, possa, mais que acreditar, derrotar o tsunami que ameaça ruir de vez as estruturas atleticanas.”

  17. PARABÉNS ROBERTO CALDEIRA PELA BRILHANTE INICIATIVA.
    HÁ ANOS QUE O PROBLEMA DO GALO SE REPETE O MESMO :
    IRRESPONSABILIDADE.
    INCOMPETÊNCIA.
    CORRUPÇÃO.
    TUDO COMEÇA NA CATEGORIA DE BASE DO C.A.M. ESSA MESMA BASE QUE NÃO REVELA NINGUÉM HÁ ANOS. A MESMA BASE QUE TEM A MELHOR ESTRUTURA DO PAÍS PARA REVELAR JOGADORES.
    SETTE CÂMARA CONTRATOU E DELEGOU PODERES PLENOS PARA DOIS SUJEITOS IRRESPONSÁVEIS , IMCOMPETENTES E DESPREPARADOS PARA COMANDAR O FUTEBOL. PRIMEIRO VEIO O NEFASTO ALEXANDRE gallo , QUE DEIXOU UM ESTRAGO IRRECUPERÁVEL , AGORA OUTRO IMCOMPETENTE RUIM COSTA , QUE JÁ FEZ ALGUNS ESTRAGOS TAMBÉM, E ASSIM CAMINHA O GALO.
    PORTANTO , A GESTÃO ATUAL DE SETTE CÂMARA E SEUS APANIGUADOS MAIS PARECE UM FILME DE TERROR.
    DENTRO DE CAMPO , FICA CLARO QUE UM TIME COMANDADO POR “ELIAS” NUNCA VAI DAR CERTO .
    ELIAS , NÃO MARCA , NÃO ARMA , E RARAMENTE PEGA NA BOLA , FICA SUMIDO EM CAMPO. TALVEZ POR ISSO ÀS VEZES NEM É NOTADO EM CAMPO. ELE NÃO MACHUCA , NÃO TOMA CARTÃO , SIMPLESMENTE PORQUE NÃO JOGA.
    A LIMPEZA NESSE ELENCO PARA O PRÓXIMO ANO TEM QUE SER COMPLETA . 70% DOS JOGADORES ATUAIS NÃO SERVEM NEM PARA O BANCO.
    TODA A COMISSÃO TÉCNICA PRECISA SER TROCADA.
    NÃO É POSSÍVEL UM TIME DA GRANDEZA DO GALO , COM A TORCIDA QUE TEM DISPUTAR COMPETIÇÕES SÓ COMO COADJUVANTE. ASSIM NÃO DÁ.

  18. Prezado Roberto. Todas as sugestoes sao boas, mas o modelo de gestao associativo ja faliu. Sem injeção de capital privado, incluindo estrangeiro, faremos apenas o obvio, sobreviver. Para ser competitivo no mundo do futebol mundial, grana e essencial. Fizemos um estudo sobre o mercado de futebol brasileiro e internacional o qual foi entregue para o congresso e executivo, mostrando que se continuarmos com este modelo associativo, vamos sucumbir como brasileiros. Uma dos dados alarmantes que mostramos foi o crescimento de torcidas de clubes estrangeiros no Brasil, mostrando que venda de camisas desses clubes ja estao no top 5 no país inteiro.

    Os dirigentes nao querem mudanças, afinal, os desvios terao que acabar.

    Abraços.

  19. Só me resta bater palmas pela iniciativa do renova galo e também pela divulgação nesse blog democrático. Como colega falou aí, trata-se de um movimento para mudar a mentalidade da torcida. Enxergar sem paixões onde está o principal problema do clube. Jogadores ruins, técnicos ruins, diretores ruins conselho deliberativo ruim, são reflexos de uma estrutura arcaica do clube, que gera ineficiência e falta de transparência. Convido todos para acompanhar o movimento no Twitter, fazendo sugestões e também críticas. O que importa é participar e ajudar o galo a evoluir. Como sugestão ao nosso blogueiro Eduardo, ao Roberto caldeira e ao movimento renova galo, que tal a gente montar um abaixo-assinado e depois entregar ao conselho deliberativo? Se possível, com toda a cobertura da imprensa democrática e imparcial que não se vendeu ainda aos encantos da diretoria. O que importa é difundir essas ideias entre nós atleticanos para que ganhemos mais apoio a favor dessa causa.

    1. Petro,
      Obrigado e parabéns pelo excelente comentário e sugestões.
      Você entendeu perfeitamente do que se trata o Renova Galo.
      Vamos providenciar o abaixo-assinado e contamos com todos apoiando as IDEIAS de Renovação.
      Saudações!

    2. Caro Petro
      Pois é há duas semanas aqui tentei junto ao pessoal do blog fazer uma coisas parecida com um abaixo assinado. na realidade era uma carta endereçada à diretoria pedindo explicações e providências para tirar o presida da zona de conforto que ele e o diretorzinho estavam, mas não tive apoio de ninguém. Aliás me mandaram ir pra porta da sede protestar junto com a organizada, coisa que infelizmente não fiz por morar fora de BH. Agora com este RENOVA GALO, creio que esta alternativa ganhará força. Espero que sim.

      1. É trabalho de formiguinha mesmo. Ir convencendo os outros torcedores da importância desse assunto. Tem muita gente cética ainda, mas com o tempo, com convencimento, e com demonstração do que se pode melhorar no clube caso essas ideias sejam implantadas, a torcida vai aos poucos abraçando a ideia. De vez em quando eu dou uma “cutucada” no Eduardo para ele encampar essa ideia do abaixo-assinado. Hehehehe

  20. Quando um cidadão comum resolve se ingressar na carreira política, cheio de aparentes “boas intenções”, e lá na frente se envolve em corrupção, na verdade é que a erva daninha já estava plantada em seu coração, esperando apenas a oportunidade pra germinar e dar seus danosos frutos.
    Foi isso que aconteceu no CAM. Todos esse presidentes se apresentaram como autênticos atleticanos, cheios de boas intenções, mas na verdade eram bandidos e, no momento oportuno, mostraram suas garras inimigas do Galo. Até o “miozinho” deles queria mesmo era o poder na principal cadeira de BH, quiçá do Brasil.
    Lixos! Lixos! Lixos!!

  21. Bom dia meu amigo Eduardo n tenho twitter somente WhatsApp gostaria mto de participar do renova galo tem como eu entrar em algum grupo por favor bom dia e parabéns por suas belas palavras sempre certas no nosso dia a dia .

  22. Bom dia Roberto!!
    A mudança tem que começar de cima para baixo com uma gestão mais eficiente.
    Que austeridade é essa que gasta 50 milhões em Chará, Lucas Hernandez, Ramon Martinez?
    Que austeridade é essa que contrata perebas com salário alto e contrato longo como Zé Welison, Maicon Bolt, Terans, Denilson, Edinho etc?
    Que austeridade é essa que mantém medalhões caríssimos e sem render por anos e anos no clube Elias, Fábio Santos, Cazares, Ricardo Oliveira, Patric, Luan já deveriam ter saído a muito tempo.
    Que austeridade é essa que não da oportunidades concretas aos jogadores da base?
    Que austeridade é essa que a dívida só aumenta e os salários continuam atrasados?
    O erro vem da diretoria que contrata jogador meia boca, que não da oportunidade aos jogadores da base e que mantém com moral pipoqueiros, paneleiros que se acham os donos do time.
    Contrata técnico interino que não tem moral nenhuma e os erros se repetem ano após ano.
    *Primeira coisa que tem que fazer para 2020 é contratar um técnico top que saiba montar elenco meus preferidos são Thiago Nunes, Cuca, Marcelo Oliveira.
    *Segundo usar o Mineiro para da oportunidades aos jogadores da base e testar alguns bons jogadores da série B, lembrando que o Jair veio de um time de serie B.
    Mas é trazer sem contrato longo e testar no Mineiro deu certo fica não deu vaza.
    *Terceiro dispensar uns 15 inúteis do elenco e com esse dinheiro contratar uns 4 jogadores top para chegarem e serem titulares.
    Futebol não tem segredo basta querer fazer bem feito.

    1. Pablo, bom dia.
      Como bem colocado, a mudança tem começar de cima pra baixo.
      Mas a mudança deve ser mais profunda.
      Não adianta mudar apenas a Diretoria, pois nossa história já provou que mudam os atores, mas os problemas (falta de resultados financeiros e esportivos) continuam sendo os mesmos.
      O Galo precisa de Renovação desde o Conselho, permitindo que o sócio possa votar e ser votado.
      Abrindo o Clube pra que o torcedor seja representado, que tenha voz.
      Que possa participar mais ativamente da vida do Clube.
      E que o Clube seja efetivamente gerido pro Presidentes Profissionais e que tenham dedicação exclusiva ao Galo.
      Essa é a nossa bandeira!
      Renova, Galo!

  23. Caro Eduardo Ávila.
    Qualquer iniciativa inovadora, trás apreensão e incompreensão. Apreensão, porque todo torcedor apaixonado, quer imediatismo. Incompreensão, porque muitos podem entender tratar-se de oportunismo.Oportunismo, no sentido de que tudo que é novo, revolucionário traz no bojo a ideia de favorecimento a alguns. Entendo que o propósito de RENOVA GALO é de uma mudança de cultura no torcedor atleticano. O RENOVA GALO, lembra-me muito, do movimento idealizado pelos jogadores do Corintians em idos passados, denominado DEMOCRACIA CORINTIANA, da qual o falecido Sócrates foi figura exponencial. Vamos dar as mãos em prol de uma proposta que tem tudo para vingar, desde que a abracemos e façamos pressão, como legítimos representantes do GALO, pois julgo que os torcedores são o maior patrimônio do Clube. Confesso que não consegui abrir e analisar o documento renova galo, talvez por não ter intimidade com o computador! Vamos dar as mãos porque, ao que parece além de uma oportunidade impar de fazer valer os nossos propósitos, é também um alerta de que o Atleticano está ávido por mudança, mas mudança com rumo e compromisso. Neste particular, a palavra planejamento é a palavra chave.Como diz o ditado:” não há vendo favorável para quem não sabe para onde vai”. Com um planejamento bem feito, apoiado pela MASSA ATLETICANA, cabe aos dirigentes apenas executar, e nós acompanharmos e exigirmos correção de rumo caso as coisas não aconteçam conforme planejado. Ideia magnífica para sairmos deste marasmo e criar uma nova forma de administrar o GALO. Parabéns por fazer parte da iniciativa RENOVA GALO e quem sabe, com o nosso apoio integral viremos as páginas tristes das histórias passadas do Atlético e comecemos uma nova era que nos leve à consecução dos nossos objetivos com, títulos de expressão. Finalizando, como bem você se posicionou a respeito dos títulos do CAM nos últimos 30 anos, uma vergonha para um time da magnitude do Clube Atlético Mineiro. Embora residindo em Brasilia mas como toda a família ainda em Belo Horizonte, conte hoje e sempre comigo. Vamos fazer valer a máxima: GALO FORTE VINGADOR.

    1. Ângelo Mil,
      Obrigado pelo comentário.
      A mudança e renovação só ocorrerá se o torcedor se conscientizar e comprar essa briga junto ao Clube.
      Chega de apenas torcer e ver o time fracassar, Gestor após Gestor, escolhido por um Conselho que não representa a torcida. Esse é o primeiro passo: o torcedor poder votar!
      Junto a isso, o Clube deveria prever em seu Estatuto que o Clube seja obrigatoriamente gerido por um profissional comprovadamente capacitado e com 100% de dedicação ao Galo.
      Precisamos superar essa Sina do Fracasso que nos assola há décadas!

      1. ROBERTO CALDEIRA.
        Esse movimento já provocou o despertar da massa atleticana. Veja os comentários. Precisamos idealizar, sem açodamento, a melhor forma de materializarmos a ideia de RENOVA GALO, brilhantemente idealizada por você e outros abnegados torcedores do CAM. Não deixe cair no ostracismo essa iniciativa e sempre que possível ser lembrada no Blog. A forma de implementá-la é que precisa ser sedimentada. Qual seria a melhor ? Através de um abaixo assinado a ser encaminhado à Diretoria do Clube exigindo alteração do seu estatuto ou por proposição de algum conselheiro identificado com os propósitos inseridos no RENOVA GALO, em assembleia geral extraordinária convocada com este fim, suportada por uma abaixo assinado dos torcedores do Galo? De qualquer forma, não deixemos a ideia morrer no seu nascedouro. Vamos fazer um trabalho de formiguinhas e de convencimento, sempre que possível, reprisando no Blog, os benefícios para a Nação Galo das vantagens de abraçarem essa verdadeira mudança de cultura, sem demagogia e com o propósito único de iniciativa dos torcedores do GALO comprometidos com o destino no Clube Atlético Mineiro. Hoje e sempre galo. Parabéns, e vamos que vamos!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.