por Marcelo Seabra
Polar
Mikkelsen, um ótimo ator que precisa fazer pouco para satisfazer, vive um assassino conhecido como Black Kaiser que se aproxima dos 50 anos, quando a instituição para a qual trabalha o obriga a se aposentar. Mas a aposentadoria custa caro aos empregadores, que optam por eliminá-lo, enviando um grupo de alta periculosidade atrás dele. É nesse ponto em que começa o festival de absurdos, com cenas de luta e sexo igualmente trabalhadas, nas quais o diretor sueco Jonas Åkerlund se mostra criativo. Pena o roteiro ser tão estúpido.
Duas participações especiais distraem o público da mesmice da trama, e temos Vanessa Hudgens mais uma vez tentando se desvincular de sua imagem de certinha de High School Musical. Uma emboscada numa casa vale o ingresso – se fosse pago – e o que se segue é o esperado, apesar de uma ou outra surpresa. Para quem gosta de ver uns tiros voando e socos acertando seus alvos, é um prato cheio.
Velvet Buzzsaw
Novamente como protagonista, Jake Gyllenhaal agora é um crítico de arte com influência tamanha que é capaz de valorizar ou derrubar uma obra ou artista. Em meio a uma rotina de sorrisos falsos e palavras vazias, ele se depara com as pinturas de um desconhecido recentemente falecido que havia deixado um pedido claro: no caso de sua morte, que destruíssem toda a sua obra. A ganância fala mais alto e logo tudo é colocado à venda.
Gilroy aproveita essa alegoria para levantar algumas discussões sobre o preço da arte e sua comercialização. Ao criticar a falta de profundidade daquelas pessoas, ele acaba realizando uma obra igualmente rasa. Como trabalha com o sobrenatural, ele até ameaça criar regras, algo necessário para quem está acompanhando e chegou agora. Mas essas regras logo são deixadas de lado, o que deixa o público meio perdido. E os acontecimentos que se seguem entram numa mesmice que será difícil controlar o sono.
Fechando o trio de O Abutre, Rene Russo (acima) vive a dona da galeria que é mais próxima do crítico de Gyllenhaal. O elenco ainda conta com Zawe Ashton, Tom Sturridge, Natalia Dyer, Billy Magnussen e os ótimos John Malkovich e Toni Collette. Mesmo com todos esses nomes, Velvet Buzzsaw (que aparece no IMDB como Toda Arte É Perigosa) não anima. O longa se constrói sobre um mistério que nunca se revela e que não faz sentido. Não funciona como terror, muito menos como drama. É mais um filme para sumir no meio do enorme acervo da Netflix.
Série ficcional mistura personagens reais e cria situações para mostrar um novato crescendo no mundo…
Surpreendentemente, os roteiristas conseguiram criar uma história interessante para dar vida novamente aos cativantes personagens…
As relações políticas em uma cidadezinha do interior são analisadas pelo diretor, que as leva…
Desnecessariamente recontando a história do livro clássico, del Toro faz como Victor: uma nova obra…
Série nacional recria a década de 80, quando a AIDS chegou ao Brasil fazendo milhares…
Sempre lembrado por Los Angeles: Cidade Proibida, James Ellroy teve outras obras adaptadas. Conheça aqui…
View Comments
Olá! Gosto muito de seus artigos, sempre com novidades para agradar as pessoas, parabéns.