Homenagem à Rádio Itatiaia e a todos que fazem dela um patrimônio de Minas

“Aaaaaaaadivinheeeee!!! Goooooool, Goooooool, Goooooool do Atlético!! Rei, Rei, Rei… Reinaldo”

Caramba! Meu primeiro contato com o rádio esportivo foi assim. Acabara de me mudar para Belo Horizonte, vindo de Brasília, onde nasci.

Eram idos de 1977 e meus pais voltavam para BH. Casaram-se e mudaram-se para a nova capital. Quase 20 anos depois, retornavam à Minas Gerais.

A frase acima é histórica; antológica. Quem tem mais de 40 anos, cresceu e viveu nas Alterosas — e gosta de futebol — a conhece bem.

Vilibaldo Alves narrava os gols do Galo como ninguém. Logo após entrava o Kafunga: “não tem coré coré; o gol foi barra limpa”.

Putz! Acho que tenho mais hora de Rádio Itatiaia que petista de corrupção, hehe (desculpem, não deu para resistir).

Desde os 10 anos de idade… Tiro de Meta, Rádio Esportes, Turma do Bate-Bola, Apito Final. Não há música ou vinheta que eu não conheça.

“Manchetes que são notícia; Marco Antônio Bruck, Marco Antônio Bruck; Itatiaia, Belo Horizonte, a rádio de Minas”.

Radinho de pilha escondido sob o travesseiro (ah, se minha mãe pegasse!!) e madrugadas em claro com Hamilton de Castro. Duro era aguentar acordado as aulas do dia seguinte.

E como eu adoro ouvir a “Ave, Maria” das 18 horas. Sebastião; Soldado, Mártir e Santo; padroeiro da Rádio Itatiaia, velai por nós…  

Repórter… Glória Lopes! Era sensacional!! E o Rádio Polícia?!? Talvez o melhor jingle já criado em todos os tempos:

Se você anda abusando do fuminho da guiné; das picadas e do cheirinho; das bicotas das muié; cuidado malandro, cuidado; cê vai virar notícia, aqui no Rádio Polícia.

Que legal. Que memórias bacanas. Hoje, ouvindo o Bastidores, com o querido João Vítor Xavier, não deu para não me emocionar.

Em 10 de março de 59, há 60 anos portanto, a Itatiaia realizava sua primeira transmissão esportiva internacional. Por isso, fizeram um programa especial.

Áudios históricos foram ao ar. Cornetas triunfantes anunciavam orgulhosas a voz do inesquecível Oswaldo Faria: “Nós abrimos para o rádio de Minas os caminhos de todos os continentes”.

Parabéns, Rádio Itatiaia! E muito obrigado por ser minha companheira diária há mais de quatro décadas seguidas.

Eis aí… Uma liderança que ninguém discute!

Leia mais.

31 thoughts to “Homenagem à Rádio Itatiaia e a todos que fazem dela um patrimônio de Minas”

  1. Nós abrimos para o Rádio de Minas os Caminhos de todos os continentes. E aquela cornetinha tocando, é impagável, inesquecível.

  2. Bom concordo com vc em tudo e a na importancia da radio, mas hoje em dia virou trapolin para a politica. Desconfio dos patriotas que usam a influencia da radio para se beneficiar . E quando chegam em cargos publicos se tornam mais do mesmo.

  3. Se tem algo que une fortemente a Esquerda e a Direita nesse país, é o asco e a repulsa à Rede Lixo, Rede Esgoto de Televisão… Então fica a pergunta, se todos detestam essa emissora, como e por que ela ainda existe? Como consegue se manter com a repulsa de praticamente toda a população?
    Sinceramente, não consigo entender. Algo para refletirmos!

      1. Desculpe-me, faltou dizer que com a nossa querida Rádio Itatiaia é exatamente o contrário, pois é uma empresa de comunicação que conseguiu, ao longo dos anos, cativar, conquistar e fazer com que o público tenha um grande apresso e carinho pela rádio.

      2. Tem sim haver, porque quem fez comparação pífia com “corrupção petista” foi você. Aí está sua doença, incurável, totalmente indisfarçável.

        1. Putz! Outro dia foi “há propósito”. Hoje “haver”. Além de muito chato você é um belo de um analfa, isso sim

          1. Não vou dizer o absurdo de que todo analfa é petista.
            Nem tampouco que todo petista é analfa, apesar dos fortes indícios neste sentido, e pelo fato de que até hoje não vi um único que não o seja.
            Fiquemos assim: é bem provável que a quase totalidade de petistas e esquerdistas o sejam.

  4. Não escuto rádio mas conheci o Kafunga que era ‘gente muito boa’ e muito engraçado.
    Um primo do meu pai foi um radialista muito famoso por muitos anos na itatiaia e quando eu era bem novo(6 ou 7 anos) ele me dava muitos discos de presente e frequentava minha casa constantemente.
    Assim sendo, tenho boas lembranças da rádio mesmo sem escuta-la e ‘todo mundo’ em BH a conhece, é realmente ‘uma liderança que ninguém discute!’!

  5. MORO EM AGUAS LINDAS TENHO 52 ANOS MAS DESTE DA MINHA ADOLESCENCIA NUNCA DEXEI DE OUVIR A MAIS QUERIDA DE MINAS.SOU TORCEDOR DO GALO ESTOU SEMPRE LIGADO NAS TRANSMIÇAO DO CAIXA.SAUDACOES AVINEGRA PARA TODA A MASSA DA ITATIAIA

  6. MORO EM AGUAS LINDAS TENHO 52 ANOS MAS DESTE DA MINHA ADOLESCENCIA NUNCA DEXEI DE OUVIR A MAIS QUERIDA DE MINAS.SOU TORCEDOR DO GALO ESTOU SEMPRE LIGADO NAS TRANSMIÇAO DO CAIXA.SAUDACOES AVINEGRA PARA TODA A MASSA DA ITATIAIA.CARLOS ALEXANDRE

  7. Ricardo,

    Muito comovente. Isso que eu gosto: pessoas e instituições que crescem com o
    verdadeiro capricho. Acho que nunca ouvi tal rádio, para ser honesto, nem sabia que existia.
    Mas com certeza, pelo modo que você falou, propõe que ela seja
    realmente boa.
    Ótima, inesquecível, na verdade.
    Deve ter e tem contribuido positiva e fortemente no psicológico de muita
    gente, sô.
    Infelizmente não tenho como ouví-la, mas fiquei emocionado com aa pequena introdução.
    Abraços.

  8. Olá Distinto, não ouço o quanto eu gostaria, mas sou fã de rádio. Um meio que ha um século se mantém e se renova. Ha no rádio uma agilidade que ainda não foi igualada, menos ainda superada. Tanto a gente ouvi fazendo com proveito tanta coisa como dirigindo, preparando o rango, passando uma roupa etc como do lado de lá o repórter se enfiar pelos corredores, debaixo de mesa e colhe a voz. Universo fascinante.
    E o folclore de quem faz a rádio? Dia desses ouvi um repórter de gramado reclamando de um boleiro que ao ser perguntado com ênfase, na beira da linha branca, nada dizia, limita-se a abanar a cabeça. Avaliem a aflição desse repórter! não é de matar?

  9. Minha memória afetiva com a rádio itatiaia é muito parecida com a sua.
    Quem mais me marcou nesses longos anos foram Willy Gonser e Oswaldo Faria com coragem para dizer a verdade.
    Não gosto da rádio sendo utilizada como trampolim para políticos rasos, sem exceção.

  10. Boa, Ricardo.

    Nasci e cresci em BH com meu pai nos acordando com seu rádio relógio às 6:00, com a vinheta do Tiro de Meta. Incontáveis vezes tentava dormir e não conseguia, pois meu pai ouvia no seu rádio relógio o Apito Final até 23:30. Quando estudava à tarde, adorava o comentário do Willy Fitz Gonzer ás 11:25, antes do Rádio Esportes, e o Coragem para Dizer a Verdade do Oswaldo Faria às 12:30. Voltava das aulas ouvindo a Turma do Bate Bola. Era adolescente e me emocionava com a Ave Maria, Hoje, quando tenho a oportunidade, me emociono ainda mais. Fora todas as transmissões esportivas dos finais de semana. Milhares de vezes comendo pipoca na saída do Mineirão e ouvindo a reprise dos gols do Galo no rádio do carro do meu pai. E aquela repórter, que finalizava sua transmissão de política com uma voz e entonação que nunca esqueci: “de Brasília, Aparecida Ferreira”?

    Há 20 anos fiz o caminho inverso ao seu. E a cada mês, nas idas e vindas entre as duas capitais, ficava na 040 ouvindo entre chiados as narrações dos jogos do Galo. Às vezes conseguia ouvir até João Pinheiro, outras só até Três Marias. Mas vinha tentando até conseguir descobrir quanto tinha terminado o jogo hehehe.

    Realmente a Itatiaia é uma marca muito forte. Mas precisa cuidar, como um leitor comentou, pra evitar que sua utilização recente como trampolim para a política por vários de seus contratados acabe por manchar sua belíssima história.

    Abração e ótima semana.

  11. Prezado, temos quase a mesma idade, eu 55. Me permita remendar seu brilhante texto com as presenças de José Lino e Acyr Antão. De resto assino em baixo. Parabéns!

  12. A nossa Itatiaia é uma das poucas mídias que nunca se venderam. Tá certo que também nunca se posicionam claramente preferindo ficar em cima do muro. E os radialistas que se elegem são de vários partidos. Eu ouço sempre a rádio desde pequeno. Estou com 46 anos e sou galo. Abraço e parabéns a todos da maior de minas.

  13. Rei, Rei, Reinaldo Lima, punho cerrado erguido aos céus, em provocação aos gorilas de plantão em Brasília; Lulinha Paz e Amor. Com eles nos seus campos é bola na rede, mas como a canalha é covarde, tudo faz para retirá-los do relvado.

    Tem muita gente da Nação ATLETICANA que se poca com essas lembranças, mas não mugem e nem tugem. Ruminam calados.

  14. Ricardo, bom dia.

    Em tempo, segue meu comentário sobre a Rádio Itatiaia.

    Tenho 40 anos e desde os meus 7, 8 anos ouço a rádio Itatiaia. Me lembro muito do programa “Tiro de Meta” sendo realizado pelo Orlando José, como o seu famoso: “…bom dia trabalhador”. Gostava de ouvir os comentários do Oswaldo Faria também. Tinha o lendário Pingüim… Hoje, gosto dos jornais da rádio e ouço o Alberto Rodrigues. Meu pai também tinha essa mania de dormir com o radinho debaixo do travesseiro e eu, por muitas e muitas vezes também fiz isso. Não faço mais pois não tenho mais um radinho pequeno para colocar debaixo do travesseiro… rs.

    Realmente a rádio é uma tradição. Entretanto, precisamos de mais opções para não termos apenas um lado da notícia ou da opinião.

    Outro detalhe: a rádio tem conseguido eleger muitos dos seus comunicadores… Até aí, sem problema. Só não acho muito legal o comunicador eleito continuar com a atuação na rádio. Querendo ou não, é uma forma de se fazer “propaganda”. Levam vantagem em relação a outros candidatos.

    E por fim, a maioria nos nomes que você citou, são torcedores ou ex-jogadores do Atlético. Podemos dizer que é uma rádio que tende muito para o lado alvinegro da força, mas que em suas principais coberturas, cobriu, transmitiu inúmeros títulos e conquistas estreladas (Cruzeiro). 😉

    Estou ansioso por um texto que provavelmente você escreverá sobre a decisão do STF ontem que praticamente acabou com a Lava Jato. Estão de brincadeira…

    Forte abraço a você.

    1. Eis aí…

      —————–

      Que país triste é o Brasil. E não me refiro, por óbvio, ao seu povo sorridente.

      Que país desolador é esse nosso. Duzentos milhões de pobres almas subjugadas.

      Dezenas de milhões remando em uma direção e seis ministros do STF remando em outra.

      Hoje tem festa no AP. Dos Neves, dos Temer, dos Rousseff, dos Calheiros.

      Hoje tem festa nos xilindrós. Na PF de Curitiba, em Bangu no Rio, e na papuda em Brasília.

      Hoje tem festa nas bancas milionárias e nos restaurantes estrelados do Rio e São Paulo.

      Hoje tem festa na Suíça e em Portugal. Banqueiros, clientes e togados Europa afora.

      Hoje tem festa na Odebrecht, na OAS, na Petrobras. Hoje tem festa na casa do Cunha.

      Hoje ficam mais felizes Lula, Pallocci, Cabral, Mantega, Dilma, Aécio, Michel…

      Hoje cumpriram sua missão Lewandowski, Mello I e II, Tóffoli, Mendes e Moraes. Os padrinhos agradecem.

      Hoje parte do STF apequenou a instituição e engrandeceu os cofres dos corruptos.

      Não, meus caros. Não é com tanques. Nem com um Jeep e um cabo.

      É com um troço chamado voto! É com um troço chamado população.

      Brasília, minha cidade natal, fede aos Três Poderes. O Brasil fede a Brasília.

      Vou dormir que é melhor!

      ———

      Abrs

  15. Caro Ricardo Kertzman,
    Li o seu comentário sobre o ridículo episódio do Cazares e agradeço o bom senso do seu ponto de vista ( e de defesa).
    Isso passa, faz parte.
    Eu leio você no blog, sempre, e sinto a falta das suas opiniões na versão papel do Estado de Minas.
    Um grande abraço,
    Emanuel Carneiro

  16. Parabéns ,Ricardo por ter o veículo e saber usa-lo, tenho a mesma opinião sua;fica um tanto de frustados com o mundo querendo torna-lo mais complicado do que é.
    Bando de gente chata e fútil com diploma de alguma coisa tornando um simples comentário em causas de defesa e preconceito,vão lamber sabão. será que mandar lamber sabão é também preconceito com o sorvete.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *