De tempos em tempos, a internet nos brinda com verdadeiras injeções de ânimo. Ótimo! Estamos precisando mesmo
O vídeo abaixo é de 2017 e refere-se à despedida do Professor Luiz Antonio Jarcovis, da Escola Estadual Almirante Custódio José de Mello, na Vila Granada, Zona Leste de São Paulo. Ao deixar a sala de aula, em seu último dia de trabalho, o Mestre (com M maiúsculo!) foi homenageado pelos alunos. Assista e retorne à leitura.
Como não se emocionar, não é verdade? Como não dar um suspiro e puxar, bem lá do fundo do coração, um mísero sopro de esperança no futuro do país? Como não olhar para essas crianças e ter a certeza de que de lá resultarão bons homens e mulheres, pais e mães, avôs e avós?
Tenho 51 anos e sou de um tempo em que escolas e professores eram templos e profissionais sagrados. Muitos dos meus leitores foram meus colegas de Santo Antônio, em BH. Não sei quanto a vocês, ex-CSA, mas me lembrei demais dos Freis Jaime e Salvador e do inesquecível Mauro Vilela, o gigantesco Fichinha.
Professores são como “segundos pais”. Olhamos aqueles caras (professores e professoras) com atenção, respeito, carinho e mesmo (alguns) paixão. Marcam profundamente nossa personalidade e servem como exemplos. Tanto que passamos a vida, por mais idade que tenhamos, lembrando do rosto, da voz e das palavras deles.
Neste momento tão triste e conturbado do país, onde nossa sociedade dividiu-se em três terços incomunicáveis, o vídeo abaixo vem nos lembrar que somente a educação — sobretudo a infantil e fundamental — maciça e de qualidade, poderá alterar positivamente os rumos do nosso Brasil.
Professores e professoras, como o Seu Luiz Antonio, temos aos montes. É pena que não exista, na mesma proporção e altura, políticos e governantes. Diferente fosse, e não estaríamos na situação de calamidade social em que nos encontramos.
Rogo para que a dignidade, dedicação e entrega ao próximo, tão típicas destes grandes mestres, um dia contamine nossos representantes dos Três Poderes.
Parabéns, Professor Luiz Antonio! Parabéns, molecada da EE Almirante Custódio. Vocês salvaram o meu dia. Muito obrigado.
Dizem que os olhos são a janela d’alma. Pode ser. Mas prefiro os sorrisos Poucas…
Uma charge extremamente injusta que não deve ser encarada como antissemitismo, mas resultado de profundo…
Há muitos anos uma frase não me impactava tanto. Ao falar sobre as razões do…
“a ação popular deve ser estimulada e enaltecida pelo Poder Judiciário, na medida em que…
O Ministro: recentemente indicado por Bolsonaro, por suas características bolsonaristas, para fazer bolsonarices. Mas tudo…
Há um ano, Jair Bolsonaro, o verdugo do Planalto, arrasa o Brasil, e arrasta milhares…
View Comments
Parabéns blogueiro. O seu comentário sobre o vídeo merece aplausos.
Caro blogueiro, sei do que está falando, sou desta época, porém de escolas diferentes. Lembro-me do silêncio na sala durante uma explicação, o pedido de desculpas por interromper a aula e pedir somente licença para ir ao banheiro. A carteira de 2 lugares onde compartilhavamos as dúvidas, as curiosidades e o respeito às diferenças, quaisquer que fossem elas.
Professor era Sagrado. Seus pais irem conversar com um professor era sinônimo de orgulho, era o Mestre quem vos falaria, ainda que fosse para repreende-lo ou elogia-lo.
Tempos bons, bons frutos, boas colheitas.
Que Deus ilumine a todos nós e ao Brasil para que possamos ter cidadãos melhores e comprometidos com os valores e princípios básicos capazes de retomar o respeito por esses MESTRES do saber.
Meus parabéns, fugindo a tradição, não propagou a tua raiva contra políticos e especialmente o PT.
Ricardo , sou Loka , a filha do Fichinha !
Muito obrigada por essa pérola ( agradecerei depois ao Kafunga por ter sido fiel a seu pedido de me encaminhar o email ) Encaminharei tambem a meus irmaos : Teresa, Ether e Jose Mauro ! Estamos vivendo mesmo tempo dificeis , em que os exemplos de amor, honestidade e respeito, de dedicacão e paixao pelo trabalho, precisam ser resgatadas lá atrás. Ouvir citações a respeito do meu pai, e do jeito que ele tinha de lecionar , só me reforçam a certeza de que "Tudo vale a pena, se a alma não é pequena"!!! Vc deve ter ouvido isso da boca dele ( mesmo se a frase naõ lhe pertence), não? Tenho certeza de que temos de ser como abelhas e espalhar o pólen desse amor que tivemos a honra de experienciar nessa nossa passagem aqui por essa vida! Te agradeço , de coração, a lembrança e o apreço que guarda pelo nosso Mauro Villela! Um abraço tambem a Sofia ( suadades). Com carinho, Loka
Eba! Que bom que chegou até você. O carinho por ele é enorme dentre todos da minha geração. Quer saber? Essa é a verdadeira imortalidade.
Abração e por favor dê um beijo na D. Gracinha e D. Lourdinha por mim!!
Tive alguns professores assim.
Dá até vontade de voltar a estudar.