Bye, bye, Brasil. Até nunca mais

Empresas de sucesso em todo o mundo deixam o Brasil e uma legião de desempregados. E a culpa é sua, que adora populismo barato e Estado caro

Adeus, Brasil (Foto: Google Images)

O Walmart, maior varejista do mundo, está deixando o país. Após sete anos de prejuízos nos últimos dez, desistiu. Jogou a toalha e já vendeu a maior parte de suas operações no Brasil. Antes dele, outro gigante multinacional foi embora. A Lush, gigante britânica de cosméticos, após quatro anos tentando vencer burocracia, impostos e logística se rendeu e fechou as portas. Nos últimos três anos, Fnac, HSBC, Kirin, Nintendo, Accessorize e Citi, conglomerados enormes e sucesso em todo o mundo, também bateram em retirada.

Alguns valentes recusaram-se a desistir, mas fecharam fábricas e, consequentemente, postos de trabalho. General Electric e Microsoft são dois exemplos (apenas em relação às empresas estrangeiras). O motivo é sempre o mesmo: regulação, logística, tributos, burocracia…

Mas há quem não se importe. Aliás, é o que mais há por aqui. Idiotas que vivem a demonizar (né, Ciro Gomes?) o Capital Estrangeiro. É que essa gente adora um jegue no lugar de carro, telefone fixo ao invés de celular, ervas milagrosas e não remédios. Patetas frustrados, fracassados que não conseguiram ser absolutamente nada além de medíocres sobreviventes.

Pobres? De jeito nenhum! Alguns, claro, mas não a maioria. São vagabundos morais mesmo. Tá cheio de pobre por aí sem esse ranço idiota, como tá cheio de riquinho rebelde em busca de uma causa para justificar a triste vidinha. Além, claro, da classe oportunista de sempre, os políticos e governantes profissionais que vivem do discurso anticapitalista.

Tenho uma ideia: que tal um Ministério do Varejo, para o lugar do Walmart e FNAC? E um Ministério dos Bancos, para substituir HSBC e Citi? Talvez Ministério dos Games e não sentiremos falta da Nintendo? Gostou? Não? Ué, então por que gosta de uma Estatal entregando cartas e encomendas? Ou de outra extraindo e refinando petróleo? Ou de uma produzindo camisinhas? Sim, camisinhas! E que tal se metendo em produção de filmes, fazendo programa de TV que ninguém assiste, etc? Por que então votou no PT e pretende votar em Ciro, Marina ou mesmo Bolsonaro, todos estatizantes confessos, amplamente a favor do Estado gigante e contra o liberalismo econômico?

Percebe, leitor amigo, como entre o que você deseja e o que realiza nas urnas há uma diferença enorme? Percebe por que dia sim, dia também, eu insisto para que elejam congressistas e presidente com viés liberal? Porque não há outros caminhos, meus caros, senão o voto e o livre mercado. O resto é mentira de populista vagabundo ou pregação maluca de ditador!

Leia mais.

114 thoughts to “Bye, bye, Brasil. Até nunca mais”

  1. Olá Distinto, gostei da história de Samuel Walton (o fundador da Wall Mart). Talvez por eu ser menino da roça que tenha tomado muito leite de cabra fiquei sensibilizado com a vida dele e seu acanhamento quando seu pai fazia oferta muito tímida ao comprar coisas dos vizinhos lá no interior dos EUA nos idos do final do anos trinta. De toda sorte foi muito bem sucedido nos negócios e gostava de umas caçadas – tal qual meu avô que não abria mão de uns cachorros de pacas – per essa e outras marcou época. Ele de saia, dançando a hula hula em Wall Street, quando as ações da companhia começaram a ser vendidas em bolsa também merece registro. Grato.

    1. O nível de liberdade de mercado no país está muito próximo da Rússia.
      O Brasil está a um passo do comunismo!
      É tudo que os comunoPTralhas querem…

  2. Isso nao vai acontecer, mas eu queria ver um liberal ganhando a eleicao e abrindo o mercado. Eu ia rir demais desses “donos de buteco” que se acham mega empresarios tendo suas empresinhas varridas do mapa pela concorrencia com empresas norte americanas e europeias. KKKKKKK essa ralé empresarial acha mesmo que iria enriquecer competindo com megacorporacoes que têm empresas em meio mundo e exploram trabalho infantil, escravo e etc e tem condicoes de jogar o preço la embaixo. Ia ser uma quebradeira geral mas ia ser lindo ver esses “liberais” tupiniquins virando motorista de aplicativo. Acordem manés, voces sao a ralé da economia mundial fiquem espertos!!!

    1. É, você tem razão. Bom é o estado gigante né. Controlando tudo, cobrando mais de 50% de impostos de tudo (no geral somado, pagamos isso) e entregando p… nenhuma de retorno para a população. Quanto a quebrar empresas, as empresas estrangeiras são fichinha. Jamais atingirão a excelência do PT em quebrar nosso país como fizeram. Montaram a maior quadrilha da história da humanidade. Mas é claro que isso é mentira, isso é perseguição do Moro e da PF né. Eu só consigo encontrar duas explicações pra defender bandido. Ou faz parte da quadrilha ou é anencéfalo.

      1. Olá Roger, a Velhinha de Taubaté, se viva fosse, também acreditaria nessa historia de quebradeira no período do governo do PT. Por ai se vê que estás em boa companhia. Larga mão de viajar na maionese rapaz. O buraco é muito mais embaixo.
        Vê-de que com toda a orquestração da Rede Golpe e mídia amestrada Lulinha Paz e Amor figura impávido e altaneiro na preferência do eleitorado de Pindorama. Deixe o sarcófago da ignorância e do ódio, venha para as luzes.

        1. O eleitor do Lula é o povo mais humilde.
          Agora pergunte da sua doméstica, do seu lavador de carro, do seu pedreiro etc se ele entende todas essas acusações contra o Lula e o PT.
          Eles mal ouviram falar. Não entendem nada do que esta acontecendo.
          Como é que podemos deixar esse povo decidir por nós o nosso destino e o destino do país?

          Pense nisso.

      2. Vou te dar um exemplo de uma péssima industria para o mundo que varreu e destruiu milhares de empregos e empresas.

        Lampada elétrica.

        Ela varreu com industrias de velas, lamparinas, derrubou a venda de querosene a um patamar quase nulo ao padrão anterior, mesmo salvando várias casas dos costumeiros incendios.

        Outra péssima industria foi a de carro. Aniquilou vida de ferreiros, dos mais prestigiados, etc, etc, etc.

        Existe um ciclo. Quando se vive, é um terror. Após, e impensável viver no passado.

    2. Comentário perfeito.
      Mais liberal do que está atualmente, impossível, e o PT já era; então, o que falta para dar certo?
      O que querem é trabalho escravo, mão de obra barata, é uma sociedade refém dos grandes grupos econômicos.
      Quem gosta desses modelos econômicos, é só ir em busca dele, nos países isso é oferecido.

  3. Tem que dar um bico é nesse uber. Nao pagam imposto nenhum e 20% da corrida vao para o tio sam limpos. Queria ver uma empresa de aplicativo brasileira operando desse jeito nos Eua kkkkkkk Mas aqui tem estupido de montao entao nosso lema é MAKE AMERICA GREAT AGAIN enquanto isso o Trump DA LHE SOBRETAXA NO AÇO E MINERIO BRASILEIROS! Definitivamente nascemos para ser o adubo do continente americano. Isso é a cara desse blog.

  4. “MAKE AMERICA GREAT AGAIN” esse devia ser o nome deste blog. O Trump esta la arrancando nosso couro nas taxas de importacao do aco e minerio brasileiros e o beocio aqui chorando porque nao vai fazer compra no wallmart Oh ceus Oh vida kkkkkkkk

    1. E você queria que ele fizesse o que seu otário??? Ele tá certo protegendo a economia do país dele, coisa que nossos politico de merda deveria fazer igual burro trouxa!!!

      1. Olá Jorginho, “os nossos políticos de merda” em seu dizer realmente não cuidam dos interesses do Brasil, todavia, políticos como Getúlio Dornelas Vargas, Itamar Franco, Roberto Requião, Lulinha Paz e Amor – e tantos outros – lutam em prol do povo brasileiro, pena que muitos limingues vivem simplesmente generalizando e não sabem identificar uns dos outros. Fica esperto, jovem!

      2. Eu queria é que nossos governantes fizessem o mesmo do Trump e nao como querem esses “liberais” e demais entreguistas das riquezas da nacao

        1. A vdd é que tem uma maioria de mais 190.000.000 de brasileiros que esporão que apenas meia dúzia trabalhe e oi até mesmos faça paralização geral ,mas não saem para nota a cara pra bater por
          Que tem mendo de represália da força policial que o governo impõe,daí somos mais omissos que os próprios políticos bandidos.

      1. bom dia. Explico em partes:
        Bolsonaro votou e militou contra o Plano Real, contra a quebra dos monopólios do petróleo e das telecomunicações e contra as reformas administrativa e da Previdência, que buscavam dar racionalidade às contas públicas.
        Detalhando: o plano real foi o caminho para a estabilização da moeda e controle da inflação, que o FHC deixou pronto para o Lula paz e amor surfar e tirar onda de ser o melhor.( O PT tb foi contra )
        -quebra dos monopólios das teles : pessoas ficavam 2 anos na fila por uma linha telefônica. Até tinham que declara-las no IR.. sem contar o uso do celular, etc, que veio após a abertura. Será que o CIDRAC usa celular? Ou acha que estes são produtos dos empresários rapinosos e extrativistas. O lula eu sei que usa : “tchau querida”
        -O monopólio do combustível, nem preciso falar né? veja o que deu semana passada… quebrou o país.
        -sobre as reformas, tb acho desnecessário comentários.
        Votarei no Bolsa no segundo turno contra a esquerda rapinosa e extrativista, mas sei que ele será um pouco menos pior para o país do que o Ciro.
        #Amoêdo no primeiro turno.

        1. Bom dia. Bolsonaro já explicou várias vezes sobre este episódio. Na época, ele foi contra, pois o modo em que estava sendo conduzido este processo, só prejudicaria o Brasil. A idéia dele é de um país enxuto, onde o governo faça a sua parte no que há de essencial: saúde, segurança e educação. O Paulo Guedes é o homem certo para este trabalho. Se tiver oportunidade, veja as matérias sobre ele e seus pensamentos. Me desculpe por discordar deste ponto de vista sobre o Bolsonaro. De resto, concordo plenamente das suas colocações. Abraço.

          1. Segurança é primordial. Os gastos do estado com educação e saúde devem diminuir e, assim como a previdência, devem ser progressivamente entregues à responsabilidade de cada um.

          2. Essencial: saúde, e educação?. Essencial?

            È amar e viver no socialismo e não entender que ama o socialismo. Educação?

            Saúde? Estado provendo? Político “gerenciando” isto como essencial?

            É dar um espiro, um dizer saúde, o outro diz educação, saneamento básico, transporte e em seguida cantar “Ouviram do Ipiranga….”

            Isto é socialismo. Educação é a área que deveria estar mais distante do estado em todos os sentidos, ou vc não tem educação, mas doutrinação.
            Saúde? Está de brincadeira? Um parasita político saberá lhe dar isto melhor que um plano de saúde particular?

            E quem não tem condição? Resposta: Socialismo. kkkkkk Evoluam.

    1. Também não entendi essa asneira, sem querer defender ninguém, mas por diversas vezes ele afirma ser a favor do estado minoritário, além de seu principal expoente dentro da economia ser o Paulo Guedes que é um dos principais economistas do mundo, e também defende o liberalismo do ponto de vista econômico.

  5. A grande expansão do grupo walmart no Brasil se deu no governo lula e, bem menos, na dilma. Acredito q a saída se dê mais pelas perspectivas de quem vai ganhar (ou o maluquete do bolsonaro, ou a sem jogo de cintura da Marina) do q por este infeliz governo temer. Bom, quem viver, verá…

  6. Infelizmente o que você disse neste blog é a mais pura verdade. Os alienados não estão nem aí. Estão pensando no próximo feriado. Que país restará para seus filhos e netos, que se dane…

    Não sei o que sobrará deste país após as eleições…

  7. Blogueiro,
    Quer um conselho? Pare de pedir votos para quem você deseja.
    Seus argumentos e raciocínio são terríveis e afasta qualquer chance de alguém votar em seus candidatos.
    Faça o seguinte; peça votos para a esquerda, assim algum desavisado pode deixar de votar nela.

    1. Falou tudo!

      E outra coisa, blogueiro pra mim é uma pessoa frustada na vida, onde encontrou no teclado sua terapia diária. . .

  8. Prezado,
    Normalmente, concordo com suas declarações. No entanto, acho que você misturou uma coisa com outra.
    Liberalismo por liberalismo não acho interessante. Cada caso é um caso. NÃO concordo com a privatização da Petrobrás, e nem concordei com a Vale. O que ganhamos com a privatização da Vale? Alguma outra divisa para o país? Não, o que temos é uma exploração desenfreada, e descontrolada para sugar tudo e mais e pouco e depois cair fora.
    Vamos lembrar das Teles, o que ganhamos com a privatização das teles? O que aconteceu com a Telemig? Quando a Telemar a comprou, por um valor irrisório e ainda financiado com o nosso dinheiro através do BNDES, nossa conta subiu, assustadoramente 3000%. Isso foi melhor para o país?
    Mas temos também exemplos de boas privatizações, como foi a telefonia Móvel. Qual foi a diferença? O tipo do negócio.
    Se o governo abrir mão dos correios perdemos alguma coisa? Na minha opinião não, mas e se perder o controle da Petrobras? Perdemos o mesmo que perdemos com a Vale, riquezas estratégicas para o país. Portanto, cada caso é um caso.
    Sim, é triste empresas deixando o país, e na minha opinião, a logística é a grande culpada. Impostos poderiam ser facilmente contornados se a cadeia de distribuição fosse mais eficiente.
    Sem mais delongas, o grande problema do Brasil é o brasileiro, enquanto servidores públicos (nem todos é claro, infelizmente a classe mais importante que são os professores não são bem remunerados) continuarem a receber salários incompatíveis com sua produção, e enquanto a maioria de nós se corromper por qualquer coisa, continuaremos sendo esta nação mequetrefe que só sonha e não realiza. Basta ir em qualquer Tribunal (TJs, TRs, etc) e ver a folha de pagamento para entendemos porque não temos dinheiro para investir em infra-estrutura e educação, apesar de produzirmos muito. Não vou nem falar no poder Legislativo, que no Brasil só serve para sugar recursos, e ser comprada pelo executivo e aprovar aquilo que for mais conveniente para os que atingem o poder.
    Enquanto cada brasileiro não entender que é necessário perder um pouco individualmente, para ganhar coletivamente, seremos esta nação de desinformados, desinteressados, demagogos, aproveitadores e corruptos.

    1. Belo raciocínio…
      Você foi no ponto nefrálgico da consciência política do brasileiro.
      A classe média se acha rica com pouco que tem e tenta controlar o resto da população , que é a maioria, como se fossem alienados e só servissem de burro de carga.

  9. Veja blogueiro, a questão vai além de “Estado Grande x populismo”. A questão de privilégios estatais a funcionários públicos vai além de governos ditos “populistas” ou “esquerdistas” no Brasil. Isso remonta a ima cultura multi secular já desde o império português, que se enraizou e ainda não foi resolvida. O Walmart, assim como outras multi “de sucesso”foram embora pois perderam o horizonte de “faturar” com o povão-mercado. Secou a fonte. A burocracia era a mesma ,ou até Pior, em 2005, 2010,2012, quando estas e muitas outras multi chegaram. Mas o mercado estava pujante. Baixo desemprego, salários em alta. Mercado interno otimista. Mas não entendi “estatais entregando cartas” . Pode me citar exemplo de Correios privados entregando correspondências em outras nações? Não seriam todos serviços estratégicos do estado? E o Bolsonaro “estatista”? Mas Como, se quase todo o seu eleitorado tem base de sustentação liberal econômica?

    1. “todo o seu eleitorado tem base de sustentação liberal econômica”… Nós vimos durante a “greve” dos caminhoneiros

    2. Isso eu mesmo respondo: tem mais de uma empresa q entrega a correspondência nos EUA, por exemplo. Aliàs, procure um canal no YT chamado “Realidade Americana”. Entre vàrios vìdeos com comparações excelentes BR X EUA, tem um exclusivo sobre os serviços americanos de correspondência.

  10. Não é bem assim…
    O varejo mundial está revendo suas posições, o mercado de compra on line está tirando o sono dos gigantes
    Não haverá desemprego nessa negociação, a rede permanecerá no país com 20% e os outros 80% vai ser gerido pela Advent…
    Ou Walmart foca nos EUA ou…

  11. Caraca, o que uma coisa têm a ver com a outra, o texto é aborda outras questões, Não tem nada de útil para falar fica calado que é melhor.

  12. Bla, bla, bla, bla……chato, textos sem foto, muito extenso, todos se indignam por uma multinacional predatória fechar as portas, muito triste, são os senhores que perderem tempo em tentar falar para quem não quer ouvir…..”Fala sério”, em tempos de whatsapp, coxinhas e mortadelas, não estão nem aí para pessoas que divergem sobre suas opiniões, lula para se eleger teve que cortar o cabelo e tomar banho, hoje ainda se discute o sexo dos anjos, sobre sua candidatura ou não. Não duvido que consiga se candidatar e talvez até se eleger de dentro da cadeia, ” Pão e Circo”, em nosso caso ” Bolsa Família e Copa do Mundo”, ou o velho ditado resume tudo: ” ENQUANTO TIVER CAVALO, SÃO JORGE NÃO ANDA A PÉ”.

  13. Mas é um.tolinho mesmo, Walmart sempre foi uma grande enganação, já veio para cá pensando em só abrir centro de distribuição e vender on line. Conto nos dedos quem comprava na FNAC do BH Shopping, preços caros e vendedores mal educados!! Hoje é no conceito de loja mostruário, olha-se lá “testa” o produto e compra on line. Na verdade o que vejo em lojas de shopping são os riquinhsos que brincam de empreendedor, faz contratos com franquias caras, pagam aluguéis absurdos e aceitam contratos abusivos das administradoras de shopping que não dá moleza. A clientela que vc procurabnao existe já tem tempos.. Quem está sobrevivendo no mercado de cosméticos? Avon e algumas outras. Lush? Vá ver a quantidade de reclamações desta marca pseudosustentavel, é só mais um produto engana-trouxa do marketing…

  14. Eu li @Jorginho, blz??? Ponto de vista sobre assunto complexo é sempre difícil de expor em uma ou duas frases. Brasileiro sempre preguiçoso pra entender o que nos importa…

  15. este e o legado do PT, impostos e mais impostos e mais impostos ninguem aguenta manter empresa no brasil o jeito e fechar as portas e buscar novos mercados o que sobra aqui é o desemprego desespero falta de oportunidade, ACORDA POVO FOI ISTO QUE O LULA E DILMA DEIXARAM PRA NOS.
    Eu tambem tinha um micro empresa fechei porque nao valia a pena trabalhar e pagar um monte de imposto em cima de imposto para o governo do pt mineiro.

  16. Esses liberais que não entendem bulunfas de economia e estratégia… A China com suas empresas estatais estão comprando o mundo inteiro. Vejam a Enel, estatal italiana, comprando a Eletropaulo… E tem gente que aprova isso… Síndrome de vira-lata, só pode… Brasileiro adora doar filé pra ficar roendo osso…

  17. Mesmo concordando com boa parte do que foi colocado no texto, principalmente no que se refere às dificuldades que o empreendedor tem no Brasil, há uma questão ignorada no blog: os erros (graves) que muitas multinacionais cometem quando tentam competir no mercado brasileiro. A Wal Mart, por exemplo, é muito careira, principalmente no quesito alimentação e produtos do cotidiano. E o atendimento não é melhor do que nos demais hipermercados. E um hipermercado não vive só da venda de eletrodomésticos e vestuário. O Citibank sempre atuou em um nicho, ou seja, público de alta renda. Só que no Brasil, os bancos que se deram bem são os que conseguem ganho de escala, ou seja, tenta atingir o maior público possível. Inclusive, já tive um cartão do Citi, mas o troquei por outro, já que o citado não oferecia nenhuma vantagem adicional. Há várias situações semelhantes no Brasil e, do mesmo modo, há várias multinacionais que se deram bem no Brasil, porque souberam captar as particularidades de nosso mercado e fizeram as adaptações necessárias.

  18. Tá cheio de Robertos Campos por aqui. Ele escrevia, escrevia e não dizia nada. Ele nos chamava de idiotas e perfeitos latino americanos. Era um arrogante e bobo e morreu assim, porque nasceu assim, estupido e imbecil como todos esses comentários sem pé e cabeça de gente que pensa que o mundo se resume em imitar os gringos norte americanos. A Roma do século vinte, vai implodir e não vai demorar muito vamos ter como referencia os olhinhos apertadinhos dos Chineses, que compram tudo, mesclando ideias capitalistas submetidas ao novo império socialista, que a União soviética plantou.

    1. Olá Luiz, Bento, logo abençoado. Valeu, é um sufoco danado a histeria e ódio misturados e quando aparece alguém com sua lucidez as coisas tem chance de clareiar. Grato.

  19. Quem fez o Walmart fechar as portas e correr com as malas nas costas foi o atual presidente golpista Michel Temer, que era vice de Dilma, mas com o Impeachment dela pelo anseio dos paneleiros, saiu da posição de enfeite e passou se apossou do cargo para vender as riquezas do País.

  20. O livre mercado é tão bom que gerou a crise de 29. E qual foi a solução para tal crise. O Estado intervindo na economia para criar empregos. Desde 1929 sabemos que o mercado não se auto regula. So quem não sabe disto é o Ricardo. Ignorância tem limite Ricardo.

  21. A culpa eh sua, que também queria seu Pais de volta, bateram panelas, foram as ruas de verde amarelo com nariz de palhaco, fizeram dancinhas ensaiadas, acompanharam os patos da Fiesp e a Rede Globo. Eu discuti muito com você na época e dizia que não iria dar certo o Golpe que apoiaram. Agora começaram a colherem os frutos. Quem pariu Mateus que o embale.

  22. Lamentável o que acontece neste país, daqui a pouco sumiremos no mapa da economia mundial e lamentavelmente seremos reconhecidos como um dos piores países do mundo para fazer investimento um viva para seus tributos taxas altas burocracia parabéns Brasil pais de gente atrasada gente ignorante que só pensam pequeno gente ignorante que nao sabem o que querem e a onde querem chegar enquanto isso seguiremos vivendo de restos deixados pelo os nossos antepassados e os ratos de Brasília vao fazendo festa rindo e zombado da nossa cara quem esta acostumado há ser burro nunca vai largar a carroça quem esta acostumado a comer sobra da mesa do vizinho e lavagem nunca saberá comer do bom e do melhor !!!

  23. Muito engraçados esses idiotas que defendem a privatização da Petrobrás. A Empresa abriu o Capital, mas, de quem é o Petróleo? Por que nos EUA a gasolina é barata? Eles produzem petróleo? Porque para os Americanos é bom o dólar valer um dólar e os idiotas daqui defendem que o dólar tem que ficar acima dos 3 reais? Simples: os idiotas daqui gostam de lamber i rabo dos estrangeiros. Não valorizam as nossas riquezas.

    1. De acordo.
      Toda esta discussão e diversidade de opiniões é plausível e só contribui para o crescimento intelectual. Mas eu tenho um ponto de vista que nenhum de vocês lembrou de comentar. “Soberania”! “Liberdade” e “País dono do Próprio Nariz”! Quando Um país é Soberano? Quando é absolutamente dono de suas riquezas, minerais e principalmente culturais, dono da sua língua Pátria e quando não depende de nenhum outro País, para crescer e se desenvolver com suas próprias pernas. Para que isso seja plenamente possível, não é entregando o que é nosso por direito, como nossos mercados. Temos que conquistar mercados, como estas multinacionais fazem mas, com um diferencial, não visar somente o lucro, mas também divulgar nossos costumes para o resto do mundo.
      O Brasil que eu vislumbro é um país LIVRE E SOBERANO, SEM CORRUPÇÃO e que dê EDUCAÇÃO DE QUALIDADE para o seu povo. Não existe outro caminho para se atingir este objetivo.

  24. Prezado Ricardo, acompanho suas opiniões no blog, e concordo com umas, assim como discordo. Mas isso parte. Acho seus comentários inteligentes, e mantem sua base de pensamento. Quem não gosta, que vá pra outro blog. Mas estou preocupado com essa eleição no fim do ano. Em quem votar? Estamos num beco sem saida, pois adianta votarmos em alguem diferente e 70% da população votar nos mesmos? Procuro esse candidato “congressistas e presidente com viés liberal” que vc citou, mas não vejo ninguem por enquanto. Quem vc acha que seria essa pessoa? Abraço.

    1. Cleiton, obrigado pelas gentis palavras e pelo comentário.

      De fato não adianta você votar corretamente e 70% dos demais não. Mas democracia é assim e como nos ensinou Churchill “é o pior dos regimes exceto todos os outros.

      Sobre candidatos, garanto que os há! Pesquise, procure conhecer alguns e outros e garanto que chegará a um bom nome. Como dica, informe-se sobre movimentos como o Renova e RAPS, que selecionam e treinam interessados em concorrer a cargos eletivos (há filiados de todos os partidos, inclusive). Se você é alinhado com o pensamento de esquerda, vá de qualquer louco do PSOL, pois é o único partido que pratica o que prega, ainda que preguem o fim do mundo, hehe. Se seu viés é liberal, procure candidatos do NOVO, e assim por diante.

      Boa sorte na sua procura e não desista! Deixar para os outros a escolha só fará dar tudo errado.

      Um abraço!

  25. De acordo com o portal, que afirma ter conseguido acesso a um relatório secreto da Polícia Federal, uma série de documentos encontrados nos endereços averiguados apontam a proximidade do coronel reformado João Batista Filho , amigo e sócio de Michel Temer, a empresas do ramo portuário.

    O coronel, que chegou a ser preso por dois dias num desdobramento da operação, mas que se negou, alegando motivos de saúde, a prestar depoimentos, é investigado por supostamente coletar propinas junto às empresas em nome de Temer. Este, em contrapartida, teria concedido vantagens financeiras às empresas na redação do “Decreto dos portos”, assinado em 2017.

    Alguns dos achados da PF chamam a atenção: na casa de Carlos Alberto Costa, outro dos sócios de coronel Lima, documentos referentes à Codesp e ao Grupo Libra, que operam no porto de Santos, um dos maiores do país, foram encontrados no armário do quarto de um bebê.

    Fonte: Último Segundo – iG

  26. Wallmart? Já vai tarde. Por mais feiras e mercearias e menos supermercados. É disso que esse país precisa, menos concentração de renda, menos conglomerados, menos capital estrangeiro e mais auto-investimento. Valorizar nossos pequenos produtores e empresários que são quem realmente produzem empregos e sustentam a economia desse país.

    Ah, só pra constar, lá nos EUA tem uma estatal entregando cartas e encomendas.

  27. O texto do nobre blogueiro só faz sentido dentro de si mesmo. Faltou citar que 80% do Walmart foram vendidos para o fundo de investimentos de private equity Advent International, com operações em escala global e, claro, com sede de resultados! Será que esse fundo de investimentos iria adquirir a quase totalidade de um negócio se não vislumbrasse a mínima chance de resultados financeiros consideráveis? Digno de nota ainda que, no mesmo período em que o Walmart apresentou prejuízo em suas operações, dois concorrentes diretos (Carrefour e GPA) melhoraram seu desempenho. Ainda: o fraco desempenho do Walmart deve ser creditado, também, à sua ineficiência operacional e estratégica (vide matéria publicada em https://www.em.com.br/app/noticia/economia/2018/06/05/internas_economia,964421/walmart-vende-80-do-negocio-no-brasil.shtml).
    Meu caro, respeito sobremaneira sua opinião, mas não se pode colocar o custo da ineficiência operacional de uma empresa, ou mesmo suas escolhas estratégicas, na conta apenas do ambiente de negócios do Brasil. É fácil ganhar dinheiro quando todas as condições são favoráveis. É em períodos de crise e de recessão que as melhores empresas se sobressaem; às ineficientes, resta fechar as portas ou mudar os rumos do negócio.

  28. O texto é bom, porém aconteceu um equivoco, o político Bolsonaro, não é contra o liberalismo econômico, ao contrário, faz parte do plano de governo dele.

    1. Paulo, Bolsonaro não possui — ao menos jamais mostrou — plano de governo. Todo seu histórico no Congresso é antiliberal, basta ver como votou. Abrs

      1. Nem bolsonaro nem nenhum outro tem planos de governo que eu saiba, já procurei e não encontrei, só querem ser eleitos mas agradeço se me indicar onde tem plano de governo de qualquer candidato.

        1. E mesmo que “tenham” JLT. Durante a campanha valem só pra uns bobos acreditarem que fulano ou beltrano têm propostas. Assim que assumem não há mais planos!! A não ser as reformas e ajustes econômicos!

    1. Depende, Marc. Senador, a se confirmar a disputa entre Dilma e Aécio, um tiro na cabeça será mais adequado, hehe. Para deputado federal, preciso saber quem serão os candidatos. Governador, votarei em Anastasia (PSDB) ou em Romeu Zema (NOVO). Deputado estadual, João Leite (PSDB). Presidência, meu favorito é Henrique Meirelles (MDB). Infelizmente, suas chances são nulas. Assim, no primeiro turno irei decidir de acordo com o cenário à época da votação. No segundo turno, qualquer candidato não alinhado à esquerda terá meu voto, mesmo que seja o capeta em pessoa

  29. pelo passar dos textos lidos e idos anos, entendo que somente a ética/moral coletiva e a vigilância permanente de um circulo religioso, defende, com sucesso, a estrutura social dos males gerados pelos liberais e/ou comunistas (ou as diversas crias a partir deles).
    Entendo que o liberalismo atenda a todas as demandas econômicas/financeiras desejáveis, mas que seja, “sempre”, vigiado e controlado pela sociedade civil e, como disse, com freio/limite moral, ético e religioso.
    Até mesmo os predadores econômicos tem seus limites de tolerância, como estamos vendo nesse êxodo de grandes empresas (não são gigantes por acaso).

  30. Walmart está diminuindo suas operações internacionais faz algum tempo.
    Acabaram de vender sua operação do Reino Unido (nem 2 meses faz isso), bateram em retirada da Alemanha faz tempo…
    O problema do Walmart no Brasil é que nunca fizeram dinheiro por aplicar um modelo de negócios que não cabe no Brasil (em em vários outros lugares do mundo).
    O modelo de Superstore deles não consegue escala, e no modelo de lojas de vizinhança não cabe cabe o Hard Line que traz rentabilidade, apenas o Soft Line que gera caixa.
    Ainda mais, o consumidor brasileiro não troca móveis, eletrônicos e eletrodomésticos com a mesma frequência que o americano (por razões como renda familiar).
    Finalizando, o modelo de mini malls praticamente não existe no Brasil, que tem o formato de shopping malls predominante, dando espaço para especialistas (eletrônicos, roupas, móveis, brinquedos etc) se defenderem.

    Quanto a Lush, sim há relação direta com nosso modelo tributário, não há como querer estabelecer uma operação de sucesso no Brasil baseado em um line up importado, ainda mais com competidores locais fortes como Boticário e Natura. Note que a Loccitane conseguiu montar uma operação interessante que gera dinheiro.

    Fnac é outro, montou um negócio que não para de pé, Cultura e Saraiva vivem em problemas financeiros. A Fnac tinha 11 lojas apenas, sem escala para ser competitivo em eletrônicos e dependente de uma categoria em queda.
    Ahh, Citibank que esteve por aqui anos e anos e nunca deu um passo além? Diminuiu suas operações no mundo todo… Brasil foi mais um apenas, grou caixa.
    HSBC tentou, mas não conseguiu competir, e aí no setor bancário está uma questão que o Bacen prioriza a solidez do sistema e não a competitividade..mbferto ou errado evitou-se colapso financeiro em diversos momentos, ao mesmo tempo q os spreads e taxas bancárias são obscenos por aqui.
    Simplificar algo, pegar exemplos esmos não se aplica a um raciocínio que vão além da superfície. Adoraria conversar sobre detalhes de um a um, com profundidade, respeito e inteligência.

  31. Toda esta discussão e diversidade de opiniões é plausível e só contribui para o crescimento intelectual. Mas eu tenho um ponto de vista que nenhum de vocês lembrou de comentar. “Soberania”! “Liberdade” e “País dono do Próprio Nariz”! Quando Um país é Soberano? Quando é absolutamente dono de suas riquezas, minerais e principalmente culturais, dono da sua língua Pátria e quando não depende de nenhum outro País para crescer e se desenvolver com suas próprias pernas. Para que isso seja plenamente possível, não é vendendo o que é nosso por direito, como nossas riquezas culturais, nossos minérios e nossos mercados. temos que conquistar mercados e não vendê-los para multinacionais que só visam o lucro e nada mais.
    O Brasil que eu vislumbro é um país LIVRE E SOBERANO, SEM CORRUPÇÃO e que dê EDUCAÇÃO DE QUALIDADE para o seu povo. Não existe outro caminho para se atingir este objetivo.

    1. Por isso, repito: Entendo que o liberalismo atenda a todas as demandas econômicas/financeiras desejáveis, mas que seja, “sempre”, vigiado e controlado pela sociedade civil e, como disse, com freio/limite moral, ético e religioso.
      Se tirarmos a moral, a ética e a religião ao praticarmos o liberalismo (quando digo isso, não é a obsessão e sim a virtuosidade delas) não se alcança a prosperidade e o bem comum e, muito menos, a cidadania plena.

  32. A maior tristeza neste cenário que o Brasil se encontra é: O DNA dos brasileiros tem que ser diferente do DNA dos politicos

  33. Muitas das empresas citadas, a exemplo do Wallmart estão enfrentando problemas em seu próprio país de origem, tendo que se readaptar para conseguir sobreviver, normal que a mudança de suas políticas internas desestabilize a empresa e ela tenha que recuar, isso não é culpa do Brasil pois foi observado em toda a sua operação internacional.

    Dizer que isso é culpa da esquerda, do excesso de burocracia etc… É muita demagogia e/ou superficialidade da análise.

  34. Jornalismo pra variar tendencioso, quase obrigando a concordar com a opinião do escritor, que comenta com agressividade da economia e xinga quem é do contra, como se fosse o maior economista brasileiro. E daí que vai embora essa rede americana? Menos dinheiro brasileiro indo embora para os EUA. Ótimo. Torço para que redes brasileiras ou mercadinhos brasileiros peguem essa parcela de clientes deixada pelo Walmart. E o emprego? Essas redes de supermercados absoverão a mão de obra, ou outras empresas. Dinheiro circulando no Brasil, melhor para o país.

  35. Enquanto umas redes de supermercados não param de crescer, outras tendem a desaparecer. E outra ela não está saindo do Brasil, apenas vendeu 80% para a Advent Internacional, que agora passa a ter gestão sobre os negócios no Brasil. Quem sabe agora venha um gestor com visão e faça o negócio crescer. Na verdade, Walmart nunca foi sinônimo de nada no Brasil, era apenas uma marca aí…. Povo arruma motivação politica pra tudo…

  36. Tem gente se esquecendo que o Walmart não precisa e nunca precisou do Brasil.Muito pelo contrario,o Brasil é que anda precisando urgentemente de geração de emprego,renda e impostos,mas aposto que tem muito babaca doido para que tudo seja transformado em estatais para que pelegos,sindicatos,funcionários públicos e assemelhados, continuem se alimentando do Estado Brasileiro e do suor do povo.

  37. Texto pavoroso, quem lê imagina que o neoliberalismo é a chave mágica que vai abrir o Brasil ao progresso e bem estar. Lembrando ao distinto que o período mais próspero do País foi, justamente, durante o “estatizante” governo do PT, apeado do poder por golpe, já que, pelo voto, não conseguiriam retirá-lo. Aliás, grande parte das grandes empresas vieram para cá durante os governos “estatizantes”. Hoje, com os governos “neoliberais”, porém ultra corruptos, ninguém quer mais papo com Brasil.

    1. ô Zé, pare com esta besteira de “neoliberalismo”, rapaz! Liberalismo é liberalismo desde o século 18. “Neo” na boca de vocês é igual a “fascista”, que repetem o tempo inteiro e não possuem a menor ideia do que seja. Ah!, tem também o tradicional “vá estudar”. Curioso você não me ter dito isso, hehe. Deve ser uma evolução da espécie!!

  38. “livre mercado”
    “Menos Estado”
    “Menos impostos”
    “Desburocratização”
    “Estado mínimo”
    “Ciro comunista”
    “EUA liberal”
    Eis as simplificações de um populismo prol mercado.
    O q é ser liberal ? Pq o q me consta é o desejo de todos um Estado menor, um mercado capaz de empreender, diversificar, produzir e competir. Ninguém.. repito.. seja de esquerda ou direita, alto ou baixo.. é contra investimento, empresariado, contra o sistema financeiro como ferramenta. Há de concluirmos que o texto do autor é vazio e reflexo do q a maior parte dos candidatos falam – o q “vão fazer”, enquanto seria mais digno “o como”. Como diminuir o Estado ? Em que aspecto orçamentário ? Como e em q área diminuir/simplificar a carga tributária ? 50% do orçamento público vai pra rolagem e juros da dívida! Q tal discutirmos a auditoria e a revisão desse “Estado” ? Até pq no Brasil os ricos pagam poucos impostos, a classe média e pobre, muito; e os Países mais desenvolvidos tem carga tributária, em geral, mais altas q no Brasil. Que tal tributar herança e dividendos como faz os tais “Países liberais”? Aqui isso é visto como coisa de petista, lá nos EUA, França, Japão, Noruega, já é prática.

    Sobre empresas públicas, ontem a Enel, estatal italiana, comprou a Eletropaulo e se tornou a maior distribuidora de energia do Brasil. Statoil, estatal Norueguesa, comprou o segundo maior campo do pré sal a preço de banana – petróleo onde multinacionais exportam o bruto e provocam a nossa importação do derivado. E aí tá o xis da questão ! Capital estrangeiro pra sugar nossa matéria prima ou pra investir a longo prazo, contribuindo e gerando renda aqui ?

    Os caças suecos comprados pelo Brasil foi com transferência de tecnologia – ótimo. Nosso Petróleo tá sendo simplesmente levado, enquanto nossa cadeia de refino tá ociosa e o Brasil importa derivados – péssimo. Trump impediu a compra da Qualcomm pelos chineses alegando soberania do País; recentemente os EUA estatizou a GM; mas a Boeing quer uma parceria com a Embraer e fechar campos de produção em SP! Pasmem..

    Finalmente.. onde quero chegar.. não existe desenvolvimento sem Estado! Sem compras governamentais, sem regulação, sem financiamento público. Um Estado aliado aos interesses do capital privado local é a receita dos mesmos Países q se desenvolveram. E aqui temos a ferramenta. Importamos 80% dos medicamentos, boa parte da tecnologia, robótica, insumos do agronegócio.. enquanto poderíamos produzir aqui… seja liberal, progressista, comunista.. apenas quero q n percamos o conceito de nação e q nossas riquezas sejam a semente do nosso futuro.

  39. Caracas lendo os comentários acima vejo q a Venezuela nem tá tão ruim assim. Estamos caminhando a passos largos pra mesma situação. Qdo o país está dividido, é fácil resolver: fecha a fronteira, e o mais forte sobrevive. O problema é q somos uma nação dividida. O “inimigo” está dentro de casa até, seja azul ou vermelho. Bom como reclamar não enche meu prato, volto pro batente.

  40. sim o walmart vendeu 80% das operaçoes no Brasil mas isso pouco tem que ver com o “populismo” alegado pelo colunista de gesso. Prova disso. Pao de Açucar e Carrefour [francesas] expandiram seus negocios com lucros operacinais.
    O problema foi a arrogancia da turma de Bentoville que imaginou. ser Brasil um seu quintal.
    Quebraram as fussas. Aqui nao é o Mexico.
    Tentaram impor ao brasileiro uma falaciosa filosofia do “preço baixo todo dia” em substituiçao as tradicionais: terça feira verde, quinta do eletro..
    so que o tal preço baixo nunca foi percebido pelo consumidor brasileiro.
    Soma-se a isso a prepotente politica de investir em Hipermercados de estrurura dispendiosa e preço nao competitivos quando qualquer menino sabe que no Brasil os formato atacarejo é o que sustenta as grandes redes de varejo. Hoje, Assai responde por 50% do faturamento do Pao de Açucar e o Atakadao por 60% do faturamento do Carrefour. Walmart abandonou a bandeira Maxx [ seu atacarejo] pra. privilegiar seus supercenters [hipermercados] e tomou ferro. Sobre tudo com a crise dos ultimos 4 anos.
    Soma-se a isso uma burocracia paralisante. Enquanto Teobaldo constroi 10 lojas de seu Atakarejo e Joa Guaberto 10 de sua rede Mix. Walmart precisa de um processo de 6 meses em Bantoville pra uma simples reforma de loja [agilidade de elefante reumatico]
    Sem contar os mercadinhos de bairro que canibalizaram dua bandeira de proxumidade [ Todo Dia]

  41. Bom dia.
    Compartilhei no Facebook, mas excluiram, alegando spam. Também não consigo mais recuperar url de lá. Estão bloqueando seu blog.

    1. O blog está ok, Marco. O FB de fato bloqueou os últimos posts, mas não creio que seja censura. Os posts estavam sendo compartilhados em grande volume. Só o do Walmart foi compartilhado mais de 35 mil vezes!!! Acho que algum sistema falho deles compreendeu mal e bloqueou. Estou vendo o que pode ser feito para normalizar. Guenta aí! Abrs

  42. Não sou Ciro , muito menos Bolsonaro ! Agora culpar o tamanho da burocracia brasileira pelo fracasso do Walmart é coisa de baba ovo da escola de Chicago ! Papagaio do MBL . Nunca vi tantos disparates . Fecharam 270 lojas no mundo inclusive Coreia do Sul e Alemanha e o problema é o Brasil ? Vou rir pra não chorar ?

  43. O blog está perfeito. Eu adicionaria: o populismo gosta tanto dos probres que os multiplica…

    Para as próximas eleições presidenciais, podemos começar a mudança: João Amoêdo é quem, de longe, tem o melhor programa. Um Estado enxuto, pelo amor de Deus…

  44. Precisou destas denúncias p ver q a APARÊNCIA do crescimento do Brasil era mentira e somente é de grandes malandros da politica e outros, neste país. Isso é Brasil. A podridão está incrustrada.

  45. esse maluco sabe de nada todos os paises de primeiro mundo como Canada, Suecia, Autralia tem um estado social forte acho este trouxa gosta do modelo americano de vida entao se muda pra la seu mane

  46. Pelo jeito não assistiu as últimas entrevistas do Bolsonaro pra falar que é estatizante.
    Ele tem Paulo Guedes ao lado agora
    Ele já disse ser a favor de menos estado. A favor do livre mercado
    Já disse inúmeras vezes q o estado não tem q interferir na vida do povo brasileiro.

  47. Vá estudar, caro redator! Está desinformando!!! iPhone, Embraer, Concorde, Airbus, Motores Elétricos WEG, o que eles têm em comum? Raciocínio estapafúrdio, manipulador, totalmente equivocado e distorcido! Elas vieram justamente num Estado maior! Hoje há mais abertura e está havendo desindustrialização!!! A carga tributária não se alterou e mesmo assim, elas usam “mark-up” e “gross-margin”. Os impostos compõe o preço de venda e repassados ao consumidor. Quando o governo incentivou empreendedores com as desonerações fiscais para aueomia, os empresários reinvestiram ou embolsaram o lucro maior? Se você diminui, arrocha e desemprega, vai vender pra quem? É impressionante como esta classe desinformante e ou abobalhada insiste em inverter tudo! O raciocínio contido nesta matéria (desta postagem) está totalmente equivocado! Onde o Estado é mais presente, ele assume os maiores riscos! “Algumas das tecnologias usadas no novo boeing 787 foram testadas e desenvolvidas pela Nasa. Num processo recente na organização mundial do comércio sobre subsídios na aviação a Airbus chamou o novo boeing 787 dreamliner de “subsidyliner”: o avião que mais recebeu subsídios do governo na história da aeronáutica: 5bi U$ do tesouro americano em subsídios diretos e indiretos segundo o processo. Na Europa o aprendizado com o Concorde e os enormes gastos públicos feitos nessa área pelo governo francês e do Reino Unido foram importantes para o futuro desenvolvimento dos aviões da Airbus; o sistemas de fly-by-wire, piloto automático para voo, pouso e decolagem, hidráulica de alta-pressão, freios de carbono, e outras técnicas avançadas para manufaturas ligadas a aviação vem desse projeto. O mesmo raciocínio vale para a indústria farmacêutica como bem mostra M. Mazzucato em seu interessante livro sobre o papel do estado empreendedor, tanto na qualidade de fomento dos estágios iniciais de empresas como Apple, quanto no financiamento e desenvolvimento de tecnologias que depois são apropriadas pela iniciativa privada com grandes lucros.”. Sugestão de leitura: “O Estado Empreendedor” – da Mariana Mazzucato

  48. Ou precisa estudar mais ou não tem noção do que está falando! Você sabe qual é o segredo da riqueza das nações? É justamente ter uma malha de indústria de alta complexidade e oferte de serviços sofisticados! Quem fomenta isto é justamente o Estado, por meio de grandes investimentos e incentivos! Onde o estado é omisso e neoliberal, a economia se sustenta? Quando houve a quebra financeira global iniciada com os papéis da bolha imobiliária americana, cadê a iniciativa privada para socorrer? E se não fosse a interferência do tesouro americano?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *