Eric Bana revira Segredos do Passado no Prime Video

Não se deixe enganar pelo título nacional genérico: Segredos do Passado (The Dry, 2020) é um bom policial que deixa o espectador imaginando o desenrolar do caso e sempre dá um jeito de surpreender. E o melhor: sem plantar pistas falsas e nos chamar de estúpidos, como é comum no gênero. De brinde, ainda conhecemos algumas paisagens interessantes do interior da Austrália, onde a história se passa e de onde boa parte dos envolvidos é.

No sudeste da Austrália há um pequeno estado chamado Victoria, a cinco horas de distância de Melbourne. É lá que fica a cidade ficcional Kiewarra, criada pela escritora Jane Harper, onde nasceu o policial federal Aaron Falk. É um sujeito calado, objetivo e detalhista. A discrição de Falk se encaixa muito bem na falta de expressividade de Eric Bana (o Hulk de Ang Lee), que parece estar frequentando a escola Ben Affleck e acerta na escolha de papéis. Uma outra personagem chega a descrever Falk como caladão, e Bana se dá muito bem no tipo.

A história começa em um velório de uma família: um cidadão matou a esposa e o filho e se suicidou. Os pais do suposto assassino suicida chamam o amigo de infância dele, o policial Falk, para investigar a situação. Tudo isso em meio a uma seca terrível que se abate sobre a região de tempos em tempos e tem ficado pior – daí o título original. E a trama do presente se mistura a um crime mal resolvido do passado que envolve os protagonistas (acima).

Os segredos e conversas atravessadas típicos de cidades pequenas estão todos lá e as figuras que Falk encontra são bastante interessantes, do bêbado ao médico, passando pelo policial local e o diretor da escola. A teia que se forma entre eles é bem estruturada e a conclusão é mais do que satisfatória. O longa, que está disponível no Amazon Prime Video, passou batido por falta de divulgação, mas certamente merece a conferida. E a sequência, já pronta, deve chegar no próximo agosto, mais uma vez com o australiano Robert Connolly na direção e roteiro.

A escritora e produtora Harper posa com seus protagonistas

Sobre Marcelo Seabra

Jornalista e especialista em História da Cultura e da Arte, é atualmente mestrando em Design na UEMG. Criador e editor de O Pipoqueiro, site com críticas e informações sobre cinema e séries, também tem matérias publicadas esporadicamente em outros sites, revistas e jornais. Foi redator e colunista do site Cinema em Cena por dois anos e colaborador de sites como O Binóculo, Cronópios e Cinema de Buteco, escrevendo sobre cultura em geral. Pode ser ouvido no Programa do Pipoqueiro, no Rock Master e nos arquivos do podcast da equipe do Cinema em Cena.
Esta entrada foi publicada em Adaptação, Filmes, Homevideo, Indicações e marcada com a tag , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *