por Rodrigo “Piolho” Monteiro
Adaptada por Neil Cross (da excelente Luther) a partir de The Republic of Pirates, de Colin Woodard, Crossbones conta a história de Tom Lowe (Richard Coyle, de Príncipe da Pérsia, 2010 – abaixo), um agente secreto do Império Britânico. Ele embarca no HMS Petrel com a missão de proteger o “Cronômetro de Longitude”, um aparelho inventado por um cientista britânico que promete dar sempre a localização exata de um navio no oceano, de forma a evitar quaisquer tipos de ataques. Especialmente aqueles dos famosos piratas, cuja principal fonte de renda era a pilhagem de navios mercantis, principalmente aqueles vindos dos domínios ingleses.
Quando o HMS Petrel é justamente atacado por esses mesmos piratas que deveria evitar, revela-se que a missão de Tom era um pouco mais complicada. Ele não só deveria proteger o aparelho e evitar que ele caísse em mãos erradas a todo custo (nem que para isso fosse necessário destruí-lo), como também encontrar e assassinar o mais notório pirata da história: Edward Teach, mais conhecido como Barba Negra (Malkovich). Lowe acaba capturado pelo pirata e tenta completar sua missão, mas as coisas se complicam de uma forma inesperada (ou nem tanto, dependendo do quão fã desse tipo de aventura você é) e Tom acaba formando uma aliança forçada com seu alvo, enquanto tenta desvendar e impedir uma ameaça ainda maior ao Império.
Com uma ambientação e recriação de época bem competentes – ainda que não dê pra deixar de compará-la a Black Sails, série de pirataria do canal Starz (o mesmo de Spartacus) cuja temporada terminou recentemente – Crossbones tem um bom potencial, especialmente graças à presença sempre competente de Malkovich no elenco. Seu personagem é um pirata dado a excentricidades que, nas mãos de outro ator, poderia ser interpretado de maneira bastante caricata, o que não acontece aqui. Malkovich sabe dosar exatamente sua interpretação, tornando seu Barba Negra humano e ameaçador no tom certo, dando uma boa tridimensionalidade ao personagem. Coyle não fica muito atrás, trazendo um peso interessante para um personagem que se encontra dividido entre o que julga o melhor a fazer e seu senso de dever para com seu rei.
Seguindo a nova tendência da TV americana, a primeira temporada de Crossbones tem apenas 10 episódios. A estreia no Brasil está marcada para 6 de agosto, às 21h, no canal a cabo Space.
O Disney+ lançou Music by John Williams, documentário que O Pipoqueiro já conferiu e comenta…
O Pipoqueiro preparou um pacote de filmes de terror ou suspense para este Halloween e…
Confira o resultado de uma hipotética disputa entre DC e Marvel, já que ambas as…
Confira a segunda parte do especial do Pipoqueiro para M. Night Shyamalan, com um punhado…
Armadilha, mais recente longa de M. Night Shyamalan, chegou aos cinemas há pouco e O…
Brats é um documentário escrito e dirigido por Andrew McCarthy, ator destaque nos anos 80…