Publicidade

Categories: blogueiros

Em meio ao caos e mortes, Kalil encontra tempo para mentir outra vez

O prefeito, que se elegeu jurando não ser político, pratica o mais sujo jogo da… política. Haja estômago para suportar

Foto: Wesley Rodrigues

Não estou em Belo Horizonte, mas tenho acompanhado — chocado e preocupado — tudo o que vem acontecendo na cidade nos últimos dias.

O populismo é uma praga histórica que vem ganhando força nos últimos anos por todo o mundo. E o diabo é que funciona!

Políticos e governantes usam e abusam deste comportamento nefasto em busca de poder, da destruição dos adversários e para ocultar os próprios erros, transferindo a culpa de seus atos para terceiros e/ou inimigos imaginários, geralmente a imprensa e quaisquer críticos.

Alexandre Kalil é um populista nato! Um fanfarrão que sempre assumiu um personagem durão e “do povo”, mas que jamais abriu mão de um mísero mimo em detrimento de quem se diz um defensor.

Foi sempre assim no Atlético. É assim na prefeitura. Jatinhos e outras mordomias nunca faltaram. Devedor de IPTU (que fazia falta à população), uma vez flagrado e denunciado, correu para quitar. E nunca abriu mão de moradia de luxo, carros e motos importados, e restaurantes badalados. Belo exemplo de preocupação com os pobres, né?

Há três anos, fazendo discurso político sobre o cadáver de uma adolescente, morta numa enchente em Venda Nova, se declarou culpado por tal “assassinato” (palavras dele). À época, sugeri que então renunciasse e se entregasse à polícia. Não fez nem uma coisa nem outra, é claro.

O tempo passou e a promessa de resolver definitivamente os problemas das enchentes foi parar na mesma gaveta populista e mentirosa em que repousam outras: municipalizar o anel rodoviário; retomar os voos interestaduais no aeroporto da Pampulha; abrir a caixa preta da BHTRANS; acabar com as ‘latas de sardinha’ (ônibus coletivos) da cidade.

As chuvas não são culpa de Kalil. Mas as enchentes são. Dele e de todos os prefeitos dos últimos quarenta anos, no mínimo. Ele comanda esta cidade há três, e não fez absolutamente nada de diferente. Ao contrário. Manteve as mesmas pessoas e as mesmas políticas (elas existem?) dos últimos anos.

Não mudou secretários incompetentes; não fez obras; não desobstruiu tubulações: não criou campanhas de conscientização; não propôs leis fiscalizatórias e punitivas; não fez nada! Falou, xingou, chorou, colocou a culpa nos homens, na natureza, em Deus e o escambau.

Por último, numa fala asquerosa, exalando um hálito podre de oportunismo e populismo rasteiros, atribuiu a culpa aos “empresários gananciosos da cidade”, como se isso pudesse ser verdade e como se ele próprio — e boa parte da sua família — , há décadas, não fizessem parte deste seleto grupo que agora acusa indevida, injusta e falsamente.

O tal Plano Diretor que aprovou para a cidade não mexe em uma gota de enchente. É mais uma porcaria criada por uma secretária (petista, por sinal) que, ao lado de outros, trouxe Belo Horizonte até aqui. Uma cidade sem qualquer planejamento urbano, onde mobilidade, impermeabilidade, sustentabilidade, beleza, limpeza e outros quesitos básicos jamais habitaram as mentes ‘iluminadas’ dessa gente incapaz.

Sinto muito orgulho de várias escolhas na minha vida. Muitas mesmo! Dentre elas, a de jamais ter acreditado em uma mísera vírgula do que populistas cretinos dizem por aí.

Leia mais.

Ricardo Kertzman

View Comments

  • Ele fala isso pra imprensa mas ele proprio pertence a mesma classe de empresarios gananciosos que ele criticou. Outro verme populista e pilantra, exatamente igual o CHIMPANZE MILICIANO NAZISTA DE EXTREMA DIREITA que voce votou.

    • O verme a que vc se refere tem tudo a ver com o carniça.
      Ex-prediário, ladrão, recebedor de propinas, corrupto e outros títulos que jamais serão esquecidos por todos aqueles que foram enganados durante um bom tempo !!!

      • Te acompanho a muito tempo . Vc foi sensacional nesta sua opinião. Concordo em gênero número e grau . Parabéns

  • Após dezesseis anos com o país nas mãos dos petistas indo por água abaixo, o RJ sem água que presta e MG com calamidades anuais de água, nos rios e nas residências, pode?

    Infelizmente, esses foram os Estados onde mais se votou a favor dos membros quadrilhão e aliados e por ironia, são os que mais sofrem com falta de obras para preservar esse alimento de primeira necessidade.

    Placar da eleição:
    2002:
    RJ = 6,31 milhões com 78,97% dos votos
    MG = 6,38 milhões com 66,4% dos votos
    2006:
    RJ = 5.53 milhões com 69,69% dos votos
    MG = 6,80 milhões com 65,19% dos votos
    2010:
    RJ = 4,90 milhões com 60,48% dos votos
    MG = 6,22 milhões com 58,45% dos votos
    2014
    RJ = 4,48 milhões com 54,94% dos votos
    MG = 5.97 milhões com 52,41% dos votos.
    2018
    RJ = 1,10 milhões com 33.65% dos votos.
    MG = 4,38 milhões com 41,81% dos votos.

    Depois de 16 anos é possível com Cabral solto e Lula soltos e candidato, essa enganação se repetiria em 2018? Difícil de acreditar, mas não seria impossível.

    E tem um populista por aí tentando dar "aquela ajeitadinha" ou melhor, "aquele jeitin" para justificar a morte de mais de 50 pessoas, fora Brumadinho, dizendo que a chuva que caiu em BH inundaria qualquer uma das maiores cidades desenvolvidas do mundo, pode?

    É bom esse otariado com direito a voto acordar, ficar atento para não tornar noutra...

  • Olá Inundado, a matéria mentira tem grassado em Pindorama. Vide a estória das pedaladas para retirar do cargo a Presidente Dilma. Vide o papo furadérrimo da caixa preta do BNDES a qual depois de auditorias internar e externa nada revelou de desabonador da instituição.
    Em síntese o que temos é um enredo maldito para operar assalto ao país e retirar as oportunidades e os benefícios da civilização (andar descalço, soterrar-se em lama de Brumadinho e alhures, não ter Seguridade Social) da maioria do povo e concentrar as riquezas e o saber em menos pessoas, aliás os de sempre.
    São coisas que o avestruz africano vê, mas os amestrados vigem que não.
    Sorte, Saúde e Sabedoria.

    • O verme a que vc se refere tem tudo a ver com o carniça.
      Ex-prediário, ladrão, recebedor de propinas, corrupto e outros títulos que jamais serão esquecidos por todos aqueles que foram enganados durante um bom tempo !!!

    • A dilmanta a que vc se refere, disse que seu impeachment foi um golpe e que gostaria de ser julgada nas urnas.
      Então se candidatou a senadora e o povo mineiro imediatamente deu a resposta !!!

      • Ô Silva, agora sim, ao menos tangenciastes a questão. Eleição existe para que o povo possa dar a resposta elegendo ou não aqueles que se apresentam. Básico, elementar.
        Ocorre que a eleição em si; a campanha, a votação, a contagem dos votos, a diplomação e a posse no cargo é apenas uma parte do todo - não se deve tomar a parte pelo todo sob pena de não se chegar a conclusões razoáveis - dai que a Democracia não dispensa o que acabamos de apontar, mas é FUNDAMENTAL que outros pontos sejam respeitados, como por exemplo preservar e garantir o exercício dos mandatos legitimamente obtidos, coisas que a todo crivo não se verificou com Dilma (pedaladas, termo oportunista sacado naquela oportunidade e já devidamente posto fora de circulação na sociedade), com Jackson Lago no Maranhão há alguns anos.
        Vai ouvindo.

    • Cidrac,
      Não entendí seu texto , ele é muito erudito para a minha pouca inteligência mas quero lhe lembrar sobre a auditoria contratada pelo BNDES citada por você, ela foi contratada pelo governo do MICHEL TEMER, portanto o presidente Jair Bolsonaro e o Gustavo Montezano não tem NADA com esta auditoria e ela foi contratada para auditar APENAS os empréstimos concedidos as empresas do Joesley Batista, JBS, Bertin e Eldorado Celulose, muito provavelmente porque o Temer queria pegar o Joesley depois daquela gravação da conversa entre eles nos porões do palácio do Jaburu. Tem um monte de idiotas, a mídia bandida saltitando de alegria por aí dizendo que nada foi encontrado de errado, que os empréstimos deram lucro, vibrando querendo induzir os jumentos amestrados de que o presidente Jair Bolsonaro quebrou a cara. Uma tremenda MENTIRA. Primeiro, como já disse esta auditoria foi contratada pelo Temer e segundo, a caixa preta que o Bolsonaro sempre fala são os empréstimos as ditaduras africanas, a Cuba, Venezuela, Nicarágua, e a Odebrecht para executar obras nestes países e que foram colocados sob segredo até a eternidade.

      • Olá Murilo, repilo essa ironia de erudição.
        Se compreendi mal, peço que faças a correção, pois por suas palavras tem-se que o fato de a auditoria ter sido requisitada, pedida, solicitada pelo Temer ela, por isso, seria ilegítima.
        Os Governos do PT respeitaram e promoveram, até demais, os princípios e regras Republicanas, logo, não puseram nem poderiam submeter a segredo - essa prática é coisa da elitizinha rapinosa, extrativista, predadora - a exemplo de Ruy Barbosa quanto aos documentos da escravidão, quanto a guerra da Paraguai e, os milicos mais recentemente que enquanto a América Latina houve algumas condenações de fardados pelos abusos nos quartéis, com seus golpes e tentativas, em Pindorama resta o passar a mão pela cabeça.
        O que o BNDES fez, e muito bem, foi criar meios de a industria brasileira - diga-se o setor da Construção, no que o país tem de melhor, ganhar obras e obter receita mundo afora.
        Assim agem os países centrais e industrializados. Não faz tanto tempo a Airbus deu golpe mais baixo do que o costumeiro e sofreu sanções, mas os países detentores não chamaram juiz de roupa preta para denunciar mundo afora a instituição, antes a preservaram e ela esta lá impávida rendendo divisas.
        A Boing deu sua pedrada (custou centenas de vidas humanas), mas os promotores dos EUA num andam por ai a denunciar a instituição, pelo contrário, atuam para preservá-la e promovê-la.
        Assim é que tarja nos olhos e buchas nos ouvidos não impedem perceber os estragos que a elitizinha vem séculos, após séculos fazendo.
        Nem vou mencionar as arrebentações de barragens da vale depois que a sede foi, e os lucros vão para além mar, porquanto durante décadas não se arrastava o povo e os sonhos pela lama.
        Uma coisa que pode contribuir no entendimento é a leitura do Poema do menino tímido de Itabira, o Drummond "A Máquina do mundo", fica a sugestão.

        • Cidrac,
          Você não entendeu. A auditoria foi contratada em 2018, a pedido do então presidente Michel Temer, como ela seria ilegítima? O Temer era o presidente, Jair Bolsonaro ainda nem tinha sido eleito, procure pesquisar nos lugares sérios que você verá.
          Os governos do pt colocaram sim todos os empréstimos sob segredo até não sei que ano, depois que todos os envolvidos já tiverem morrido e portanto sendo impossível serem punidos, procure sobre isto também.
          Outra coisa, você vem com esta balela de que o BNDES fez, e muito bem, criar meios de a indústria brasileira, diga-se o setor de construção, no que o país tem de melhor, ganhar obras e obter receitas no exterior, O BNDES era um banco para desenvolvimento DO BRASIL e não da Venezuela, Cuba, África, etc... Foi o Lula que inventou de emprestar dinheiro do BNDES para os "amigos" e nós sabemos o porque depois que a lava jato descobriu tudo. E sobre "obter receitas no exterior" eu gostaria de te lembrar que Cuba, Venezuela e se não me engano os países africanos estão dando calote nos empréstimos.
          Depois você cita problemas com a AIRBUS, BOEING , elas são empresas privadas e seus problemas são resolvidos entre elas e seus clientes. Sobre a Boeing se você se refere aos problemas com o Boeing 737 MAX houve um erro de projeto, dois aviões se acidentaram, pessoas morreram, caso muito grave, os aviões deste modelo foram proibidos de voar, a Boeing se responsabilizou, teve prejuízos imensos e outras consequências, mas como disse, são empresas privadas, não tem nada de governo americano, não tem dinheiro de banco estatal, não sei por que você misturou tudo isto. Seus comentários são muito confusos por isso, você não é objetivo, mistura um monte de coisas sem pé nem cabeça que não tem nenhuma ligação com o texto a ser comentado. Fica a sugestão.

          • Ô Murilo, no nosso sistema o Presidente da República não tem o poder e ou prerrogativa de por algo em segredo/sigilo, não há essa previsão na Constituição, então se o Chefe de Estado intentar o judiciário desfaz.
            E para não alongar - AIRBUS é se não no todo em grande parte estatal.
            A BOING ainda que não tenha o Estado como um de seus proprietários, mas a diferença FUNDAMENTAL é que tanto uma como a outra quando erram não tem seus Ministérios Públicos entregando, denunciando como esses botocudos de Curitiba que se movem para destruir o que é do Brasil.
            Em síntese, nas nações centrais, industrializadas e desenvolvidas as grandes corporações - estatais ou privadas - atuam buscando e obtendo divisas e riquezas e seus governos sabem disso e jogam nesse sentido ao invés de ficarem chutando contra o próprio gol.
            Veja que a Vale não matava com arrebentamento de barragem, mas a Maria Antonieta Tropical entregou por por preço vil e dai... me dispensa de repetir o complemento.
            Agora, por um prato de lentilha requentado o Governador, olhe bem do partido que se proclama como o Novo, quer correndinho entregar o minério de Dona Beja para pagar 13o salário. Só isso. Não se pensa em obter dinheiro para a universidade, a pesquisa, o ensino, para fomentar outras formas de criar riquezas e gerar ganhos
            Isso passa ao largo - como durante os cinco séculos - sob a batuta elitizinha e-x-t-r-a-t-v-i-s-t-a, rapinosa e predadora, mas se falar dá prurido em Murilo.

  • Cara perfeito, disse tudo. Nunca engoli este prefeito e quando ele fez cara de choro na entrevista ai acabou pra mim. É um falastrão, batedor de mãos nas mesas e seus secretários e pessoal que fica atrás tudo com cara de medinho. Minha mãe sempre disse quem fala alto e grita é porque não faz nada só intimida os mais fracos. Ele na campanha disse que resolveria tudo como vc mesmo colocou mas agora diz que o problema vem dos governantes anteriores. O problema que a população desavisada e que adora futebol irá votar nele novamente, principalmente porque ele vai construir estádio de futebol, estádio que vai ajudar muitas pessoas, onde só que pagar 50,00 pra cima poderá entrar... Fora que vai acabar com uma area de proteção ambiental, imaginem quando cimentarem tudo o que ocorrera com os bairros vizinhos, são mais nascentes destruídas. A MRV que foi esperta tinha o lote e não podia construir nada devido a Area Ambiental, doou para fazer estádio. E o povo votando por paixão no futebol, jogador ganha 700.000 e trabalhador 1000,00. E vamos que vamos. Viva o Coronel... Viva BH a nossa roça iluminada....

  • Sem falar no populista-mor. Aquele que foi um militar medíocre, om parlamentar inexpressivo por quase 30 anos e agora governa um país tendo como coadjuvantes seus três filhos (Os Três Patetas), um ministro da educação analfabeto e agora uma ministra da cultura que não escreve meia frase sem dilacerar a língua portuguesa. Apoiado pelo nefasto Edir Macedo e por mais um punhado de falsos moralistas, fascistas, homofóbicos, xenofóbicos, racistas, misógenos e toda uma junta de bois sem opinião própria. Não diferem muito dos populistas de esquerda.

  • Fala bosta não, tem enchente em BH desde 1950. Não tem como derrubar a cidade e fazer de novo, sem contar que nunca havia chovido tanto na história.

  • Pensando bem, Santini & Alma Pura dá uma boa dupla:
    - de candidatos à eleição de presidente e vice.
    - de humoristas na TV.
    - de cantores sertanejos.
    - de jogo de truco.
    - de fiscais do ISS em São Paulo.
    - de auditores de barragens em MG.
    - de diretores do Cedae no RJ.
    - de assessores do Maia.
    - de escriturários de bolsa família.
    - de juízes para a mais suspeita Corte do país.
    - de Porteiros na Casa da Moeda.
    - de auditores de Caixa Preta.

  • Menos por favor , este prefeito pelo menos mostra a cara a bater e encara de frente a imprensa respondendo mesmo peguntas inoportunas como ontem foi perguntado se haveria carnaval em BH ao que ele respondeu que fazer a pergunta no momento seria a mesma coisa que fazê-la no Afganistão após um bombardeio . Então vamos ser mais coerentes e lembrar que NENHUM prefeito nos últimos tempos FEZ NADA NESTE SENTIDO de livrar BH das enchentes isto sem falar sobre AQUELE que segundo boca de Matildes além de não fazer nada ainda se locupletou do cargo ,esvaziando os cofres da Prefeitura .Pronto ,falei!

Recent Posts

O Selmo não sorria; ele simplesmente iluminava ao seu redor

Dizem que os olhos são a janela d’alma. Pode ser. Mas prefiro os sorrisos Poucas…

3 anos ago

Polêmica à vista: charge falaciosa e injusta causa indignação em judeus de BH

Uma charge extremamente injusta que não deve ser encarada como antissemitismo, mas resultado de profundo…

4 anos ago

Adriano Imperador: “tenho um buraco no tornozelo e outro na alma”; entenda

Há muitos anos uma frase não me impactava tanto. Ao falar sobre as razões do…

4 anos ago

A defesa do Meio ambiente pelo cidadão, via Ação Popular; leia e entenda

“a ação popular deve ser estimulada e enaltecida pelo Poder Judiciário, na medida em que…

4 anos ago

Que País é este? Que STF é este? Que ministro é este? Juro que o Brasil não existe

O Ministro: recentemente indicado por Bolsonaro, por suas características bolsonaristas, para fazer bolsonarices. Mas tudo…

4 anos ago

Eis a imagem do fracasso e da pocilga que é o Brasil; União após 300 mil mortes

Há um ano, Jair Bolsonaro, o verdugo do Planalto, arrasa o Brasil, e arrasta milhares…

4 anos ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!