Ainda que não logre êxito, o que o trio Mendes-Toffoli-Lewandowski vem fazendo é algo digno de intervenção. Qual? O tempo dirá. Assim espero
Olhem aqui: não contem comigo para histeria ou alarmismo. Não entro na pilha de certos sensacionalistas de plantão. Nunca entrei, aliás. Quando “cheiro” — baseado na minha própria capacidade de informação e avaliação — algo podre, eu digo. Quem me acompanha sabe bem disso. Desde 2016, quando estreei este blog, sempre escrevi que Lula seria preso. Também sempre escrevi que Dilma seria impedida. Por quê? Por tudo que observava. Acerto sempre? A Megasena que o diga, né?
Que Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski representam hoje aquilo que há de mais nefasto no mundo político-jurídico do Brasil, não tenho a menor dúvida. Que todos trabalham diuturnamente (Dilma diria noturnamente também) para manter o quadro de impunidade ampla, geral e irrestrita a todos os poderosos corruptos de plantão, igualmente não resta a menor sombra de dúvida. Poupo Celso de Mello e Marco Aurélio, pois estes, na minha opinião, restam legalistas ultrapassados, presos nos próprios labirintos de vaidade e teimosia.
A decisão escandalosa de ontem, retirando a delação premiada da Odebrecht de Sérgio Moro, é uma tentativa vergonhosa de livrar Lula dos crimes a que responde? Sim, é. Pode levar o próprio STF a libertar o criminoso? Sim, pode. Isso vai acontecer? Duvido. Assim como sempre disse que Lula seria preso, duvido que esse golpe tenha sucesso. Notem: esse! Outros eu não sei. Explico o porquê:
O processo de Atibaia seguirá com Moro. Nem o trio teve coragem para mudar isso. Há evidências outras que levarão o malaco a ser novamente condenado em primeira e segunda instâncias. Não há golpe no STF que impeça o prosseguimento desta ação. E a pena será ainda maior que a atual (doze aninhos).
Os advogados do corrupto tentarão melar tudo? Sim, claro. Tentarão retirar o processo de Sérgio Moro? Tentarão alegar que a Justiça de São Paulo é que deve ser o foro apropriado? Tentarão anular, baseado nesta decisão de ontem, a condenação atual? Sim, meus caros. Tudo isso será tentado. Se lograrão êxito serão outros quinhentos. E repito: não creio que irão. Ainda que as coisas tendam a caminhar mais lentas a partir de agora diante de tantos outros recursos que serão interpostos.
Por isso, um conselho de amigo: não sofram por conta destas “fake news” espalhadas por aí. Lula não será solto tão cedo! Lula será novamente condenado por Moro e TRF-4; ao menos pelo processo do sítio de Atibaia. Cumulativamente à pena atual, já bastará para que o vagabundo encontre o rumo do inferno na prisão. Salvo, claro, um presidente qualquer — e já escrevi isso também — inventar algum indulto que lhe tire do xilindró. Isso sim, ao lado da questão da segunda instância, são os verdadeiros riscos. Gilmar Mendes e companhia são espinhos menores.
Por fim, renovo o que também venho escrevendo desde 2016: se for para viver sob uma ditadura do judiciário, prefiro uma outra. E claro que não é a do PT! De tanto brincar com fogo, certos togados poderão, sim, amanhecer queimados. Espero que mantenham o mínimo de juízo e decência. A alternativa a eles não é nada boa.
P.S.: Igualmente é sensacionalismo dizer que Fux admitiu a possibilidade da candidatura de Lula. O que o ministro disse foi outra coisa. Como “garanti” a prisão do vagabundo, “garanto” que não será candidato. Se for, “garanto” que não haverá eleição. Se houver (e vencer!).”garanto” que não assume. Quem sou eu para “garantir” isso? Ninguém. Só um palpiteiro de plantão que acerta muito mais do que erra. Menos na porcaria da Megasena!!
Dizem que os olhos são a janela d’alma. Pode ser. Mas prefiro os sorrisos Poucas…
Uma charge extremamente injusta que não deve ser encarada como antissemitismo, mas resultado de profundo…
Há muitos anos uma frase não me impactava tanto. Ao falar sobre as razões do…
“a ação popular deve ser estimulada e enaltecida pelo Poder Judiciário, na medida em que…
O Ministro: recentemente indicado por Bolsonaro, por suas características bolsonaristas, para fazer bolsonarices. Mas tudo…
Há um ano, Jair Bolsonaro, o verdugo do Planalto, arrasa o Brasil, e arrasta milhares…
View Comments
respeita homi sério.
A CORRUPÇÃO é o crime mais violento de todos, porque rouba a esperança, a confiança e a perspectiva de uma vida melhor de milhões de trabalhadores, embrutecendo pela ignorância, que impede o acesso ao conhecimento e à alta cultura. Nisto o jornalismo é cúmplice, quando omite a verdade, deseducando o povo e privilegiando versões aos invés dos fatos.
Tomei um susto logo de cara " quando "cheiro" - baseado..." Li sem o hífen e pensei, ele tá confundindo...
Eu TB kkkkkkkk achei que era maconha kkkkkkk por um instante
Reinaldo Azevedo das Gerais. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Intervenção militar uuuuuuuuuuuurrrrrrrrrrrrrggggenteeeeeeeeeeeee
quando vejo esses comentários aqui fico pesando, quando as pessoas tinha animais de estimação, e agora tem políticos (bandidos) de estimação pois não aparece uma linha referente a sr Eduardo Azeredo condenado a 20 anos e solto ......
Uai, mas você não é a favor de deixar bandido solto até que se julguem os embargos dos embargos dos embargos dos embargos dos embargos da última instância depois da última, depois dos recursos do STF sobre decisões do STF? Tá reclamando de quê, se um bandido tá solto e nem terminou de recorrer na 2ª instância? E se tivesse ordem de prisão pra ele e ele dissesse que ficará dentro de um prédio cercado de mulas cegas evitando o cumprimento da ordem judicial? Não tá tudo certo?
Tempos nebulosos estamos vivendo, a sociedade esta de saco cheio de tanto vai e vem de nosso judiciario na loucura de soltar o maior bandido deste país. Um demagogo, mentiroso da pior espécie que causa um mal tremendo ao país enganando aos menos afortunados, ignorantes manobrados pelo discurso vazio, marketing rasteiro e pela midia mal intencionada.Com isto vamos deixando de lado as discussões que realmente importa para o pais, uma nova constituição, um novo codigo civil com penas mais pesadas para os crimes de colarinho branco, e fim da prescrição e redução de penas, melhorias na edução que anda em frangalhos, uma politica economica que privilegie a redução do estado, redução da carga tributária, redução da divida publica, fim da estabilidade no emprego para o funcionalismo público. Ou seja uma modernização do país, uma mudança de mentalidade, pois estamos em uma espiral descendente que esta nos levando a mediocridade eterna. Nosso poço da mediocridade não tem fundo sempre cavam o buraco mais e mais, todos os dias. CHEGA, BASTA.
Ricardo,
Mais uma vez, parabéns pelo seu Blog.
Vc não é jornalista, mas faz puro jornalismo, ao por em prática aquilo que o nosso jornalismo perdeu nas últimas décadas: a contundência fundada em fatos e argumentos sólidos--e não em dogmas—e a coragem de colocar o dedo na ferida sem se preocupar com urros e latidos (até mesmo se divertindo com eles hehe).
As nossas universidades, principalmente as faculdades de ciências humanas, se tornaram verdadeiros templos medievais de pregação e doutrinação vagabunda dos “evangelhos” da religião secular do marxismo (sei disso muito bem, pois formei-me numa univ federal). Como na Idade Média, todo livro, todo pensador e pensamento que não se submeta aos dogmas desse decadente credo é censurado, tratado como uma heresia, como uma manifestação do demônio. A lua desértica e estéril do gramscismo impede a luz do sol de penetrar na obscuridade de nossas faculdades. As Humanas perderam quase que totalmente a sua faculdade de praticar ciência (principalmente em História, Jornalismo, Direito e Comunicação), se transformando em templos do obscurantismo.
Stephen Hicks (em “Explicando o Pós-Modernismo”) nos dá uma definição que nos dá uma pista da origem dessa decrepitude mental:
“(...) o Pós-modernismo é a estratégia epistemológica da extrema-esquerda acadêmica para responder à crise causada pelas deficiências do socialismo na teoria e na prática” (pag.110). E “(...) o Pós-modernismo é um sintoma da crise de fé da esquerda. É fruto da decisão de usar a epistemologia cética para justificar o salto de fé pessoal, necessário para continuar acreditando no socialismo”.
Também Roger Scruton (em “Tolos, Fraudes e Militantes”, pág 22), citando Françoise Thom: “O objetivo da novilíngua comunista, em suas irônicas palavras, tem sido o de proteger a ideologia comunista dos ataques das coisas reais”
Assim, o estudante de humanas é obrigado, pelos professores (ou melhor, pastores desse evangelho), sem direito à contestação e acesso ao mundo intelectual das coisas reais, a engulir um lixo ideológico, embrulhado na novilíngua” comunista do pós-modernismo, defecado por verdadeiros apóstolos daquilo que chamo de igreja marxista dos últimos dias.
O resultado de muitas décadas de domínio desse obscurantismo religioso em nosso “ensino” universitário está aí, como uma ferida exposta: a quantidade de moscas varejeiras do esquerdiotismo que voam em volta de nossa mídia, nosso Judiciário e das mentes robotizadas e doutrinadas de tantos idiotas.
Um grande abraço.
valeu!!! abração
Muito oportuna as colocações. Também, não acredito que esta banda podre do STF tenha a coragem de enfrentar toda a nação que clama por justiça. Que todos os corruptos, sem distinção, tenham o mesmo destino do Luladrão.
Olá Marcelo, não se ha negar os males da corrupção, aliás, velha quanto a humanidade. Mas, não caia nessa, pois, não passa de versão essa afirmativa que ela é o maior dos males, muito útil a propósitos escusos. Funciona mais ou menos assim: o diretor da escola desvia a merenda e não preserva a porção que é mantida para os alunos, mas, se um aluno faminto retirar lanche de um colega é submetido a toda humilhação e ao discurso moralista.
Agora mesmo ao pretexto de combate a corrupção tentam inviabilizar políticos e partidos que melhoraram a vida de milhões, mero oportunismo costumeiro. Fique esperto.
Quer dizer que desviar a merenda é errado e roubar a do colega não????
Gênio! Presumo que Lula era o aluno faminto.. Pobrezinho... Tinha nada...faltava-lhe até um dedo! Que foi um sitiozinho e um "Tipex" perto do que já roubaram? Não dá pra quantificar roubo meu caro. O PT subiu lá com o discurso de fazer o diferente. Não o fez. Agora que arque com seus erros.
Se Aécio for preso ( e vai! ), vocês vão ficar na porta da cadeia dizendo que não há provas também?
Que segunda prender após segunda instância é errado? Veja pelo lado bom: Seu Deus está a mais de 10 dias sem beber!
#VaiPraVenezuela.
Olá Guimarães, presuma a vontade, porém não atribua a mim aquilo que não é pertinente a mim. Não se pode dizer qualquer coisa sobre qualquer coisa. A lógica, os fatos, a semântica e a cultura estabelecem balizas.
Em 2006 o cantor e compositor Lobão disse que quem não enxerga o mal que o PT está impondo ao povo brasileiro, ou é imbecil ou canalha, ou ainda um imbecil canalha.
Mardição, aquela que não sai do armário; em si tratando de Lobão ha que se levar em conta as altas doses de entorpecentes que ele inocula/inoculava no próprio corpo e as consequentes alucinações que decorrem dessa dieta. Grato.
Ótimo artigo. Também concordo com vc. Tentarão, mas não melarão a lava jato. Em relação ao episódio vejo os jornais fazendo sensacionalismo sem entender nada do que falam. Deviam ler o que foi decidido. O Sérgio Moro poderá solicitar "prova emprestada" e utilizar a delação para condenar o Lula. No mais, vejo apenas os trouxas fanáticos da internet querendo usar essa decisão para propagar a "inocência" do Lula. Mas são os mesmos que gritam "e o Aécio?" " Cadê as provas?" "Foi Gorpi", dentre outras baboseiras. Ainda acredito que tem muita coisa para passar debaixo da ponte antes das eleições, inclusive mudanças no legislativo. Mas vamos continuar orando e vigiando. Abs.
abrs