Publicidade

Categories: blogueiros

São Bernardo do Campo paga o preço de ser São Bernardo do Campo; entenda por quê

O ecos do lulopetismo continuam a nos assombrar, e assim continuarão por ainda muitos anos a frente. É o preço a pagar, meus caros

(Foto: PT/Divulgação/Google)

Em 1967, o Brasil ganhava dois presentes: a Ford e Ricardo Kertzman, hehe. Brincadeiras à parte, é certo que a fábrica de São Bernardo do Campo (SP), adquirida da extinta Wyllys-Overland pela montadora americana, encerrará suas atividades e findará um ciclo de 52 anos.

A Ford desembarcou no País ainda nos anos 20. O Brasil foi a segunda filial da empresa fora dos Estados Unidos — a primeira foi na Argentina. Justamente em abril, quando nasci, a montadora iniciou a produção do seu primeiro automóvel fabricado por aqui, o Ford Galaxie 500.

A fábrica foi forte. Trabalhou duro. Foi resistente. Suportou crises financeiras e políticas, golpes institucionais, planos econômicos aloprados, choques mundiais etc. Mas a gigante não estava preparada para um algoz mortal. Pior. Um algoz oriundo do seu próprio quintal.

A crise econômica e a recessão deixadas pelos governos petistas de Lula e Dilma, sobretudo pela segunda, somadas às dificuldades impostas por legislações tributárias insanas e lei trabalhistas cruéis, levaram à lona a unidade do ABC paulista, que deixará de produzir sua linha de caminhões.

Com isso, 5 mil famílias serão atingidas diretamente. Outras milhares indiretamente. Eis o legado do “filho pródigo” de São Bernardo do Campo e seus aparelhos sindicais. Eis aí o legado do pior governo da história do Brasil, onde só o que cresceu e floresceu foi violência, corrupção e os bolsos petistas.

A Ford continuará produzindo em Camaçari, na Bahia, e em Taubaté, no interior de São Paulo. Que todos aprendam a lição. Montadora e governos; empregados e sindicatos; legisladores e juízes. Do contrário, em breve, assim como já ameaçou a GM, outras montadoras seguirão este mesmo caminho.

Depois não adianta chorar.

Leia mais.

Ricardo Kertzman

View Comments

  • Primeiro, ele destruiu o ABC e transformou em cidade dormitório dos profissionais demitidos em busca de empregos na Capital, invertendo a situação de deslocamentos e ajudam a parar o trânsito nas ruas de são Paulo.
    Segundo, com o reforço do engodo nos carros de som, ele ocupou o poder e criou um mega tsunami ideológico e de roubalheira desenfreada que destruiu toda a Nação.
    E ironicamente, para quem sempre gostou de cana, agora está hospedado num local bem sugestivo e onde deveria ser hastear uma bandeira xadrez vermelha mostrando a evolução no placar das diárias, como "Estamos tantos dias sem escapar da cana".

  • OLHANDO PARA O ABISMO
    Olhem o estado desumano e de quase calamidade pública do sistema de saúde no Brasil herdado de Lula e Dilma.
    Olhem o estado caótico de insegurança pública herdado de Lula e Dilma.
    Olhem o estado de quebradeira das empresas públicas inchadas e arrombadas pelos governos de Lula e Dilma.
    Olhem o estado quase falimentar das contas públicas herdado de Lula e Dilma.
    Olhem o estado de abandono das escolas públicas e do ensino herdado de Lula e Dilma.
    Olhem o estado de deterioração das estradas e portos herdado de Lula e Dilma.
    Olhem o grau de desemprego e endividamento da população herdado de Lula e Dilma.
    Olhou bem olhado? Pois bem, quem está sofrendo as consequências e vai levar ainda uns 5 anos penando para pagar essa conta é você, somos nós todos, tenhamos ou não cometido a maior burrice de todos os tempos ao ter colocado o destino do País nas mãos corruptas, irresponsáveis, retrógradas e incompetentes de Lula e Dilma.

  • Ricardo, bom dia! A decisão de fechar a fábrica não tem nada a ver com o movimento sindical da década de 70. Naquela época a automação industrial era incipiente e a mão de obra era um capital a ser levado em conta. Por isso, o trabalhador podia se impor. É a lei capitalista de mercado. Hoje a automação e robotização diminuíram a importância e o peso de custo da mão de obra. O fechamento da fábrica está inserida em um movimento mundial pelo qual todas as montadoras passam. Está havendo uma remodelação do mercado mundial automotivo.

  • Olá Inundado, tem gente que precisa ler jornal para mentir, tem outros que nem lendo consegue. A Ford, a Fiat, a Basf, a ABB, a Siemens e muitas outras vieram e INVESTIRAM em Pindorama, pois, montaram plantas industriais, organizaram fornecedores, organizaram cadeia de revendedores. Criaram riquezas, geraram empregos recolheram tributos. Tudo isso no tempo em que a CLT e a Justiça do Trabalho funcionavam plenamente. Só por ai já revela falaciosa a conversa de acabar com os direito trabalhistas para gerar empregos.
    Depois surgiu uma praga chamada FHC ou Maria Antonieta Tropical e começou a pirativização com o consequente desmonte da industria nacional e a supressão de empregos. Tudo na melhor política de vender o carro para comprar gasolina!

    • Cidrac, se você tenta falar com uma pessoa durante anos e esta pessoa o ignora, não lhe responde, fornece a você todas as pistas que não que falar contigo, que despreza você e tudo o mais… Fica uma pergunta? Você ainda continua atrás desta pessoa igual um cachorro, será que você não tem desconfiômetro para perceber que o Ricardo nunca lhe responde?
      Ele conversa com vários participantes aqui no blog, porém nunca lhe dá atenção, nunca lhe dirige a palavra. Você está igual cachorro quando apanha do dono e volta abanando o rabo.
      Vai gostar de tomar tapa na cara assim viu! Você está igual mulher de malandro. Um pouquinho de vergonha na cara e um pouquinho de amor próprio é bom sujeito, você já está velho demais pra ficar igual cachorro atrás de atenção.
      Será que você é daqueles que quanto mais apanha, mais corre atrás? Será que todo esquerdista é assim? Adora levar chibatada no lombo e ficar correndo atrás?
      Tenha só um pouquinho de amor próprio pela sua pessoa sujeito.

      • Olá Rogério, ou seria um codinome do blogueiro, ha quem diga que água e conselho só se dá a quem pede, mas você voluntarioso fica ai a dar conselhos e a distribuir ensinanças. Como citas o meu nome eu respondo dizendo que vá contar suas fanfarronices e jactâncias para suas neguinhas ou seus negões, a depender de sua preferência pessoal! Guarde consigo esses palpites que eu não pedi e os dispenso!

        • Realmente não tens um pingo de vergonha na cara mesmo, mesmo já sendo um ancião...

          É triste ver alguém da sua idade tomar chibatada, ser desprezado e ficar correndo atrás desta maneira sujeito.

          Não tens vergonha na cara não? Ficar correndo atrás de alguém que lhe despreza, que não lhe dá atenção, que não fala com você. Com relação ao "neguinhas" e "negões", você está sendo preconceituoso? Usando termos pejorativos com as "neguinhas" e os "negões"? É isso mesmo? Você é preconceituoso? Mesmo sendo da esquerda, que faz crítica a quem é fascista, machista e opressor, você usa termos racistas e chulos para se referir a "neguinhas" e "negões"?

          É mãe Diná D'arac, acho que você ficou bem bravinho com a verdade que acabou de ler né? Você xingou, esbravejou e vomitou como todo esquerdista marxista lulopetista preconceituoso e radical, que quando são confrontados com a mais pura verdade, ficam loucas...rsrs...
          Um homem velho da sua idade correr atrás dos outros igual cachorro. Tá carentezinho em busca de atenção? Continua aí bobão, tomando tapa na cara, igual mulher de malandro. Eta sujeito idiota viu...

  • Concordo com muita coisa dita neste blog mas ficar colocando qualquer coisa direta ou indireta na mão do que aconteceu com o PT alguns anos atrás é muito raso.
    Trabalho um bom tempo na indústria. O movimento de evasão da indústria no Brasil é algo irreversível, e mesmo após reformas que estão por vir e necessários ajustes, isto não vai mudar. Vai faltar justificativa no futuro, se continuar por esta visão. Ela vai ocorrer por uma série de fatores de ordem muito acima do que ocorreu. Este movimento de evasão da indústria automobilística já foi sentido nos USA um tempo atrás e continuará em alguns países, como o Brasil.

    • Movimento de evasão de indústrias automobilísticas no Brasil? Rodrigo, desde a "abertura" do mercado iniciada por Collor, o País recebeu bilhões de dólares em investimentos, atraiu quase duas dezenas de fabricantes, é hoje um dos maiores mercados mundiais. Ajuda aí, né

      • Ricardo só não enxerga quem não quer....vc fala do passado recente, mas o movimento automobilístico de agora em diante vai ser diferente...o movimento de compartilhamento de veículos das novas gerações e o advento do carro elétrico vai mudar tudo isso, ninguém quer mais ter um monte de áreas industriais com custos super altos para uma produção que não seja bem assegurada a longo prazo...isso é um movimento que vai acontecer, quem viver verá...como disse...vai faltar justificativa para o próximo acontecimento parecido como esse se for por este caminho...

        • São coisas diferentes e assuntos beeem diferentes. O post foi sobre o fechamento da fábrica (majoritariamente de caminhões!!) por queda na demanda. Abrs

  • A verdade é que o Sr. Lula criou sindicatos que inviabilizaram muitos projetos industriais em SBC e região metropolitana de SP. As indústrias migraram para o interior e outros estados. A influência danosa do ganancioso, mentiroso, corrupto e mau caráter do sr. Lula e sua trupe, misturada com o comunismo do sr. José Dirceu, Dilma, FHC e outros mais, transcendeu de SBC para todo o Brasil e hoje vivemos nesta penúria.
    Mas sou confiante de que com o voto livre de ideologias e conscientes de que temos brasileiros capazes e honestos para nos colocar nos trilhos, vamos transformar nossa nação.
    Basta não dar ouvidos para parte da imprensa comunista que quer destruir todo esforço de reconstrução que está sendo empenhado pela equipe que aí está.

  • Continua sonhando com o Lula e com o quadrinho dele em sua cabeceira, hein blogueiro? Esquece o cara, amigão. Leia mais sobre a economia na atualidade e não trate essa empresa como vítima. Eles querem economizar, simples assim.

      • Antes eu lia com orgulho seus artigos, pois realmente demonstrava um homem sério e sensível.

        Ricardo Kertzman nasceu em 1967. Um homem inquieto, irrequieto e inundado de sentimentos.

        Agora, vejo que é inundado de ignorância e burrice, sentimentos de ódio e desejo de espalhar sangue.

        Triste

  • Um país dirigido por um bêbado,e depois sua fantoche,colocados no poder por eleitores não sóbrios,tinha que dar nessa merda mesmo.Agora a bomba tá na mão do novo governo, que vai ter que ralar pra desativá-la e colocar ordem nessa bagaça.

Recent Posts

O Selmo não sorria; ele simplesmente iluminava ao seu redor

Dizem que os olhos são a janela d’alma. Pode ser. Mas prefiro os sorrisos Poucas…

3 anos ago

Polêmica à vista: charge falaciosa e injusta causa indignação em judeus de BH

Uma charge extremamente injusta que não deve ser encarada como antissemitismo, mas resultado de profundo…

4 anos ago

Adriano Imperador: “tenho um buraco no tornozelo e outro na alma”; entenda

Há muitos anos uma frase não me impactava tanto. Ao falar sobre as razões do…

4 anos ago

A defesa do Meio ambiente pelo cidadão, via Ação Popular; leia e entenda

“a ação popular deve ser estimulada e enaltecida pelo Poder Judiciário, na medida em que…

4 anos ago

Que País é este? Que STF é este? Que ministro é este? Juro que o Brasil não existe

O Ministro: recentemente indicado por Bolsonaro, por suas características bolsonaristas, para fazer bolsonarices. Mas tudo…

4 anos ago

Eis a imagem do fracasso e da pocilga que é o Brasil; União após 300 mil mortes

Há um ano, Jair Bolsonaro, o verdugo do Planalto, arrasa o Brasil, e arrasta milhares…

4 anos ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!