Skip to main content
 -
Psicólogo graduado pela Universidade FUMEC, Pós-graduado em Psicologia Médica pelo departamento de Psiquiatria e Neurologia da Faculdade de Medicina da UFMG e Mestre em Educação, Cultura e Sociedade pela UEMG, tendo desenvolvido dissertação na área de Violência Contra a Mulher.

Devo voltar com meu ex-namorado? Estou confusa.

ex namorado

“Olá, Dr. Douglas, tudo bem? Meu ex- namorado está tentando uma aproximação. Pelo menos, é o que acho. Ainda o amo muito, mas, nosso relacionamento não estava legal. Começou errado, sabe. Ele sempre foi muito mulherengo e o abandonei para ficar com outro. Depois de quatro meses sem nos falarmos (nesse tempo ele namorou dois meses com uma desconhecida aí), nos vimos no último sábado e ficamos juntos.  Ele me deu até flores (dessas que passam vendendo de madrugada, nos bares). Confesso que fiquei nas nuvens! Saímos do aniversário, fomos comer alguma coisa e ele insistiu para que fôssemos para sua casa. Disse não! Pela primeira vez, eu disse não! Quero que ele sinta minha falta, me deseje e volte a me amar. E disse isso a ele! Que só vamos ficar juntos de verdade quando for para assumirmos algo sério. Quando ele chegou em casa, me mandou uma mensagem. Disse que tinha adorado me ver e que tinha ido ao aniversário apenas por minha causa. Fui novamente às nuvens. No começo do papo, trocamos palavras carinhosas, mas, ao final, percebi que ele sentia falta mesmo, era do meu corpo, de fazer amor e nada mais. No dia seguinte, me mandou outra mensagem, de madrugada. Trocamos algumas falas, mas não passou disso.  Ele me disse que está confuso. Ainda o amo muito e não sei o que fazer: se me mantenho firme, distante, esperando que ele apareça; se o procuro para resolver essa questão ou se ponho um ponto final nessa história e paro de encontrá-lo. Me ajude. Estou desesperada! Obrigada”!

 

Envie sua dúvida para perguntaUAI@gmail.com  Não identificamos os autores das perguntas

 

Resposta:

Querida leitora, logo no início do seu relato, foi mencionado que seu relacionamento começou errado. Pelo que pude entender, sua insatisfação era pelo fato dele ser muito mulherengo. Realmente, encarar um namoro com alguém que tenha este perfil não é nada fácil. Você não chegou a mencionar se houve traições por parte ele. Se elas aconteceram, tudo fica muito mais difícil em relação a um possível retorno porque, uma das bases que acenam para a possibilidade de êxito em um namoro ou casamento, chama-se confiança. Ficar com alguém de fidelidade questionável, pode fazer com que a vida se torne um suplício. Já vi várias pessoas sofrerem até mesmo, durante vários anos, por se relacionarem com sujeitos infiéis e, posso garantir que a angústia, é quase uma certeza. Por outro lado, mesmo que não tenham ocorrido episódios de infidelidade, a fama de estar com uma pessoa que sempre pulava “de galho em galho”, também coloca uma pulga atrás da orelha.

Infelizmente, em sua mensagem, não foi dito os motivos que te levaram a terminar com ele. Fato é, que a ruptura aconteceu e que, nesse ínterim, tanto você quanto seu ex-namorado, tiveram experiências com outras pessoas, que não deram certo, diga-se de passagem. Houve uma recaída por parte de ambos e, algumas coisas que ele disse, aliadas a atitudes como ter ido ao aniversário apenas por sua causa e ter te dado flores, deixaram-na encantada. E era pra deixar mesmo, ora. Afinal de contas, qual mulher não gostaria de ganhar flores e ouvir este tipo de coisa? Isso fez com que você se sentisse valorizada e com a autoestima elevada. De fato, são coisas boas. Entretanto, no decorrer da conversa, você teve a percepção dele simplesmente querer transar com você. Sua atitude foi de negar e dizer que apenas fariam sexo, caso retomassem o namoro.Não tenho como dizer se ele realmente queria apenas ter sexo com você, ou se estava com saudades e ainda te ama. Neste cenário, o ato sexual seria algo inerente à esfera afetiva e, não apenas sexo, pura e simplesmente.

Dicas pra você: dois pontos são fundamentais para a sua análise. O primeiro deles é tentar analisar os motivos que levaram vocês a terminarem o relacionamento. Penso que isso seja importantíssimo porque, caso isso não seja refletido, a tendência de dar errado novamente, é uma realidade. O segundo ponto é a questão da certeza. Não acho que seja prudente tentar voltar um relacionamento com uma pessoa que se sente confusa. Todos nós precisamos sentir segurança por parte do nosso parceiro (a), ora. Se ele não nos transmite isso, certamente seu dia a dia será permeado por dúvidas, temores e sofrimento. Isso acaba prejudicando a vida profissional, social, familiar etc.

Se você o ama, não acho que tenha de ficar bancando o papel de donzela e manter-se distante até o dia em que ele resolver aparecer. Penso que o mais coerente seja chamá-lo para uma boa conversa, colocar todos os pontos que são importantes pra você e observar bem as reações dele. Se ele concordar com as coisas que você disser e se mostrar seguro e disposto a retomar a relação nestes termos, ótimo. Se ele discordar e/ou ainda se mostrar inseguro, aí sim, penso que você deva se distanciar. A mulher também pode e deve tomar este tipo de atitude. Isso não tem de ficar a cargo exclusivamente do homem. Portanto, hora de tomar as providências, querida leitora. Não fique inerte diante de uma situação que está te trazendo tamanho incômodo. Boa sorte pra você!

Um abraço do

Douglas Amorim

Psicólogo clínico, pós-graduado em Psicologia Médica, mestre em Educação, Cultura e Sociedade

Consultório: (31)3234-3244

www.douglasamorim.com.br

Instagram:@douglasamorimpsicologo

Canal no youtube: https://www.youtube.com/user/douglasdanielamorim

 

One thought to “Devo voltar com meu ex-namorado? Estou confusa.”

  1. Amei suas orientaciones.
    Passa por coisas terriveis em meu casamento… Estoy cansada dele! Eu ainda amo masvejos q é um tipo muito egoístas y muñequitos… Sempre mim rebaxo como esposa. Pouca vezes Mostra carinho e quase sempre mim maltrata é do nada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *