Democracia: artigo de luxo. Não basta querer e ter; é preciso saber usar e cuidar

A América Latina começa a perceber que deu errado, e no desespero de tentar consertar, acaba piorando o que já é muito ruim

Foto: Google Images/Sem autor

Os recentes acontecimentos no Chile andam me tirando o sossego. Desde a famigerada greve dos caminheiros, em 2018, não me sentia incomodado assim – sociologicamente falando, claro.

Conheço o Chile e sua bela capital. Moderna, dinâmica, beirando as melhores cidades do Primeiro Mundo. Por ali, vive e trabalha um povo alegre, gentil e esforçado. Chile e chilenos se merecem. Ao menos era o que eu imaginava.

A melhor e mais bem-sucedida democracia da América do Sul. Crescimento econômico médio de 2.5% nos últimos anos. Desemprego em torno de 7%. Inflação e juros, baixos e controlados. Saúde adequada e educação de primeira. Segurança pública comparada à média dos países europeus. Afinal, que raios acontece no Chile?

Com 18 milhões de habitantes — dos quais 6 milhões em Santiago — , como qualquer país sul americano o Chile enfrenta o drama da desigualdade social. E a causa é praticamente a mesma: um processo de colonização que fincou raízes estruturais de concentração de renda e poder, típico das monarquias europeias do início da Idade Moderna.

Porém, comparado aos seus vizinhos, o Chile evoluiu sobremaneira (também) nesse quesito. Se não é perfeito — e não é — ao menos conquistou uma qualidade de vida, digamos, minimamente digna às classes mais pobres. E o estrato realmente vulnerável da sociedade é muito pequeno.

Contudo, neste mundo dramaticamente novo e desconhecido, no qual sentimentos individuais transformam-se em coletivos em questão de horas, senão minutos; em que as pessoas sentem-se verdadeiramente unidas, umas às outras, através da tela de um smartphone; onde a insatisfação, outrora pacífica, ganha cores de ódio violento nas redes sociais, já não basta aos governos prestar um “bom serviço” ou ser o melhor país da região. É imperativo atender à demandas, cada vez mais crescentes e impossíveis.

Por motivos diversos e complexos, a tal Geração Y (ou Millennials), capaz de feitos brilhantes no mundo da inovação e do empreendedorismo, acredita piamente ser merecedora de um mundo melhor; bem melhor. O diabo é que também acredita que este mundo deve lhe ser dado, pois uma obrigação moral e ética daqueles que destruíram a natureza, escravizaram pessoas, corromperam sistemas, assassinaram centenas de milhões de seres humanos por questões ideológicas, religiosas, étnicas e geográficas, e a expôs aos perigos de um planeta ambientalmente insustentável e prestes a sucumbir diante das guerras comerciais (alguém aí se lembrou da tal Greta Thunberg, a adolescente sueca que “chocou” o mundo com o seu discurso na ONU?).

Explicando melhor: há toda uma geração, ao redor do planeta, que não aceita viver sem ter seus sonhos realizados e os desejos satisfeitos. E se isso não ocorre, a culpa é de alguém – geralmente do “sistema” (ou establishment). Do mesmíssimo alguém que descrevi no parágrafo anterior. Se fosse uma pessoa ou um ser vivo, seria o próprio Demo; o Anti Cristo; o Inimigo. Mas passemos ao segundo agente de turbulência social: os pobres.

Formadas por pessoas incrivelmente vulneráveis em todos os aspectos, inclusive o cognitivo e cultural, as populações desassistidas – historicamente massa de manobra de populistas e vigaristas de toda sorte – antes isoladas geográfica e socialmente, neste mundo (que chamei de “novo”) foram finalmente incluídas. E até mesmo ouvidas! As redes sociais não distinguem pobres e ricos, pretos e brancos, direita e esquerda. As redes unem — e reúnem — todos os matizes em torno de causas comuns, como “uma vida melhor”. E em torno de um sentimento também comum: os governos são corruptos, repressores e usurpadores.

O terceiro elo de desagregação é o oportunismo político, cultura cafajeste predominante em nosso país e em boa parte do mundo subdesenvolvido. Populistas, mentirosos manipuladores, uma gente capaz de legislar contra o próprio povo que lhe confiou o voto apenas para derrubar o inimigo político. Ou governar para um grupo específico – alguém se lembrou do PT? Ou alterar leis em benefício de amigos – alguém se lembrou do STF?

Intelectualmente mais capacitado, organizado e financeiramente estruturado, este grupo serve como estopim, como voz de comando, como linha mestra para atos como os que estão ocorrendo agora em vários países da América Latina e do terceiro mundo.

Aproxime e misture estes três grupos nas redes sociais, e começaremos a compreender o motivo da treta chilena: geração mimimi + desigualdade social histórica + redes sociais + frustração e raiva + oportunismo político dos opositores + governo despreparado. Lembrou o Brasil, né? Sim, eu sei.

Óbvio que há mais fatores, bem como fatos históricos e macro-econômicos a acrescentar. Óbvio, também, que é cedo para cravar qualquer veredito definitivo. Tudo é muito recente e rápido por lá. Os próprios chilenos estão atordoados e sem rumo. Assim, quem seria eu para iluminar as trevas, não é mesmo?

O Brasil não me parece na iminência de uma situação destas, mas também não dá para descartar algo parecido em um futuro relativamente próximo. Por quê? Simples. Com Lula solto, agitando as massas, e com a economia titubeante (e não há como ser diferente, após a hecatombe petista), e com um presidente como Jair Bolsonaro — e seus filhos e partidários malucos; uma gente que apaga fogo com gasolina — não é minimamente possível descartar um cenário assim.

Para piorar, grande parte da imprensa não se cansa de fomentar a insatisfação, e como uma via de mão-dupla, Bolsonaro não se cansa de dar motivos. Isso sem contar com a guerrilha virtual entre bolsominions e petralhas, que sobra até para a parcela equilibrada da população, pejorativamente chamada de “isentões”, apenas por não serem brutos no trato e truculentos no pensamento, além de não rezar pela cartilha de nenhum mito ou pai dos pobres.

Por fim, não podemos nos esquecer do esforço contínuo dos nossos políticos e governantes em produzir doses diárias de desprezo pelo povo, de humilhação à sociedade que lhes sustenta, de corporativismo, fisiologismo e concessão de benefícios e privilégios espúrios, diuturnamente estampados nas nossas fuças, através das manchetes dos veículos de informação.

Encerro, finalmente, com a seguinte provocação: O Chile de hoje seria o Brasil de amanhã?

E já respondo:

A depender do STF, do Congresso Nacional e do Palácio do Planalto, com a luxuosa ajuda de boa parte da imprensa e da esquerda brasileira, não tenho a menor dúvida… que sim.

Leia mais.

46 thoughts to “Democracia: artigo de luxo. Não basta querer e ter; é preciso saber usar e cuidar”

  1. opa achei que o texto seria sobre o ai5 do tolete de esterco. parece que o blogueiro esta com vergonha de ter apoiado a familia de chimpanzes milicianos. O POVO. DO CHILE FOI AS RUAS PORQUE NAO ACEITOU SER ROUBADO NA APOSENTADORIA. PARECE QUE LA EXISTEM HOMENS DE VERDADE. AQUI OS IMBECIS SAIRAM AS RUAS PRA APLAUDIR OS ASSALTANTES QUE LHES TIRARAM O FUTURO INCLUSIVE COM O APOIO DESTE BLOG E DOS IMBECIS DE EXTREMA DIREITA QUE COMENTAM AQUI. Achei que o texto de hoje seria sobre a necessidade de periciar o computador do condominio dos chimpanzes milicianos de extrema direita kkkkkkkkkk

  2. ENROLOU ENROLOU E DESPISTOU SOBRE O PRINCIPAL ASSUNTO: ESTAMOS SENDO GOVERNADOS POR CHIMPANZES MILICIANOS OU POR CHIMPANZES MILICIANOS E ASSASSINOS? VAO OU NAO VAO PERICIAR O COMPUTADOR DA PORTARIA DO CONDOMINIO QG DA MILICIA? O CARLUXO FOI LA MEXEU NO COMPUTADOR E FICOU POR ISSO MESMO? TEMOS QUE ESCLARECER SE ELES SAO SO MILICIANOS PU SE TAMBEM TEM AS MAOS SUJAS DE SANGUE DE UM ASSASSINATO!!!! PERCEBERAM AGORA O CHEIRO DOS ESTRUMES QUE VOCES COLOCARAM PRA GOVERNAR O BRASIL????? MILICIANOS CHIMPANZES BANDIDOS NAZISTAS E POSSIVELMENTE ASSASSINOS

  3. “Desde o início do movimento socialista e dos esforços para restaurar as políticas intervencionistas das eras pré-capitalistas, tanto o socialismo quanto o intervencionismo ficaram totalmente desacreditados aos olhos dos que entendem de teoria econômica. No entanto, as ideias dos revolucionários e reformadores encontraram respaldo junto à grande maioria de pessoas ignorantes, levadas exclusivamente pelas fortes paixões humanas de inveja e ódio”
    (Ludwig Von Mises, em “A Mentalidade Anti-capitalista”)

    De fato, o Chile não é nem um paraíso (como nenhum país é) e nem um inferno (como, por exemplo, Venezuela e Cuba são).
    Mas nos indicadores de IDH, desigualdade desemprego, dívida pública, o Chile ganha, por exemplo, do Brasil em todos eles. E no cômputo geral o Chile fica bem melhor situado do que os demais países da A. do Sul.
    Ora, os países que mais perdem para o Chile são exatamente aqueles que mais foram vitimados pelo intervencionismo estatal, como, por ex., Venezuela, Brasil, Argentina.

    Então, só me resta repetir Mises: “(…) as ideias dos revolucionários e reformadores encontraram respaldo junto à grande maioria de pessoas ignorantes, levadas exclusivamente pelas fortes paixões humanas de inveja e ódio”

  4. Com certeza a culpa é do PT. Os bandidos que estão no poder açoitando o carvão em brasa com suas “bondades” para o povão só estão errando porque são idiotas trapalhões e só falam asneiras. Nada mais.
    Vai te catar.

  5. O peter$$$$$$$$$ acima, comentando que somos chimpanzés…
    AHHHH!!!! ” mortandela mofada” deve estar com demência urbana.
    Sobre Chipanzés, somos Macacos, você também é, diferença entre raças e pensar.
    Primata, Bugio, Chipanzés,
    Na divisão do p/t-luladrão, a democracia-oclacracia, os que defendam o interno babaca,temos 60% dos genes d e uma banana, 90% de genes de um camundongo, e 99% dos genes de um chimpanzé.

    VIVA PRESIDENTE JAIR!
    Pense bem.

  6. Estamos indo no rumo certo.
    Por isso a ” mija” suja, usando a Imprensa, tenta denegrir o povo brasileiro. NÃO SEREMOS JAMAIS CAPACHO DOS marinhos.
    FORA GLOBO!
    Afasta do meu Estado!
    Se estão sendo incomodados, o governo está CERTO!
    VIVA PRESIDENTE JAIR!

  7. A falsa democracia no Brasil, começou mal, com a rasteira no povo, na Constituição de 1988…
    Seria útil outra…
    Menos de 10% dos deputados são eleitos pelo voto direto, mais de 90% eleito pelo voto de legenda. Outros compram votos…
    Só rasteira, o ano todo.
    Mudar Código Penal, anular o tal ” apadrinhamento” do réu -primário, rouba, mata, foge, tem “adivogado” à disposição, comete outro crime, justiça solta.
    Esta a democracia que os medíocres apoiam, o desencanto do povo, pelo povo, para o povo.
    Na ” demoniocracia” p/tosco-luladrão, desmoralizando o ensino, a tv ajudando na manipulação, democracia sem educação, virou anarquia.
    Estado totalitário. Democracia fundada sobre a igualdade absoluta gerou a mais absoluta tirania.Procuraram na igualdade na restrição e servidão.

    Apoio PRESIDENTE JAIR.

    Deus o ajude, com toda a Hierarquia dos seus SANTOS consagrados ao serviço da Paz.

  8. O Brasil só será Brasil quando descartarmos o STF, o Senado e a Câmara. Não seria fechar as portas, mas eleger políticos que mudem as leis que os canalhas do Congresso e do STF impuseram a seu favor. Bolsonaro e sua equipe trabalham buscando um Brasil novo. Ou apoiamos ou seremos engolidos pelos canalhas. Se o Chile bater as nossas portas será necessário colocar os tanques nas ruas, afinal o Congresso não permite que o povo se arme em defesa própria.

    1. Um brail novo com queiroz, ronnie lessa e elcio queiroz nossa que CIDADAO DE BEM kkkkkkkkkkkkkkk trocaram corruptos por milicianos assassinos e ainda ha quem abra a matraca pra soltar esgoto kkkkkkkkkk

  9. Brasil, um país onde se aplica o direito no avesso.
    A prova disso é que no STF, o ônus da prova virou bônus da prova.
    Uma democracia que se preza deve aplicar em primeiro lugar, os amplos direitos de defesa da vítima e não os de defesa de criminoso.

  10. Lula solto vai incendiar o país????…Menos, cara pálida (não seria cara cínica?)….
    Os reais motivos estão aí. Os defensores do neoliberalismo insistem em oculta-lo. Vamos enfrentar a realidade? Ei-la:
    Com o discurso fajuto “o mercado resolve tudo”, privatizaram tudo no Chile. Implantaram a malfadada previdência privada e outras “cossitas” mais. Alardearam que os recursos das privatizações gerariam um verdadeiro milagre, tipo geração de empregos, geração de renda e criação de grandes fundos e grandes investimentos locais. Resultado: as empresas privatizadas “enxugaram” drasticamente o contingente de empregados para turbinar os lucros a serem remetidos aos novos donos (externos); os recursos dos fundos foram desviados e aplicados nos países de origem dos administradores; houve violento empobrecimento, notadamente dos aposentados, que passaram a receber metade dos valores normais, resultando em assustadora elevação dos casos de suicídio; houve considerável aumento do desemprego; houve grande processo de desindustrialização, transformando a economia, antes baseada em indústria e serviços, em mera fornecedora de “commodities”, etc., etc. etc… O resultado não poderia ser outro.
    Argentina e Equador fizeram o mesmo nos últimos quatro anos. Os resultados são idênticos. O FMI bate à porta exigindo sacrifício da população, que sempre paga o pato. A pobreza cresce assustadoramente nesses países.
    O Brasil caminha a passos largos para cometer os mesmos erros. E a população, por ignorância e preconceito ao PT, apoia cegamente tal descalabro (famoso efeito avestruz). Vão entregar tudo ao capital externo que pretende apenas obter grandes lucros para remunerar fundos abutres em seus países de origem. Ninguém fala mais do caso Boeing/Embraer. Pois é, entregaram a parte mais lucrativa da empresa e sabem o que ocorreu e ocorre e ninguém comenta?… Já demitiram mais de dois mil empregados e projetam férias coletivas em janeiro para promoverem nova demissão em massa. Estão entregando petróleo ao capital externo que pretende vende-lo no mercado e investir nadica de nada no Brasil. Acabaram com o marco regulatório criado por Lula, que exigia conteúdo nacional mínimo de 60%. Isso significa jogar fora a oportunidade de impulsionar consideravelmente a indústria nacional, já que o petróleo movimenta uma grande cadeia de produção, transformação, fornecimento e suprimento. Tudo isso foi jogado “pras titicas”. Pesquisem e verão que os grandes produtores de petróleo fazem exatamente o contrário do que o Brasil está fazendo. Verifiquem o padrão de vida em tais países e constatarão a burrice que o Brasil está cometendo.

    1. Vamos lá rebater com fatos e números esses surradíssimos clichês, repetidos ad nauseam pela ignorância militante.
      Brasil, Argentina, Equador, Venezuela têm em comum o fato de terem sido vítimas do desastre e retrocesso do bolivarianismo comuno-populista estatizante.
      O Brasil está aí, às duras penas saindo do CTI econômico, social, administrativo e moral a que o clepto-comuno-populismo estatizante o levou. A incompetência e retrocesso administrativo, irresponsabilidade populista com as contas públicas e uma monumental roubalheira de dinheiro publico dos governos de Lula Propina e Dilma Pasadena nos legou um país com o pé na cova: dívida pública beirando a casa dos 5 TRILHÔES, contas públicas com déficit anual de 150 BILHÕES, inflação em processo de descontrole, a maior taxa de juros do Planeta, órgãos/empresas públicas inchadas e deficitárias, saúde, segurança e infra estrutura públicas em estado de deterioração, desemprego em alta e mais de 64 milhões de brasileiros endividados. Se não fosse interrompido a tempo, o País fatalmente mergulharia num caos econômico e social do tipo venezuelano.
      Gostemos ou não do ignorante e trapalhão Bolsonaro, o seu governo está dando prosseguimento ao tratamento emergencial iniciado no gov Temer. Uma coisa são as pessoas ignorantes e estúpidas de Bolsonaro e seu filhos, outra coisa bem diferente são as medidas corretas que seu governo está tomando p/ tirar o País do CTI . E isso não se faz num estalar dos dedos e nem medida demagógico, paliativas e popularescas. Mas felizmente o pior já passou com o doente Brasil já apresentando vários indicadores positivos que já o deixem pronto p/ retomar o caminho do desenvolvimento SUSTENTADO interrompido, em 2003, pelo desastre PT ( contas/ divida públicas e risco Brasil em queda acelerada, inflação abaixo de 3%, Taxa de Juros no mais baixo nível da história, empresas públicas em franca recuperação etc. )
      Já na Argentina o quadro é muito grave , sem perspectivas de sair do CTI que o populismo bolivariano dos bufões dos Kischners lhe deixou.
      Nem preciso comentar os desastres bolivarianos de Rafael Correa no Equador, e da dupla Chávez/Maduro no maior desastre dos todos os desastres bolivarianos que é a Venezuela.
      Em relação ao Chile, basta dizer que é o único, entre os países que vc citou, que não foi vitimado pelo comuno bolivarianismo populista estatizante; e que, curiosamente, é o que nestas últimas décadas vem apresentando os melhores resultados ( IDH, GINI, desemprego, Contas públicas, crescimento do PIB, estabilidade monetária etc.)

      1. O pior cego é aquele que insiste em não enxergar o óbvio e ululante… O pior ignorante é aquele que, posando grande autoridade, defende teses totalmente descoladas da realidade… Teses essas que, mesmo não acreditando, insistem em defendê-las apenas e tão somente para não reconhecer as qualidades dos adversários. É a perfeita combinação do complexo de vira lata com o efeito avestruz.
        Alguém, em algum momento, defendeu que bravata não é prova de autoridade nem de conhecimento. Outro, em outro momento, defendeu que sabedoria é, acima de tudo, saber reconhecer o erro e assumi-lo com humildade.

        1. Eu não poderia lhe retratar tão bem como isso que vc mesmo escreveu:

          “O pior cego é aquele que insiste em não enxergar o óbvio e ululante… O pior ignorante é aquele que, posando grande autoridade, defende teses totalmente descoladas da realidade… Teses essas que, mesmo não acreditando, insistem em defendê-las apenas e tão somente para não reconhecer as qualidades dos adversários. É a perfeita combinação do complexo de vira lata com o efeito avestruz.”

          Eu só substituiria o termo ” teses” por “dogmas”, que melhor serve para definir aquilo que está por trás desses seus surrados clichês.
          Não conseguir enxergar o Tsunami de descalabros administrativos, morais, políticos e sociais que o retrocesso desse neo-populismo revestido de dogmas do credo esquerdiota do séc 19 e ressuscitado com o nome de “bolivarianismo” empurrou Brasil, Argentina, Equador e Venezuela ladeira abaixo, é o exemplo maior de uma doentia cegueira ideológica.
          Um país com uma dívida pública de quase 5 TRILHÕES, e tendo que O pior cego é aquele que insiste em não enxergar o óbvio e ululante… O pior ignorante é aquele que, posando grande autoridade, defende teses totalmente descoladas da realidade… Teses essas que, mesmo não acreditando, insistem em defendê-las apenas e tão somente para não reconhecer as qualidades dos adversários. É a perfeita combinação do complexo de vira lata com o efeito avestruz.
          Sim,o mercado não vai tirar o Brasil. Mas muito menos o Estado no CTI, a beira da
          falência e insolvência que o PT o empurrou. Um país que tem que cobrir anualmente seus déficits nas contas públicas em mais de 150 BILHÕES/ANO para fazer frente aos gastos correntes, fazendo aumentar ainda mais a dívida pública que já esta na casa de 5 TRILHÕES, vai crescer, investir em infraestrutura, educação, saúde e criação de empregos como? Como não só não tem recursos nem para rolar os juros dessa dívida como ainda a faz crescer em mais de 150 BI/ano???
          Fazer o País ressuscita e retomar os trilhos da modernização, num quadro com esse, não é tarefa para menos de 5 anos. E isso se TODAS as reformas modernizadoras ( interrompidas pelo oportunismo populista e irresponsável de farrear com as contas públicas e de jogar marketeiramente para a plateia), como previdenciária, trabalhista, tributária, política, estatal, administrativa etc forem implementadas.

          1. Não atribua aos outros sua imagem refletida no espelho. Quanto esforço inútil. Existem apenas duas formas indutoras do crescimento: poupança interna e renda. Não se consegue nada disso transferindo o patrimônio nacional, a preço de banana, ao capital externo. Os países desenvolvidos cresceram usando esses fundamentos. Boa parte deles fez e ainda faz uso da colonização. O sistema de colonização é o mesmo, diferindo apenas no método de dominação utilizado. O que gera tristeza é vez nacionais preconceituosos e deslumbrados contribuírem para isso.

          2. Robes,
            Reparou que os países bolivarianos estão todos falidos?
            E que o Brasil só escapou de ser atingido por causa da operação Lava Jato que fechou a torneira da corrupção, meteu um belo cadeado nos cofres públicos e pôs a bandidagem do quadrilhão para correr?

            1. Juca,

              Todos, inclusive o Brasil que afundou na maior recessão de sua história (da qual está aí lutando p/ sair, como um doente no CTI).
              Mas poderia ser um desastre ainda maior, se na undécima hora não tivéssemos expurgado o tumor lulopetista!”

  11. Vamos aceitar?
    ______”O stf vai destruir o regime penal brasileiro. A maioria garantista que domina o Pretório Excelso (STF) vai declarar “constitucional” uma norma processual montada pelos progressistas ano 2011 para garantir a impunidade dos corruptos envolvidos no mensalão ( Art. 283 do Código Processo Penal).
    Esse infame casuístico ” preceito legal” que garante a inocência dos criminosos até o “trânsito em julgado”, ou seja, até a prescrição , nunca fora recebido pelo nosso ordenamento jurídico.
    Fica assim: o Juiz declara o culpado um estuprador ou corrupto , mas o criminoso continua INOCENTE E SOLTO.
    Vamos aceitar?
    Esta é a Ordem Jurídica que o Pretório Excelso pretende impor GOELA abaixo.”

    Isto não é Democracia. INSULTO à PAZ do povo brasileiro.

    Até quando catilinas, vai nos impacientar?

  12. A oposição é mesmo muito eficaz no papel de oposição.
    Consegue ver isenção nos votos de julgamento no STF sobre prisão de segunda instância dados por amigo e ex-advogado unha e carne com partidos bolivarianos e de amigos daqueles de usar WC com a porta aberta na casa dos réus da Lava jato, enquanto recorre até à ONU se precisar para acusar de suspeita a atuação da promotora (cujo papel é só de acusar e não de julgar) Carmen Eliza Bastos de Carvalho, que muito honradamente pediu o afastamento das investigações.

  13. Os oposicionistas de esquerda são incansáveis na produção de fatos e atos terroristas velados e escandalosos que exigem correções imediatas do governo.
    Nesse vale tudo, Incêndio na amazônia, contaminação das praias, banalização da Lava Jato, togados da mais alta corte brincando de gangorra na balança da justiça para virar o direito no avesso, tentativa de desmoralizar o MP, PF, e o judiciário de primeira e segunda instância, culpar o recém empossado desde quebradeira econômica, desemprego, fuga de investidores, aumento do analfabetismo, recorde de moradores de rua nos grandes centros, falência do SUS, crescimento da criminalidade nos Estados antes e atualmente governados pelos opositores até a distribuição de balas perdidas de chumbo para as crianças no lugar das tradicionais do dia de São Cosme e Damião.
    Como era de se prever, a limpeza das placas de óleo de peroba encrustas nos porões e contaminaram todas as praias do poder irá demorar alguns anos.
    Agora, o Brasil precisa se cuidar agora para impedir que os bolivarianos não façam aqui a mesma anarquia e sujeira que aprontaram no Chile e Argentina para desestabilizar o governo e voltar o poder, com uma espécie de AI no rabo dos 13.
    Por enquanto, o combate diário à oposição feito pelo Bolsonaro segue firme e nunca a oposição desleal e suja dos quadrilheiros que aparelharam os três poderes no país foi tão desmascarada com provas incontestáveis. Isso lhe dá cada vez mais poder para impor a ordem com o apoio da sociedade.

  14. O problema da justiça no Brasil, é a vaidade.
    Vaidade e arrogância, retrógrados argumentos.
    Os 11 ministros, nomeados pelo p/t, graças a Deus, terminando o ciclo, não conseguem prolatar uma decisão importante por unanimidade.
    Vaidade, interesses particulares e pessoais, honras não merecidas, doxomania permanente, o ego do tamanho da mediocridade…
    Uma corte dividida, cada um com ideologias não permitidas.
    Não tem interesse no rumo do País que deve seguir no caminho mais sólido. REVANCHISMO, ranço…
    Justiça!
    Justiça não combina com a deselegância, com estrelismo, interesses ocultos,o pior TRAIÇÃO com o País.
    Desordem e sofrimento.
    O povo sofrendo pesada carga, será que não pode aliviar um pouco?
    Cumpri tranquilamente os deveres de vossos cargos, amando os corretos e justo, é tão difícil?
    Não devemos deixar que a injustiça destrua a muralha fortificada.
    Não vos burleis desse modo das coisas.
    Chega, UM BASTA de exibir perversidade.
    ¨¨¨
    Descansem em Paz os falecidos. O Céu é capaz de fortalecer tudo.
    Assim seja.

  15. É estranho que, só após mais de um ano do crime teve um surpreendente desfecho o caso com as provas irrefutáveis apresentadas pela família do próprio acusado.
    Isso mostra que a fracassada investigação amadorística (e bota amadorismo nisso) de usar porteiro para associar Bolsonaro à participação do crime foi mais uma besteira praticada pela oposição mortadela.
    E mesmo caindo do cavalo, não aceitam derrota nem se ela for de 7 x 1, vem umas cobras mandadas “entendidas do assunto” questionando a eficácia da perícia e exigindo um VAR, sem considerar dar um pio acerca da incompetência dos aprendizes de investigador e da precipitação do governador fofoqueiro.

  16. “O PEIXE É UM ANIMAL MUITO INTELIGENTE, QUANDO ELE VE O OLEO ELE DESVIA” Esse é o CHIMPANZE MILICIANO cujo discurso voces aprovaram KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    1. A fonte da veja foi a senadora Gabrile, do PSDB, filha de ex dono de empresa de transportes de Santo André e inimigos (ela e o pai) figadais do PT. Por conta disso o pai foi obrigado a vender a empresa. Ela, sempre que tem oportunidade, inventa uma tramoia contra membros do PT. As manchetes da veja eram lançadas no final de semana e, na semana seguinte, transformavam em verdade absoluta, repetida exaustivamente pela globo, folha, estadão e demais meios alienados de comunicação. Desta vez, esses veículos não deram a menor bola para a fantasiosa história inventada por essa impoluta senadora e alardeada pela veja. Isso é motivo suficiente para total descrédito da notícia. Essa senhora é a mesma que participou da comissão que visitou a cela de José Dirceu, em Brasília. A dita senhora alardeou que a cela era enorme e equipada com tv de plasma, frigobar, chuveiro elétrico e outras mordomias mais. Tudo mentira. Ela, por ser cadeirante, jamais poderia ter acesso à cela, já que teria que galgar alguns lances de escada. A diretora do presídio e os demais deputados da comissão desmentiram veementemente a afirmação da dita senadora (deputada à época), atestando que a cela era comum, sem chuveiro quente, igual às demais e com pouco mais de vinte metros quadrados. Há de se registrar o histórico de mentiras e invencionices praticadas cotidianamente por esse combalido pasquim que posa sob a alcunha de revista veja. O que fazer se tem uma legião zumbis que acredita em suas mentiras?…

  17. Pelo amadorismo mostrado nas investigações, opositores desconheciam a diferença entre Portaria de becos e morros com a de Condomínio Classe A e se lascaram.
    Todo proprietário de moradia em condomínio paga taxa justamente para se proteger e pode acessar livremente as gravações e registros da portaria,
    O Bolsonaro, com formação militar e conhecendo bem a safadeza que predomina no legislativo e no executivo (Cabral, cara pintada, etc) do RJ, uma espécie de sub-sede do quadrilhão, agiu no seu legítimo direito, de modo preventivo e estrategicamente impecável.
    Ficou no modo tocaia à espera da hora certa de escapar e desmascarar seus opositores e foi bem sucedido.

  18. Concordo com o Lacombe.
    O Bolsonaro estava com repórter da emissora a tira-colo na viagem, quando foi covardemente atingido por uma armação do Adélio da Comunicação brasileira.

  19. Oi cada vez mais REAÇA, BOÇAL, mentalmente INDIGENTE E ISENTO DE VERDADE.

    “Bolsonaro pega fita do condomínio, Carluxo mexe, a milícia agradece e o Moro acoberta!”, resumiu José Simão!!!!!

    Que maravilha…. Os peixes devem ser mesmo mais inteligente do que os robozinhos que aplaudem milicianos, corruptos, assassinos, mandantes de assassinatos.

    Canalhas, REAÇAS, BOÇAIS, mentalmente INDIGENTES, ISENTOS DE VERDADE. Todos, sem exceção, TOLESTES DE ESTERCO.

  20. Oi REAÇA, BOÇAl, mentalmente INDIGENTE, ISENTO DE VERDADE e TOLESTE DE ESTERCO.

    Alexandre Frota, resolveu enfrentar o MILICIANO em chefe, aquele MILICIANO que destrói provas, obstrui a justiça, aquele MILICIANO SOCIALPATA que foi EXPULSO do exército, mas que foi eleito pelos TOLETES DE ESTERCO…

    O deputado Alexandre Frota reagiu à ironia de Jair Bolsonaro sobre o assassinato de Marielle Franco. “O Brasil não tem culpa do Miliciano que atirou na Marielle morar a 100 metros da sua casa”.

    TOLETES DE ESTERCO E ASSASSINOS!!!

    1. SOCIALPATA?????? KKKKKKKKK

      QUE BURRO FILHA DA PATA!!!!!!!!! KKKKKKKK

      SOCIAL PATA É UMA PATA SOCIAL?????? KKKKKKKKKKKKKKKKK

      BURRO DESGRAÇADO!!!!!!!!! SOCIALPATA SÓ EXISTE NA SUA CABEÇA DE CCUU KKKKKKKKKKKKKK

      SOCIOPATA BURRO FDP!!!!!!!!! SOCIOPATA!!!!! ESCREVA 1000 VEZES PARA APRENDER BURRO FDP!!!!

      AGORA DIGA QUE A CULPA É DO CORRETOR OU DE DIGITAÇÃO KKKKKKK

      BURRO BURRO BURRO KKKKKKKKKKKK

      SOCIAL PATA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! BURRO FDP KKKKKKKKKKKKK TOMA NO CCUU KKKKKKKKKKK

    2. Este aí tem fetiche com esterco… comum na fase anal em crianças. Sua manifestação em adultos está inteiramente ligada à baixa autoestima e micro-pênis.

  21. Oi REAÇA, BOÇAl, mentalmente INDIGENTE, ISENTO DE VERDADE e TOLESTE DE ESTERCO.

    Porque será que o MILICIANO em chefe, aquele MILICIANO que destrói provas, obstrui a justiça, aquele MILICIANO SOCIALPATA que foi EXPULSO do exército, mas que foi eleito pelos TOLETES DE ESTERCO mandou o QUEIROZ destruir o celular?

    Será que ele queria esconder alguma coisa ou ele só não queria que outras pessoas tivessem contato com o QUEIROZ devido ao excesso de ciúmes do rapaz….

    O que esses TOLETES DE ESTERCO E ASSASSINOS são capazes de fazer…

  22. A “mija” __globo/psol/ usam a imprensa, e estão se tornando MILICIA ARMADA DE CONTROVERSIA.
    Formação de bárbaros, impõe, ainda devendo o fisco.
    Não seremos librés dos marinhos. FORA!

  23. Pois é, a essa hora, as hienas ainda estão arrastando os rabos presos para aliviar a dor da fumegada.
    A Rede Adélio de Comunicação acreditou que tinha a arma para fazer o que o Glenn do Intercept prometeu em vão, usando meios idênticos e sujos de agir.
    Só que, ela se lascou ao tentar usa-la traiçoeiramente, enquanto simulava cobrir as bem sucedidas negociações internacionais do Bolsonaro.

  24. Uma conta que ninguém faz:
    1 – A realidade na evolução no índice do PIB brasileiro.
    2 – Falência continental dos Países bolivarianos
    Vamos lá:
    Só com a limpeza e engaiolamento da rataiada que habitava as tocas da Petrobras, Caixa e a Sofisticada Organização Criminosa, estima-se que da Lava Jato para cá, o Brasil economizou de 2016 para cá, uns 8 trilhões nos cofres públicos.
    Vale lembrar também que, diante da nossa economia parada e investidores desconfiados, foi graças ao corte do Bolsa Companheiros Bolivarianos e Africanos, que o Brasil poupou e manteve essa grana nos cofres públicos e se livrou de quebrar também.
    E ainda, apesar da difícil situação, o país ainda pôde acolher venezuelanos, haitianos, cubanos em fuga dessa grave miséria que se alastrou pelo continente, criada pela companheirada comunista e bolivariana do Lula e que atingiu até o antes desenvolvido Chile.
    Falar nisso, parece que o Chile importou a técnica brasileira de quebra-quebra, incêndios e poluição dos mares. Logo alguma mancha de óleo por lá vai contar se isso se confirma.

  25. A Reforma Penal da Toga, em curso no STF, poderá dar selo de garantia à impunidade e oficializar a formação da EL SOC no Brasil.
    Só faltam 4 votos para sabermos se a pior corte do STF nomeada na história do Brasil contribuirá para eternizar as ações nas prateleiras dos tribunais e aumento da criminalidade no país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *