Publicidade

Categories: blogueiros

Fim do isolamento social: a honestidade deve preceder o grito histérico

Antes de pedir o fim do isolamento social, pergunte a si mesmo: isso também vale para seus pais e filhos?

Imagem: Google

O Maranhão é diferente do Amazonas e Ceará. Ou mesmo de SP e MG. O Brasil é de fato continental, todos sabemos. E dramaticamente desigual, o que só piora as coisas nesse momento.

O grande trunfo da quarentena é o ganho de tempo para fazer subir a capacidade de atendimento hospitalar. Não é nem nunca foi erradicar a doença. Agora, se o Estado está ou não trabalhando para isso (equipar melhor os hospitais e profissionais de saúde), eu não sei dizer — mas aí o erro não seria da quarentena, e sim dos governos.

Que estamos transferindo a encrenca para a frente, isso é certo. O pico previsto dos casos migrou do final de abril para a metade de maio. Como é certo que não estamos em quarentena. E, ao que parece, vamos afrouxar ainda mais.

O ser humano não é gado, ainda que tantos comportem-se como membros de uma manada. Se fossemos, nesse caso, estaria tudo resolvido em dois meses: 1% da população total (70 milhões de pessoas) morreria e vida que segue. Mas não somos.

O ser humano é emocional. Temos medo da morte. Principalmente da morte de quem amamos. E ao ver o perigo se aproximar de forma tão real e intensa, nos recolheríamos todos, só que em pânico, de forma desordenada, sem a coordenação do Estado.

Essa é a base e o modelo que embasam todos os governos dos países desenvolvidos. Acreditam, baseados em estudos, dados, estatísticas, modelos matemáticos etc, que o custo (gigantesco) das quarentenas é menor que o oposto.

Você pode ter cientistas enganados em Harvard ou no MIT. Mas acho pouco provável tê-los, simultaneamente, em todas as grandes instituições mundiais; em todos os ministérios da saúde; em todos os grandes laboratórios, e por aí vai.

Particularmente não consigo formar nem chegar a uma opinião definitiva. Já disse isso dezenas de vezes. E a cada vez que me pego pensando nisso, chego sempre no mesmo lugar, seja qual for minha linha de raciocínio, ou seja, lugar nenhum.

Por isso não contrario nenhuma corrente, apenas tendo a confiar mais em Harvard que no WhatsApp. Mais em Angela Merkel que em Jair Bolsonaro. Mais em Israel (em quarentena total, com número de casos e óbitos baixíssimos) que na Bielorrússia.

Ninguém precisa me falar sobre economia. Ninguém precisa me falar sobre pequenas empresas fechadas. Ninguém precisa me falar sobre desemprego e dívidas. Eu não só sei que existem como conheço bem e de perto tudo isso. Entendo perfeitamente que desemprego mata. Que falta de renda mata. E talvez matem ainda mais que o vírus. Só que não empilharão corpos de uma só vez e em todas as cidades. Quem duvida, que pesquise sobre a Itália. Ou a Espanha. Ou Equador. Ou… os supremos Estados Unidos da América!

A cada vez que olho para a minha mãe (82 anos e frágil), a cada vez que olho para minha filha, para os meus sogros, para os filhos, pais e avós de tantos amigos queridos, para os meus irmãos e suas famílias, para mim mesmo e minha esposa, me pergunto se topo encarar a aposta de um “libera geral”.

Finalizo com a pergunta: você encara? Melhor: você apostaria quem você ama?

Leia mais.

Ricardo Kertzman

View Comments

  • Olá Inundado, Paulo Guedes - que nunca deu um prego numa barra de sabão, sempre ganhou dinheiro no mercada financeiro. Nos últimos dias, pelo mau humor, há indicação que perdeu bastante do seu nesse mundo da jogatina.
    A política que tentou impor ao país certamente que dará muitos frutos podres e as perdas para o povão logo logo serão sentidas. Mesmo sem o problema da pandemia já era o que se desenhava, agora que a crise no planeta, muito pior será o resultado.
    Assim, uma vez mais se comprova os ditos de Clementino San Tiago Dantas e Tancredo de Almeida Neves: em Pindorama ou pouco que se fez foi conseguido pelos reclamos da patuleia, pois a elitizinha nada formula a não ser o extrativismo, o entreguismo e a depredação.
    É mais uma oportunidade para fazer valer o programa de Renda Mínima que o economista Eduardo Suplicy a décadas defende e propõe ao Congresso Nacional. Um modelo que começa a dar certo pelo mundo afora a exemplo do Alaska, ironia não, logo nos EUA!

    • A política que deu muitos frutos podres e as perdas para o povão é a que os govs de Lula Propina e Dilma Pasadena implementaram.
      É a política que jogou o País no fundo da maior recessão econômica, social, política, administrativa e moral de toda a nossa história. É aquela da monumental roubalheira e irresponsável farra com as contas públicas que, além de todas as suas trágicas consequências sociais, é ainda agrava exponencialmente ao fragilizar o Estado na guerra contra os efeitos da pandemia Covid-19!
      E a tal da renda mínima do Suplicy é tão insustentável que nem mesmo nos 13 desastrados anos do gov PT foi sequer cogitada (na verdade, o gov PT implantou a renda máxima para toda a família Lula e seus agregados). E a única renda mínima que é a gerada por empregos, o que promove efetivamente inclusão social e a dignidade de ser independente de esmola estatal. É exatamente por este caminho-- de reconstrução de um País arrasado pelo tsunami PT-- que as coisas seguiam, até o momento que esse o tsunami covid-19 nos atingiu.

  • CORONAVÍRUS, UM OPORTUNISTA EXPLORANDO A DESUNIÃO
    Não fosse a OMS, a OIT e outras "O" alguma coisa serem ocupadas por incompetentes de gabinete, nomeados por ostentadores políticos, o planeta já teria uma mega estrutura de saúde com os maiores cientistas unidos e trabalhando nas instalações dos laboratórios disponíveis e a serviço da humanidade.
    Em vez de uma pré-histórica Cruz Vermelha, teríamos um serviço de inteligência médica com tecnologia de ponta mostrando a evolução das descobertas e orientando os povos das mais diferentes culturas e posses acerca das prevenções, avanços, estabilização ou retração das doenças, tudo online e de modo acessível, por todos tipos de mídias e nos lugares mais longínquos.
    E tecnologia para isso é que não falta. Basta deixar de se preocuparem tanto com o universo e redireciona-la para a Terra, enquanto ainda há tempo.
    Países como Israel, EUA, Alemanha, Japão e outros com notório saber poderiam conduzir essa permanente força de combate de pandemias que se tornam cada vez mais amigáveis com as funerárias do mundo todo.
    Mas para isso, a ONU precisa começar a cumprir o seu papel de unir e não de desunir.

    • Juca, a ONU foi criada em 1945 ao final da segunda guerra mundial. Apos a derrota de hitler e a revelacao do holocausto a civilizacao de tao estupefata com tamanha maldade e crueldade fundou a onu com a intencao de promover a paz entre os povos e tentar de certa forma IMPEDIR QUE A EXTREMA DIREITA JAMAIS AMEACASSE DE NOVO A HUMANIDADE. PARA QUE NENHUM NOVO HITLER SURGISSE PARA ATERRORIZAR A VIDA HUMANA.

      O curioso mesmo e a tenebrosa coincidencia sao que os projetinhos de fascistas que ascenderam ao poder atualmente sao os que criticam a onu.

      O criador e a criatura.

      uma pena que muita gente hoje nao tenha estudado historia. Nosso futuro seria menos sombrio do que esta parecendo.

      • O Hitler é o principal fundador do Partido Nacional Socialista dos TRABALHADORES Alemães, representado pela suástica no centro e um círculo VERMELHO a envolvendo.
        Agora compare com quem o partido nazista mais se assemelha no Brasil (antes e depois do Lula), Brasil (atual), Rússia, China e Cuba. e quem é que está mais perto de ameaçar de novo a humanidade.
        Depois compare o tempo de gestão de governos comunistas no poder e dos governos em países democratas como o nosso.
        Tente entender também o papel do "capitão do mato" a serviço dos ditadores comunistas.

    • A ONU - organizacao das nacoes unidas, foi criada em 1945 apos a segunda guerra. A humanidade estava em choque ao descobrir os campos de concentracao e o holocausto. Os paises se uniram para promover a PAZ, estabelecer regras de convivencia e de alguma forma impedir que algum outro psicopata de extrema direita como hitler chegasse ao poder para confrontar a nossa condicao de SERES HUMANOS.

      Hoje quem sao os principais e frequentes criticos da onu? Trump e Bozo.
      E aí, voces continuam achando que é apenas uma "mera coincidencia?
      Fala serio ne

      • A grande falha da ONU foi ter comunista com poder de fazer oposição.
        E onde tem comunista, tem povo escravizado, a começar pelo cérebro, corpo e o próprio destino.
        A Rússia, salva pelos americanos na guerra deixou provas disso na Alemanha Oriental, Cuba, Coréia do Norte e outros países limítrofes do seu território.
        E a China, também salva pelos americanos na guerra formou a maior povoação de escravos da história do mundo.
        Já Cuba e Venezuela, perto da China e Rússia se enquadram na categoria dos ME - Micros Escravagistas, vamos dizer assim.
        E por um triz, graças ao Moro, o nosso país não ingressou nessa lista de escravos quando os ministros e um rosário de ministras de araque já planejava obrigar os brasileiros a pedir autorização do Lula para deitar ao lado da esposa e o patrão a dar Bolsa Netinhos.

  • Para quem tem netflix sugiro nessa quarentena assistir ao documentario "Privacidade hackeada". Explica didaditacente como um ser humano comum se transforma em gado de extrema direita. Fica a dica.

  • Antes de qualquer coisa, me pergunto: Em qual dia houve tanta preocupação (de fato) com emprego e/ou fonte de renda individual (bicos, etc.)?
    Também queria saber: Os caras que eu vi subirem na carreira de "executivos", foram aqueles que conseguiram eliminar empregos, ao invés de melhorarem a produtividade, melhorando o conhecimento e/ou a técnica dos funcionários. Hoje devem estar quietinhos no conta deles. É justo?
    Os tais " Sindicatos", cheios de bandidos achacadores, fizeram ou fazem, HOJE, exatamente o que?
    Quanto vale a vida de alguém que amamos? Ela vale mais que qualquer índice econômico, visto que a economia do MUNDO já está comprometida nos próximos meses ou anos?
    Quem é capaz de dizer o que é melhor: Entregar pessoas, ou coisas, para o momento histórico que estamos vivendo?
    Dá? Ou desce?
    Cuidado! Pode descer, e ter que dar do mesmo jeito!

      • Helinho, num é a toa que Paulo Guedes - aquele que jamais deu prego noma barra de sabão - esta sorumbático pelos cantos. Perdeu muito dinheiro no pano verde da jogatina, chamado bolsa de valores - e nem para resmungar tem aparecido. A conta os Zé Coisa Nenhuma de meu tipo, pagará!

  • Nos temos o Presidente Jair da milícia no coração!
    Gloriosas fake news e gotículas salivares dessa luz que emana
    do gabinete do ódio!

    Vamos nos encontrar, abraçar e cuspir para o alto!
    Cospe! Tchuft! Cospe! Tchuft!

    Apoiamos o presidente Jair!!!!

  • UMA ODE À CLOROQUINA

    Coloquem o engenheiro Serra pra fazer cloroquina! Maia escondeu os ingredientes! Dória os comeu com farinha! O nosso presidente, maior estadista desde Winston Churchill esta sendo sabotado pela coerencia e pelo bom senso! Quero ver quem vai botar aditivo nos radiadores das ambulancias a vapor com rodas de monociclo. Eu sou doido.

    • Churchil não chega aos pés. Só pq levou os ingleses a não esmorecem contra os alemães? Não tinha uma imprensa comunista contra. Não tinha que lutar contra o PT. O Jair é um amálgama de Churchil, Roosevelt, Getúlio e Juscelino. Houvesse um Nobel de estadista, com certeza seria laureado. Ad eternum.

      • Uma pena que de Churchill, Roosevelt, Getulio e Juscelino o nosso estadista tenha copiado-lhes apenas o intestino grosso ao inves do cerebro! Os maiores inimigos do nosso presidente sao o bom senso, o equilibrio e a sanidade mental. Bozanna nas alturas!

  • Olá, farei um comentário e espero que o senhor leia. Gosto de ler suas opiniões para entender como pensa alguns conservadores no Brasil, pelo menos é assim que vejo, posso estar enganado. Sei que emitir opinião num momento incomum como esse é difícil pois, assim como o senhor é a minha primeira pandemia visto que não tenho 110 anos e nem o senhor. Tudo que sei veio de pesquisas e estudos, a análise e compreensão do passado e o que percebo que a 102 anos atrás, 50 milhões morreram, no mínimo, e acho que hoje não seria sensato morrerem novamente 50 a 70 milhões novamente. Sei que desemprego também é um problema, fome também e o que nos deixa inseguro não é só o fato da pandemia é saber que nossa maior autoridade não tem uma ideia de como amenizar o problema, ela está preocupada em continuar na cadeira de presidente. Ser presidente é tomar decisões difíceis e não apontar dedos e atacar imprensa e governadores.
    Um abraço.

  • Muitos esqueletos sendo tirados do armário e muita sujeira saindo debaixo do tapete. Só consigo ter uma certeza de que o tempo dirá onde realmente ficava a curva e quem tinha a razão.

    • Este colunista é um tosco um abestado e não é porque crítica o Bozó que vou esquecer das barbaridades que já defecou aqui contra Lula. Pau mandado

  • Concordo com o blogger. Todos têm que trabalhar, mas o princípio de proteção à vida é superior ao de proteção à economia. O certo é que o presidente está prestes a tomar, talvez, a maior derrota no governo. Ao demitir Mandetta está fazendo exatamente o que querem seus opositores. Veículos da imprensa televisiva estão batendo nessa tecla diariamente. O isolamento federal é inconstitucional, logo ele vai ser derrotado no STF. Se houver uma quebra do isolamento, por hipótese, pessoas conseguirão judicialmente medidas para manterem a quarentena. O Estado é obrigado a garantir a saúde pública. Quando se trata de pandemia, o chefe do executivo tem carga maior de responsabilidade e risco maior também de cometer crime de responsabilidade. O assessoramento do planalto não é bom. São fracos. Por incrível que pareça, a assessoria de ambos os governos petistas era mais qualificada. Não tinham nada a ver com corrupção, entretanto.

  • Otima sua reflexão. Trazer esse povo pra realidade. E ainda pergunto mais, os menos privilegiados financeiramente não deveriam pedir afrouxamento do isolamento social pois vão voltar pro sub emprego, deveriam sim pedir melhores condiçoes de sobrevivência neste periodo e pos corona empregos digno. Pois o nosso País é muito rico. Basta os governantes querer.

Recent Posts

O Selmo não sorria; ele simplesmente iluminava ao seu redor

Dizem que os olhos são a janela d’alma. Pode ser. Mas prefiro os sorrisos Poucas…

3 anos ago

Polêmica à vista: charge falaciosa e injusta causa indignação em judeus de BH

Uma charge extremamente injusta que não deve ser encarada como antissemitismo, mas resultado de profundo…

4 anos ago

Adriano Imperador: “tenho um buraco no tornozelo e outro na alma”; entenda

Há muitos anos uma frase não me impactava tanto. Ao falar sobre as razões do…

4 anos ago

A defesa do Meio ambiente pelo cidadão, via Ação Popular; leia e entenda

“a ação popular deve ser estimulada e enaltecida pelo Poder Judiciário, na medida em que…

4 anos ago

Que País é este? Que STF é este? Que ministro é este? Juro que o Brasil não existe

O Ministro: recentemente indicado por Bolsonaro, por suas características bolsonaristas, para fazer bolsonarices. Mas tudo…

4 anos ago

Eis a imagem do fracasso e da pocilga que é o Brasil; União após 300 mil mortes

Há um ano, Jair Bolsonaro, o verdugo do Planalto, arrasa o Brasil, e arrasta milhares…

4 anos ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!