Publicidade

Categories: blogueiros

O vácuo de liderança neste momento de crise é ainda pior que o próprio vírus

Beira o Crime de Lesa Pátria a omissão do presidente Bolsonaro diante da pandemia de coronavírus que chegou ao Brasil

(foto: Reprodução/Facebook Jair Messias Bolsonaro/EM)

O mundo parou. E o Brasil vai parar. Enquanto temos — ainda — alguma vantagem de conhecer previamente certas situações e soluções, ainda que paliativas, já vividas nos países mais atingidos pelo Covid-19, o tempo corre em nosso desfavor e o governo federal se mostra tímido, para não dizer quase omisso.

Salvo o ministro da Saúde, um verdadeiro cavaleiro solitário, nenhum outro membro do alto escalão deu as caras ou anunciou qualquer medida construtiva e efetiva. É um espanto! Só não sei se por omissão pura e simples ou por completa incapacidade intelectual e operacional.

Jair Bolsonaro, que debochou do vírus poucos dias atrás, encontra-se monitorado. A chance de estar contaminado, ainda que tenha negado, é altíssima. Um senador, um secretário e uma advogada que o acompanharam aos EUA testaram positivo para o novo coronavírus. Em sua live semanal, apareceu usando máscara.

Já passou da hora de o presidente convocar todos os 27 governadores de estado e do Distrito Federal para uma reunião em Brasília, e coordenar uma ação conjunta (União, estados e municípios), envolvendo todos os ministérios: saúde, educação, transportes, segurança etc. E economia. Cadê o Guedes?

É preciso uma ação conjunta que suspenda as aulas, limite a circulação de pessoas, proíba reuniões e aglomerações (shows, cinema, teatro, esportes), flexibilize o trabalho, controle as fronteiras, atue na vigilância sanitária interna e que, não só tente dar algum estímulo à economia, mas que objetive a sobrevivência de empresas, empreendedores e empregos.

Países já atuam nesse sentido, através de políticas pontuais de crédito, suspensão temporária de cobrança de impostos ou alongamento do pagamento, enfim medidas que impeçam uma quebra generalizada, insolvência irreversível e o aprofundamento do desemprego e queda de renda.

Para que isso ocorra, será necessário um esforço conjunto. Legislativo, Executivo e Judiciário, em todas as esferas (União, estados e município) terão de, talvez pela primeira vez na nossa triste história, não apenas trabalhar bem e em conjunto, mas trabalhar em prol do País e da população, esquecendo os próprios interesses e umbigos.

Ocorre que, para isso, liderança é fundamental. Alguém terá de assumir a cabeceira da mesa e coordenar. Mais que coordenar, liderar, o que significa convergir, reunir, incentivar, estimular… unir! Isso implicará na renúncia imediata do insuportável “estado de guerra” em que vivem Bolsonaro e seu círculo íntimo. Ainda que apenas neste momento de crise.

Alô, presidente Bolsonaro! O Brasil precisa de você. Se acha que não consegue, em nome do bem estar e segurança de todos, abra espaço para quem consiga. O que não dá é para figurar como presidente e nada fazer. Desta vez, distribuir bananas e ofender os outros não irá adiantar nada.

Leia mais.

Ricardo Kertzman

View Comments

  • Um presidente não é tudo e não dá para contar com senadores, deputados, governadores e prefeitos, a maioria sempre ávidas pela grana e não pela saúde, como está mais que provado.
    O Bolsonaro precisa chamar o Serra para ser seu Secretário Especial de Pandemias e Epidemias na Saúde, senão vai chover vírus no país.
    Aliás, se as famílias, Maia, Sarney, Renan, Magalhães, Lula da Silva e outras sumidades em promoção pessoal lerem esse artigo, se tornam as almas mais patriotas do país na hora.
    Nos estados que ficaram nas mãos dessa gente podre que dominou o país durante mais de 50 anos e o deixaram à deriva, a promoção pessoal era tanta que só faltou colocarem placas com os nomes deles e seus familiares nos WC masculino e feminino.

  • Olá Inundado, o sujeito não obteve exito em nada do que tentou fazer. A não ser, é claro, se ajeitar na vida acavalado nas estruturas do Estado. Não soube encaminhar reivindicação com a farda e foi expelido do Exército; em três décadas de Baixo Clero, necas; ele e os seus enrodilhados com a barra pesada dos milicianos; foi roubado na rua (estando armado restou miando fino qual gatinho esquecido no quintal em noite de temporal) e houve a conjugação do que teria sido uma facada com a mistificação da mídia em jogar a patuleia contra o PT, mais a fake news em alto grau com o resultado de ser eleito.
    Como haveria de um tipo tão desqualificado urdir, coordenar, propor, criar algo de bom para o Brasil?
    Empossado foi a avalanche bestial - de grosserias, ilicitudes, abominações, falta de modos, desrespeito, preconceitos, brutalidades, envergonhamentos e disparates nunca dantes vistos nessas plagas, - que até as pedras dos Pelourinho sabem mencionar. A melhor de seus ministros elevou a quota de entrada de agrotóxico aos cornos da lua.
    Um estorvo deste, apenas estorva. Classificação branda!

  • Do Legislativo e Judiciário não esperem nada. Todos já fugiram para suas casas e se esconderam debaixo da cama.

  • Mudou de opinião? E aquela conversa de que prefere um presidente irresponsável e incapaz falando merda por aí? Agora senta e chora!!!

  • Esse chapisco de excremento nao tem capacidade pra construir ou liderar o que quer que seja. Passou a vida inteira como politcico sem apresentar UM projeto sequer. O que ele faz agora é o que fez a vida inteira: caçar briga, falar disparates, criar intriga e destilar ódio. Brigar com o PSOL (extrema esquerda). A briga da extrema direita nao é com o PT e sim com a extrema esquerda. Sao os inimigos naturais. Essa guerra nao existe. É a CABEÇA dele que esta sempre em guerra. Um sujeito que depois de ganhar as eleicoes, ao inves de estender a mao ao lado derrotado, fala que "acabou pra eles" e que eles vao ter que "se curvar" a ele. Tem como um imbecil desse dar certo como LIDER? como PRESIDENTE de um país desse tamanho? Ele esta tentando fazer o que fez no exercito. Ele deseja é explodir tudo e acabar com o conflito psicologico que existe dentro da cabeça dele. Tal qual fez sua inspiracao. O alemao que em cujo exercito lutou o avô do bozo na segunda guerra.

  • O combustivel, o elixir da vida dele é o ÓDIO. Nesses momentos que ele tem um problema concreto, uma coisa que ele tem que resolver ele fica perdido. Nao tem como ele ofender o corona virus. Ele perdeu o brinquedo. nao ha jean willis, maria do rosario, imprensa... Agora é ele contra o corona virus. No principio ele tentou, falou que era invencao da imprensa, que a coisa nao era seria. Agora ele esta sozinho no picadeiro. Nesses momentos se separa o líder nato do embuste. E ainda faltam dois anos, uma eternidade.

    • Petersss, será se uma dose cavalar de Elixir do Pajé não faria o boisonaro esboçar, pela primeira vez na vida, um gesto digno? Ou ele enquanto viver será em "postura merencória e triste" ? Nem mesmo um coro de inúbia não abalaria aquele ser? a cada dia que se passa ele se revela pior

  • Baby, daqui a pouco vem a Família Gado defender a familícia do Bozo.
    O povo está descobrindo a duras penas a bosta que elegeu para governar o país.
    E podem mugir bastante que não vai adiantar, Bolsominions de plantão.

  • DEZESSEIS ANOS DE IRRESPONSABILIDADE NA SAÚDE E O APARELHAMENTO CONTINUA.
    Um governo nomear 10 ministros da saúde em 16 anos num país como o nosso é o cúmulo da irresponsabilidade.
    A ocupação do cargo feita na base do toma lá dá cá entre a companheirada lembrava camas de hotéis de curta permanência, como se dizia na era pré-motel.
    A Saúde era um Show da Vida para uns privilegiados do governo e da morte para o resto do povo.
    Palestras, conferências, prêmios, homenagens e cargos na OPAS, UPAS, SUS e o donatário dos Planos de Saúde monopolizado passava no Caixa do BNDES aviso pela grana dos cofres.
    Enquanto isso, as doenças erradicadas pelo Jose Serra voltavam e adentravam pelo portão do Brasil cantando a música do rei e cachorro sorrir latindo.
    E não é que o OPAS aparelhado por um petista da gema falou como grevista em carro de som afirmando genericamente que alguém acelerar o combate para não repetir os erros da Itália, sem nomear nenhum deles? Quanta sabedoria populista, meu Deus!
    E ainda fechou com chave de ouro, dizendo que o aumento do número de casos não importa e sim o qual é tipo de transmissão, sem citar nenhum exemplo? Haja sabedoria palanqueira, meu Deus!
    Ora! A humanidade não suporta mais esses papos furados de petistas.
    Tem alguém aí no Palácio do Planalto? Tem? Então achem logo o Serra para conduzir o combate a essa doença e a OPAS e OMS que vá combater o coronavírus da Venezuela, Cuba, China e Rússia.

  • A unica coisa positiva que esse bando fez ate agora foi empestear meio governo do Trump, que mesmo sendo uma diarreia humana eu me recuso a comparar com o capitao picuinha. O Trump pelo menos liderou a construcao de um imperio imobiliario. O palhaço daqui so construiu inimizades e ódio.

  • Distinto, o vírus metido a besta inoculou-se no boisonaro, porém o altíssimo grau de toxidade daquele corpo exterminou o vírus, tanto é que no primeiro momento deu positivo, mas no segundo teste deu negativo, exatamente o tempo das malinações que habitam aquele ser atuar e fragmentar o covid-19. Bem feito, ninguém mandou o vírus ser tão petulante!

Recent Posts

O Selmo não sorria; ele simplesmente iluminava ao seu redor

Dizem que os olhos são a janela d’alma. Pode ser. Mas prefiro os sorrisos Poucas…

3 anos ago

Polêmica à vista: charge falaciosa e injusta causa indignação em judeus de BH

Uma charge extremamente injusta que não deve ser encarada como antissemitismo, mas resultado de profundo…

3 anos ago

Adriano Imperador: “tenho um buraco no tornozelo e outro na alma”; entenda

Há muitos anos uma frase não me impactava tanto. Ao falar sobre as razões do…

3 anos ago

A defesa do Meio ambiente pelo cidadão, via Ação Popular; leia e entenda

“a ação popular deve ser estimulada e enaltecida pelo Poder Judiciário, na medida em que…

4 anos ago

Que País é este? Que STF é este? Que ministro é este? Juro que o Brasil não existe

O Ministro: recentemente indicado por Bolsonaro, por suas características bolsonaristas, para fazer bolsonarices. Mas tudo…

4 anos ago

Eis a imagem do fracasso e da pocilga que é o Brasil; União após 300 mil mortes

Há um ano, Jair Bolsonaro, o verdugo do Planalto, arrasa o Brasil, e arrasta milhares…

4 anos ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!