Skip to main content
 -
Psicólogo graduado pela Universidade FUMEC, Pós-graduado em Psicologia Médica pelo departamento de Psiquiatria e Neurologia da Faculdade de Medicina da UFMG e Mestre em Educação, Cultura e Sociedade pela UEMG, tendo desenvolvido dissertação na área de Violência Contra a Mulher.

Descobri que meu namorado me trai. E agora?

batom na camisa

“Olá, Dr. Douglas Amorim. Antes de mais nada, gostaria de elogiá-lo pela coluna. Tenho certeza que ela ajuda muita gente. Namoro há 05 anos e descobri que meu namorado está me traindo. Isso já tem 02 meses. Ele não sabe que eu descobri e tenho feito um esforço enorme para fingir que não sei de nada e que tudo anda bem. Quero ter certeza da decisão que vou tomar para não me arrepender depois. Sofro muito com a traição e penso em terminar, mas, ao mesmo tempo, penso que posso reverter essa situação e fazer com que ele se apaixone por mim de novo. O que você acha que eu devo fazer? Terminar ou conversar com ele e dizer que eu descobri tudo? De repente, até mesmo fingir que não sei de nada e continuar levando meu namoro”?

Envie sua dúvida para perguntaUAI@gmail.com       Não identificamos os autores das perguntas

 

Resposta:

Querida leitora, vivenciar um relacionamento de 05 anos é algo bastante considerável e que, em condições naturais, leva os dois pensarem em uma situação de casamento. De acordo com seu relato, tudo ia bem, até que você descobriu a traição. O fato de não ter contado o que sabe, pra mim, significa que você sente um amor muito grande por essa pessoa, além de ter um auto-controle excepcional. Por outro lado, penso que esse fingimento tem um custo emocional altíssimo para você. Inclusive porque, houve uma quebra no vínculo de confiança e isso é algo muito grave. Entendo que, manter seu namoro nestes moldes, possivelmente resultará num casamento, no qual estará sempre infeliz e desconfiada. Vai ficar olhando o celular dele escondido, daqui a pouco vai querer segui-lo de carro; enfim, vai transformar sua vida num verdadeiro inferno. Casar assim é simplesmente insuportável, não acha?

Portanto, o primeiro passo é pensar se vale mesmo a pena ficar com isso guardado só pra você. E, a grande questão, no meu humilde modo de entender, não é tentar fazer com que ele se apaixone por você novamente. Inclusive, porque, a traição, pode ocorrer por uma infinidade de razões. Dizer que as pessoas traem exclusivamente porque não gostam mais de seus parceiros (as) é uma forma pobre de enxergar tal conduta. Já atendi dezenas de pessoas que traíram seus companheiros (as) e que diziam abertamente que os amavam. E amavam mesmo. A traição pode ocorrer por uma vasta gama de motivos que vão, desde a ausência do afeto, até circunstâncias como vaidade, autoestima baixa, compulsão sexual, gosto pelo perigo, falha de caráter e muitos outros. Infelizmente, não tenho como atestar qual foi o motivo que levou seu namorado a fazê-lo.

Dicas pra você: Eu vejo, em virtude do tamanho do sentimento que você tem por ele que, a única saída, seja o diálogo. Dizer que sabe (mas, desde que você saiba mesmo, porque, se isso for fantasia da sua cabeça, a coisa pode ficar feia) e que quer saber os motivos disso ter ocorrido. Terminar de forma abrupta e impulsiva pode te trazer um sentimento posterior de arrependimento. Já tive contato com pessoas que foram traídas por seus cônjuges, que tinham uma determinada estrutura psicológica, que lhes permitiu suportar o impacto e perdoar. Por mais incrível que possa parecer, em alguns desses casos, a relação foi restaurada, revigorada, e tornou-se até mesmo, mais forte do que antes. Para alguns indivíduos, isso é intolerável e não há a possibilidade de retorno. Para outras não. Cabe a você pensar nas hipóteses que podem se tornar concretas mediante a sua comunicação de estar a par dos fatos. Penso que conversar sobre o ocorrido é mais honesto com você mesma, por mais que te traga dúvidas e temores. Deixar de falar significa alienação. De acordo com dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, um dos sinônimos de alienação é alheamento. E, um dos significados desta última palavra é “esquecer-se de si mesmo”. Portanto, querida leitora, eu é que te pergunto: vale a pena esquecer-se de si mesma? Muito cuidado com a resposta porque, quando nos abandonamos, os riscos de uma vida desastrosa são iminentes. Boa sorte!

 

Um abraço do

Douglas Amorim

Psicólogo clínico, pós-graduado em Psicologia Médica, mestre em Educação, Cultura e Sociedade

Consultório: (31)3234-3244

www.douglasamorim.com.br

Instagram:@douglasamorimpsicologo

Canal no youtube: https://www.youtube.com/user/douglasdanielamorim

 

 

 

15 thoughts to “Descobri que meu namorado me trai. E agora?”

  1. Gente preciso de um conselho, relacionamento de dois anos quase. E a poucos dias descobrir que estou sendo traída. O problema e que ele não sabe que eu sei, ainda nao nos vimos, gostaria de saber como devo agir quando eu for falar com ele??.

  2. eu meu namorado brigou ai nos voltou ai umas 4 semanas ele ficou diferente com migo ele nao era mais aquela pessoa que ficava querendo eu perto 24 hrs ai fica saindo com os amigo esquecia de mim nem falava onde ia . ai ele mandou msg falando que nao queria mais falava que meus pais nao gosta dele mais quem tem que gosta e eu nao eles ne . ai fiquei mal sinto muita falta dele nao consigo comer hoje e aniversario dele eu queria passar o dia com ele mais nos nem juntos nos ta ai falei que eu queria se amiga dele ele falou tambom ai ele ta diferente ai ele falou que aoutra ex dele perdiu para se amiga dele ele e amiga dela furma narguile juntos ai tem uma menina que amiga da minha amiga que ela ja ficou com ele ai ela falou que quando ele me trousse para casa ela viu ele ficando com a ex dele agora nao sei se e a verdade . mais se ele fez isso ele perdir desculpa para vc vc ia aceitar ??? ??? ??? eu acho que isso nao vai acontecer com migo 🙁

  3. O homem que trai várias vezes, vai continuar traindo, podem ver TDS os comentários que o infeliz fez novamente, o meu marido é um santo quando está comigo e chega no horário certinho em casa, é um grude comigo, se eu ficar o dia td em casa ele fica também, falo pra sair com os amigos e ele prefere ficar comigo, mas não é que o traste estava me traindo no horário de trabalho e TD mundo com inveja do meu casamento kkkkkk, infelizmente nos enganamos de uma tal forma, mas ninguém morre por outra pessoa e o sofrimento faz parte sim, para seguirmos em frente e não perdermos tempo com babacas que não valem nada, vamos ser felizes e cuidar da nossa mente e do nosso corpo, dos nossos pais que estão sempre nos acolhendo nas nossas quedas.

  4. Gente , descobri que meu marido estava fazendo algo erado comigo , na minha casa tem muita orações com pastores e pastora de igreja , e um pasto revelou que tinha um rabo de saia pra cima dele ( mulher ) , fui conversar com ele pergunta oque tava acontecendo ele disse que iria resolver isso que não estava agindo como homem e sim como muleque , e que não mim trocaria por ninguém , fiquei chatiada e com um ponto de ? Na cabeça pois não sei se ele chegou ao ponto de mim trai mesmo , ele foi trabalhar e quando chegou chamei ele pra conversar e perguntei oque tava acontecendo ele respondeu assim , eu te disse que ia resolve pois eu ja resolvi fiquei calada e novamente com um ponto de ? , tou pensando em te uma conversa seria com ele pois ele nao mim fala oque tava acontecendo ou ainda ta não sei , e depois que ele falou que já tinha resolvido ele acha que já ta tudo bem mais pra mim não ‘

  5. Eu sei que e difícil não sofrer, mas não e vc que deve estar assim ele quem foi o canalha, e vc não tem culpa de nada ele simplesmente não tem caráter, com o tempo vc ira superar tenha certeza

  6. Gente recentemente descobri que me namorado meu traiu, eu já “desconfiava” que ele conversava com essa garota, mas ele sempre falava que não conversava e tal… Passando se alguns meses, quando eu cheguei na escola, reuniu umas “amigas” se é que posso chamar de amigas, e me falaram que ele me traiu com a tal garota, desde o começo do ano… E aí tá minha indecisão, pois uma das “amigas” que ficou sabendo da história e compartilhou pra outras, já tentou acabar com meu relacionamento, e lembrar disso me faz ficar com uma dúvida, será que ouve mesmo essa traição? Dizem que tem até provas, mas ninguém me mostra, e uma delas disse que viu a conversa da garota com essa “amiga” que espalhou pra todos… E ele diz que não e tudo mais… Me ajudem por favor, não sei o que faço mais..

  7. Olá boa tarde, estou vivendo uma turbulência e preciso de ajuda, no passado o meu namorado viveu uma relação que durou 1 ano, de repente entre eles surgiu uma discussão e a rapariga sumiu da vida dele sem lhe ter dado nenhuma explicação, ai depois de 2 meses nós nos conhecemos e começamos a namorar. era tudo muito lindo, cumplicidade, respeito, amor, carinho, ele é um mimo, passando-se 3 meses de namoro meu e dele, a rapariga por sua vez aparece em casa dele com suas coisas pessoais, foi atendida pela empregada e la se esta-guinou quando ele chegou do serviço a encontrou em casa e ela disse a ele que estava gravida de 6 meses, ele me escondeu esse assunto até um dia a rapariga me ligar e contar, eu conversei com ele e ele disse que tinha medo da minha reacção. conversamos e eu lhe perdoei por ele me ter mentido, o que me inquieta é que a rapariga até agora esta em casa dele, ele esta sem coragem de lhe mandar para a casa dos pais pk ela esta gastada, + eu estou cansada de lhe ouvir dizer que ja vai resolver esse assunto e nunca resolve, já se passam 2 meses e nada, sinto que a nossa relação já não é a mesma. o que devo fazer? eu e o meu namorado vivemos em cidades diferentes + ele quase todos os finas de semana vem para a minha cidade ver-me.

  8. Sou gay e namoro com um garoto a 10 meses. Descobri que meu namorado está namorando uma menina escondido. Mas gosto muito dele. O que eu faço?

  9. Eu sou casada a sete anos,nesse sete anos ele me traiu 5 vezes,e sempre fui dando uma oportunidade pois sempre sofri muita pressão pela minha vó,e tivemos dois filhos lindos ele resolveu seguir uma religião disse que nunca mais ia fazer.realmente traição carnal nunca mais peguei,mas hoje descobri que ele conversa com uma ex trocam fotos.
    Nao sei oque fazer eu sei que ele vai fazer denovo,só que sofro uma pressão emocional muito grande pelo fato de minha vó me força a fica com ele,e eu nao trabalha e penso no meus filhos pois ele é único que trabalha em casa.
    Gosta dele já nao sei se gosto mais a um bom tempo,mais eu sei que se eu joga tudo pro alto muita pessoas vão sofrer principalmente meus filhos pq são muito apegados ao pai uma de 1 ano e outro de 4…e eu fico indignado como ele pode dormi tranquilamente como senao tivece acontecido nd,enquanto eu passei anoite acordada indignada chorando.

  10. Olá Drika!
    Como não gosto de rodeios e apesar de não lhe conhecer, acho que mulher nenhuma deve passar pelo que você está passando, o meu conselho é : CAIA FORA DESSE RELACIONAMENTO! É uma tremenda furada! Se cara não te respeitou e não te tratou como você merecia, não volte mais atrás. O item básico de qualquer relacionamento é o respeito, contudo se esse item está deixando a desejar, o melhor a fazer é por fim de uma vez por todas na relação. Ele disse que vai mudar? disse que não fará mais sofrer? É mentira! Infelizmente eu não acredito em mudança em pessoas com esse tipo de comportamento, pois tais ações já fazem parte do caráter dele.
    Sabe o melhor a fazer? Arrume suas coisas e vá embora da vida desse homem para sempre! Sei que no começo pode ser bem doloroso, porque você gosta dele, vocês irão ter filho, etc, mas creio que depois você irá sentir muita paz na sua vida. Você irá encontrar outra pessoa, irá se apaixonar e Você merece coisa melhor. Procure alguém que lhe respeite, que lhe trate com carinho, ternura e principalmente QUE NÃO TOME DINHEIRO DE VOCÊ. A pior coisa é lhe dar com pessoas agressivas. Vá por mim, não se prenda a esse tipo de homem, pois quando você se arrepender de estar ao lado dele, por ser muito tarde. Abraço! SEJA FELIZ!

  11. Oh meu nao tem nada vê com traição,mas como nao tenho ngm Lara desabafar ,resolvi desabafar aqui, estou grávida de 5 meses.. Tudo wra normal ate eu engravidar,eu engravidei as coisas começarão a mudar ,o meu namorado começou a ficar agressivo, a me chibgar,a me humilhar falar um monte meedax, nao ta trabalhando ficou em casa quase 3 meses.. Tava louco nervoso ha.. Sem dinheiro.. Comecei dar dinheiro Lara ele todo o sábado, todo o sábado eu dava,ou quando ele queria, só que dai ele começou a me chibgar,falar que ia dar na minha cara,disse que eu era vagabubsa,que eu era vagabunda,que ia me dar uma facada e me matar, passou dias o meu bebe era para ser menina e descobri que era menino.. Bah ele fixou meio assim bravo.. Mas depois aceitou.. Porque ele já tem um filho de 7 anos e queria uma menina… Com os dias se passarão ele queria 590 emprestado para comprar um carro,queria porque queria.. Queria ate que eu fizesse acordo para conseguir para ele.. Enquanto ele tava em.Ksa bebendo.. E eu trabalhando minha gravidez é de auto risco.. Ta dai falei que nao iria dar! Dai ele pegou! Ficou bravo.. Nao passou o natal comigo nao passou me ligou no na terça… E fez de conta que nada avia c
    Acontecido.. Depois ele ligou querendo o dinheiro emprestado de novo.. Eu disse que nao ia dar.. Ele falou que mulher desse jeito nao valia para ele.. Que nao ajudava.. Só que mais eu fazia.. Sendo que ele ficava só em Ksa bebebdo e dormindo.. Chegou quarta feira foi para o sitio com a família encheu a cara e voltou ontem.. Ai amor me desculpa eu te amo quero ficar com vc e com a família.. Agora tenho carro as coisas vão começar do zero.. Só que ele esqueceu tudo que me falou ate me dar um tiro disse que oa me dar nenhum. Momento passou na cabeca dele que eu RO grávida… Que gritava comigo no.meio da família me humilhando.. 123 horas da manha mandava eu embora ? Oque vcs acham disso.. Dar uma chance ou nao ?

  12. Não caia na lábia dele.
    Eu namorei quatro meses, descobri uma traição, ele me pediu perdão e pediu a chance de começarmos do zero. Concordei, pedi a ele honestidade, que se tivesse algo a me falar, seria o momento. Ele disse q não, que foi uma única vez e continuamos como combinado. Ele nunca me deixou ver o celular dele, na noite de Natal ele acabou deixando eu ver a senha (talvez não percebeu que eu vi). Esperei ele dormir e fui ver se tinha algo, a pior coisa que fiz na minha vida. Na sua câmera tinha várias fotos e vídeos dele com outras em moteis. Além de me trair, ele guardava essas lembranças no celular. Acordei ele, pedi a verdade e ele negando, dei-lhe um tapa na cara e quebrei o seu celular.
    Sai na história como a errada, que agiu errado. Ele largou de mim sem me deixar falar nada. Me bloquiou de tudo e pediu pra eu deixá-lo em paz. Agora estou mal, com uma dor terrível, no corpo, na alma, no coração. Embora foram apenas quatro meses eu sou completamente apaixonada por ele. Só choro, não como, não tenho vontade de levantar da cama.
    Por isso digo, na minha opinião, quem traiu uma vez sempre irá trair.

  13. Meu namorado chegou em mim e me disse que me traiu e que está arrependido e quer uma segunda chance
    Disse que não vai fazer mais isso,e que foi no momento de fraqueza da parte dele pois ele bebeu no dia
    Disse que ama e que não quer me perde…

  14. E você tem dúvida? Acabou de descobrir que ele tem um caso com a amante sabe até o motel que eles se encontram! Deixa de ser besta! Vai ignorar isso? Tenha amor próprio mulher.

  15. Estou morando com meu namorado + de 1 ano .. ele vive no celular coloca senha e nao deixa eu ver.. a um tempo atras descobri a senha e vi um recado de uma mulher casada pra ele dizendo estar sentindo saudades .. ele respondeu que ja estava indo embora pra casa que era pra ela ligar pra ele no outro dia as 11 da manha.. ele disse ser uma amiga dele .. o problema eh que o marido dela mandou mensagem pra ele falando um monte.. ja cheguei a ligar pra ela pra saber .. ela disse pra esquecer que era passado.. agora nessa semana no dia do aniversario dele ..ele esqueceu o celular em casa e foi trabalhar.. descobri a senha e novamente essa mulher se declarando pra ele.. fingindo ser ele .. escrevi que queria ver uma foto dela ..ela respondeu que nao dava que depois explicava.. disse entao vamos se ver .. ela respondeu agora ou amanha.. eu falei agora .. ela respondeu ta ok.. eu disse onde e ela respondeu no lugar de sempre.. eu disse onde ? Ela respondeu :no extra jaguare ou continental .. eu respondi continental.. ela deu ok. E falou que nao ia levar celular que ja estava indo pra la .. gente o que vcs acham ?? Teve traicao??

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *