Queda expõe a anatomia de um casal

Uma casa afastada, no meio da neve. Um casal com um filho. De repente, uma morte. Cenário propício para um filme de terror. O que temos, no entanto, é um filme de tribunal que parte desse fato para examinar cada um dos envolvidos e as relações entre eles. Quando você briga com seu marido/esposa, você não espera vê-lo/la morto/a na sequência. Isso pode até te ocorrer no calor do momento, mas numa situação totalmente hipotética, irreal. Imagine se não só isso acontece como você é acusado/a do crime!

Esse é o mote para Anatomia de Uma Queda (Anatomie d’une Chute, 2023), um dos 10 indicados ao Oscar de Melhor Filme, que chega aos cinemas nacionais essa semana. Com cinco indicações, o longa tem a única mulher lembrada na categoria de Melhor Direção, já que Greta Gerwig (de Barbie, 2023) e Celine Song (de Vidas Passadas, 2023), dois outros nomes muito cotados, não entraram. Justine Triet é uma cineasta e roteirista mais do que estabelecida em seu país, este é seu primeiro filme a estourar mundialmente. A França não escolheu Anatomia de Uma Queda como seu representante no Oscar de Melhor Filme Internacional, e mesmo assim ele conseguiu ser indicado de outras formas.

Outra que já tem uma longa carreira é a protagonista, a alemã Sandra Hüller. Além de estar em outro dos destaques da temporada atual, o ainda inédito Zona de Interesse (The Zone of Interest, 2023), a atriz fez As Faces de Toni Erdmann (Toni Erdmann, 2016), que levou o trabalho dela ao grande público. Aqui, ela carrega o espectador consigo por todo o julgamento, num trabalho nada menos que brilhante. Sandra (a personagem) nunca deixa de ser tridimensional e, pelo contrário, tem diversas camadas interessantíssimas.

Apesar da pouca idade, um coadjuvante que faz a diferença no filme é Milo Machado Graner, intérprete do filho do casal. Ao lado de seu cachorro (extremamente expressivo) ou não, o garoto tem boas cenas e não faz feio, trazendo muita emoção a momentos chave. No tribunal, temos dois lados em sintonias diferentes, e ambos funcionam. Enquanto na defesa temos Swann Arlaud interpretando um advogado competente, sério e discreto, na acusação Antoine Reinartz se diverte com um tipo mais cínico, que deixa insinuações no ar. É um tipo de julgamento diferente do que conhecemos, que parece funcionar na França. Estranho só é não ter a presença de parentes e amigos dos envolvidos.

Anatomia de Uma Queda joga com a nossa percepção, nossos valores e a experiência prévia de cada um. Ao longo da sessão, cada um pode ter uma certeza, e ela muda a cada poucos minutos. A única coisa que sabemos, ao certo, é que a relação de um casal pode parecer uma coisa para eles e outra para quem está de fora, observando. Quando um casal se separa, por exemplo, pode parecer surpresa para os demais, mas os envolvidos sabem exatamente o que está havendo. Por isso, antes de mais nada, Anatomia é um filme sobre Sandra, Samuel, Daniel e a relação entre eles.

O garoto rouba algumas cenas para si

Sobre Marcelo Seabra

Jornalista e especialista em História da Cultura e da Arte, é atualmente mestrando em Design na UEMG. Criador e editor de O Pipoqueiro, site com críticas e informações sobre cinema e séries, também tem matérias publicadas esporadicamente em outros sites, revistas e jornais. Foi redator e colunista do site Cinema em Cena por dois anos e colaborador de sites como O Binóculo, Cronópios e Cinema de Buteco, escrevendo sobre cultura em geral. Pode ser ouvido no Programa do Pipoqueiro, no Rock Master e nos arquivos do podcast da equipe do Cinema em Cena.
Esta entrada foi publicada em Estréias, Filmes, Indicações e marcada com a tag , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta para Queda expõe a anatomia de um casal

  1. Letícia Alves disse:

    Ótima crítica, que dá vontade de ver o filme!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *