Repescagem 2022: Pinóquio por Guillermo del Toro

Uma bela animação em stop-motion, o novo Pinóquio por Guillermo del Toro (Guillermo del Toro’s Pinocchio, 2022) traz uma história mais do que conhecida, mas com alguns toques interessantes que não estavam previstos. O romance foi lançado em 1883, mas a trama se passa na Itália de 1930 e o diretor e roteirista aproveita para mais uma vez fazer críticas ao fascismo. Depois da ditadura de Franco, na Espanha, é a vez de Mussolini.

Como o próprio del Toro disse em entrevistas, é a história de um boneco feita com bonecos, numa época em que ser uma marionete podia ser a forma de sobreviver. Todos conhecem a história de Geppetto (voz de David Bradley) criando um menino de madeira, Pinóquio (Gregory Mann). Aqui, temos também o drama de Carlo (Alfie Tempest), o filho de carne e osso de Geppetto, o que traz uma carga de tristeza ao pai, e uma dimensão maior ao todo.

Com um elenco de dubladores fantástico, que inclui Ewan McGregor, Cate Blanchett, Tilda Swinton e Christoph Waltz, del Toro conseguiu dar um ar de novidade ao velho conto do italiano Carlo Collodi, famoso na versão da Disney. Só não precisa esperar ouvir o grilo falante cantar When You Wish Upon a Star. Disponível na Netflix.

Os personagens ganharam mais profundidade

Sobre Marcelo Seabra

Jornalista e especialista em História da Cultura e da Arte, é mestre em Design na UEMG com uma pesquisa sobre a criação de Gotham City nos filmes do Batman. Criador e editor de O Pipoqueiro, site com críticas e informações sobre cinema e séries, também tem matérias publicadas esporadicamente em outros sites, revistas e jornais. Foi redator e colunista do site Cinema em Cena por dois anos e colaborador de sites como O Binóculo, Cronópios e Cinema de Buteco, escrevendo sobre cultura em geral. Pode ser ouvido no Programa do Pipoqueiro, no Rock Master e nos arquivos do podcast da equipe do Cinema em Cena.
Esta entrada foi publicada em Adaptação, Animação, Estréias, Filmes, Homevideo, Indicações, Refilmagem e marcada com a tag , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *