Skip to main content
 -
Psicólogo graduado pela Universidade FUMEC, Pós-graduado em Psicologia Médica pelo departamento de Psiquiatria e Neurologia da Faculdade de Medicina da UFMG e Mestre em Educação, Cultura e Sociedade pela UEMG, tendo desenvolvido dissertação na área de Violência Contra a Mulher.

Sinto que fracassei na vida e não tenho forças para mudar isso. Como fazê-lo?

“Olá, Dr. Douglas Amorim. Não sou uma pessoa feliz. Tenho 41 anos e nenhum motivo pra comemorar. Com essa idade, sou frustrado profissionalmente e, tudo o que faço, infelizmente, não dá certo. Não consegui ser nada na vida até hoje. Devido à timidez que sempre me acompanhou, perdi muitas oportunidades na vida. Sou também dominado pela procrastinação e não consigo terminar nada daquilo que começo. Sou o típico fracassado, aquele que todos apontam e falam: “nunca será nada na vida”. Devido às dificuldades​ financeiras, nunca consegui estudar e me formar além do ensino médio. Essa é a maior frustração que carrego na vida. Sou aquela pessoa que, por ter tido uma criação super protetora, por parte principalmente de minha mãe, acabou se perdendo. Aos 41 anos, moro na barra da saia dela, isso, depois de ter vivido 10 anos no exterior. Não tive capacidade de juntar dinheiro e fazer minha vida, me casei com uma mulher autoritária e acabei voltando com uma mão na frente e outra atrás. Tive que recomeçar a minha vida de baixo e trabalhando em um emprego que não gosto. Nesse emprego, trabalho em família e sou constantemente vítima de cobranças injustas quando o serviço dá errado. Também sou vítima de assédio moral, sabe. No começo sofria calado, até o dia em que comecei a reagir e responder à altura. Chego a ter discussões calorosas com o patrão, que é meu cunhado. No entanto, da próxima vez, irei processá-lo, porque não aguento mais isso. Gostaria de mudar de trabalho, mas, me falta coragem. Sou tomado pela procrastinação e não consigo agir. Fui pessimamente preparado para encarar a vida de frente e lidar com os obstáculos, devido à criação super protetora por parte de minha mãe. Só perdi um pouco de minha timidez, quando vivi e trabalhei no exterior, porque, em alguns momentos, tive de encarar a vida sozinho. Foi assim que amadureci um pouco. No entanto, fracassei no meu objetivo. Voltei para morar com minha família e sempre fui vítima de chateações.  Como queria ser feliz, ter minha carreira, emprego, prosperidade em tudo que eu fizesse e conseguir encontrar alguém que me fizesse feliz! Mas, qual mulher namoraria um homem tímido, incompetente, fracassado e medroso? Queria tanto ter intrepidez, coragem, força pra mudar e ser melhor…  Sou muito complexado, Dr. Douglas. Não gosto de mim e da minha imagem. Não sei fazer nada, não presto pra nada e tudo que faço dá errado. Tenho pensado, sinceramente, no suicídio como solução. Como sair dessa?”

Envie sua dúvida para perguntaUAI@gmail.com   Não identificamos os autores das perguntas

Instagram: @douglasamorimpsicologo

 

Resposta no link logo abaixo:

 Um abraço do

Douglas Amorim

Psicólogo clínico, pós-graduado em Psicologia Médica, mestre em Educação, Cultura e Sociedade

Instagram:@douglasamorimpsicologo

Consultório: (31)3234-3244

www.douglasamorim.com.br

 

Basta clicar para visualizar a resposta!

17 thoughts to “Sinto que fracassei na vida e não tenho forças para mudar isso. Como fazê-lo?”

  1. Situação bem semelhante à minha,com exceção de casamento, viajem pro exterior e trabalho com parentes(Nunca aconteceu comigo). Tenho a mesma vontade de desistir de tudo e fazer besteira. A procrastinação tomou conta da minha vida. Estou arrependido de ter nascido.

  2. Minha história é basicamente parecida com a sua, basicamente pq hoje tenho 43 anos, nunca vivi um relacionamento com nenhuma mulher, ou seja a solidão está no “12”, nunca morei no estrangeiro, na mal consigo sair da minha cidade, até nas minhas férias acabo trabalhando, ganho pouco para a responsabilidade é o serviço que faço, penso em desistir de tudo todos os dias, perdi minha Mãe a dois anos, provavelmente a única pessoa que me amou e que vai ter me amado nessa vida, não perspectiva de nada.
    Já busquei Jesus, a igreja, a casa espírita, o centro de Umbanda é casa de macumba, nada adiantou, é só desolação! Enfim, é só um desabafo. Fiquem com Deus!
    PS: Sempre existe alguém em uma situação pior do que vc!

  3. Não se sinta mal por tudo isso, nem tudo na vida está sobre nosso controle e a culpa não é sua, o importante é daqui pra frente…
    E sinceramente, eu namoraria um cara tímido e inibido, que não se acha melhor do que outros, pq eu acho insuportável gente que se acha o melhor e gosta de menosprezar o que os outros são, as qualidades são mais importantes do que cargos e coisas

  4. O que vcs diriam a uma pessoa que fracassou como filha (não cuida bem dos pais), como mulher (nunca casou), como mãe (não teve filhos), como profissional (nunca se formou em nada) e está com 50anos, desempregada vivendo às custas dos outros.

  5. Me deu muita raiva desses imbecis dizendo que o cara culpa os outros e não faz o que tem que fazer e mimimi. Eu realmente sinto MUITO ÓDIO de gente que fala isso. E um dia irão passar por isso, seus perfeitos. Super heróis. Eu sou um lixo, um fracasso total. Casei pensando que seria feliz mesmo embaixo da ponte. Tomei… Fiz empréstimos paguei sozinha, crio 3 filhos sozinha dependendo dos outros terem boa vontade pra me ajudar… Tomo remédios tenho síndromes como borderline, depressão grave, bipolar… Sou um fracasso… Quem me ama diz que sou guerreira. Posso ser guerreira mas uma guerreira que ta sempre nas costas dos outros…

    ÓTIMA RESPOSTA DR.
    MUITO OBRIGADA!

  6. Me deu muita raiva desses imbecis dizendo que o cara culpa os outros e não faz o que tem que fazer e mimimi. Eu realmente sinto MUITO ÓDIO de gente que fala isso. E um dia irão passar por isso, seus perfeitos. Super heróis. Eu sou um lixo, um fracasso total. Casei pensando que seria feliz mesmo embaixo da ponte. Tomei… Fiz empréstimos paguei sozinha, crio 3 filhos sozinha dependendo dos outros terem boa vontade pra me ajudar… Tomo remédios tenho síndromes como borderline, depressão grave, bipolar… Sou um fracasso… Quem me ama diz que sou guerreira. Posso ser guerreira mas uma guerreira que ta sempre nas costas dos outros…

  7. Nossa me identifiquei muito com você alguns momentos parecia que eu é que tinha escrito esse relato
    Por isso sei exatamente como vc se sente pois é assim que me sinto uma fracassada só queria ter um pouco de paz interior pois vivo numa briga interior….

  8. As pessoas acham fácil tudo : seja feliz sozinho ,você é responsável por tudo e blá blá blá!.
    Fácil opinar quando a pessoa está bem e feliz!
    Infelicidade depressão não ter vontade de nada se sentir um fracassado é como se fosse um vício ,e so um profissional pode tentar ajudar.
    Fácil hoje se sentir um nada onde todo mundo no fakebook é super feliz !

  9. Bom dia
    A minha história tb é muito complicada,acho que o amigo se tem 41 anos anos deve não perder mais tempo e ir a luta,ainda dá tempo, eu com 57 perdi absolutamente tudo na vida ,casa ,trabalho ,amigos ,vida familiar ,tudo ,por conta de um terrível vício que estagnou 20 anos da minha vida e hoje mais do que nunca estou sofrendo as consequências disso ,além da saúde com vários problemas e da depressão e solidão, mesmo assim tenho fé em sair dessa ,vivo da ajuda de uma parente minha o que dói mais ,não consigo trabalhar por ter de ficar indo a médicos e exames para outra cirurgia que precisarei fazer ,tenho hpb complicada entre outras coisas ,apenas digo a todos que não deixem o tempo passar com a idade tudo piora e muito.

  10. Bom ao que parece não desmerecendo o comentário de ninguém mas analisar é por demais fácil.. no entanto para quem esta vivenciando o problema todos os dias e por demais difícil sair da situação. Lamento mas não tenho o que dizer pois ao fazer isso eu precisaria ter vivenciado o que este vivenciou sua família, e outras situações como não sei é não as vivi não posso é não sou apto a opinar.. ..

  11. Concordo com o que o Adriano disse, você culpa a tudo e todos pelo seu fracasso… Nem você mesmo se aceita, o que dirá os outros?! Sua felicidade não depende de um bom emprego, formação e idade…. Felicidade é um estado de espírito, e pelo o que você relata, a desconhece…. Procure se aceitar primeiro, nunca é tarde pra recomeçar… Olha a vida passa rápido demais, tenha pressa de ser feliz… Se precisar procure ajuda profissional e vá ser feliz!

  12. PQP, meu caro…..

    O que vi no seu texto foi você apontando dedo pros outros o tempo todo: Sua mãe, sua família, seu cunhado….. você não assume a responsabilidade, o controle da sua vida e isso reflete em seus desejos.

    A frase: “conseguir alguém para me fazer feliz” é completamente irresponsável. Se você não é capaz de ser feliz sozinho, jamais vai conseguir ser feliz. Colocar sua felicidade como responsabilidade de outro é a pior coisa que você pode fazer.

    Seja feliz sozinho primeiramente e depois você arruma alguém para agregar, somar….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *