Desde os primórdios… Até hoje em dia… O homem ainda faz o que o macaco fazia (Titãs, na canção Homem Primata)
Nos primórdios da humanidade, os sapiens combatiam uns aos outros em busca de território, comida e poder.
Milhares de anos depois, o ser humano continuou guerreando e matando seus semelhantes. Impérios se formaram às custas de sangue e morte de centenas de milhares.
Já no mundo moderno, máquinas assassinas como o nazismo e o comunismo repetiram o padrão anterior, como se todo o progresso alcançado servisse apenas para aumentar o poder de destruição do homem, haja vista as armas nucleares.
Nos dias atuais, bárbaros engravatados — poucos, é verdade — dormem e acordam (ou vice-versa) obcecados pela conquista e a destruição do outro. Entenda-se como outro um país rival ou mesmo a população vizinha.
Tenho experimentado o convívio com sociedades onde a colaboração coletiva não só traz benefícios incontestáveis como — e principalmente! — garante o bem-estar e a própria sobrevivência. Países em que ou todos se unem ou todos padecem, seja por causas naturais, como adversidades climáticas, ou fronteiras hostis.
Depois de alguns dias, retorno a pensar no Brasil. Não da maneira comparativa simplória, mas pela ótica de quem talvez comece a compreender a raiz dos nossos inúmeros problemas.
O brasileiro precisa descobrir os benefícios da colaboração coletiva. E não! Não é necessário viver sob 40 graus negativos ou guerras sanguinárias para compreender que quanto mais colaboramos com o próximo, melhor para nós mesmos..
Intuo que tão ou mais importante que matemática e português, aulas básicas de ciências humanas, no estudo infantil e fundamental, trariam benefícios imensos ao país.
É uma pena que estejamos mais preocupados com direita e esquerda, capitalismo ou marxismo cultural e outras besteiras do gênero, que com solidariedade e bem comum.
Um abraço, meus caros. Foi muito bom “falar” com vocês.
Dizem que os olhos são a janela d’alma. Pode ser. Mas prefiro os sorrisos Poucas…
Uma charge extremamente injusta que não deve ser encarada como antissemitismo, mas resultado de profundo…
Há muitos anos uma frase não me impactava tanto. Ao falar sobre as razões do…
“a ação popular deve ser estimulada e enaltecida pelo Poder Judiciário, na medida em que…
O Ministro: recentemente indicado por Bolsonaro, por suas características bolsonaristas, para fazer bolsonarices. Mas tudo…
Há um ano, Jair Bolsonaro, o verdugo do Planalto, arrasa o Brasil, e arrasta milhares…
View Comments
Olá Inundado, agora, então, na fase glacial estás a concordar que querer governar com decreto para liberar armas e munições e, gestos de armas e arminhas é algo, no mínimo deslocado no tempo. Esse deslocamento indica o caráter atávico e bruto de uma família e simpatizantes que ameaça nos levar ao caos. Gente, onde é que fomos chegar? Como deixar de cuidar e semear em campo tão fértil como o de Pindorama e praticar somente insanidades? Se há algo de bom é que a briza do horizonte começa indicar mudança de ares. Oxalá!
"Gente, onde é que fomos chegar?"
:-?
google translator is not helping, translate please!
Deveria continuar em férias; o besteirol voltou.
Verdade. Há coisas que nem o tempo resolve. A imbecilidade é uma delas. Deveria ter estudado sobre heliocentrismo e sobre a "bola girante e molhada", mas a besta deve continuar acreditando no geocentrismo, no terraplanismo, no Bozo e milicianos, se divertindo e sendo divertido pelos semoventes bozoantas!!!
Fico tão feliz quando as pessoas têm oportunidades para pensar com calma e perceber as coisas sob uma ótica diferente. Tem um bom tempo que você diminuiu a agressividade e os "insultos", e agora mais do que nunca percebo que realmente você é inquieto, um inteligente questionador. Não temos a mesma visão política, são aliás opostas, mas esse texto bem escrito, com sobriedade, com um esmerado português, só mostra que vale a pena insistir em ler seu blog. Ou seja: visão política como critério para fazer conexões com outras pessoas é algo raso - SHALLOW NOW HAHAHAH.
Parabéns!
Ricardo, se você descesse de helicóptero em uma aldeia dos homens da caverna, lá na idade da pedra lascada, e dissesse a eles que não poderiam bater com o osso de mamute na cabeça do coleguinha, apenas porque ele pegou a água do rio para beber. Sabe o que lhe aconteceria?
Eles iriam bater com o osso de mamute em você até te matar de tanta pancada e depois o devorariam...
Pois bem, o seu texto foi muito belo, bem escrito e muitíssimo civilizado, porém, contudo, entretanto, você está discursando para brasileiros, e infelizmente, ainda não saímos da caverna.
Abs
Que o governo atual herdou a maior quebradeira econômica da nossa história e terá muito trabalho pela frente para recuperar o país, não há a menor dúvida.
A sorte dele é que, incrivelmente, o Plano Real do FHC tem suportado a pressão e ainda se perdeu com hiperinflação, o que seria mais do que normal, diante da situação caótica em que o país se encontra.
Não há dúvida que estamos no Modo Ressaca da Corrupção e só resta tratar os sintomas de fadiga, dor de cabeça, náuseas tonturas e sensibilidade à luz do brilho da estrela petista.
Não devemos nos iludir com mais momentos mágicos bravateados pela oposição, pois serão necessários muitos anos pela frente para a retomada do desenvolvimento, retomada de empregos e saúde pública mais humanizada.
Enquanto o Bolsonaro enfrentar tiver força para enfrentar essa oposição acostumada com o toma lá dá cá, ele terá apoio dos contribuintes.
E pelo que tem feito para desentocar a sobra da rataiada do governo anterior, o Costa e Silva não precisará aparecer em forma de passarinho para ele, o que já é um grande alívio para as pessoas de bem do país.
No segundo parágrafo: ... ainda não se perdeu com a hiperinflação....
E o STF do que passou a desfilar como o lagosteiro do povo brasileiro, hein?
Até hoje, 'os sapiens' combatem 'uns aos outros em busca de território, comida e poder.'
Exemplo: "A Cemig anunciou nessa quinta-feira (16) que teve lucro líquido de R$ 797,2 milhões no primeiro trimestre de 2019 e que deverá reajustar a tarifa de energia elétrica a partir do dia 28."
O aumento será de ~8,7% mais as 'bandeiras' e a taxa de iluminação pública onde vc paga mais que o vizinho se consome mais energia que ele na sua residência como se a luz do poste brilhasse mais pra vc!
Ano passado, o reajuste médio foi de 23,19%. Sem preguiça e sem 'chutômetro', calculem quanto foi o aumento cumulativo do ano passado para esse ano! (vou ajudar: ~71%)
...e desviam águas de Minas pra SP e dizem que níveis estão baixos....(Rio grande, furnas e outros...vide mapas)
Pergunta óbvia: Se ouve lucro, pra que ter aumento?
"Tenho experimentado o convívio com sociedades onde a colaboração coletiva não só traz benefícios incontestáveis como — e principalmente! — garante o bem-estar e a própria sobrevivência."
"...quanto mais colaboramos com o próximo, melhor para nós mesmos.."
OK mas faço perguntas à todos :
Como caminho 'com solidariedade e bem comum' se ficamos inertes nessa total ausência de colaboração coletiva com esse e demais roubos e sacanagens do governo(bárbaros engravatados) para conosco e como faremos 'tentando' garantir o bem-estar e a sobrevivência ?
Basta 'pagar'? ( Fazer na web um abaixo assinado inútil? )
Olá, Ricardo!
Você estava fazendo falta!
Acertou na questão chave do brasileiro: o seu ato de cada dia! Suas ações perante outras pessoas, ou seja, a falta de gentileza, respeito e cidadania!
Um abraço!