Um trilhão de motivos para você acordar de vez

“E na vida a gente tem que entender, que um nasce pra sofrer, enquanto o outro ri” (do Genial Tim Maia, em Azul da Cor do Mar)

Remédio amargo e mortal (Fotomontagem: Google Images)

Guardem esta data: 04 de junho de 2018. Ontem, os governos (federal, estadual e municipal) festejaram, com 12 dias de antecedência em relação ao ano passado, a marca de R$ 1 trilhão em impostos arrecadados. Vou repetir: um trilhão de reais! Eles festejaram e nós lamentamos. Afinal, nós trabalhamos e eles ficaram com a grana.

Imaginem cada brasileiro maior de idade pagando R$ 1.350 mensais de prestação por bens e serviços consumidos durante o ano. Pois bem. A conta é mesma, numa analogia aos impostos. É como se cada cidadão, com mais de 18 anos, pagasse este valor todos os meses. De acordo com o IBGE, 6 em cada 10 brasileiros ganham menos que isso.

Eu sei que este tema é recorrente e até cansativo aqui no blog, mas não é possível ignorar a dura realidade de um povo que trabalha 153 dias por ano, apenas para pagar impostos, e não recebe absolutamente nada em troca senão descaso e humilhação. Pior. Verificar que quanto mais pobre o cidadão, maior o seu castigo (proporcionalmente falando).

Por exemplo, esta “greve” dos caminhoneiros. O custo que será repassado à todos nós alcança as dezenas de bilhões de reais. Tenha ou não caminhão, você pagará da mesma forma. Quando Dilma segurou o preço da gasolina, quem tinha carro se beneficiou, certo? Mas os mais pobres, que não tinham uma mísera motoca velha, pagaram a conta também.

Teses simplistas — e sempre socialistas — vendem a ideia de que rico paga pouco imposto no país. Mentira! Os mais ricos, de fato, são tributados, em média, 8% sobre a renda, enquanto os mais pobres 12%. Agora compare a carga de impostos paga pelas mesmas classes, sobre o consumo, e enxergará o oceano de dinheiro que os separa.

A solução não é simplesmente taxar ainda mais a riqueza, como prega Ciro Gomes. Ao contrário. Ao fazê-lo apenas afastará o capital do país. A solução, isso sim, é tributar menos o consumo, o que impactaria significativamente não só o poder de compra dos assalariados, como também a própria arrecadação global — positivamente, é claro.

Ocorre que, para isso, uma reforma do Estado é imperativa. E os Ciros da vida não admitem nem ouvir falar a respeito de privatização, corte de cargos e redução de despesas, fim de privilégios e benefícios dos servidores públicos, reforma previdenciária, etc. Afinal, estes malditos burocratas apenas querem mais dinheiro para manter tudo igual.

Como se não bastasse o confisco em si, a máquina estatal produz normas tributárias como as vacas produzem gás carbônico (sim, as bichinhas fazem pum como ninguém). A cada dia, em média, os nababos burocratas criam 35 novas regras fiscais. Conseguem imaginar o custo, repassado aos preços ao consumidor, que essa burocracia infernal gera?

Por fim, não irei encerrar este post com a recomendação de sempre: votem em deputados, senadores, governadores e presidente de viés liberal; fujam de Ciro Gomes, Marina Silva e até mesmo de Bolsonaro, pois igualmente estatizante e favorável a Estado grande, ainda que se declare de Direita. É que não quero me tornar (ainda mais) repetitivo do que já sou, entendem?, hehehe.

Leia mais.

50 thoughts to “Um trilhão de motivos para você acordar de vez”

  1. Todos nos brasileiros queremos mudança… queremos sair dessa crise e deste estado inchado que nos suga até a última gota e não nos da retorno em nada…
    Portanto VOTAR nesses velhos políticos de sempre (Ciro, Mariana, Bolsonaro, Alckimin…), e nos velhos partidos políticos de sempre, NÃO MUDARÁ em nada a forma de governar atual. Esses velhos políticos vão continuar aumentos impostos e seus próprios benefícios!!
    Compactuo com vc Ricardo, na ideia de um candidato na linha liberal…
    Vou de Amoêdo no primeiro turno!!!

      1. olha o solicialista de iphone ae…
        digitou seu comentário do seu iphone plus com capinha do che?? kkkkkkk ou foi do seu MAC??
        aposto q passa férias na disney…
        internet é coisa de burgues capitalista.. oq fazes aqui??
        como é lamentável esse Peterss!! kkkkkk

      2. olha o solicialista de iphone ae…
        digitou seu comentário do seu iphone plus com capinha do che?? kkkkkkk ou foi do seu MAC??
        aposto q passa férias na disney…
        internet é coisa de burgues capitalista.. oq fazes aqui??
        como é lamentável esse Peterss!! kkkkkk

  2. Pagamos muitos impostos, todos sabemos disso e gostam de comparar com os americanos, pois bem.
    Carga tributária americana é de 25% sobre um PIB de pouco mais de 19 trilhões de dólares, dá mais ou menos 4,8 trilhões, cerca de 19 trilhões de reais.
    Dividindo isso para cada americano chegamos ao pagamento per capta anual de cerca de 57 mil reais, enquanto cada um dos 210 milhões de brasileiros paga cerca de 9,5 mil reais por ano.
    Moral da história: somos muito pobres.

    1. A diferença meu caro, é que lá a segurança é boa, a escola é de graça até o fim do segundo grau ,
      tudo funciona. Nos países nórdicos, a carga é ainda maior, mas o estado cuida de tudo pra vc.
      Aqui, paga-se muito e não se vê nada.

      1. Pagamos “muitos” impostos pois o Brasil escolheu criar um estado de bem estar social, principalmente no tocante ao SUS. Elimine isso e, voilá! Vai sobrar dinheiro.
        Para o quê a CF se propôs, na verdade pagamos POUCOS impostos.
        Logo, é só escolher. Serviços (supostamente) mal feitos do Estado de forma “gratuita” ou serviços (supostamente) bem feitos da “privada” a título pago. Sempre lembrando que se for pobre e tiver um câncer, no modelo privado, se fodeu.

    2. Concordo e digo há anos: somos tão pobres que nem temos noção do que é ser rico.
      Culturalmente, quem tem uma casa e paga prestação de um carro é considerado rico no Brasil.

      1. Olá Sopão, até que enfim, chegou o dia, dissestes bem, embora seja uma platitude, seria muito difícil discordar disso.

  3. “Viés liberal”. Me engana que eu gosto! Vote você e respeite o voto dos outros. E se perder, baixe as calças e pise em cima, porque golpe dificilmente vai colar de novo. É Lula, ou quem ele indicar, NA CABEÇA! Você duvida?

    1. Eu respeito o voto de vocês que elegeram o pimentel mas discordo do imposto que ele cobra tanto que os donos de postos estão pedindo pra ele diminuir o ICMS da gasolina, álcool e diesel que possuem a segunda maior carga tributária sobre os combustíveis do Brasil.
      Querem reelege-lo? Eu respeito mas confirmo que burrice dobrada é inexplicável.

      1. Sopinha, a Assembléia Legislativa é quem aprova as leis do estado de MG e o governador não é um dos componentes dela.

        1. Pergunte pra vc mesmo:
          O pimentel não precisa fazer nada para que se aumentem ou diminuam os impostos em MG?
          Depois de pensar um pouco(ou muito) responda pra si mesmo:
          Então ele ficou ‘p’ da vida só pra aparecer na mídia quando o temer pediu pros estados baixarem os impostos dos combustíveis?
          Pensa mais:
          ‘PRA QUE’ os donos de postos pediram ao pimentel pra baixar o ICMS dos combustíveis se ele não pode fazer nada e quem aprova as leis do estado é a assembleia? (e o pimentel foi contra baixar o ICMS)

      1. Olá Sopinha, seria mesmo necessário exemplos da iniquidade tributária de Pindorama? Quem tem um bólido de motor mil ou mesmo uma duas rodas 125cc tem de pagar o IPVA, todavia o proprietário do JET SKY, do iate, do helicoptero (ainda que não seja para transportar pó), do jatinho ou jatão (todos veículos automotores) estão dispensados de verter o referido IPVA. Quer outra? Os impostos sobre a herança e outras transferências de riquezas aqui são um dos menores do mundo, ou seja onera a produção e o consumo (que a todos atingem) e desoneram os tributos sobre a renda e a propriedade).
        Os de baixo (principalmente os empregados) não dispoem de mecanismos para a fuga da incidência do tributo, os de cima tem muitos mecanismos, inclusive pode atuar no judiciário e obter decisões favoráveis a si e desfavorável ao fisco. Chega por hoje, né?

  4. Qual é o resultado desse Regime Político/ Tributário Hegemônico utilizado,também, por governos ditos progressistas e que vige no País ? Resposta: Super valorização de burocratas,favorecimento de aproveitadores de todos os matizes, progresso negativo,pobreza,fome,destruição de valores de toda ordem,desolação e desorganização da sociedade.É muito triste observar que não houve nenhuma melhora social,pelo contrário, muitas outras pessoas principalmente aquelas das classes sociais menos favorecidas,estão ficando ainda mais pobres. Parece que todos estão se recusando a ver e a aceitar a realidade.Insistem em igualar toda a sociedade por baixo.Parecem determinados a destruir o País.Meu sentimento é que isso não irá acabar bem.

  5. Uma sugestão: por que vocês da elitezinha cafona não se mudam para a Europa? Ah! Já sei, lá vocês vão ter que limpar a própria privada. Estão achando que vão ter babas, empregadas domésticas para fazerem os serviços para vocês? Não, não terão. Então, quem sabe, Miami seria uma boa ideia? É, talvez. Lá vocês podem encontrar alguém para explorar. Talvez até algum(a) brasileiro(a) ilegal. Aí, seria perfeito, vocês se sentiriam em casa. Já que aqui fazem o mesmo (exploram a classe menos privilegiada).

    Assim, vocês deixariam o Brasil para nós. Pode deixar que sabemos tomar conta do país muito bem. É só não ter paneleiros adoradores de pato amarelo para atrapalhar. A questão NÃO é votar ou não em velhos políticos. A questão é votar em quem quer uma população mais igual, sem os privilégios dessa burguesia usurpadora. Nós temos a solução: Lula presidente, Dilma governadora de Minas. E sem paneleiros …. Miami espera por vocês. Tchau!

    1. João Silva, e para ficar mais mió de bão os seguidores de pato amarelo ao se instalarem em Miami – o maior templo da briguice e feiura do mundo (Ariano Suassuna) – poderão lá criar uma filial do SBsTeiras para que o asqueroso do Silvio Santos fique por lá, em definitivo, transmitindo 24h por dia sete dias por semana. Eita ferro.

      1. Prezado Cidrac, se o mestre Ariano Suassuna disse isso, ENTÃO está falado! Não somos nóis que vamos discordar! Abraços.

      2. É mané,você é muito é invejoso e mal agradecido.Não passa de mais um medíocre que deve viver se alimentando do estado,do suor de quem tem coragem de trabalhar para pagar os impostos que o sustentam junto com essa sua corja.

      3. Lula presidente, Dilma governadora…..e o SEU GARANTIDO né João. Quanto ao resto do povo; que se F…
        Continue com a sua CAMISA VERMELHA, com seus LADRÕES de ESTIMAÇÃO. Assim, vc continuará ao lado de TEMER (VICE indicado pelo LULA), SARNEY, MALUF, FHC, AÉCIO, RENAN, CUNHA…e mais uma corja de LADRÕES que se dizem SOCIALISTAS; mas só sabem SOCIALIZAR a MISÉRIA. Pois, o CAPITAL é DELLES………………………….

    2. Ter uma babá é explorar alguém? Ter uma empregada é explorar? Só falta me falar que ter carro é contra a lei. Meu caro estúpido, este tipo de ideologia de que o rico é o diabo e o pobre o santo, não colou nem em Cuba. SErá que o Lula cuidava do sítio sozinho? Capinando, lavando os pedalinhos? Será que no apto dele em São Bernardo ele explora alguma empregada? Será que ele tem carro? Agora pra ser legal pra voce o cara tem que limpar privada? Que mente mais atrasada .. Que estúpido! . Quem gera emprego é demonizado pelos comunistas. Que imbecis! Qeur o que, que a pessoa trabalhe e não possa usufruir do dinheiro que ganhou? Pede o Ciro pra devolver os empregados. Pede o Lula para… Ah é… este tá sem empregado no momento.

    3. A pior merda que tem, é a pessoa recalcada. Aquele sujeito que não consegue progredir na vida porque é incompetente e preguiçoso, e fica falando mal daquele que prospera por competência. O nome disso é inveja e, segundo a bíblia, é pecado. Normalmente, são essas pessoas que procuram os PTs da vida, pois é a forma mais rápida de conseguir dinheiro sem precisar trabalhar. Ou seja, são preguiçosos que querem viver ás custas de quem trabalha e ainda o fala mal deles, cospem no prato que comem. Ainda bem que essas pragas duram pouco, porque, na maioria das vezes morrem de infarto ou úlcera, ou por falta de alguma vitamina. Não tem capacidade nem de levar o mínimo de saúde para dentro de casa, depende do governo para tudo. Detalhe, eu sou pobre, mas não sou esse tipo de merda, não dependo de pão com mortadela.

    4. Repetindo: A pior merda que tem, é a pessoa recalcada. Aquele sujeito que não consegue progredir na vida porque é incompetente e preguiçoso, e fica falando mal daquele que prospera por competência. O nome disso é inveja e, segundo a bíblia, é pecado. Normalmente, são essas pessoas que procuram os PTs da vida, pois é a forma mais rápida de conseguir dinheiro sem precisar trabalhar. Ou seja, são preguiçosos que querem viver ás custas de quem trabalha e ainda o fala mal deles, cospem no prato que comem. Ainda bem que essas pragas duram pouco, porque, na maioria das vezes morrem de infarto ou úlcera, ou por falta de alguma vitamina. Não tem capacidade nem de levar o mínimo de saúde para dentro de casa, depende do governo para tudo. Detalhe, eu sou pobre, mas não sou esse tipo de merda, não dependo de pão com mortadela.

    5. Se há uma coisa que petista sabe muito bem é “TOMAR CONTA” das coisas dos outros.
      Vc tomaram conta da Petrobras. se apossando de bilhões que quase levaram-na à falência. Tomaram conta das contas públicas tão bem que nos deixou o Paìs na maior recessão de sua história, com um déficits anuais de mais de 1450 bilhões de uma dívida pública de mais de 4 trilhões.
      “Tomaram conta” do sistema de saúde, educação, elétrico, das estradas, da segurança, deixando tudo em estado de quase calamidade pública.
      Não fizeram nehuma reforma para a modernização da previdência, leis trabalhistas, tributárias, sistema político, deixando-as deitadas em berço esplêndido. Vai ser bom assim em tomar conta, PQP!

      1. Olá Mendes, eu não consinto que você confunda cinto com funda, não é ao PT que a Petrobras esta vertendo milhões. O dinheiro esta sendo mandado aos EUA com o selo de uma “multa” (que nenhuma outra petroleira estatal do mundo se submeteria), tudo muito bem orquestrado por gente do tipo de sejumoro – aquele cuja voz não combina com a própria face – e outros serviçais que angariam sua simpatia. Deixe o sarcófago da ignorância, do preconceito, do ódio e da inveja. Venha para as luzes.

        1. Cidrac,
          A Petrobras não está ” vertendo milhões ao PT” hoje porque o maior esquema de roubalheira da história do mundo foi devidamente interrompido com o impeachment da corrupta e “incompetenta” presidenta. A multa a que vc alude — insignificante em relação roubo de mais de 60 bilhões e à dívida de 500 bilhões — se refere às penalidades aplicadas justamente em razão desses prejuízos causados aos acionistas pela criminosa e calamitosa gestão lula/dilma.
          Cara, a cegueira ideológica o impede de enxergar a realidade dos fatos: não importa que a piscina de seus ídolos esteja “cheias de ratos, e as suas ideias não correspondam aos fatos”, como um náufrago vc sempre vai se agarrar desesperadamente a qualquer uma desculpa por mais estúpida que seja (qualquer coisa lhe servirá como tábua de salvação de sua crença/utopia: a diretinha raivosa”, a elitizinha que não gosta dos pobres”, o” imperialismo estadunidense” etc. e etc).
          Pois o mundinho do crente , que se resume em apenas dois lados, dois compartimentos estanques, tem suas raízes mítico-religiosas: é a reprodução, em termos laicos/seculares, daquele passado longínquo, em que a religião propriamente dita dividia o mundo em crentes e hereges, em filhos de Deus e filhos do diabo. Assim, é preciso encontrar alguma coisa que mantenha imaculados os santos e o “sarcófago” sua religião política, sem o que todo esse mundinho utópico se desfaz como um castelo de areias. Pois como escreveu Stephen Hicks, em Explicando O Pós-Modernismo,
          ” O socialismo, para muitos, é uma visão cativante do que seria uma bonita sociedade, o sonho de um mundo ideal que transcenda todos os males de nossa sociedade atual. Uma visão que é acalentada de maneira tão profunda acaba se tornando parte da própria identidade daquele que crê nela, e qualquer ameaça a essa visão necessariamente será percebida como uma ameaça à própria pessoa que crê.”

  6. Como comerciante, aprecio o seu texto e sinto na pele sua indignação Ricardo. Ainda mais quando não vejo nem um tipo de retorno do dinheiro pago em impostos.. Certamente, alguns frequentadores aqui do BLOG vão dizer que sou um empresário explorador, rapinoso e extrativista. … Me enxergo como um herói, que gera empregos e riqueza. Se retirarem o apoio ou pressionarem ainda mais os empresários ( de todos os tamanhos ) , estes deixarão de gerar riqueza. Sim, sei que o trabalhador é quem gera a riqueza! Gera através do emprego que outro TRABALHADOR lhes oferece.
    Abs!

  7. Genial Tim Maia:
    “Brasil é o único país em que pobre é de direita…” eu sei, é mesmo absurdo!
    Quais países do mundo não taxam grandes riquezas e dividendos? Procura aí para você! Tem coragem?

  8. “Me enxergo como um herói, que gera empregos e riqueza.”
    Legal, Rodrigo!
    Esta afirmativa me levou a pensar que os sindicalistas ‘dizem’ que lutam por melhorias das categorias que são empregadas por heróis que geram empregos e riqueza.

  9. Se há uma coisa que petista sabe muito bem é “TOMAR CONTA” das coisas dos outros.
    Vc tomaram conta da Petrobras. se apossando de bilhões que quase levaram-na à falência. Tomaram conta das contas públicas tão bem que nos deixou o Paìs na maior recessão de sua história, com um déficits anuais de mais de 1450 bilhões de uma dívida pública de mais de 4 trilhões.
    “Tomaram conta” do sistema de saúde, educação, elétrico, das estradas, da segurança, deixando tudo em estado de quase calamidade pública.
    Não fizeram nehuma reforma para a modernização da previdência, leis trabalhistas, tributárias, sistema político, deixando-as deitadas em berço esplêndido. Vai ser bom assim em tomar conta, PQP!

  10. Brasileiro mudar alguma coisa?
    Brasileiro vai querer mudar a seleção, se ela não for campeã do mundo. Aí sim vai ter discussão ferrenha para mudar. Essa raça só se une na hora do esporte.
    Burros votam em Lulas, Aécios, Dilmas e nas aberrações do congresso nacional.
    Todos os corruptos serão reeleitos em 2018 com a benção do próprio povo, e a brasileirada vai continuar pagando essa pancada de imposto caladinha. Pode anotar.

  11. O segundo turno da eleição está praticamente definido: Bolsonaro x Ciro Gomes.
    Por isso este maciço ataque a Ciro Gomes, vide MBL e afins. Ele é o mais preparado para governar o país na ausência do Lula, na minha opinião. Quem pensa diferente, tem todo o direito de pensar. É legítimo.
    Tributar grandes fortunas e também heranças faz-se sim necessário.
    O país está num processo acentuado de desindustrialização e compete ao Estado reverter esta situação. Engenheiros (a classe na qual me incluo) do país estão quase todos desempregados. Somente um Estado forte será capaz de reverter esta situação.
    É importante que sejam eleitos senadores e deputados alinhados com ideias progressistas.
    Boa noite a todos.

  12. Existe um boato rondando por aí que a anta da dilma vai se candidatar ao governo de minas. Acho que no mínimo é uma piada de mal gosto, pois a chance dela ganhar para síndica de prédio é mínima.
    Kátia Abreu, queridinha do presidiário famoso, sofreu revés do pt em tocantins, haddad em sp perdeu feio, ou sendo breve e sucinto, pt já era!

  13. Ciro preparado??? O que você andou fumando??? O Ciro não está preparado para nada. Ele praticamente não tem propostas ou sequer noção do atual quadro do país. Tudo o que ele quer é inchar ainda mais o Estado e, consequentemente, aumentar a carga tributária sobre a população para nos ferrar ainda mais. Tributar os mais ricos vai servir no máximo para aliviar a sua (falta de) consciência, pois, além de não resolver problema nenhum, vai levar a uma fuga de capitais do Brasil, pois, quem pode, não vai deixar seus recursos aqui para serem rapinados pelo governo. Nós não temos que falar em mais tributos, e sim racionalizar os que já existem e reduzi-los, diminuindo também o tamanho do Estado. Um candidato como o Ciro vai acentuar esse processo de desindustrialização que você cita, pois ninguém investe num país inchado, intervencionista, gastador e suscetível a crises.

  14. Sugiro atualizar a sua descrição do Blog: “Ricardo Kertzman nasceu em 1967. Um homem inquieto, irrequieto e inundado de sentimentos liberais, defendo o Estado Mínimo e a manutenção da renda na mão de poucos”.

    O viés desse blog agora contra a volta da esquerda, até porque a direita esta desesperada porque não tem candidato. E cada vez mais quando o Bolsonaro (que não sabe o que é esquerda e direita) abre a boca ele cai nas pesquisas de intenção de voto.

  15. A quantidade de petistas,sindicalistas,comunistas,aproveitadores,mentirosos,amantes de uma “boquinha” comentando aqui…
    Fedem mesmo.
    Mas,mais cedo ou mais tarde,serão esmagados pelo bem comum e a verdade.
    A população brasileira já está mudando.Não aceitam muito mais serem governados por gente atrasada e maligna.
    Estas pessoas são dinossauros ideológicos e egoístas.
    Simplesmente,gente do mal.

  16. Essa conversa de taxar os mais ricos é uma pauta de “jumentos” da raça humana, na França o presidente socialista murmurou essa possibilidade e de cara já teve uma resposta do homem mais rico da frança que iria obter nacionalidade belga.
    Se essa pratica toma corpo, os ricos fogem do país e quem perde é os mais pobres que precisam do emprego gerado por esses ricos.
    Eu sou pobre, mas melhorei um pouco de vida, graças a Deus e ao meu esforço, mas odeio esse raciocínio pobre e mediocre desses socialitas sangue sugas.

  17. O estado liberal na história dos países que implantaram , fora o modelo mais excludente que impera para justificar a opressão ; como no capitalismo as pessoas vendem a mãe , mas nunca seus interesse ; vamos apoiar a Walmart que hoje é a maior vendedora de armas letais do mundo . Produzir gerar emprego Sub e oprimir e oprimir . A dignidade neste país tem que ser privilégio de quem tem o poder no modelo liberal .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.