Skip to main content
 -
Psicólogo graduado pela Universidade FUMEC, Pós-graduado em Psicologia Médica pelo departamento de Psiquiatria e Neurologia da Faculdade de Medicina da UFMG e Mestre em Educação, Cultura e Sociedade pela UEMG, tendo desenvolvido dissertação na área de Violência Contra a Mulher.

Estudo Engenharia mas sinto-me frustrada. Desisto do curso ou continuo?

“Boa noite, Dr. Douglas Amorim. Tenho 22 anos e estou no segundo ano de Engenharia Ambiental. Entrei no curso por curiosidade, porque minha nota do Enem foi suficiente e pelo fato de ser uma faculdade federal da minha cidade. Antes eu prestava vestibular para Arquitetura e Urbanismo e, pela frustração de não passar, arrisquei no curso de Engenharia. Eu sou uma pessoa que gosta de estudar o que for. Gosto de ter conhecimento, mas fico indecisa se fiz a escolha certa, porque saio das aulas sentindo um sentimento de vazio. Apesar do conhecimento adquirido, tenho a sensação de que aquilo que aprendo não está me completando. Fico pensando muito no meu futuro, tenho medo do mercado de trabalho e sei que a decisão da minha carreira agora é importante. Quero ter estabilidade financeira e meu trabalho reconhecido. Nas últimas semanas tenho pensado em fazer Medicina, já que eu me daria bem em qualquer curso, pelo fato de gostar de aprender. Infelizmente, cada hora minha decisão é diferente, sabe. Não tenho um foco, um único objetivo, fico oscilando muito de pensamento e toda hora minha vontade muda. A cada momento eu tenho uma visão diferente das coisas, mas sempre pensando no meu futuro. Quero fazer as escolhas certas agora para não me arrepender depois. Por favor, me ajude”.

 

Envie sua dúvida para perguntaUAI@gmail.com   Não identificamos os autores das perguntas

 

Resposta no link logo abaixo:

 

Um abraço do

Douglas Amorim

Psicólogo clínico, pós-graduado em Psicologia Médica, mestre em Educação, Cultura e Sociedade

Instagram:@douglasamorimpsicologo

Consultório: (31)3234-3244

www.douglasamorim.com.br

 

Basta clicar para visualizar a resposta!

10 thoughts to “Estudo Engenharia mas sinto-me frustrada. Desisto do curso ou continuo?”

  1. Bom, me lembro que passei por esse mesmo dilema e decidi permanecer na engenharia. Resultado: Me formei, estou desempregado e tenho vontade de rasgar meu diploma junto com aquela capa da revista Times com o Cristo decolando. Lição de uma vida: nunca aposte nesse país. Boa sorte

  2. Estamos juntas colega… eu tenho 21 anos e estou cursando o 5° Período de Engenharia Civil. Tentei Medicina por 2 anos, mas não consegui. Meus pais ficaram desempregados, então me vi na obrigação de iniciar um curso e trabalhar. Como também tenho afinidade com matemática, escolhi Engenharia Civil porque a minha nota dava. Tenho bolsa integral e estudo em uma ótima faculdade. Não sou feliz no que faço. Até hoje não tive coragem de largar tudo porque meus pais ainda estão desempregados, não posso sair da área e perder meu ganho e não teria condições de pagar um cursinho ou coisa do tipo. Mas se as coisas melhorarem para mim, eu penso sim, na primeira oportunidade, agarrar e entrar no curso que sempre sonhei.

  3. Saia enquanto a tempo…. Você aprende a gostar de medicina.
    Me formei em engenharia e estou a um tentando um emprego, mas não consegui nada e não perspectiva, sinto como se eu simplesmente tivesse jogado fora todos esses anos de muita luta na faculdade fora o vestibular. Não serviram pra nada, quase a mesma coisa de não ter feito nada ao longo desses anos, a não ser por conseguir um diploma que me sirva para prestar concurso publico na Policia federal. Lembro que tinha boas notas para passar em medicina mesmo na federal, mas fiz a pior escolha da minha vida e não desejo a ninguém passar pelo que estou passando.

  4. Meus conselhos a você. Faça o que deseja e lhe deixe feliz. Não percebi alegria quando disse que faz engenharia. Quando estudei engenharia o mercado não era bom tbm. Essa fase irá passar e os persistentes vencerão.
    Esteja aberta a novos desafios e mudanças para obter sucesso.

  5. Meu conselho de engenheiro: Saia enquanto é tempo, vc ainda é nova, tem muito tempo para mudar de carreira. Ainda mais se tratando da engenharia ambiental que é ainda menos valorizada que a engenharia civil, por exemplo.
    Boa sorte e tranquilidade na sua decisão!

  6. Moça, infelizmente o futuro da engenharia no Brasil é incerto e não muito promissor. Sou engenheira recém-formada e te digo que não está fácil conseguir um emprego razoável na área. Piso salarial do engenheiro só existe na teoria, na prática ninguém paga. Grande parte dos meus colegas de faculdade estão migrando para outras áreas (bancos, consultorias de gestão, cargos administrativos) e provavelmente nunca utilizarão o conhecimento técnico que adquiriram na faculdade. Se eu pudesse voltar no tempo, teria feito medicina também, ainda que sinta que minha vocação é realmente mais voltada para a engenharia

  7. Bom dia. O mercado está difícil para Engenharia como diz o Paulo, mas também está difícil para outras áreas. Difícil uma profissão que se ganha bem hoje. Tenho amigos Advogados desempregados, etc. Tem até amigos que trabalham em outra área que formou porque não conseguem emprego na área formada. Eu tenho 2 cursos superiores e uma Pos. Não trabalho nas áreasuas formadas, porque não consegui emprego. Para não ficar desempregada, trabalho em outra atividade. Como voce está nova, ainda dá para pensar com relação ao que fazer. Coloca num papel, o que você não faria e depois vê o que mais te atrai. Só você ira resolver se continua ou não este curso de 5 anos ou parte para outro. Boa sorte.

  8. Eu, se fosse você, não pensaria duas vezes. Como disse o Paulo, Engenharia já era. Além do momento econômico que estamos vivendo (a Engenharia necessita que economia esteja bobando), é uma profissão que está se saturando. Infelizmente o curso de tornou moda. Muitas pessoas o fazem, mas pelo simples fato de dizer que estão cursando, como se isso lhe dessem algum “status”. Pura ilusão! No mais, felicidades!

  9. Engenharia no Brasil já era. Tenho mais de 40 anos e 60% dos meus amigos engenheiros tiveram que sair do Brasil para arrumar emprego. Estou falando de gente altamente capacitada não arrumando nada no Brasil. Brasil pode melhorar se o Lula for preso e toda sua turma junto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *