São Bernardo do Campo paga o preço de ser São Bernardo do Campo; entenda por quê

O ecos do lulopetismo continuam a nos assombrar, e assim continuarão por ainda muitos anos a frente. É o preço a pagar, meus caros

(Foto: PT/Divulgação/Google)

Em 1967, o Brasil ganhava dois presentes: a Ford e Ricardo Kertzman, hehe. Brincadeiras à parte, é certo que a fábrica de São Bernardo do Campo (SP), adquirida da extinta Wyllys-Overland pela montadora americana, encerrará suas atividades e findará um ciclo de 52 anos.

A Ford desembarcou no País ainda nos anos 20. O Brasil foi a segunda filial da empresa fora dos Estados Unidos — a primeira foi na Argentina. Justamente em abril, quando nasci, a montadora iniciou a produção do seu primeiro automóvel fabricado por aqui, o Ford Galaxie 500.

A fábrica foi forte. Trabalhou duro. Foi resistente. Suportou crises financeiras e políticas, golpes institucionais, planos econômicos aloprados, choques mundiais etc. Mas a gigante não estava preparada para um algoz mortal. Pior. Um algoz oriundo do seu próprio quintal.

A crise econômica e a recessão deixadas pelos governos petistas de Lula e Dilma, sobretudo pela segunda, somadas às dificuldades impostas por legislações tributárias insanas e lei trabalhistas cruéis, levaram à lona a unidade do ABC paulista, que deixará de produzir sua linha de caminhões.

Com isso, 5 mil famílias serão atingidas diretamente. Outras milhares indiretamente. Eis o legado do “filho pródigo” de São Bernardo do Campo e seus aparelhos sindicais. Eis aí o legado do pior governo da história do Brasil, onde só o que cresceu e floresceu foi violência, corrupção e os bolsos petistas.

A Ford continuará produzindo em Camaçari, na Bahia, e em Taubaté, no interior de São Paulo. Que todos aprendam a lição. Montadora e governos; empregados e sindicatos; legisladores e juízes. Do contrário, em breve, assim como já ameaçou a GM, outras montadoras seguirão este mesmo caminho.

Depois não adianta chorar.

Leia mais.

63 thoughts to “São Bernardo do Campo paga o preço de ser São Bernardo do Campo; entenda por quê”

  1. Primeiro, ele destruiu o ABC e transformou em cidade dormitório dos profissionais demitidos em busca de empregos na Capital, invertendo a situação de deslocamentos e ajudam a parar o trânsito nas ruas de são Paulo.
    Segundo, com o reforço do engodo nos carros de som, ele ocupou o poder e criou um mega tsunami ideológico e de roubalheira desenfreada que destruiu toda a Nação.
    E ironicamente, para quem sempre gostou de cana, agora está hospedado num local bem sugestivo e onde deveria ser hastear uma bandeira xadrez vermelha mostrando a evolução no placar das diárias, como “Estamos tantos dias sem escapar da cana”.

  2. OLHANDO PARA O ABISMO
    Olhem o estado desumano e de quase calamidade pública do sistema de saúde no Brasil herdado de Lula e Dilma.
    Olhem o estado caótico de insegurança pública herdado de Lula e Dilma.
    Olhem o estado de quebradeira das empresas públicas inchadas e arrombadas pelos governos de Lula e Dilma.
    Olhem o estado quase falimentar das contas públicas herdado de Lula e Dilma.
    Olhem o estado de abandono das escolas públicas e do ensino herdado de Lula e Dilma.
    Olhem o estado de deterioração das estradas e portos herdado de Lula e Dilma.
    Olhem o grau de desemprego e endividamento da população herdado de Lula e Dilma.
    Olhou bem olhado? Pois bem, quem está sofrendo as consequências e vai levar ainda uns 5 anos penando para pagar essa conta é você, somos nós todos, tenhamos ou não cometido a maior burrice de todos os tempos ao ter colocado o destino do País nas mãos corruptas, irresponsáveis, retrógradas e incompetentes de Lula e Dilma.

  3. Ricardo, bom dia! A decisão de fechar a fábrica não tem nada a ver com o movimento sindical da década de 70. Naquela época a automação industrial era incipiente e a mão de obra era um capital a ser levado em conta. Por isso, o trabalhador podia se impor. É a lei capitalista de mercado. Hoje a automação e robotização diminuíram a importância e o peso de custo da mão de obra. O fechamento da fábrica está inserida em um movimento mundial pelo qual todas as montadoras passam. Está havendo uma remodelação do mercado mundial automotivo.

  4. Olá Inundado, tem gente que precisa ler jornal para mentir, tem outros que nem lendo consegue. A Ford, a Fiat, a Basf, a ABB, a Siemens e muitas outras vieram e INVESTIRAM em Pindorama, pois, montaram plantas industriais, organizaram fornecedores, organizaram cadeia de revendedores. Criaram riquezas, geraram empregos recolheram tributos. Tudo isso no tempo em que a CLT e a Justiça do Trabalho funcionavam plenamente. Só por ai já revela falaciosa a conversa de acabar com os direito trabalhistas para gerar empregos.
    Depois surgiu uma praga chamada FHC ou Maria Antonieta Tropical e começou a pirativização com o consequente desmonte da industria nacional e a supressão de empregos. Tudo na melhor política de vender o carro para comprar gasolina!

    1. Cidrac, se você tenta falar com uma pessoa durante anos e esta pessoa o ignora, não lhe responde, fornece a você todas as pistas que não que falar contigo, que despreza você e tudo o mais… Fica uma pergunta? Você ainda continua atrás desta pessoa igual um cachorro, será que você não tem desconfiômetro para perceber que o Ricardo nunca lhe responde?
      Ele conversa com vários participantes aqui no blog, porém nunca lhe dá atenção, nunca lhe dirige a palavra. Você está igual cachorro quando apanha do dono e volta abanando o rabo.
      Vai gostar de tomar tapa na cara assim viu! Você está igual mulher de malandro. Um pouquinho de vergonha na cara e um pouquinho de amor próprio é bom sujeito, você já está velho demais pra ficar igual cachorro atrás de atenção.
      Será que você é daqueles que quanto mais apanha, mais corre atrás? Será que todo esquerdista é assim? Adora levar chibatada no lombo e ficar correndo atrás?
      Tenha só um pouquinho de amor próprio pela sua pessoa sujeito.

      1. Olá Rogério, ou seria um codinome do blogueiro, ha quem diga que água e conselho só se dá a quem pede, mas você voluntarioso fica ai a dar conselhos e a distribuir ensinanças. Como citas o meu nome eu respondo dizendo que vá contar suas fanfarronices e jactâncias para suas neguinhas ou seus negões, a depender de sua preferência pessoal! Guarde consigo esses palpites que eu não pedi e os dispenso!

        1. Realmente não tens um pingo de vergonha na cara mesmo, mesmo já sendo um ancião…

          É triste ver alguém da sua idade tomar chibatada, ser desprezado e ficar correndo atrás desta maneira sujeito.

          Não tens vergonha na cara não? Ficar correndo atrás de alguém que lhe despreza, que não lhe dá atenção, que não fala com você. Com relação ao “neguinhas” e “negões”, você está sendo preconceituoso? Usando termos pejorativos com as “neguinhas” e os “negões”? É isso mesmo? Você é preconceituoso? Mesmo sendo da esquerda, que faz crítica a quem é fascista, machista e opressor, você usa termos racistas e chulos para se referir a “neguinhas” e “negões”?

          É mãe Diná D’arac, acho que você ficou bem bravinho com a verdade que acabou de ler né? Você xingou, esbravejou e vomitou como todo esquerdista marxista lulopetista preconceituoso e radical, que quando são confrontados com a mais pura verdade, ficam loucas…rsrs…
          Um homem velho da sua idade correr atrás dos outros igual cachorro. Tá carentezinho em busca de atenção? Continua aí bobão, tomando tapa na cara, igual mulher de malandro. Eta sujeito idiota viu…

  5. Concordo com muita coisa dita neste blog mas ficar colocando qualquer coisa direta ou indireta na mão do que aconteceu com o PT alguns anos atrás é muito raso.
    Trabalho um bom tempo na indústria. O movimento de evasão da indústria no Brasil é algo irreversível, e mesmo após reformas que estão por vir e necessários ajustes, isto não vai mudar. Vai faltar justificativa no futuro, se continuar por esta visão. Ela vai ocorrer por uma série de fatores de ordem muito acima do que ocorreu. Este movimento de evasão da indústria automobilística já foi sentido nos USA um tempo atrás e continuará em alguns países, como o Brasil.

    1. Movimento de evasão de indústrias automobilísticas no Brasil? Rodrigo, desde a “abertura” do mercado iniciada por Collor, o País recebeu bilhões de dólares em investimentos, atraiu quase duas dezenas de fabricantes, é hoje um dos maiores mercados mundiais. Ajuda aí, né

      1. Ricardo só não enxerga quem não quer….vc fala do passado recente, mas o movimento automobilístico de agora em diante vai ser diferente…o movimento de compartilhamento de veículos das novas gerações e o advento do carro elétrico vai mudar tudo isso, ninguém quer mais ter um monte de áreas industriais com custos super altos para uma produção que não seja bem assegurada a longo prazo…isso é um movimento que vai acontecer, quem viver verá…como disse…vai faltar justificativa para o próximo acontecimento parecido como esse se for por este caminho…

        1. São coisas diferentes e assuntos beeem diferentes. O post foi sobre o fechamento da fábrica (majoritariamente de caminhões!!) por queda na demanda. Abrs

  6. A verdade é que o Sr. Lula criou sindicatos que inviabilizaram muitos projetos industriais em SBC e região metropolitana de SP. As indústrias migraram para o interior e outros estados. A influência danosa do ganancioso, mentiroso, corrupto e mau caráter do sr. Lula e sua trupe, misturada com o comunismo do sr. José Dirceu, Dilma, FHC e outros mais, transcendeu de SBC para todo o Brasil e hoje vivemos nesta penúria.
    Mas sou confiante de que com o voto livre de ideologias e conscientes de que temos brasileiros capazes e honestos para nos colocar nos trilhos, vamos transformar nossa nação.
    Basta não dar ouvidos para parte da imprensa comunista que quer destruir todo esforço de reconstrução que está sendo empenhado pela equipe que aí está.

  7. Continua sonhando com o Lula e com o quadrinho dele em sua cabeceira, hein blogueiro? Esquece o cara, amigão. Leia mais sobre a economia na atualidade e não trate essa empresa como vítima. Eles querem economizar, simples assim.

      1. Antes eu lia com orgulho seus artigos, pois realmente demonstrava um homem sério e sensível.

        Ricardo Kertzman nasceu em 1967. Um homem inquieto, irrequieto e inundado de sentimentos.

        Agora, vejo que é inundado de ignorância e burrice, sentimentos de ódio e desejo de espalhar sangue.

        Triste

  8. Um país dirigido por um bêbado,e depois sua fantoche,colocados no poder por eleitores não sóbrios,tinha que dar nessa merda mesmo.Agora a bomba tá na mão do novo governo, que vai ter que ralar pra desativá-la e colocar ordem nessa bagaça.

  9. Uma constatação:
    – Há alguns anos, todos os Prefeitos do ABCD paulista (Santo Amaro, São Bernardo, São Caetano e Diadema) eram petistas, todos sem exceção. E eles eram eleitos quase sempre no 1º turno, era uma lavada nos outros partidos que não conseguiam nem chegar perto da votação do PT nesses locais.

    – Vejam os senhores a enorme decepção dos eleitores petistas nessas cidades, pois hoje, todos os Prefeitos das cidades mencionadas, todos, sem exceção, são de outros partidos, ou seja, mesmo com todo apoio de Sindicatos e do PT nesta região, a esquerda petista não conseguiu fazer Prefeitos em nenhuma dessas cidades, que hoje estão com outros partidos. Podemos inferir que os petistas desses locais não eram tão fiéis assim né, pois perderam o comando de todo ABC.

    1. Engraçado, não tô defendendo Ninguém,mas engraçado agora tudo agora e o PT,O nosso novo Presidente,nem assumiu direito, já tá praticamente acabando com a aposentadoria, quando na sua Campanha falava que era uma Corvadia, um trabalhador esperar 65 anos(homem), é 62anos(Mulher),quando era 57anos,sem contar os Podres que já ta aparecendo dos seus Filhos,na Vdd todos os Políticos tem seus Erros

  10. Velho muda o disco, se cair um cometa no mundo, vc vai colocar a culpa no pt, coloca uma coisa nessa cabeça careca sua, corrupção existe no brasil desde que o país existe, o azar do pt, que eles foram com a mão muito grande, e aí foram descobertos, caso o contrário, estaria até hj tranquilamente, o lula e a dilma, nunca mais irão voltar pra politica, ele irá pegar uns bons anos de cadeia. Então para com isso e foco no nosso bolsonaro, que já começou a colocar as manguinhas de fora…Ah esqueci, vc é empresário, não vai te atingir em nada, vc não faz parte da classe que terá que trabalhar até morrer para se aposentar!

  11. Todos partidos políticos, em regime de comparsaria flagrante, aprovaram em votos, escandalosos dois bilhões para subsidiar campanhas e a mídia achou um meio de escandalizar-se com os gastos por um dos membros do partido nanico? Ora! Deixem de achar que o povo é bobo! Que covardia, gente!
    Se a mídia parar de pincelar e denunciar mesmo para valer o Lava Fantasma e o Lava Laranja e a PF engaiolar por atacado começando pelos ocupantes das vagas preferenciais, não sobrará ninguém e nenhum partido para posar de alma honesta nesta merda de país.

  12. ô blogueiro, não há como disfarçar sua doença pela “fixação” no Lulinha. Esqueça o cara, blogueiro. Sabe o que acho? É que ele, mesmo preso (político, é claro) te incomoda muito, assim como a grande maioria dos direitistas ricos e alguns pobres de direita (passadas as últimas eleições estão caindo na real…). Vamos lá: você ainda não leu sobre quanta “bomba” foi descoberta, de ontem para hoje, envolvendo o seu “coiso” e a clã? Fale disso cara. Isso é o que interessa, porque, afinal de contas, são eles (será mesmo?) é que estão mandando. Eu te disse aqui que em 06 meses, ou um pouco mais, quem sabe até menos, seu “coiso” iria “fazer água”. Não está fazendo?

    1. “Incomoda muito”, tanto que a múmia comunista do Haddad teve que, desesperadamente, tirar a imagem do presidiário corrupto de sua campanha porque percebeu o óbvio: a rejeição ao ladrao era muito maior do que os votos que votos dos fiéis crentes da igreja petista lhes davam!!

      1. Está mal informado cara. O Haddad está no comando, POR INDICAÇÃO DO LULINHA, que o orientou a sair PELO BRASIL em caravana, prá mostrar o quanto o país está afundando numa lama pior que as de Brumadinho e Mariana… Claro, tolinhos, que o Lulinha fala com quem ele quer, quase que diariamente, por tabela. Se um amigo vai lá visitá-lo, faz o favor de ligar para o Haddad. Se no outro dia vai o advogado ou filho, sai mais outra orientação prá lindona Gleisy. E assim por diante. LULA LIVRE (vocês têm ódio deste lema, mas ainda vão ter que engoli-lo).

        1. Na campanha para as eleições de 2018, a múmia comunista do Haddad e petistas percebera que a imagem do santo corrupto era negativa. A múmia stalinista percebeu que os votos dos fiéis crentes da igreja lulopetista não eram nem de longe suficientes devido aos altos índices de rejeição ao líder da quadrilha. Tentaram desesperadamente apagar a foto do Ladrao e trocar o vermelho pelo verde e amarelo.
          Não deu certo, como sabemos.

  13. Ricardo, causa-me estranheza esse artigo que custo a acreditar que seja seu. Pois, além de mostrar um jornalista totalmente desinformado e alienado como os bolsominions, mostra um ser humano doente de um mal que ataca os intelectos insanos, você surtou!! Melhor procurar um tratamento médico ou tentar ser um jornalista de verdade, se informar sobre o que ocorre com a Ford e demais empresas estrangeiras.

    É só buscar no Google que você ficará naturalizado do sistema de robotização Mundial.

    E se, após uma breve leitura sua sobre isso ainda pensar dessa forma desvairada, volte a realidade e veja que o PRESIDENTE ATUAL não é do PT. E antes do PT , O GOVERNO ERAM PMDB.

    Logo, caro jornalista de araque, a Ford esvaziou não por culpa do PT ou governo deste, e sim por uma globalização que implica em AUTOMAÇÃO ROBOTIZAÇÃO E FARTA PRODUÇÃO DE VEÍCULOS onde inexiste campo de venda, ainda mais agora que o atual governo não irá incentivar os pobres a comprar carro novo como fez o governo do PT.

    1. Agna ou Laura, sei lá, o endereço de email e IPs são iguais, olha só:

      1. Você é uma falsária, pois manda comentários com nomes diferentes;

      2. Não sou jornalista;

      3. Vá desfrutar de um bom e grosso fumo de rolo e não encha o meu saco

      1. Uai, então você tem hora que escreve como Laura paz e amor e tem horas que você é Agna Cristal????

        Ah já sei, você é do PiSOL, e essa tchurminha do PiSOL sofre com esse negócio de identidade não é mesmo? Vocês são meio confusos, pois: “ninguém nasce homem ou mulher”, é tudo uma mera construção social capitalista fascista opressora.
        Meu Deus, esse pessoal não entende nunca que o movimento hip dos anos 1969 já está completando 50 anos e que as kombis rosas e floridas não existem mais.

        1. Hahaha, ficou nervosinho Ricardo ??? Vamos fumar juntos esse rolo que vc mandou, assim se acalma um pouquinho pra continuar essa sua “opinião sem medo”.

          Hummmmm, não vou deixar de encher seu saco, pois a partir do momento que fala o que quer (merda)publicamente , tem que saber ouvir o que não quer( bosta).
          Beijinho meu lindinho. ???

        2. Rogério Zinho, criança linda defensor do insano do Ricardo ficou nervosinho também??
          Quem ataca com asneiras como as suas denota ausência de intelecto, agindo como todo bolsominions..sem noção !!! Faz isso não menino, vamos debater com fundamentação séria, como profissionais que somos, empresários e não debies
          mentais.?

          Vocês dois fazem uma bela dupla. Mas parece que você Rogério, tem cheirado mais do que ele esse rolo de fumo que ele falou com tanta desenvoltura.. kkkkkkk

          Hahahahah, amo ver vocês todo cheio de OPINIÃO SEM MEDO melindradas por ler uma resposta sem medo.
          Beijinhos

          1. Vamos lá. Defender um Presidiário Ladrão Corrupto e Vagabundo significa ter intelecto? Acho que isso não é razoável.
            Outra dúvida, defender alguém que proferiu os seguintes absurdos:
            – “assinei a compra da refinaria sem ler…”;
            – “estocar vento”;
            – “atrás de toda criança existe uma figura oculta atrás, que é um cachorro”;
            – “saudar mandioca”;
            Defender isso aí, acreditar nisso aí e gostar de tudo isso aí significa ter intelecto??? Acho que não.
            Mas tudo bem né, pois nem sei com quem estou falando, pois como o blogueiro disse, a cada momento você faz o acesso com um nome diferente, pode ser que você seja do PiSOL né, pois essa tchurminha do PiSOL sofre com esse negócio de identidade não é mesmo? Vocês são meio confusos, pois: “ninguém nasce homem ou mulher”, é tudo uma mera construção social capitalista fascista opressora…rsrs…
            Fico pensando quão nefasto e perverso foi para a mente das pessoas todo o tipo de lixo marxista injetado na cabeça das pessoas nos últimos anos, mas aceita que dói menos, apesar de vocês, nosso país voltará a crescer, e até vocês serão beneficiados tá bom.

            1. Nossa, agora você surpreendeu ? copiou e colou bonito, quase convenceu que tem intelecto. Somente a reiteração/repetição de que sou do PSOL, homem ou mulher, que me escondo, etc, etc, etc que ficou pedante, típico débil ou insano em camisa de força ????
              Beijinho seu lindo?

  14. Quanta pretensão de manipular a cabeça do leitor!
    Enquanto isso a Lama da Vale faz mais vítimas, Flávio Bolsonaro corrupto impune jutamente com seu irmão tonho da lua, ministro do turismo querendo asilo no stf, e por ai vai…

    1. Uai, o Cidrac agora se chama Roberto…eu heim, não entendo mais nada.
      Ah já sei, deve ser mais um do PiSOL, que sofre com esse negócio de identidade.

  15. Hahaha, ficou nervosinho Ricardo ??? Vamos fumar juntos esse rolo que vc mandou, assim se acalma um pouquinho pra continuar essa sua “opinião sem medo”.

    Hummmmm, não vou deixar de encher seu saco, pois a partir do momento que fala o que quer (merda)publicamente , tem que saber ouvir o que não quer( bosta).
    Beijinho meu lindinho. ???

  16. Hahahahah… Como eu disse no início, mister procurar tratamento médico psiquiátrico urgentemente meu lindinho inundado de sentimentos, pode ser que vc sofra de bipolaridade. Ou, pode ser paixão desenfreada pelo Lula, Dilma…aquela que não consegue respirar sem falar os nominhos deles ou pensar neles hahahahah

    Beijinho lindinho …

    1. Ô, João, deixa eu te explicar: o Portal UAI não tem nada a ver com minhas opiniões. E eu não sou jornalista, não. Isso aqui é um simples blog de opinião; a minha. Eu sou anti-PT. Aliás, eu sou o que mais existe de anti-PT. Deixe o Portal de fora dessa. Até porque, de anti-petista não tem nada. Infelizmente, hehe

  17. Engraçado, não tô defendendo Ninguém,mas engraçado agora tudo agora e o PT,O nosso novo Presidente,nem assumiu direito, já tá praticamente acabando com a aposentadoria, quando na sua Campanha falava que era uma Corvadia, um trabalhador esperar 65 anos(homem), é 62anos(Mulher),quando era 57anos,sem contar os Podres que já ta aparecendo dos seus Filhos,na Vdd todos os Políticos tem seus Erros

  18. Olá, li a matéria e também alguns comentários. Concordo com a matéria mas alguns comentários são até sátiros, os petistas não aguentam ouvir a verdade por mais doida que seja.
    E só para lembrar ” O Lula tá preso babaca”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *