Publicidade

Categories: blogueiros

Alexandre Kalil assume culpa pelas mortes da enchente; leia

Réu confesso, em suas próprias palavras, Alexandre Kalil deveria ser processado neste momento. Do contrário, usa a dor de uma família para fazer mero palanque político

Alexandre Kalil (foto: Paulo Filgueiras/EM)

Ao cometer homicídio culposo, modalidade de crime em que não há intenção de matar, o autor geralmente se entrega às autoridades, assume o erro e arca com as consequências da infelicidade que lhe colheu, inclusive gozando os benefícios das atenuantes pela confissão.

Um governante que assiste a uma tragédia em seu mandato — obviamente que ocorrida em sua jurisdição — e sinceramente acredita-se o responsável pelo ocorrido, renuncia imediatamente ao mandato e permite que alguém mais capacitado assuma em seu lugar.

Isso é o que ocorre nas democracias civilizadas mundo afora. Não tão raro, em casos extremos, a culpa e a vergonha são tamanhas, que assiste-se até mesmo ao suicídio do mandatário.

Alexandre Kalil, prefeito de Belo Horizonte, veio a público hoje e declarou-se culpado pelas mortes ocorridas nesta quinta-feira, dia 15, por conta das inundações após a forte chuva que caiu sobre a capital mineira. Uma senhora e sua filha faleceram afogadas, enquanto uma adolescente encontra-se desaparecida até este momento.

Kalil é mesmo o culpado? Bem, se sim, conforme declarou, deve se apresentar ainda hoje a uma delegacia de polícia para os devidos fins. Antes, contudo, deve convocar uma entrevista coletiva e renunciar ao mandato de Prefeito de Belo Horizonte. Quem assume crimes, precisa ser punido. Ou não?

Se estou exagerando em minhas observações e o prefeito não é o culpado, então ele deveria manter cerrados os lábios e jamais usar a dor de uma tragédia (deste tamanho!) para praticar o mais rasteiro populismo, infelizmente tão comum em suas falas e gestos.

Deveria aproveitar este sentimento de culpa que lhe toca o coração, e demitir as centenas de apaniguados políticos que entopem as repartições municipais, sugando o dinheiro que deveria seguir para as obras de combate às inundações, como a ocorrida.

Deveria igualmente cumprir a promessa feita em campanha e abrir a tal caixa preta da BH Trans, outro buraco negro a assombrar os cofres da cidade, e não montar uma “tropa de choque” na CMBH para impedir uma CPI.

Fora destas premissas, o que resta é a bravata e o discurso imoral de quem jamais se sentiu verdadeiramente culpado ou responsável por mais esta tragédia plenamente evitável.

Meus SINCEROS sentimentos aos familiares e amigos das vítimas.

Leia também.

Ricardo Kertzman

View Comments

  • O Alexandre Faliu, ainda acha que está assistindo uma partida que tomou de seis a um e para apaziguar a dor da torcida diz, só há um culpado, euuuuu. Só que vidas perdidas de forma alguma é comparada com partidas de futebol perdidas, ele ainda acha que está em campo.

    • Por isso que não ganhou a eleição para governador , vivem perceguindo seus adversários, e o eleitor está mais atento de quem é a culpa

    • No tocante ao evento, que ceifou vidas inocentes,numa calamidade de grandes proporções, venho a público defender o ser humano Kalil, temos que confiar e dar credibilidade as suas falas,e deixar a rivalidade de torcedores, criticando uns aos outros, esse negócio de Maria, Lurdinha, é pensamento que não cabe nesta hora.

    • entra lá e resolve, Brasil ta cheio de gente pra criticar e defender causa, mas pra resolver ninguém, já participou de alguma manifestação de interesse publico?

      • E num é verdade? Até essas manifestações de jornalistas acho uma vergonha. Falar em ganhar palanque é fácil, e onde esse distinto estava quando da tragédia? Certamente que não nas ruas tentando salvar alguém.

  • Para onde foi o dinheiro, em que um funcionário foi de avião a Brasília para receber e gastou-se na época uma fortuna em passagem de aviao? Em tempo a culpa não é só dele, mas de todos os outros prefeitos anteriores, pois fazem obras somente para atender um certo grupo, que se dane a cidade.Esta estação Vilarinho foi construida justamente na confluência de 02 córregos, qual pessoa em sã consciência(coisa que não tem), executa uma obra desta sem levar em conta o volume de aguas que por ali passa?

    • Dou o "benefício da dúvida" ao Kalil. Não sou fã dele. MAS ENQUANTO ASSISTIMOS AOS ESPETÁCULOS DE OUTROS MANDATÁRIOS dando ENORMES DESCULPAS ESFARRAPADAS vejam EXEMPLOS:
      EM Niterói, onde houve um deslizamento com vítimas no mesmo local em que a defesa civil havia interditado há anos e o mandatário vai lá dizer 'que os laudos técnicos não apresentavam o lugar como situação de risco. Este sim é aplaudido como "um bom político".
      Em São Paulo cai um viaduto EM PLENO CENTRO DA CIDADE e, como Deus é brasileiro, os motoristas escaparam com vida. Os governantes - considerados bons políticos pela imprensa- vem, de público, lamentar o "acidente" e assegurar, preto no branco, que todos os demais estão sendo vistoriados e são seguros! Uma simples reportagem logo em seguida aponta dezenas de outros com péssima manutenção!
      AO MENOS O KALIL "assumiu" a responsabilidade por descalabros que permanecem na sua gestão EMBORA HAJA CULPA COLETIVA DE VÁRIAS ADMINISTRAÇÕES ANTERIORES!
      SE ALÉM DISSO RESOLVER FAZER O QUE JÁ ERA NECESSÁRIO HÁ MUITO TEMPO, merece o 'benefício da dúvida". Vamos aguardar um pouco.

  • Estava me faltando o termo ou palavra para definir a atitude do prefeito. Populismo é uma. Talvez chorando lágrimas de crocodilo ele pense que colherá dividendos políticos. A culpa pela tragédia é dele e de todos os que o antecederam. Há muito ocorrem problemas em BH por ocasião de chuvas fortes. A prefeitura deveria ter estudado, planejado e executado obras para conter ou minimizar as inundações. Como? Não sei. Não sou o prefeito e nem engenheiro. Certo é que não se pode tolerar o descaso dos governantes quando tal comportamento fere ou mata pessoas. Meus sentimentos às vítimas e parentes.

  • Penso que ele falou aquilo com ironia. O que é duplamente lamentável.

    Mas outro dia declarou que o Governo do Estado deve à PBH R$ 500 milhões e ele está esperando o Zema assumir para "cobrar dele todo dia, cada centavo".

    Não dá pra esperar nada sério de alguém que tem atitudes como estas duas.

  • Imprensa paga é mesmo uma merda, se o cara não fala nada ele tá errado se assume a culpa é culpado. O que vcs querem afinal tucanada?

    • A Tucanada eu não sei o que quer. Mas, eu quero que o Kalil vá para a tonga da mironga do kabuletê, o Pimentel para o quinto dos infernos e Lula para casa do carvalho. E quem estiver com eles, que sigam o mesmo caminho.

    • Povo escroto do caralho usar "blogsinho" de Quinta pra ferrar o cara... calem a boca pq ele fez mto mais por BH que os outros q passaram

        • Tristeza heim? Ô energúmeno, você tem alguma qualificação? Pega o dicionário para responder, babaca, pederasta.

        • E tem gente ignorante ao extremo, que ainda apoia o assassino confesso. Aliás, deveria se entregar mesmo, senão fizer, o MP deveria entrar em ação.

      • Espera ai o que ele fez para BH que nao sei? E sou atleticano mas esse cara e' riduculo o povo tem o que merece, BH ta uma merda feia, suja, cada dia mais favelas, esse lixo legalizando invasoes isso ai continue votando nesse lixo.

    • Catarina, ele não assumiu a responsabilidade coisa nenhuma. Assumiu a culpa. E, em ambos os casos, apenas da boca para fora. Se assumisse mesmo a responsabilidade deveria renunciar, ora. Que raios de assunção é essa que não produz nada de prático?

      • jornalismo, será? A interpretação, é uma arte que está extinta., ou melhor, interpreta da maneira que lhe convier..Isso ai, prefeito Alexandre Kalil.. fez a mea culpa.. pois são situações que vem de várias legislatura.. O que outros prefeitos assim, não fizeram..

    • Já que ele assumiu a sua responsabilidade, que também assuma as todas consequências dos seus atos.

  • não votei nele, não gosto dele, mas as obras que todo ano causam esse desastre em BH e redondezas não é culpa dele...Não foi executada na administração dele, e na época que esses córregos foram concretados muito dinheiro foi desviado e as obras feitas em escala muito reduzida.........tudo teria de ser refeito........

  • No Bairro Prado, Av. Francisco Sá, vira mar...
    Há décadas. Tudo bem, há placas informando: __ quando estação de chuva fortes, não deixem carros estacionados na avenida ...
    Infelizmente há imprudência...vítimas... descaso também.
    É muito triste ver perdas humanas.
    Condolências às famílias enlutadas.
    ¨¨
    Sobre o pronunciamento do prefeito, foi deselegante. Faz um trabalho sem excelência.

  • Seu nazista maldito! Aposto que além de nazista, fascista vc é maria! Sai desse país e leva sua corja de hienas que só sabem comer carniça. Você gosta do Aécio e tem.coragem de criticar alguém. Pelo menos o Kalil foi homem de assumir a culpa. E seu candidato aecinho? Vc é hipócrita e não usa.o mesmo peso p as duas medidas. Some daqui sua maria fascista.

    • Frederico. Pode ser que ainda dê tempo, então, passe em uma farmácia e compre um remédio para matar ameba, elas estão comendo o seu cérebro, são elas que estão votando por você.

  • Ricardo,realmente eu fiquei sem saber como raciocinar com a declaração do Kalil.Ainda bem que vc dedicou um texto a respeito.Nao creio que ele é um homem mau,mas com certeza ele é polêmico,e é melhor confessar logo, e pedir desculpas já!

Recent Posts

O Selmo não sorria; ele simplesmente iluminava ao seu redor

Dizem que os olhos são a janela d’alma. Pode ser. Mas prefiro os sorrisos Poucas…

3 anos ago

Polêmica à vista: charge falaciosa e injusta causa indignação em judeus de BH

Uma charge extremamente injusta que não deve ser encarada como antissemitismo, mas resultado de profundo…

3 anos ago

Adriano Imperador: “tenho um buraco no tornozelo e outro na alma”; entenda

Há muitos anos uma frase não me impactava tanto. Ao falar sobre as razões do…

3 anos ago

A defesa do Meio ambiente pelo cidadão, via Ação Popular; leia e entenda

“a ação popular deve ser estimulada e enaltecida pelo Poder Judiciário, na medida em que…

3 anos ago

Que País é este? Que STF é este? Que ministro é este? Juro que o Brasil não existe

O Ministro: recentemente indicado por Bolsonaro, por suas características bolsonaristas, para fazer bolsonarices. Mas tudo…

3 anos ago

Eis a imagem do fracasso e da pocilga que é o Brasil; União após 300 mil mortes

Há um ano, Jair Bolsonaro, o verdugo do Planalto, arrasa o Brasil, e arrasta milhares…

3 anos ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!