Publicidade

Categories: blogueiros

A Europa se preocupa com a Amazônia como o Brasil com a queima de carvão na Rússia

A crise das queimadas na Amazônia é mero palanque para idiotas como Emmanuel Macron e Jair Bolsonaro excitarem a turba

Foto: Bruno Kelly / Reuters

Se existe um assunto que não domino, que não me interessa nem um pouco e que, rasgando o verbo, tô cagando e andando a respeito, chama-se ecologia (ou meio-ambiente, sustentabilidade, etc).

Eu já não tinha muito saco para isso antes. Depois do meu, digamos, “retiro espiritual”, onde me meti por dias no topo, do topo, do extremo, do extremo do mundo, e realizei a certeza das minhas suposições, a de que o mundo é tão extraordinariamente grande e dinâmico, que é tão dramaticamente poderoso e acima — muito acima! — de qualquer ação humana sobre suas águas, desertos, geleiras, vegetações e montanhas, é que não caio mesmo na pilha de qualquer discurso ambientalista.

Aliás, quem tem acesso ao Netflix, recomendo a espetacular série “One Strange Rock”, onde astronautas que permaneceram em órbita apresentam a imensidão e maravilhas do planeta Terra.

A Europa não tá nem aí para o Brasil e a Amazônia. A Europa só quer saber de si, de trabalho, desenvolvimento e boa vida advinda do progresso. Porém, a Europa é berço dos ambientalistas financiados pelos descolados progressistas ricaços mundiais, que, cheios de sentimento de culpa, destinam bilhões para os catastrofistas anunciarem o fim do planeta. 

Além disso, a Europa defende suas terras e riquezas como ninguém no mundo. Não por acaso terem matado a si mesmos, durante séculos, em guerras sanguinárias por fronteiras e cultura. Não por acaso terem fomentado duas guerras mundiais, em solo próprio, por questões geopolíticas.

Quando uma região poderosa em agropecuária ameaça seriamente seus fazendeiros e afins, a Europa não deixa barato. Nunca deixou! E o acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia, assinado pela parte do continente que não reza pelo histórico protecionismo francês, é uma ameaça e tanto! É essa, e tão só essa, a razão pelo chilique do presidente da França, o babaca Emmanuel Macron, prontamente respondida pelo “elefante numa loja de cristais” Jair Bolsonaro.

Nazismo, comunismo, fascismo, totalitarismo etc. são invenções genuinamente europeias. A contribuição do velho continente para as maiores atrocidades da história só é comparável ao seu genial legado nas artes, cultura, música, cinema, teatro, medicina, tecnologia, indústria, politica, economia e por aí vai. Ou seja, a Europa não é nem o céu nem o inferno, logo não pode posar de Senhora do Mundo e da Razão. Este título, se é que pode ser dado a “alguém”, é dos Estados Unidos da América.

Jair Bolsonaro é um incendiário das ideias a frases. Um tosco belicoso que não diferencia a arquibancada do Maraca do plenário da ONU. E ao invés de demonstrar, com dados e fatos, que as queimadas de agora encontram-se exatamente na média dos últimos 15 anos, partiu logo para o cuspe e chute na canela. Não só não demonstrou que o Brasil não está queimando de mais, como entrou na pilha que interessa aos protecionistas europeus, que logo manifestaram a intenção de anular o acordo (Mercosul x UE), como se uma coisa tivesse algo a ver com a outra.

Precisamos reconstruir as pontes quebradas imediatamente! Precisamos quem? Os adultos dos chamados Mercado. Estes entes onipresentes, que apagam os incêndios causados pelos políticos bocós, como Bolsonaro e Macron. Ah! Trump é outro bocó. Só que é o Comandante-em-Chefe da maior potência nuclear-militar do planeta, bem como o manda-chuva da maior e mais próspera democracia do mundo. Um bocó de respeito, eu diria.

Se tocássemos fogo na Amazônia, como Nero fez com Roma, talvez daqui uns 450 anos teríamos consumido um “culionésimo” da sua área verde. No ritmo atual, ou melhor dos últimos 50 anos, sabem o que acontecerá com a fauna, flora, solo, subsolo, biodiversidade e sei lá mais o que, que preocupa essa gente toda?

Absolutamente, nada! Ou como diria o “elefante”: Porra nenhuma, talquei!

Leia mais.

Ricardo Kertzman

View Comments

  • Macron é apenas um idiota francês, com índices de aprovação inferiores até aos do Bolsonaro.
    "MANCROMUNADO"(*) com os agricultores franceses -- desesperados ante a possibilidade de enfrentara concorrência do agro-negócio brasileiro--, Macron se aproveitou das idiotices ditas pelo falastrão Bolsonaro para tentar melar o acordo com o Mercosul.Ponto final.

    (*) aviso aos comedores de alfafa petistas: é um trocadilho, viu?

      • Sua estranheza em relação a mim pode estar relacionada ao fato de que minhas opiniões não revelam "para que lado" estou? Se pra vc, ter um lado é ter devoção, idolatrar, ser tiete etc de algum político, ou ser crente de alguma seita política, então a resposta é: NÃO, não tenho lado!
        Eu não sou tiete, idólatra ou devoto de ninguém (muito menos de políticos), Eu não pertenço a nenhum rebanho/seita/movimento, não sou massa de manobra de nada, não tenho guru, não sou "seguidor", ninguém faz a minha cabeça.
        Meu mundo não é binário como o dos petralhas, bolsominions etc, para quem se vc não é "seguidor" de "A" então tem que ser de "B", porque o mundo do idiota é do tamanho de uma bola de gude.
        Político é pra mim é o que deveria ser pra todos: nada mais do que um empregado escolhido pelo povo para administrar a coisa pública, o empreendimento público. E como tal, se não administrar com equidade, honestidade, responsabilidade e. acima de tudo, competência deve ser demitido (como foi o caso de Collor e Dilma), (ou punido pela lei, como foi o caso de Lula Propina, Cabral etc) como qualquer outro empregado. Político não é "lulinha paz e amor", nem "mito" e muito menos "pai/mãe dos pobres".
        Se tenho um lado na política este é o do LIBERALISMO, DA VISÃO DE MUNDO FUNDADA NO ILUMINISMO DEMOCRÁTICO EM OPOSIÇÃO ÀS UTOPIAS TOTALITARISTAS (SOCIALISMO/COMUNISMO/FASCISMO/NAZISMO/BOLIVARIANISMO etc). E, na administração da coisa pública, o lado de não abrir mão das exigências de honestidade, competência, equidade, responsabilidade e transparência dos agentes/servidores públicos de qualquer nível.

  • A Rússia tem armas bélicas e independência para mandar em seu território, o que o Brasil ainda não tem, e ainda coloca um idiota completo como Chefe de Estado Maior. Vota de novo no 17, talquei !!!!

    • É pq os anteriores ao 17 ainda nem estavam no estágio de idiotas. Eram ignorantes e analfabetos, além de corruptos claro. Dê mil passos para trás e volte a apertar o 13, talquei?

  • Eu também não domino o assunto, detesto o 'viadê' do macron que quer chamar a atenção por estar em baixa, continuo achando que Bolsonaro deveria parar de dar tantas entrevistas inúteis para repórteres e o Trump é mesmo um bocó de respeito mas é o bocó que melhora a economia de seu país, parece um paradoxo!
    Viajei por vários estados nos últimos 26 anos e sempre vi queimadas e céu enfumaçado principalmente nessa época(inverno), sem novidades. Já vi fazendas inteiras queimando inclusive as casas( 'sedes' ) onde fazendeiros moravam.
    Na região onde moro os agricultores fazem queimadas e 'chove' cinzas na cidade, meu irmão que mora no interior da Bahia sempre diz o mesmo à respeito dos agricultores de lá.
    SEMPRE houve queimadas, agora virou notícia emotivo de preocupação.
    Só manés como o governador do Amazonas pensam que madeireiros fazem queimadas...é muita burrice!
    Os US ofereceram ajuda para combater os incêndios, até agora foi o único e a melhor ajuda que podemos ter, os 'outros' países querem é alguma espécie de controle, não das queimadas, mas de como devemos cuidar aqui do que eles não cuidaram e nem cuidam por lá.
    Na França principalmente cuidam de 'flores' devido à viadagem cultural mas florestas que é bom...nada!
    wikipedia "(Os maiores danos florestais ocorreram como resultado da severa tempestade de Dezembro de 1999); poluição atmosférica proveniente de emissões industriais e de veículos; poluição da água a partir de resíduos urbanos, resíduos agrícolas."
    As florestas merdas da França:
    Bosque de Vincennes - 9,947 km²;
    Bosque de Bolonha - 8,459 km²;
    Floresta de Argonne - não encontrei dimensões mas observando o mapa é uma 'grosse merde';
    Floresta de Fontainebleau - ~280 km²
    ...Grande bosta!
    resumindo, comparando com o Brasil(só Amazônas 1.571.000 km²) a França que tem 643.801 km² não consegue cuidar nem 'desse tiquinho' e quer dar pitacos aqui!
    Alemanha 357.386 km²; Espanha 505.990 km²; italia 301 338 km²...juntos com a França, os nanicos em área quase cabem no Amazonas mas não cuidam do que deviam por lá!

    Só por curiosidade, gostaria de saber se tem alguma ONG oferecendo ajuda para apagar incêndios mas acho que já sei a resposta.

    • JLT,
      Disparado o melhor comentário dos últimos tempos. E olhe que você começou humildemente dizendo que não domina o assunto. Você domina sim porque tem bom senso. Disse tudo, com dados, números, SEM AGRESSIVIDADE, sem palavras grosseiras, sem atacar ninguém, sem atacar o presidente Bolsonaro que está lá porque NÓS não queríamos todos os outros candidatos lixos, mentirosos e corruptos que concorriam com ele e ele era a única opção contra a corrupção e a roubalheira. Ninguém acusa o Bolsonaro de ser ladrão, acusam de falar bobagens, falar demais, etc... de ladrão não e é isto que nós queremos. Bolsonaro tem que fazer sim o que ele está fazendo, enfrentando todos os ladrões corruptos, políticos, artistas, mídia todos que perderam o dinheiro fácil roubado e não vão parar nunca de tentar derrubá-lo e agora tem que enfrentar também presidentes fraquíssimos de outros países que querem desviar a atenção da sua incompetência para resolver os problemas de seus países e querem apontar os problemas alheios.
      A próxima eleição para presidente será em 2022, já temos aí vários oportunistas se lançando, parece que deve ser muito bom ser presidente do Brasil, pessoas ridículas como Luciano Huck, João Dória, Fernando Haddad já está em campanha, pessoas que não tem o menor senso de ridículo, são falsas, mentirosas, traidoras, espero que o Bolsonaro fique firme até lá e que tenhamos algum candidato com moral, dignidade, competência para ganhar a eleição e continuar a nos livrar dos políticos e oportunistas ladrões do passado.
      Parabéns pelo seu comentário e continue a enriquecer este debate.

  • Sem dúvida que o macron está confundido a Amazônia com sua esposa, fera. Ele não conseguiu apagar o fogo da Catedral-Notre Dame, com o Rio Sena próximo da Igreja, fazendo média, para ganhar simpatia, com uma foto do ano 2003, principio de incêndio na Amazônia.
    O tipo do luladrão: erra, faz alarido, pede bis e aplausos...
    IDIOTA!
    A Europa descobriu a vagabundagem dele nas Guianas francesas ( junto com a ramificação da floresta amazônica), antes das eleições, para
    Presidente no Brasil, perdeu dinheiro, e avisaram o atual governo brasileiro tomar uma iniciativa...

    A imbecilidade da esquerda brasileira, e pseudos "celebridades", sem entender o que está acontecendo, falando asneiras, por exemplo: a imbecil annita, e demais mamadores da lei rouanet, pegaram carona para " vingar" o Presidente Jair, mesmo sem saber o que está acontecendo.

    O pior do Brasil>> espertalhões que fazem parte do povo.

    Devemos GRITAR: o silêncio às vezes torna crime contra a humanidade!

    XÔ 13!

  • África: Angola, Zâmbia, R.Congo, incêndio nas florestas... superam os do começo da Amazônia.
    Bolívia__também incêndio florestais d e grandes proporções...

    ¨¨¨¨
    O macron está no mato sem cachorro...

  • Macron, vá ver se o Papai Noel já está na chaminé, vai.
    Crie outro pulmão para o mundo e pare de encher o saco dos brasileiros, tá?
    Se quer oxigênio puro e fresquinho na França, incentive mais banhos e menos perfumes.
    Se está mesmo preocupado em proteger a natureza, peça ao Bolsonaro algumas mudas de plantas do Amazonas e negocie o reflorestamento do deserto do Saara.
    Aliás, a área do deserto é de quase o dobro do Amazonas. Isso prova que a perda de qualidade da vida no planeta se deve à ganância provocada pela economia predadora e irresponsável.

  • Nessa guerra mundial entre urubus em cima da carniça, o que não falta é famosidade, ongueiro e discípulos internacionais da esquerda falida afirmando que as nuvens negras de São Paulo são das queimadas do Amazonas. Só faltou dizer que foram enviadas por sedex.

  • A Operação Abre-te Sésamo vem aí.
    As ratazanas bolivarianas temem que a qualquer momento, o Bolsonaro mande abrir a Caixa Preta dos Cartões Corporativos dos governos anteriores para mostrar aos brasileiros como funcionava o maior subsídio dado à roubalheira já feita na história do mundo.

  • Bom dia, Ricardo. Considero importante a defesa de áreas verdes, sem lá onde for. Mas sem hipocrisia.
    É estranho que é justamente da Europa que vem tantos "defensores" da preservação ambiental. Porquê acho estranho? Porque lá as florestas originais, de alguns milhares de anos atrás, foram reduzidas a 0,3 % da área europeia. Exatamente. 97,7% das florestas europeias foram destruídas em nome do progresso. Por que os ativistas europeus não falam nada sobre isso? E são esses mesmos europeus, tão evoluídos, tão civilizados, que adoram vir para o nordeste brasileiro fazer turismo sexual, onde encontram fácil meninos e meninas em tenra idade. É muita hipocrisia nesse mundo. São esses mesmo europeus, tão civilizados, que para manterem seu modelo de estado de bem estar social exploram os países pobres. Se eles estão tão preocupados assim, a solução é simples. Parem de comprar alimentos de todos os países que devastaram florestas, inclusive países europeus. Pronto, assim eles voltam para a idade das pedras, vão viver com seus antepassados de 20 mil anos atrás, as florestas voltam a crescer, e está tudo resolvido.
    Em tempo: antes que algum PTralha dê palpite, é bom lembrar que foi no segundo governo Luladrão que as queimadas se intensificaram. Tudo para ter o apoios da bancada ruralista. E o resto da história já sabemos.

Recent Posts

O Selmo não sorria; ele simplesmente iluminava ao seu redor

Dizem que os olhos são a janela d’alma. Pode ser. Mas prefiro os sorrisos Poucas…

3 anos ago

Polêmica à vista: charge falaciosa e injusta causa indignação em judeus de BH

Uma charge extremamente injusta que não deve ser encarada como antissemitismo, mas resultado de profundo…

4 anos ago

Adriano Imperador: “tenho um buraco no tornozelo e outro na alma”; entenda

Há muitos anos uma frase não me impactava tanto. Ao falar sobre as razões do…

4 anos ago

A defesa do Meio ambiente pelo cidadão, via Ação Popular; leia e entenda

“a ação popular deve ser estimulada e enaltecida pelo Poder Judiciário, na medida em que…

4 anos ago

Que País é este? Que STF é este? Que ministro é este? Juro que o Brasil não existe

O Ministro: recentemente indicado por Bolsonaro, por suas características bolsonaristas, para fazer bolsonarices. Mas tudo…

4 anos ago

Eis a imagem do fracasso e da pocilga que é o Brasil; União após 300 mil mortes

Há um ano, Jair Bolsonaro, o verdugo do Planalto, arrasa o Brasil, e arrasta milhares…

4 anos ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!