Julianne Moore e Natalie Portman dividem os Segredos de Um Escândalo

Duas atrizes nada menos que fantásticas e um ator em ascensão formam o elenco principal de Segredos de Um Escândalo (May December, 2023), longa já disponível na Netflix que deve ser um dos destaques na temporada de premiações que se aproxima. Outro chamariz é o nome do diretor: Todd Haynes costuma comandar bons dramas, geralmente indicados a prêmios.

Levemente inspirado pelo caso real da professora norte-americana Mary Kay Letourneau, que foi presa por ter um caso com um aluno de 12 anos e teve um filho dele na cadeia, o roteiro nos apresenta a uma atriz que chega a uma cidadezinha para conhecer a mulher que ela vai retratar em seu próximo filme. No papel da atriz Elizabeth, temos Natalie Portman (Oscar por Cisne Negro, 2010), que vai viver no cinema Gracie,  a personagem de Julianne Moore (Oscar por Para Sempre Alice, 2014).

A interação entre as duas mulheres começa amigavelmente, mas a presença da atriz na vida da família começa a levantar questionamentos. Gracie se envolveu com um menor, hoje seu marido, e foi presa. O escândalo tomou as páginas de revistas e jornais por todo o país e agora ruma à tela grande. É muito interessante ver o trabalho de Portman, observando e reproduzindo os trejeitos de Moore, que cria uma figura tridimensional, querida pela vizinhança e ocasionalmente atacada pelo crime passado.

Vivendo o marido de Gracie, Charles Melton (de O Sol Também É uma Estrela, 2019) consegue a proeza de se destacar contracenando com duas colegas invariavelmente excelentes. Não será surpresa ver o nome dele nas listas de indicados por aí. Aparentemente, o ator só precisava de um bom roteiro, como este, assinado por Samy Burch, que faz sua estreia em um longa.

Com uma carreira bem diversificada, Haynes vinha de um ótimo documentário sobre a banda Velvet Underground. Na última vez em que trabalhou com Julianne Moore, ambos conseguiram indicações ao Oscar (ele como roteirista), e Longe do Paraíso (Far From Heaven, 2002) teve quatro indicações no total. Entre as filmagens e durante a montagem, Haynes tocava como inspiração a trilha sonora do filme O Mensageiro (The Go-Between, 1971), de autoria de Michel Legrand. Acabou que a trilha foi incorporada e o compositor contratado, o paulistano Marcelo Zarvos (do terceiro O Protetor, 2023), criou em torno dela, aproveitando muito do trabalho do mestre francês. O resultado ficou inusitado, algo como se Alfred Hitchcock dirigisse um filme erótico.

Ao final de Segredos de Um Escândalo, a certeza que fica é que todos os envolvidos são muito bons de serviço. Se o longa vai ganhar prêmios, é cedo para prever, mas é de longe uma das melhores coisas a estrear na Netflix, serviço de streaming que anda tão carente de boas produções. Maestro (2023) vem aí para ajudar a mudar esse quadro.

O diretor levou seu elenco a Cannes para o lançamento oficial

Sobre Marcelo Seabra

Jornalista e especialista em História da Cultura e da Arte, é atualmente mestrando em Design na UEMG. Criador e editor de O Pipoqueiro, site com críticas e informações sobre cinema e séries, também tem matérias publicadas esporadicamente em outros sites, revistas e jornais. Foi redator e colunista do site Cinema em Cena por dois anos e colaborador de sites como O Binóculo, Cronópios e Cinema de Buteco, escrevendo sobre cultura em geral. Pode ser ouvido no Programa do Pipoqueiro, no Rock Master e nos arquivos do podcast da equipe do Cinema em Cena.
Esta entrada foi publicada em Estréias, Filmes, Homevideo, Indicações e marcada com a tag , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *