Skip to main content
 -
Psicólogo graduado pela Universidade FUMEC, Pós-graduado em Psicologia Médica pelo departamento de Psiquiatria e Neurologia da Faculdade de Medicina da UFMG e Mestre em Educação, Cultura e Sociedade pela UEMG, tendo desenvolvido dissertação na área de Violência Contra a Mulher.

Pergunta de leitora – Montei um negócio pra ajudá-lo e ele terminou comigo. O que fazer?

mulher rejeitada

“Olá, Dr. Douglas Amorim. Namoro há nove anos um homem viúvo, que tem quatro filhos.  Dois são mais velhos e já se casaram. As outras duas ainda são adolescentes. Tenho meu trabalho e, além desta atividade, montei um negócio para poder ajudá-lo. Como estava envolvida nos dois trabalhos, ele não entendeu e me abandonou. Acabou arrumando outra mulher, mas, vejo que o relacionamento dele não tem futuro. Telefonei para ele muitas vezes, até que decidi parar de importuná-lo. O que pode ter acontecido? Será que alguém fez a cabeça dele”?

 

Envie sua dúvida para perguntaUAI@gmail.com. Não identificamos os autores das perguntas

 

Resposta:

Querida leitora, confesso que tive uma certa dificuldade em entender seu relato. O que consegui perceber é que, na sua interpretação, ocorreu o seguinte: você estava se relacionando há nove anos com um homem. Você quis ajudá-lo, montando um negócio para que ele pudesse trabalhar e ficou bastante atarefada. E que, a partir daí, possivelmente por falta de tempo, ele não compreendeu sua real intenção de ajudá-lo e acabou te deixando.  Depois você mencionou que ele arrumou outra mulher e que acha que essa relação não tem futuro.

Percebe como existe uma certa confusão? Será que seu relacionamento com ele já não estava lá grandes coisas e você não enxergou? Será que ele arrumou essa desculpa das suas duas atividades para finalizar a relação? Infelizmente, não tenho como te dar certeza. O que posso dizer é que, se depois do término, você  telefonou insistentemente, e ele não quis voltar, é porque possivelmente esteja decidido a não fazê-lo. Tanto, que já está namorando outra pessoa. Dizer que não vê futuro no novo namoro dele, talvez, seja o que você queira acreditar. Isso é uma atitude típica de negação. Ou seja, negar uma realidade que se apresenta por demais dolorosa.

Felizmente, você tomou uma sábia decisão ao resolver parar de procurá-lo. Usualmente, quando estamos nessa posição, imploramos e nos humilhamos muito perante ao outro. Isso faz com que nossa auto-estima seja implodida e, se não pararmos com tais atitudes, podemos até mesmo desenvolver doenças como a depressão, por exemplo. Quando alguém não deseja mais se relacionar conosco, não há outra alternativa: precisamos nos recolher emocionalmente para nos organizar e, a partir daí, tocar a vida em frente.

Dica pra você: procure se desligar deste tipo de dúvida. Ficar se perguntando se alguém fez a cabeça dele não irá te levar a lugar algum. Por mais que te doa, o que aconteceu, foi que ele tomou a decisão de não querer ficar mais com você. Isso traz muito sofrimento porque, um dos sentimentos que o ser humano mais tem dificuldade em lidar, é a rejeição. Ninguém gosta de ser excluído, rejeitado, deixado. Entretanto, as pessoas não são obrigadas a ficar umas com as outras. Da mesma forma que ele quis terminar o relacionamento, você também teria o direito de fazê-lo, caso assim o desejasse, é claro. Portanto, hora de dar a volta por cima e se desconectar desta história. Eu sei que é difícil. Porém, não é impossível. E, sem sombra de dúvida, é a melhor alternativa a ser escolhida, porque você tem todas as condições de reconstruir sua vida afetiva, com quem realmente queira e mereça ficar com você. Todos nós temos temos essa possibilidade. Mãos à obra e boa sorte!

 

Um abraço do

Douglas Amorim

Psicólogo clínico, pós-graduado em Psicologia Médica, mestre em Educação, Cultura e Sociedade

www.douglasamorim.com.br

Instagram: @douglasamorimpsicologo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *