Skip to main content
 -
Psicólogo graduado pela Universidade FUMEC, Pós-graduado em Psicologia Médica pelo departamento de Psiquiatria e Neurologia da Faculdade de Medicina da UFMG e Mestre em Educação, Cultura e Sociedade pela UEMG, tendo desenvolvido dissertação na área de Violência Contra a Mulher.

A mulher deve obedecer ao marido?

mulher obediente

“Bom dia, Dr. Douglas Amorim. Nós, mulheres, temos que obedecer ao nosso marido? Obrigada”.

Envie suas dúvidas para perguntaUAI@gmail.com  Não identificamos os autores das perguntas

Resposta:

Querida leitora, seguramente, esta foi a menor pergunta que me enviaram, desde a inauguração do blog em 07/08/2016. Entretanto, o fato de ser pequena, não diminui a importância desta indagação e, muito menos, o nível de complexidade que ela carrega em si. De fato, nós, brasileiros, ainda somos um povo muito conservador, por mais que se negue isso. É claro que, se formos comparar nosso modo de pensar e de nos comportar, muita coisa mudou, sobretudo nos últimos vinte anos. No entanto, ainda carregamos coisas enraizadas em nossa sociedade, que beiram a época medieval. A mulher passou a ser parte significativa nas escolas e faculdades e começou a ocupar parte importante no mercado de trabalho. Os homossexuais, antes colocados praticamente na condição de pervertidos sexuais e doentes, passaram a ser mais respeitados, embora, obviamente, ainda enfrentem muitos preconceitos. Os negros passaram a ter mais prestígio na sociedade e também começaram a ocupar lugares antes destinados quase que exclusivamente aos brancos.

Apesar de tudo isso, infelizmente, ainda vemos muita discriminação em relação às mulheres, negros e homossexuais. Frequentemente assistimos reportagens que revelam dados de pesquisas científicas no Brasil, com relação à remuneração das pessoas. Mulheres que ocupam os mesmos postos de trabalho que os homens, chegam a receber até cinquenta por cento menos do que eles. Qual seria o sentido disso? Nenhum, ao meu ver. Entretanto, ainda perpassa em nossa sociedade, a imagem do homem sendo superior à mulher que, há pouco tempo, era relegada ao papel de dona de casa e cuidadora dos filhos e do marido. Uma vez que os homens não puderam mais impedir que elas saíssem de casa e disputassem o mercado de trabalho em condições de igualdade intelectual (ou até de superioridade), o único mecanismo machista encontrado para deixar o masculino acima do feminino, foi a remuneração. Na minha humilde opinião, ainda vai levar um tempo para essa idiotice acabar, mas, creio piamente que a ideia do macho superior está com os dias contados.

Ainda assistimos a um número alarmante de casos de violência contra a mulher, perpetrados por agressores de todas as idades, nível de escolaridade e classe socioeconômica. Parece-me que isso perdura nos dias de hoje, exatamente pelo fato do homem não ter mais o controle da vida da mulher, como acontecia outrora. Como isso não é mais possível e, por vezes, a mulher tem até um salário melhor do que o seu companheiro, o último recurso de dominação masculina, passou a ser a violência física e/ou psicológica. Por isso é tão importante o fato das mulheres denunciarem seus agressores. Somente assim, essa cultura da violência doméstica terá alguma chance de ser erradicada em nosso país. Há ainda os que se amparam na concepção bíblica/religiosa, da mulher ter de obedecer ao homem. Não irei entrar aqui em questionamentos de crenças religiosas, mas, percebo que, frequentemente, o conservadorismo/machismo, acaba sendo amparado nesta justificativa. Particularmente, acho isso um absurdo inominável.

Dicas pra você: querida leitora, é claro que a mulher não deve obedecer ao marido. Não existe relação de hierarquia entre esposa e marido. Ambos estão no mesmo nível. Logo, esta história de obedecer, não faz o menor sentido. Nosso grande desafio enquanto casados, é tentarmos desenvolver a saberia para fazermos acordos, abrirmos mão de algumas coisas e procurarmos estabelecer uma relação de equilíbrio. Em um determinado dia, um cede. No outro, o parceiro (a) o faz. Um casamento não é uma empresa na qual existe um chefe e um subordinado. Fique bastante atenta a isso porque, se esse for o seu caso, é possível que você esteja fazendo uma interpretação errada sobre o que é um casamento saudável, equilibrado e respeitoso. As mulheres não nasceram pra obedecer aos homens e vice-versa. Está na hora de pararmos de reproduzir este discurso retrógrado e medieval. Temos os mesmos direitos e deveres.

Um abraço do

Douglas Amorim

Psicólogo clínico, pós-graduado em Psicologia Médica, mestre em Educação, Cultura e Sociedade

Consultório: (31)3234-3244

www.douglasamorim.com.br

Instagram:@douglasamorimpsicologo

Canal no youtube: https://www.youtube.com/user/douglasdanielamorim

8 thoughts to “A mulher deve obedecer ao marido?”

  1. Realmente DEVE existir equilíbrio num relacionamento, porém, qdo uma mulher é preguiçosa, e se torna manipuladora, qdo ela é mal resolvida, tem traços de rejeição na infância, q ñ teve limites, mimada, ela passa a se tornar um adulto medíocre e cheia de gosto, onde tudo tem q ser do jeito dela. Ñ aceita “críticas”, nem conselho do marido, e aí? Lembrando que TODA crítica DEVE ser construtiva, em prol da evolução do ser humano. Ñ entendo pq a mídia só defende a mulher, mas existem homens mais decentes do que muitas mulheres oportunistas, cheias de conflitos internos, e individualistas. Conheço uma infinidade de pessoas assim.

  2. Eu já tenho 15 anos de submissão quando apanhei a primeira vez eu bati de frente com meu marido, fui buscar ajuda com minha família, e minha família disse que se eu obedecer não apanho mais, se eu apanhei foi pq eu desobedeci e respondi. Então busquei ajuda com de outras formas mas demorou tanto que quando me procurar já não tinha mais cel e tel fixo era trancado e eu já tinha 3 filhos então não ia ficar sem meus filhos pq ele me proibiu de trabalhar e só saia de casa com ele, nem pra comprar minhas próprias roupas eu não fazia ele que comprava. E como já tinha 3 filhos e com 10 anos de casada deixei pra lá e continuei apanhar , e só vou sair dele quando meus filhos estiverem grandes. Agora tenho 5 filhos de 15 anos até aos 07 anos, e grávida de 7 meses, indo pro 6° filho e ele disse que vai fazer 10 filhos. Eu disse vc quem sabe , nunca mais contestei com ele, pq sem contestar já apanho imagina se respondo. Quando estou gráfica ele só bate na cara, nas costas e na banda e nas pernas pelo ao menos na barriga ele não bate. E só estou falando com vcs pq minha amiga veio aqui me ver e trouxe um cel escondido e só mexo nele quando estou sozinha, nem meus filhos sabem pq se não podem sem querer me entregar pro pai. Aí vcs já sabem.

  3. Claudinei Barbosa
    Você disse que foi corrigir sua mulher!
    Você acha que pq vc sai pra trabalhar ela é obrigada a fazer as coisas como vc ordena?
    Eu faço almoço todos os dias para meu marido almoçar antes de ir trabalhar… Sou cabeleireira e trabalho em casa.
    Nos finais de semana, se eu não levantar pra fazer comida ninguém faz, ficam com fome … Eu tô estressada,cansada, meu único lazer era pedalar com minhas amigas e estou sendo privada de fazer isso por ciúmes e machismo da parte dele ,bando de homens idiotas estão perdendo as esposas por não saber lidar com os desejos que temos

  4. É tipo de texto assim que faz as mulheres afrontar os homens,eu fui corrigir minha esposa porque ela queimou o arroz 1 dia após o outro, então pra ela é normal, até eu reclamar e ela vim com esse mesmo discurso,que eu não sou pai dela,e começou toda a dramaturgia.
    Homem não deve jamais bater em uma mulher,jamais,mais existe mulheres que são covardes,elas provocam te empeitam as vezes até te agride,por causa de um tipo de texto igual esse,que desqualifica quem sai de casa para trabalhar pensando no que trazer pra dentro de casa,provocam para quebrar nossos limites,para elas ficarem no direito,mesmo estando errada, é o fim!

  5. Aplausos porque posso saber???
    Por que essa porcaria de texto é feminista???
    Texto falso e mentiroso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *