Publicidade

Categories: blogueiros

Emanuel Carneiro, da Rádio Itatiaia, é mais uma vítima da picaretagem intelectual

Foi exatamente este tipo de coisa que fez surgir, no Brasil, o fenômeno eleitoral (Jair Bolsonaro e cia) que assistimos ano passado

Emanuel Carneiro (Foto: Rádio Itatiaia/Divulgação)

Eu conheço Emanuel Carneiro, comentarista e presidente da Rádio Itatiaia de Belo Horizonte, como poucos. Mas Emanuel não me conhece. Na verdade, nunca me viu mais gordo.

É que eu ouço Emanuel desde os meus, sei lá, 15 anos de idade. Um pouco mais, um pouco menos talvez. Tiro de Meta, Turma do Bate Bola, Rádio Esportes, Apito Final, Bastidores (do excelente João Vítor Xavier) e todos os programas e transmissões esportivas da Itatiaia, sobretudo de futebol.

Temos um grande amigo em comum que me garante que [Emanuel] é atleticano. Vá saber! Este é um dos segredos mais bem guardados do mundo, hehe. Mas sigamos.

O Galo conta (ou melhor possui no elenco) com um jogador equatoriano chamado Juan Cazares. Há quem o idolatre. Pessoalmente, o considero horroroso. Não lhe falta talento, é inegável, mas lhe faltam vontade, compromisso, seriedade e, principalmente, humildade.

A fama de Cazares é recíproca ao seu rendimento médio no Galo: péssima! No jargão popular é baladeiro, cachaceiro, festeiro e tantos “eiros” possíveis — se bobear, até Cruzeiro.

Pois bem. Conhecedor do mundo do futebol como poucos, Emanuel criticou a sofrível atuação do jogador na derrota contra o Athletico Paranaense: 

“Sempre joga mal quando o jogo não é em Belo Horizonte. Sempre joga mal fora de casa. É uma situação que está se repetindo. Um atleticano amigo falou o seguinte: ‘só tem uma solução para o Cazares: bota nele uma tornozeleira eletrônica. Aí vai controlar mais o Cazares’.”

Pronto! O mundo do politicamento correto, da patrulha virtual, dos jornalistas ditos progressistas, dos caroneiros de opiniões alheias, dos aproveitadores de plantão, dos recalcados, ressentidos e frustrados, dos anônimos em busca dos 3 minutos de fama, enfim, o mundo dos militantes (não importa a causa) profissionais, lhe caiu sobre a cabeça.

Emanuel foi, por estes, acreditem!, tachado como racista. O grande Didi Mocó diria: “cuma”?

Sim, meus caros. A turma acima investiu furiosamente nas redes sociais contra Emanuel, alegando, ou melhor afirmando, que ele só disse isso porque Cazares é… preto.

A Folha de São Paulo, como não poderia ser diferente, logo encontrou “especialistas” e representantes de “movimentos sociais” para desancarem Emanuel: 

“Tem essa questão do racismo velado, que é uma das características do racismo à brasileira. Mas nesse caso, já chega em um ponto que está explícito. A pessoa fez uma associação direta. Ele só não chega a dizer que o cara é bandido, que jogador negro é bandido… Mas todo o pensamento dele faz qualquer pessoa que ouça pensar isso. Mas ele não falou, então não é racista, entende? Essa é a lógica do racismo à brasileira. É muito grave isso”. (Marcel Diego Tonini, historiador da USP).

“Acho que temos que fazer uma reflexão sobre por que ele traz isso para o Cazares.. Então você imagina fazer uma brincadeira dessa com outro jogador branco do Atlético-MG. Essa brincadeira não ressoaria, não faria sentido”. (Pedro Borges, do portal Alma Preta).

Eis a faceta mais cruel de uma sociedade dividida entre ignorantes e picaretas. De um lado, gente incapaz de compreender textos ou falas um pouco mais complexas, ainda que irônicas. De outro, desonestos intelectuais, vigaristas que se aproveitam da boa-fé do primeiro grupo para ganhar a vida. Sim, porque historiador da USP, ongueiros, blogueiros profissionais e afins vivem sempre dependurados em algum tipo de verba, seja pública ou privada.

Emanuel não é racista! Sua fala tampouco chegou perto de flertar com o racismo. Racistas são os tontos que sempre enxergam racismo onde não há. Aí, sim; é neles que vive o tal do “racismo estrutural” que alardeiam em busca de plateia e caraminguás.

Emanuel, receba, ainda que você não me leia, minha solidariedade (respeito e admiração sempre os teve). Cazares, você não precisa de uma tornozeleira eletrônica, não, meu filho. Precisa é sumir do meu Galo, isso sim.

Leia mais.

Ricardo Kertzman

View Comments

  • Ricardo, isto não pode ser sério!!!! Como alguém pode associar esta fala do Emanuel com racismo??? Tem que ser muito pilantra, mesmo! Que pais de idiotas estes 14 anos de PT criou...

  • - Se o Galo é seu, fique com ele...faça bom proveito. kkkk! Prefiro meu Cruzeiro, lotaaaado de picaretas e atolado em dívidas. Da camisa mais linda do mundo...rsrs! Grande abraço, Ricardo!

  • Sou fan da radio itataiaia e ela nunca foi racista, isso é coisa de quem não tem nada pra fazer, obrigado!!!!!

  • Não acho que foi intenção dele ser racista mais o comentario é um pouco racista porque o Casares é negro, se fosse branco não teria problema.

  • Ricardo, parabéns pelo excelente texto. Quem faz esse tipo de acusação são poucos mas conseguem muita visibilidade e passa a impressão que todos estão contra o Emanuel. garanto que 99,9% dos ouvintes da rádio nem ouviram falar dessa besteira.
    Parabéns e forte abraço.

  • E você é especialista no tema ou construiu sua narrativa baseado nas vozes da sua cabeça? Por vezes, ao navegar pelo portal Uai, me deparo com algum título "chama like" deste seu blog, feito sob medida para a parcela ignorante de nossa população, fruto de uma educação de base humanística precária. Leio os absurdos infundados, tão profundos quanto um pires, que você escreve, e fico me perguntando - será que você realmente acredita no que escreve? Será que você compreende como funciona a construção do conhecimento? Será que você sabe diferenciar suas experiências pessoais do que é inteligível, axiomático, ainda que contextualmente? Se existe desonestidade intelectual ela está nos "donos da verdade", blogueiros da atualidade, que, ocupando um lugar de fala privilegiado, tem preguiça de ler os filósofos, clássicos e modernos, e saem por aí com estes sofismas ridículos.

    • Carai!!!! Escreveu, escreveu, encheu uma linguiça doida e não disse porra nenhuma!! Me lembrou o Gilberto Gil, hehe

      E venha sempre, ok, filósofo de banheiro de rodoviária. A casa agradece a freguesia

  • Eu acho que pode até não ter o intuito racista. Talvez ele nem seja, mas não se pode ignorar que dizer que um jogador negro deva usar tornozeleira eletrônica com certeza reforça a visão racista que a sociedade já tem. Até por que Thiago Neve, Edilson, Guilherme... entre outros, sempre gostaram de uma noitada e nunca termo parecido foi usado.

  • Em primeiro lugar a virtude deve ser alegre e não triste em qualquer atividade.
    *****
    Nossa homenagem e preces com carinho, hoje, data falecimento (22/Agosto)__ Estadista querido, imortal Dr. JUSCELINO KUBITSCHEK DE OLIVEIRA!

    Gratidão! Saudade!

  • Puta que los Padre... Menos mi mi mi e mais futebol pessoal! O mundo tá chato pra caralho.
    Credo. Agora pra usar tornozeleira tem q ser preto? Bandido branco, pardo ou amarelo não usa?
    Tendi não. O Mantega é branco viu? LADRÃO É LADRÃO! CACHACEIRO É CAZER.. OPS! CACHACEIRO É CHACHACEIRO.
    FORTE ABS E A FOLHA QUE SE FODA

Recent Posts

O Selmo não sorria; ele simplesmente iluminava ao seu redor

Dizem que os olhos são a janela d’alma. Pode ser. Mas prefiro os sorrisos Poucas…

3 anos ago

Polêmica à vista: charge falaciosa e injusta causa indignação em judeus de BH

Uma charge extremamente injusta que não deve ser encarada como antissemitismo, mas resultado de profundo…

4 anos ago

Adriano Imperador: “tenho um buraco no tornozelo e outro na alma”; entenda

Há muitos anos uma frase não me impactava tanto. Ao falar sobre as razões do…

4 anos ago

A defesa do Meio ambiente pelo cidadão, via Ação Popular; leia e entenda

“a ação popular deve ser estimulada e enaltecida pelo Poder Judiciário, na medida em que…

4 anos ago

Que País é este? Que STF é este? Que ministro é este? Juro que o Brasil não existe

O Ministro: recentemente indicado por Bolsonaro, por suas características bolsonaristas, para fazer bolsonarices. Mas tudo…

4 anos ago

Eis a imagem do fracasso e da pocilga que é o Brasil; União após 300 mil mortes

Há um ano, Jair Bolsonaro, o verdugo do Planalto, arrasa o Brasil, e arrasta milhares…

4 anos ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!