Não se prendam nas diferenças entre um e outro nem no contexto político. O texto trata das semelhanças, que são muitas e inegáveis
Talvez os mais jovens não conheçam bem a história, mas, em 1992, houve um político implorando ao povo que o elegeu: “não me deixem só“. Meses depois, renunciou para não ser impedido e perder os direitos políticos.
A trajetória do então “caçador de marajás” Fernando Collor de Mello guarda profundas semelhanças com a do “mito” Jair Bolsonaro. Ambos foram alçados ao poder por representar um personagem populista, autoritário, “cabra-macho” e profundamente contrário ao lulopetismo (sim, naquela época já existia essa praga maldita).
Collor comprou briga com tudo e todos desde o primeiro dia na presidência. Quando o fez com seu núcleo mais próximo — o próprio irmão Pedro — a casa caiu. Foi dele (Pedro) que partiu a denúncia de uso de dinheiro de campanha para fins particulares que levou Fernando à lona.
Bolsonaro segue o mesmo caminho. Mal assumiu a cadeira e criou inimigos que antes eram aliados. Rompeu com o próprio partido e agora encontra-se cada vez mais isolado e acuado. Além disso, tem um Pedro Collor (por ora inerte) para chamar de seu: o ex-assessor Queiroz.
Politicamente isolado, num ato de desespero, Fernando Collor resolveu apelar às ruas. Convocou a população para sair vestida de verde e amarelo em seu apoio, tal qual fez Bolsonaro no último dia 15 de março. Collor recebeu uma sonora manifestação de gente vestindo preto nas ruas. Bolsonaro não teve esse azar, mas tampouco a sorte do apoio.
De 15 de março para cá, os ânimos em relação a Jair Bolsonaro pioraram muito. Errático, alienado, negacionista, tosco, cada vez mais agressivo e autoritário, desnudo em toda sua ignorância e incapacidade, vem sendo diariamente exposto a uma realidade muito maior do que consegue suportar: a de que é um inútil nessa crise toda.
Sempre que é confrontado pela parte excelente do seu ministério (Guedes, Moro, Tereza Cristina, Mandetta, Tarcísio…) e nota a popularidade destes perante o eleitorado, o sentimento de inferioridade sobe à estratosfera e o presidente investe ferozmente contra. Fez isso com Moro e Guedes. A bola da vez é Mandetta.
Bolsonaro nunca teve apoio majoritário da sociedade. Sempre mostrei isso com números. Há textos meus a respeito. Basta visitar o arquivo do blog. Seu eleitorado não passa de 10% a 15%, se muito, do total. Foi eleito graças ao antipetismo e à absoluta ausência de quem encarnasse o anti Lula. A parcela que o elegeu e que nunca lhe foi fiel, em sua maioria já o abandonou. Eis um aqui! (não confundir com não apoiar o governo e não torcer para dar certo). Ter votado em Bolsonaro contra o PT nuca significou ser seu eleitor.
Dia após dia, besteira após besteira, Bolsonaro e seus filhos aloprados vêm cansando quem nunca lhes foi muito adepto. Somado à metade do País que sempre lhe odiou, hoje, intuo que encontre ao menos 75% da população em sentido contrário.
Que os dias vindouros serão difíceis e trágicos, ninguém duvida. Que o animador de auditório continuará investindo em sua própria destruição, isso resta claro. Que não consegue apoio nem dentre o próprio time de ministros, também. E mais…
Que não possui base no Congresso (nem partido!!), que não conta com a subserviência do judiciário, que tem uma imprensa impiedosamente agressiva a seu desfavor, que ouve apenas os filhos lunáticos e mais um ou outro tarado intelectual que lhe cerca, também são fatos. Ou seja, Bolsonaro está e estará cada vez mais só, junto aos seus diminutos fieis apoiadores.
Tudo isso será suficiente para afastá-lo do poder diante do caos que vem se aproximando? Não sei. Mas se tivesse que apostar, apostaria num doidivanas solitário, cercado por mais um ou outro maluco da espécie, gritando para meia dúzia de fieis: “não me deixem só“.
É incrível, mas Fernando Collor ressuscitou sob a forma de Jair Bolsonaro.
Dizem que os olhos são a janela d’alma. Pode ser. Mas prefiro os sorrisos Poucas…
Uma charge extremamente injusta que não deve ser encarada como antissemitismo, mas resultado de profundo…
Há muitos anos uma frase não me impactava tanto. Ao falar sobre as razões do…
“a ação popular deve ser estimulada e enaltecida pelo Poder Judiciário, na medida em que…
O Ministro: recentemente indicado por Bolsonaro, por suas características bolsonaristas, para fazer bolsonarices. Mas tudo…
Há um ano, Jair Bolsonaro, o verdugo do Planalto, arrasa o Brasil, e arrasta milhares…
View Comments
Prezado Ricardo voce poderia fazer seus comentários mais voltados a pessoas que tenham iniciativas mais positivas e que acrescentem conteúdo as questões de importância para sociedade que não vive somente de discussões vazias sobre o limitado universo político. Precisamos, urgentemente, mudar os nossos debates para questões de qualidade e não continuar nessa cantilena sobre figuras políticas e institucionais que pouco fazem pelo país e não possuem coerência e responsabilidade com a função publica que exercem( vide Bolsonaro depultados federais e estaduais vereadores representantes dos tres poderes juizes e todos que de alguma forma não entendem de gestão e o que estão fazendo no lugar que estão que seria servir a população(servidores públicos). Ricardo sei que não tenho o direito algum de falar o que voce deve fazer, mas já deu estas questões politicas de Bolsonaro e filhos, lula, Moro, dilma, ze dirceu....e vai por diante é um verdaderio mantra da incompetência falar sobre esses vermes, parasitas e incompetentes. O mundo de hoje não tem espaço mais para administradores quebra galhos e que o tempo todo parecem que estão protelando as decisões por puro desconhecimento da função que exercem. Nós precisamos profissionalizar o serviço público e transformar suas ações em realizações de carater preventivo e efetivo.
O problema meu caro, que são vermes e parasitas( como você disse) que administram o pais. Econômica e politicamente. AS ações macro dependem deles. Então peço,para não cairmos novamente em erro, indique os que não são vermes e parasitas.
Bom mesmo era oPT que recorreu da corrupção, propina, e evasão de divisas para países camaradas. Tem que ser muito cara de pau para criticar esse governo.
Verdade. Bolsonaro tem apoio de 70% da população Brasileira, essa meia duzia ai que querem o impeachment , não tem força nenhuma . Se tentarem o povo vais as ruas e ai como vai ser a sangria.. Collor , o povo foi as ruas e eram maioria. A Dilma a mesma coisa. Essa é a diferença. Outra coisa o congresso não quer , pq eles não querem um General do exercito no comando do País. O que querem e desgaatar o governo, sangrar o governo até 2022 , isso que querem.
QUE MENTIRA DESCARADA ONDE ELE TEM 70% DE APOIO o povo não é prioridade para Bolsonaro, a prioridade são empresários e os ricos, acorda fanatico!
se tivessemos eleições agora ela nao conseguiria se eleger não rapaz, acorda se muito tiver 34% e olhe lá, eu votei nele e muitos dos que votaram ja o abandonaram
Esses 70% é gente ignorante mesmo! Como alguém pode apoiar homem que não se preocupa com a vida humana?
Que tenhamos pois cara de pau. Não acredito que haja governos imunes. Ou achas?
Pt foi um lixo para o país mas esse ai não está sendo diferente! A maioria dos apoiadores sao verdadeiros fanáticos, estão no mesmo caminho do fanatismo dos petistas com Lula. Esse governo mostra total incompetência em gestão não sabe dialogar é um ditador!
O governo Bolsonaro é um dos melhores que o País já teve, mas a pessoa de Bolsonaro compõe com as figuras abjetas de Collor, Lula e Dilma o que de mais ignorante, atrasado e inculto já tivemos.
Um governo cuja equipe de ministros conta com Sérgio Moro, Henrique Mandetta, Paulo Guedes, Teresa Cristina e Tarcísio Gomes é o oposto de seu presidente. Essa equipe, montada sem o loteamento que caracterizou principalmente os nefastos govs PT, vem reconduzindo o País no caminho da modernização.O País que o desastre PT nos legou, vitimado pelo vírus de uma gigantesca roubalheira e por uma farra irresponsável com as contas públicas, já estava saindo da UTI quando o foi atingido por outro vírus tao nefasto quanto o "clePTovírus" que quase o levou a uma morte do tipo venezuelana.
Não é fácil sair de 2 pandemias mortais, mas por sorte contamos com um time formado por craques (apesar de o treinador ser um verdeiro imbecil).
AS AVENTURAS DE UM GRANDE MENTIROSO QUE APELA PARA SÓ ACREDITAREM NELE
Depois de enganar o eleitorado paulista para ser eleito prefeito, mostrou que é um grande mentiroso, pois em pouco tempo no cargo já largou tudo e foi eleito governador onde governa na base do Control C Control V do Alckmin.
Nada fez até agora nada fez, a não ser criar um grupo de governistas, muitos deles fichas sujas e com péssimo desempenho na gestão para atacar o governo Bolsonaro e sem dar um pio contra os aliados do Quadrilhão, o que é preocupante.
Como prefeito, nada de especial também, apenas acabar com as malandragens dos batedores de carteiras de tocaia e eletrônicos que espalhou o prefeito anterior espalhou na cidade para multar os motoristas.
Um mentiroso confesso sair pedindo para não acreditarem no presidente mostra o seu verdadeiro caráter.
Está é desesperado pela bobagem que fez, importando coronavírus de turistas para desfilar como destaque de baterias nas escolas de samba e blocos de rua, mesmo sabendo dos riscos e agora que jogar o crime nas costas do presidente.
Afinal, quem facilitou o espalhamento do vírus em São Paulo, cuja marca até agora está em quase cem mortes?
Resposta: Foi o Bolsonaro e seus ministros ou foi o Doria e seus aliados da prefeitura e câmara municipal? Resposta fácil, não?
Quem faz sobre nos caixões das vítimas e faz discursos e ataques histéricos em cima deles para tirar o seu da reta? Qualquer membro do MP pode responder na hora.
Bolsodoria x Bolsonaro. A revanche kkkkkkk
Esse papel do Playdoria ja foi do Bebiano, da joice, do Bivar, Do frota.
Quem pula fora do titanic vira alvo do odio do gado. So o Bozo esta certo, o restante do universo é que esta errado. Eita ferro
Mais um pulando da barca furada. Aos poucos vão se revelando. kkkk
So vai sobrar a familicia e o juca leiteiro
O Collor fez um grande favor ao país ao derrotar o Lula e prorrogar em 10 anos, o prazo para a instalação do quadrilhão e o Bolsonaro, outro grande favor ao país ao derrotar o Haddad e interromper os 16 anos de vigência do quadrilhão.Nesse sentido, são dois presidentes heróis.
É muito comum que diretor, gerente, governador e até presidente que têm boas, capacitadas e conhecidas equipes para delegar as tarefas trabalhem pouco.
É estranho que a competência do Mandetta seja ovacionada pelo Doria e seus aliados, enquanto o chefe que o nomeou seja criticado por omissão.
Aliás, esse é um tradicional jogo sujo dos políticos para desmerecer um governo e nunca ajudou esse país, que gasta 80% do que arrecada só para manter esses barnabés da elite.
Infelizmente, é provável que com mais duas semanas de paralisação sem tradicional sindicato pedindo para não descontar dias parados porque senão o patrão afunda junto, e a pandemia da fome se instala no país.
"Nesse sentido, são dois presidentes heróis."
Super-doido e Super-incapaz kkkkkk
"É muito comum que diretor, gerente, governador e até presidente que têm boas, capacitadas e conhecidas equipes para delegar as tarefas trabalhem pouco."
Um pouco diferente de trabalhar pouco é destruir o trabalho que os seus ministros estao tentando fazer ne Juca?
Embora o texto apresente bons argumentos, consultando a definição de 'eleitor', tem-se o seguinte significado: aquele que, durante as eleições, tem o poder de escolher quem deverá ocupar determinado cargo ou posto. Logo, no seu trecho "Ter votado em Bolsonaro contra o PT nunca significou ser seu eleitor" existe um erro lógico, pois por definição ter votado nele configura sim como eleitor de Bolsonaro, isso é fato, foi tal ação que permitiu e que validou a presença dele no poder, qualquer justificativa além disso vai contra a realidade.
Se arrepender dos erros as vezes é mais importante do que estar certo. Veja a realidade paralela do Juca Leiteiro por exemplo.
O mais legal é que se você pegar o discurso dos bolsonaristas e escrever 'lula' onde está escrito 'Bolsonaro' vai ser a mesma coisa. É vão entrar aqui atirando igualzinho os petralhas. Tô morrendo de medo.
O Fernandinho era garrado com a farinha. O Bozo ja nasceu biruta essa e a diferença.
as reservas feitas pelo PT servem pra alguma coisa??? sugiro pular fora do barco e ir pro lado do Zema, daqui te ouvo muito bem.
Mais alguma semelhanças
Jet ski / moto (sem capacete)
Pc Farias / Queiroz
Pedro Collor + Rosanne / Osmar Enterra + Michelle
"A CULPA NAO É MINHA, EU VOTEI NO PROFESSOR"
Eu sabia desde os primordios da humanidade que ia dar nisso.
Extrema direita a gente aprende o que é no segundo grau, ao estudar a segunda guerra mundial.
Infelizmente so tenho uma coisa a dizer: Pega fogo cabaré!
Esse blogueiro é um bolsominion errependido.
errado!!! nem bolsominion nem arrependido. primeiro, porque sempre apontei quem é o presidente. e provo! basta ler os meus textos sobre ele. segundo, porque não me arrependo nem por meio segundo de ter votado nele (no segundo turno!!). sacou, tolinho?
Desculpa Ricardo. "porque não me arrependo nem por meio segundo de ter votado nele (no segundo turno!!)". O texto revela claramente que você não acredita mais no presidente deste país e que talvez nunca acreditou então quando votou no segundo turno em Bolsonaro, já estava arrependido do que fazia. Então porque o fez? Votar em alguém, ainda que seu íntimo rejeita, com a desculpa de que precisa eliminar o outro para se sentir seguro é o mesmo que ir para a guerra e mudar para o lado do inimigo, para talvez não morrer.
Falta de personalidade talvez?
Os ministros do presidente Bolsonaro fazem parte de um grupo democrático e ninguém é obrigado a estar ministro se não concordarem com Bolsonaro. Todos podem retornar a suas funções anteriores. Um grupo excelente de ministros, pessoas extremamente capacitadas, inteligentes, que com certeza já teriam mudado seu conceito com relação a Bolsonaro ao invés de defende-lo quando confrontados.
Papel de idiota já faço eu aceitando ficar em casa enquanto o "Stablisment" manipula o futuro do meu país, meu e de meus descendentes.