Publicidade

Categories: blogueiros

Democracia: artigo de luxo. Não basta querer e ter; é preciso saber usar e cuidar

A América Latina começa a perceber que deu errado, e no desespero de tentar consertar, acaba piorando o que já é muito ruim

Foto: Google Images/Sem autor

Os recentes acontecimentos no Chile andam me tirando o sossego. Desde a famigerada greve dos caminheiros, em 2018, não me sentia incomodado assim – sociologicamente falando, claro.

Conheço o Chile e sua bela capital. Moderna, dinâmica, beirando as melhores cidades do Primeiro Mundo. Por ali, vive e trabalha um povo alegre, gentil e esforçado. Chile e chilenos se merecem. Ao menos era o que eu imaginava.

A melhor e mais bem-sucedida democracia da América do Sul. Crescimento econômico médio de 2.5% nos últimos anos. Desemprego em torno de 7%. Inflação e juros, baixos e controlados. Saúde adequada e educação de primeira. Segurança pública comparada à média dos países europeus. Afinal, que raios acontece no Chile?

Com 18 milhões de habitantes — dos quais 6 milhões em Santiago — , como qualquer país sul americano o Chile enfrenta o drama da desigualdade social. E a causa é praticamente a mesma: um processo de colonização que fincou raízes estruturais de concentração de renda e poder, típico das monarquias europeias do início da Idade Moderna.

Porém, comparado aos seus vizinhos, o Chile evoluiu sobremaneira (também) nesse quesito. Se não é perfeito — e não é — ao menos conquistou uma qualidade de vida, digamos, minimamente digna às classes mais pobres. E o estrato realmente vulnerável da sociedade é muito pequeno.

Contudo, neste mundo dramaticamente novo e desconhecido, no qual sentimentos individuais transformam-se em coletivos em questão de horas, senão minutos; em que as pessoas sentem-se verdadeiramente unidas, umas às outras, através da tela de um smartphone; onde a insatisfação, outrora pacífica, ganha cores de ódio violento nas redes sociais, já não basta aos governos prestar um “bom serviço” ou ser o melhor país da região. É imperativo atender à demandas, cada vez mais crescentes e impossíveis.

Por motivos diversos e complexos, a tal Geração Y (ou Millennials), capaz de feitos brilhantes no mundo da inovação e do empreendedorismo, acredita piamente ser merecedora de um mundo melhor; bem melhor. O diabo é que também acredita que este mundo deve lhe ser dado, pois uma obrigação moral e ética daqueles que destruíram a natureza, escravizaram pessoas, corromperam sistemas, assassinaram centenas de milhões de seres humanos por questões ideológicas, religiosas, étnicas e geográficas, e a expôs aos perigos de um planeta ambientalmente insustentável e prestes a sucumbir diante das guerras comerciais (alguém aí se lembrou da tal Greta Thunberg, a adolescente sueca que “chocou” o mundo com o seu discurso na ONU?).

Explicando melhor: há toda uma geração, ao redor do planeta, que não aceita viver sem ter seus sonhos realizados e os desejos satisfeitos. E se isso não ocorre, a culpa é de alguém – geralmente do “sistema” (ou establishment). Do mesmíssimo alguém que descrevi no parágrafo anterior. Se fosse uma pessoa ou um ser vivo, seria o próprio Demo; o Anti Cristo; o Inimigo. Mas passemos ao segundo agente de turbulência social: os pobres.

Formadas por pessoas incrivelmente vulneráveis em todos os aspectos, inclusive o cognitivo e cultural, as populações desassistidas – historicamente massa de manobra de populistas e vigaristas de toda sorte – antes isoladas geográfica e socialmente, neste mundo (que chamei de “novo”) foram finalmente incluídas. E até mesmo ouvidas! As redes sociais não distinguem pobres e ricos, pretos e brancos, direita e esquerda. As redes unem — e reúnem — todos os matizes em torno de causas comuns, como “uma vida melhor”. E em torno de um sentimento também comum: os governos são corruptos, repressores e usurpadores.

O terceiro elo de desagregação é o oportunismo político, cultura cafajeste predominante em nosso país e em boa parte do mundo subdesenvolvido. Populistas, mentirosos manipuladores, uma gente capaz de legislar contra o próprio povo que lhe confiou o voto apenas para derrubar o inimigo político. Ou governar para um grupo específico – alguém se lembrou do PT? Ou alterar leis em benefício de amigos – alguém se lembrou do STF?

Intelectualmente mais capacitado, organizado e financeiramente estruturado, este grupo serve como estopim, como voz de comando, como linha mestra para atos como os que estão ocorrendo agora em vários países da América Latina e do terceiro mundo.

Aproxime e misture estes três grupos nas redes sociais, e começaremos a compreender o motivo da treta chilena: geração mimimi + desigualdade social histórica + redes sociais + frustração e raiva + oportunismo político dos opositores + governo despreparado. Lembrou o Brasil, né? Sim, eu sei.

Óbvio que há mais fatores, bem como fatos históricos e macro-econômicos a acrescentar. Óbvio, também, que é cedo para cravar qualquer veredito definitivo. Tudo é muito recente e rápido por lá. Os próprios chilenos estão atordoados e sem rumo. Assim, quem seria eu para iluminar as trevas, não é mesmo?

O Brasil não me parece na iminência de uma situação destas, mas também não dá para descartar algo parecido em um futuro relativamente próximo. Por quê? Simples. Com Lula solto, agitando as massas, e com a economia titubeante (e não há como ser diferente, após a hecatombe petista), e com um presidente como Jair Bolsonaro — e seus filhos e partidários malucos; uma gente que apaga fogo com gasolina — não é minimamente possível descartar um cenário assim.

Para piorar, grande parte da imprensa não se cansa de fomentar a insatisfação, e como uma via de mão-dupla, Bolsonaro não se cansa de dar motivos. Isso sem contar com a guerrilha virtual entre bolsominions e petralhas, que sobra até para a parcela equilibrada da população, pejorativamente chamada de “isentões”, apenas por não serem brutos no trato e truculentos no pensamento, além de não rezar pela cartilha de nenhum mito ou pai dos pobres.

Por fim, não podemos nos esquecer do esforço contínuo dos nossos políticos e governantes em produzir doses diárias de desprezo pelo povo, de humilhação à sociedade que lhes sustenta, de corporativismo, fisiologismo e concessão de benefícios e privilégios espúrios, diuturnamente estampados nas nossas fuças, através das manchetes dos veículos de informação.

Encerro, finalmente, com a seguinte provocação: O Chile de hoje seria o Brasil de amanhã?

E já respondo:

A depender do STF, do Congresso Nacional e do Palácio do Planalto, com a luxuosa ajuda de boa parte da imprensa e da esquerda brasileira, não tenho a menor dúvida… que sim.

Leia mais.

Ricardo Kertzman

View Comments

  • opa achei que o texto seria sobre o ai5 do tolete de esterco. parece que o blogueiro esta com vergonha de ter apoiado a familia de chimpanzes milicianos. O POVO. DO CHILE FOI AS RUAS PORQUE NAO ACEITOU SER ROUBADO NA APOSENTADORIA. PARECE QUE LA EXISTEM HOMENS DE VERDADE. AQUI OS IMBECIS SAIRAM AS RUAS PRA APLAUDIR OS ASSALTANTES QUE LHES TIRARAM O FUTURO INCLUSIVE COM O APOIO DESTE BLOG E DOS IMBECIS DE EXTREMA DIREITA QUE COMENTAM AQUI. Achei que o texto de hoje seria sobre a necessidade de periciar o computador do condominio dos chimpanzes milicianos de extrema direita kkkkkkkkkk

  • ENROLOU ENROLOU E DESPISTOU SOBRE O PRINCIPAL ASSUNTO: ESTAMOS SENDO GOVERNADOS POR CHIMPANZES MILICIANOS OU POR CHIMPANZES MILICIANOS E ASSASSINOS? VAO OU NAO VAO PERICIAR O COMPUTADOR DA PORTARIA DO CONDOMINIO QG DA MILICIA? O CARLUXO FOI LA MEXEU NO COMPUTADOR E FICOU POR ISSO MESMO? TEMOS QUE ESCLARECER SE ELES SAO SO MILICIANOS PU SE TAMBEM TEM AS MAOS SUJAS DE SANGUE DE UM ASSASSINATO!!!! PERCEBERAM AGORA O CHEIRO DOS ESTRUMES QUE VOCES COLOCARAM PRA GOVERNAR O BRASIL????? MILICIANOS CHIMPANZES BANDIDOS NAZISTAS E POSSIVELMENTE ASSASSINOS

    • Enquanto isto, o assassinato do prefeito de Santo André, Celso Daniel, comandado pelo presidiário de Curitiba, continua totalmente esquecido pelos interessados para que o crime caia no esquecimento.

  • “Desde o início do movimento socialista e dos esforços para restaurar as políticas intervencionistas das eras pré-capitalistas, tanto o socialismo quanto o intervencionismo ficaram totalmente desacreditados aos olhos dos que entendem de teoria econômica. No entanto, as ideias dos revolucionários e reformadores encontraram respaldo junto à grande maioria de pessoas ignorantes, levadas exclusivamente pelas fortes paixões humanas de inveja e ódio”
    (Ludwig Von Mises, em “A Mentalidade Anti-capitalista”)

    De fato, o Chile não é nem um paraíso (como nenhum país é) e nem um inferno (como, por exemplo, Venezuela e Cuba são).
    Mas nos indicadores de IDH, desigualdade desemprego, dívida pública, o Chile ganha, por exemplo, do Brasil em todos eles. E no cômputo geral o Chile fica bem melhor situado do que os demais países da A. do Sul.
    Ora, os países que mais perdem para o Chile são exatamente aqueles que mais foram vitimados pelo intervencionismo estatal, como, por ex., Venezuela, Brasil, Argentina.

    Então, só me resta repetir Mises: "(...) as ideias dos revolucionários e reformadores encontraram respaldo junto à grande maioria de pessoas ignorantes, levadas exclusivamente pelas fortes paixões humanas de inveja e ódio"

  • Com certeza a culpa é do PT. Os bandidos que estão no poder açoitando o carvão em brasa com suas “bondades” para o povão só estão errando porque são idiotas trapalhões e só falam asneiras. Nada mais.
    Vai te catar.

  • O peter$$$$$$$$$ acima, comentando que somos chimpanzés...
    AHHHH!!!! " mortandela mofada" deve estar com demência urbana.
    Sobre Chipanzés, somos Macacos, você também é, diferença entre raças e pensar.
    Primata, Bugio, Chipanzés,
    Na divisão do p/t-luladrão, a democracia-oclacracia, os que defendam o interno babaca,temos 60% dos genes d e uma banana, 90% de genes de um camundongo, e 99% dos genes de um chimpanzé.

    VIVA PRESIDENTE JAIR!
    Pense bem.

      • Assasinato? Seria o do Toninho do PT Campinas? Ou o do Celso Daniel? Ou ainda o de todas as testemunhas do caso de Santo André?

      • O Queiroz continua no foco.
        O assassinato cruel do Celso Daniel , prefeito de Santo André, coordenado pelo chefe da quadrilha, preso em Curitiba, tb não pode cair no esquecimento.

  • Estamos indo no rumo certo.
    Por isso a " mija" suja, usando a Imprensa, tenta denegrir o povo brasileiro. NÃO SEREMOS JAMAIS CAPACHO DOS marinhos.
    FORA GLOBO!
    Afasta do meu Estado!
    Se estão sendo incomodados, o governo está CERTO!
    VIVA PRESIDENTE JAIR!

  • A falsa democracia no Brasil, começou mal, com a rasteira no povo, na Constituição de 1988...
    Seria útil outra...
    Menos de 10% dos deputados são eleitos pelo voto direto, mais de 90% eleito pelo voto de legenda. Outros compram votos...
    Só rasteira, o ano todo.
    Mudar Código Penal, anular o tal " apadrinhamento" do réu -primário, rouba, mata, foge, tem "adivogado" à disposição, comete outro crime, justiça solta.
    Esta a democracia que os medíocres apoiam, o desencanto do povo, pelo povo, para o povo.
    Na " demoniocracia" p/tosco-luladrão, desmoralizando o ensino, a tv ajudando na manipulação, democracia sem educação, virou anarquia.
    Estado totalitário. Democracia fundada sobre a igualdade absoluta gerou a mais absoluta tirania.Procuraram na igualdade na restrição e servidão.

    Apoio PRESIDENTE JAIR.

    Deus o ajude, com toda a Hierarquia dos seus SANTOS consagrados ao serviço da Paz.

      • Muito se tem falado na soltura da alma mais honesta que existe.
        O mandante do assassinato do prefeito de Santo André, manchou com sangue, um partido da esquerda, que envergonha a cor do partido.

  • O Brasil só será Brasil quando descartarmos o STF, o Senado e a Câmara. Não seria fechar as portas, mas eleger políticos que mudem as leis que os canalhas do Congresso e do STF impuseram a seu favor. Bolsonaro e sua equipe trabalham buscando um Brasil novo. Ou apoiamos ou seremos engolidos pelos canalhas. Se o Chile bater as nossas portas será necessário colocar os tanques nas ruas, afinal o Congresso não permite que o povo se arme em defesa própria.

    • Um brail novo com queiroz, ronnie lessa e elcio queiroz nossa que CIDADAO DE BEM kkkkkkkkkkkkkkk trocaram corruptos por milicianos assassinos e ainda ha quem abra a matraca pra soltar esgoto kkkkkkkkkk

  • Brasil, um país onde se aplica o direito no avesso.
    A prova disso é que no STF, o ônus da prova virou bônus da prova.
    Uma democracia que se preza deve aplicar em primeiro lugar, os amplos direitos de defesa da vítima e não os de defesa de criminoso.

Recent Posts

O Selmo não sorria; ele simplesmente iluminava ao seu redor

Dizem que os olhos são a janela d’alma. Pode ser. Mas prefiro os sorrisos Poucas…

3 anos ago

Polêmica à vista: charge falaciosa e injusta causa indignação em judeus de BH

Uma charge extremamente injusta que não deve ser encarada como antissemitismo, mas resultado de profundo…

4 anos ago

Adriano Imperador: “tenho um buraco no tornozelo e outro na alma”; entenda

Há muitos anos uma frase não me impactava tanto. Ao falar sobre as razões do…

4 anos ago

A defesa do Meio ambiente pelo cidadão, via Ação Popular; leia e entenda

“a ação popular deve ser estimulada e enaltecida pelo Poder Judiciário, na medida em que…

4 anos ago

Que País é este? Que STF é este? Que ministro é este? Juro que o Brasil não existe

O Ministro: recentemente indicado por Bolsonaro, por suas características bolsonaristas, para fazer bolsonarices. Mas tudo…

4 anos ago

Eis a imagem do fracasso e da pocilga que é o Brasil; União após 300 mil mortes

Há um ano, Jair Bolsonaro, o verdugo do Planalto, arrasa o Brasil, e arrasta milhares…

4 anos ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!