Publicidade

Categories: blogueiros

Bye, bye, Brasil. Até nunca mais

Empresas de sucesso em todo o mundo deixam o Brasil e uma legião de desempregados. E a culpa é sua, que adora populismo barato e Estado caro

Adeus, Brasil (Foto: Google Images)

O Walmart, maior varejista do mundo, está deixando o país. Após sete anos de prejuízos nos últimos dez, desistiu. Jogou a toalha e já vendeu a maior parte de suas operações no Brasil. Antes dele, outro gigante multinacional foi embora. A Lush, gigante britânica de cosméticos, após quatro anos tentando vencer burocracia, impostos e logística se rendeu e fechou as portas. Nos últimos três anos, Fnac, HSBC, Kirin, Nintendo, Accessorize e Citi, conglomerados enormes e sucesso em todo o mundo, também bateram em retirada.

Alguns valentes recusaram-se a desistir, mas fecharam fábricas e, consequentemente, postos de trabalho. General Electric e Microsoft são dois exemplos (apenas em relação às empresas estrangeiras). O motivo é sempre o mesmo: regulação, logística, tributos, burocracia…

Mas há quem não se importe. Aliás, é o que mais há por aqui. Idiotas que vivem a demonizar (né, Ciro Gomes?) o Capital Estrangeiro. É que essa gente adora um jegue no lugar de carro, telefone fixo ao invés de celular, ervas milagrosas e não remédios. Patetas frustrados, fracassados que não conseguiram ser absolutamente nada além de medíocres sobreviventes.

Pobres? De jeito nenhum! Alguns, claro, mas não a maioria. São vagabundos morais mesmo. Tá cheio de pobre por aí sem esse ranço idiota, como tá cheio de riquinho rebelde em busca de uma causa para justificar a triste vidinha. Além, claro, da classe oportunista de sempre, os políticos e governantes profissionais que vivem do discurso anticapitalista.

Tenho uma ideia: que tal um Ministério do Varejo, para o lugar do Walmart e FNAC? E um Ministério dos Bancos, para substituir HSBC e Citi? Talvez Ministério dos Games e não sentiremos falta da Nintendo? Gostou? Não? Ué, então por que gosta de uma Estatal entregando cartas e encomendas? Ou de outra extraindo e refinando petróleo? Ou de uma produzindo camisinhas? Sim, camisinhas! E que tal se metendo em produção de filmes, fazendo programa de TV que ninguém assiste, etc? Por que então votou no PT e pretende votar em Ciro, Marina ou mesmo Bolsonaro, todos estatizantes confessos, amplamente a favor do Estado gigante e contra o liberalismo econômico?

Percebe, leitor amigo, como entre o que você deseja e o que realiza nas urnas há uma diferença enorme? Percebe por que dia sim, dia também, eu insisto para que elejam congressistas e presidente com viés liberal? Porque não há outros caminhos, meus caros, senão o voto e o livre mercado. O resto é mentira de populista vagabundo ou pregação maluca de ditador!

Leia mais.

Ricardo Kertzman

View Comments

  • Olá Distinto, gostei da história de Samuel Walton (o fundador da Wall Mart). Talvez por eu ser menino da roça que tenha tomado muito leite de cabra fiquei sensibilizado com a vida dele e seu acanhamento quando seu pai fazia oferta muito tímida ao comprar coisas dos vizinhos lá no interior dos EUA nos idos do final do anos trinta. De toda sorte foi muito bem sucedido nos negócios e gostava de umas caçadas - tal qual meu avô que não abria mão de uns cachorros de pacas - per essa e outras marcou época. Ele de saia, dançando a hula hula em Wall Street, quando as ações da companhia começaram a ser vendidas em bolsa também merece registro. Grato.

    • O nível de liberdade de mercado no país está muito próximo da Rússia.
      O Brasil está a um passo do comunismo!
      É tudo que os comunoPTralhas querem...

  • Isso nao vai acontecer, mas eu queria ver um liberal ganhando a eleicao e abrindo o mercado. Eu ia rir demais desses "donos de buteco" que se acham mega empresarios tendo suas empresinhas varridas do mapa pela concorrencia com empresas norte americanas e europeias. KKKKKKK essa ralé empresarial acha mesmo que iria enriquecer competindo com megacorporacoes que têm empresas em meio mundo e exploram trabalho infantil, escravo e etc e tem condicoes de jogar o preço la embaixo. Ia ser uma quebradeira geral mas ia ser lindo ver esses "liberais" tupiniquins virando motorista de aplicativo. Acordem manés, voces sao a ralé da economia mundial fiquem espertos!!!

    • É, você tem razão. Bom é o estado gigante né. Controlando tudo, cobrando mais de 50% de impostos de tudo (no geral somado, pagamos isso) e entregando p... nenhuma de retorno para a população. Quanto a quebrar empresas, as empresas estrangeiras são fichinha. Jamais atingirão a excelência do PT em quebrar nosso país como fizeram. Montaram a maior quadrilha da história da humanidade. Mas é claro que isso é mentira, isso é perseguição do Moro e da PF né. Eu só consigo encontrar duas explicações pra defender bandido. Ou faz parte da quadrilha ou é anencéfalo.

      • Olá Roger, a Velhinha de Taubaté, se viva fosse, também acreditaria nessa historia de quebradeira no período do governo do PT. Por ai se vê que estás em boa companhia. Larga mão de viajar na maionese rapaz. O buraco é muito mais embaixo.
        Vê-de que com toda a orquestração da Rede Golpe e mídia amestrada Lulinha Paz e Amor figura impávido e altaneiro na preferência do eleitorado de Pindorama. Deixe o sarcófago da ignorância e do ódio, venha para as luzes.

        • O eleitor do Lula é o povo mais humilde.
          Agora pergunte da sua doméstica, do seu lavador de carro, do seu pedreiro etc se ele entende todas essas acusações contra o Lula e o PT.
          Eles mal ouviram falar. Não entendem nada do que esta acontecendo.
          Como é que podemos deixar esse povo decidir por nós o nosso destino e o destino do país?

          Pense nisso.

      • Vou te dar um exemplo de uma péssima industria para o mundo que varreu e destruiu milhares de empregos e empresas.

        Lampada elétrica.

        Ela varreu com industrias de velas, lamparinas, derrubou a venda de querosene a um patamar quase nulo ao padrão anterior, mesmo salvando várias casas dos costumeiros incendios.

        Outra péssima industria foi a de carro. Aniquilou vida de ferreiros, dos mais prestigiados, etc, etc, etc.

        Existe um ciclo. Quando se vive, é um terror. Após, e impensável viver no passado.

    • Comentário perfeito.
      Mais liberal do que está atualmente, impossível, e o PT já era; então, o que falta para dar certo?
      O que querem é trabalho escravo, mão de obra barata, é uma sociedade refém dos grandes grupos econômicos.
      Quem gosta desses modelos econômicos, é só ir em busca dele, nos países isso é oferecido.

  • Tem que dar um bico é nesse uber. Nao pagam imposto nenhum e 20% da corrida vao para o tio sam limpos. Queria ver uma empresa de aplicativo brasileira operando desse jeito nos Eua kkkkkkk Mas aqui tem estupido de montao entao nosso lema é MAKE AMERICA GREAT AGAIN enquanto isso o Trump DA LHE SOBRETAXA NO AÇO E MINERIO BRASILEIROS! Definitivamente nascemos para ser o adubo do continente americano. Isso é a cara desse blog.

  • "MAKE AMERICA GREAT AGAIN" esse devia ser o nome deste blog. O Trump esta la arrancando nosso couro nas taxas de importacao do aco e minerio brasileiros e o beocio aqui chorando porque nao vai fazer compra no wallmart Oh ceus Oh vida kkkkkkkk

    • E você queria que ele fizesse o que seu otário??? Ele tá certo protegendo a economia do país dele, coisa que nossos politico de merda deveria fazer igual burro trouxa!!!

      • Olá Jorginho, "os nossos políticos de merda" em seu dizer realmente não cuidam dos interesses do Brasil, todavia, políticos como Getúlio Dornelas Vargas, Itamar Franco, Roberto Requião, Lulinha Paz e Amor - e tantos outros - lutam em prol do povo brasileiro, pena que muitos limingues vivem simplesmente generalizando e não sabem identificar uns dos outros. Fica esperto, jovem!

      • Eu queria é que nossos governantes fizessem o mesmo do Trump e nao como querem esses "liberais" e demais entreguistas das riquezas da nacao

        • A vdd é que tem uma maioria de mais 190.000.000 de brasileiros que esporão que apenas meia dúzia trabalhe e oi até mesmos faça paralização geral ,mas não saem para nota a cara pra bater por
          Que tem mendo de represália da força policial que o governo impõe,daí somos mais omissos que os próprios políticos bandidos.

      • bom dia. Explico em partes:
        Bolsonaro votou e militou contra o Plano Real, contra a quebra dos monopólios do petróleo e das telecomunicações e contra as reformas administrativa e da Previdência, que buscavam dar racionalidade às contas públicas.
        Detalhando: o plano real foi o caminho para a estabilização da moeda e controle da inflação, que o FHC deixou pronto para o Lula paz e amor surfar e tirar onda de ser o melhor.( O PT tb foi contra )
        -quebra dos monopólios das teles : pessoas ficavam 2 anos na fila por uma linha telefônica. Até tinham que declara-las no IR.. sem contar o uso do celular, etc, que veio após a abertura. Será que o CIDRAC usa celular? Ou acha que estes são produtos dos empresários rapinosos e extrativistas. O lula eu sei que usa : "tchau querida"
        -O monopólio do combustível, nem preciso falar né? veja o que deu semana passada... quebrou o país.
        -sobre as reformas, tb acho desnecessário comentários.
        Votarei no Bolsa no segundo turno contra a esquerda rapinosa e extrativista, mas sei que ele será um pouco menos pior para o país do que o Ciro.
        #Amoêdo no primeiro turno.

        • Bom dia. Bolsonaro já explicou várias vezes sobre este episódio. Na época, ele foi contra, pois o modo em que estava sendo conduzido este processo, só prejudicaria o Brasil. A idéia dele é de um país enxuto, onde o governo faça a sua parte no que há de essencial: saúde, segurança e educação. O Paulo Guedes é o homem certo para este trabalho. Se tiver oportunidade, veja as matérias sobre ele e seus pensamentos. Me desculpe por discordar deste ponto de vista sobre o Bolsonaro. De resto, concordo plenamente das suas colocações. Abraço.

          • Segurança é primordial. Os gastos do estado com educação e saúde devem diminuir e, assim como a previdência, devem ser progressivamente entregues à responsabilidade de cada um.

          • Essencial: saúde, e educação?. Essencial?

            È amar e viver no socialismo e não entender que ama o socialismo. Educação?

            Saúde? Estado provendo? Político "gerenciando" isto como essencial?

            É dar um espiro, um dizer saúde, o outro diz educação, saneamento básico, transporte e em seguida cantar "Ouviram do Ipiranga...."

            Isto é socialismo. Educação é a área que deveria estar mais distante do estado em todos os sentidos, ou vc não tem educação, mas doutrinação.
            Saúde? Está de brincadeira? Um parasita político saberá lhe dar isto melhor que um plano de saúde particular?

            E quem não tem condição? Resposta: Socialismo. kkkkkk Evoluam.

    • Também não entendi essa asneira, sem querer defender ninguém, mas por diversas vezes ele afirma ser a favor do estado minoritário, além de seu principal expoente dentro da economia ser o Paulo Guedes que é um dos principais economistas do mundo, e também defende o liberalismo do ponto de vista econômico.

  • A grande expansão do grupo walmart no Brasil se deu no governo lula e, bem menos, na dilma. Acredito q a saída se dê mais pelas perspectivas de quem vai ganhar (ou o maluquete do bolsonaro, ou a sem jogo de cintura da Marina) do q por este infeliz governo temer. Bom, quem viver, verá...

  • Infelizmente o que você disse neste blog é a mais pura verdade. Os alienados não estão nem aí. Estão pensando no próximo feriado. Que país restará para seus filhos e netos, que se dane...

    Não sei o que sobrará deste país após as eleições...

  • Blogueiro,
    Quer um conselho? Pare de pedir votos para quem você deseja.
    Seus argumentos e raciocínio são terríveis e afasta qualquer chance de alguém votar em seus candidatos.
    Faça o seguinte; peça votos para a esquerda, assim algum desavisado pode deixar de votar nela.

    • Falou tudo!

      E outra coisa, blogueiro pra mim é uma pessoa frustada na vida, onde encontrou no teclado sua terapia diária. . .

  • Prezado,
    Normalmente, concordo com suas declarações. No entanto, acho que você misturou uma coisa com outra.
    Liberalismo por liberalismo não acho interessante. Cada caso é um caso. NÃO concordo com a privatização da Petrobrás, e nem concordei com a Vale. O que ganhamos com a privatização da Vale? Alguma outra divisa para o país? Não, o que temos é uma exploração desenfreada, e descontrolada para sugar tudo e mais e pouco e depois cair fora.
    Vamos lembrar das Teles, o que ganhamos com a privatização das teles? O que aconteceu com a Telemig? Quando a Telemar a comprou, por um valor irrisório e ainda financiado com o nosso dinheiro através do BNDES, nossa conta subiu, assustadoramente 3000%. Isso foi melhor para o país?
    Mas temos também exemplos de boas privatizações, como foi a telefonia Móvel. Qual foi a diferença? O tipo do negócio.
    Se o governo abrir mão dos correios perdemos alguma coisa? Na minha opinião não, mas e se perder o controle da Petrobras? Perdemos o mesmo que perdemos com a Vale, riquezas estratégicas para o país. Portanto, cada caso é um caso.
    Sim, é triste empresas deixando o país, e na minha opinião, a logística é a grande culpada. Impostos poderiam ser facilmente contornados se a cadeia de distribuição fosse mais eficiente.
    Sem mais delongas, o grande problema do Brasil é o brasileiro, enquanto servidores públicos (nem todos é claro, infelizmente a classe mais importante que são os professores não são bem remunerados) continuarem a receber salários incompatíveis com sua produção, e enquanto a maioria de nós se corromper por qualquer coisa, continuaremos sendo esta nação mequetrefe que só sonha e não realiza. Basta ir em qualquer Tribunal (TJs, TRs, etc) e ver a folha de pagamento para entendemos porque não temos dinheiro para investir em infra-estrutura e educação, apesar de produzirmos muito. Não vou nem falar no poder Legislativo, que no Brasil só serve para sugar recursos, e ser comprada pelo executivo e aprovar aquilo que for mais conveniente para os que atingem o poder.
    Enquanto cada brasileiro não entender que é necessário perder um pouco individualmente, para ganhar coletivamente, seremos esta nação de desinformados, desinteressados, demagogos, aproveitadores e corruptos.

    • Belo raciocínio...
      Você foi no ponto nefrálgico da consciência política do brasileiro.
      A classe média se acha rica com pouco que tem e tenta controlar o resto da população , que é a maioria, como se fossem alienados e só servissem de burro de carga.

  • Veja blogueiro, a questão vai além de "Estado Grande x populismo". A questão de privilégios estatais a funcionários públicos vai além de governos ditos "populistas" ou "esquerdistas" no Brasil. Isso remonta a ima cultura multi secular já desde o império português, que se enraizou e ainda não foi resolvida. O Walmart, assim como outras multi "de sucesso"foram embora pois perderam o horizonte de "faturar" com o povão-mercado. Secou a fonte. A burocracia era a mesma ,ou até Pior, em 2005, 2010,2012, quando estas e muitas outras multi chegaram. Mas o mercado estava pujante. Baixo desemprego, salários em alta. Mercado interno otimista. Mas não entendi "estatais entregando cartas" . Pode me citar exemplo de Correios privados entregando correspondências em outras nações? Não seriam todos serviços estratégicos do estado? E o Bolsonaro "estatista"? Mas Como, se quase todo o seu eleitorado tem base de sustentação liberal econômica?

    • "todo o seu eleitorado tem base de sustentação liberal econômica"... Nós vimos durante a "greve" dos caminhoneiros

    • Isso eu mesmo respondo: tem mais de uma empresa q entrega a correspondência nos EUA, por exemplo. Aliàs, procure um canal no YT chamado "Realidade Americana". Entre vàrios vìdeos com comparações excelentes BR X EUA, tem um exclusivo sobre os serviços americanos de correspondência.

Recent Posts

O Selmo não sorria; ele simplesmente iluminava ao seu redor

Dizem que os olhos são a janela d’alma. Pode ser. Mas prefiro os sorrisos Poucas…

3 anos ago

Polêmica à vista: charge falaciosa e injusta causa indignação em judeus de BH

Uma charge extremamente injusta que não deve ser encarada como antissemitismo, mas resultado de profundo…

3 anos ago

Adriano Imperador: “tenho um buraco no tornozelo e outro na alma”; entenda

Há muitos anos uma frase não me impactava tanto. Ao falar sobre as razões do…

3 anos ago

A defesa do Meio ambiente pelo cidadão, via Ação Popular; leia e entenda

“a ação popular deve ser estimulada e enaltecida pelo Poder Judiciário, na medida em que…

4 anos ago

Que País é este? Que STF é este? Que ministro é este? Juro que o Brasil não existe

O Ministro: recentemente indicado por Bolsonaro, por suas características bolsonaristas, para fazer bolsonarices. Mas tudo…

4 anos ago

Eis a imagem do fracasso e da pocilga que é o Brasil; União após 300 mil mortes

Há um ano, Jair Bolsonaro, o verdugo do Planalto, arrasa o Brasil, e arrasta milhares…

4 anos ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!