Publicidade

Categories: blogueiros

Mais uma oportunidade para o país refletir

A violência que assola o país não é novidade. O Rio de Janeiro, há décadas, vive em uma verdadeira guerra civil travada entre policiais e traficantes dos morros cariocas.

Dr. Bady Curi Neto*

O Brasil está entre os vinte países mais violentos do mundo, segundo a Global Peace Index de 2017. O mesmo instituto apurou que das cinquenta cidades mais perigosas do planeta, 19 são brasileiras.

Entre os anos de 2011 e 2015, a violência matou mais pessoas no Brasil que, pasmem, a guerra da Síria. O nosso país tropical registrou, em média, 135 estupros por dia, e estes dados são considerados muito inferiores à realidade. Isso porque, nos crimes de abuso sexual, as vítimas, na maioria das vezes, por preconceito, por medo e por vergonha, preferem não comunicar o crime às autoridades competentes, guardando o seu sofrer para si. (dados levantados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública do ano de 2016).

Outro dado estarrecedor, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de assassinatos de mulheres chega a 4,8 para cada 100 mil. O Mapa da Violência de 2015 aponta que, entre 1980 e 2013, 106.093 pessoas morreram por sua condição de ser mulher.  Entre 2003 e 2013, houve aumento de 54% no registro de mortes, passando de 1.864 para 2.875 nesse período. A taxa de feminicídio (assassinato de mulheres em razão de seu sexo) é a quinta maior do mundo.

A pequena amostra dos dados apontados demonstra, claramente, o verdadeiro terror a que estamos submetidos e que, infelizmente, acostumamos. O sangue que brota das estatísticas e das páginas policiais não nos comove mais, não porque nos tornamos insensíveis às dores alheias, mas porque passaram a ser corriqueiras no nosso cotidiano.

Este mês, morreram assassinados a vereadora carioca Marielle Franco e seu motorista.

A imprensa toda se mobilizou para comentar o assassinato da vereadora. Políticos de diversos partidos, Ministros da Suprema Corte, artistas, como Elza Soares, Caetano Veloso entre outros também se pronunciaram. A ex-presidente Dilma Rousseff, em um espetáculo à parte, em sua “incontinência verbal”, em que não pensa para falar, no Fórum Social Mundial, chegou a dizer que o assassinato “faz parte do golpe que desencadeado no Brasil em 2016. (…) Porque o golpe não é um ato, é um processo…”.

Será que não seria a hora de fazermos a mesma mobilização pela morte de tantos brasileiros, mulheres e homens, anônimos, assassinados diariamente? Será que a importância da morte se dá pelo cargo e não pelo ser humano? Será que não seria a hora de revermos a visão distorcida dos direitos humanos no Brasil, que defende o bandido e não a vítima? Será que não seria a hora de defendermos uma atuação da Policia Militar mais rígida? Será que não seria hora de defendermos uma intervenção federal na segurança dos Estados?

A vereadora assassinada pensava que não. Era conhecida defensora dos direitos humanos, contra a intervenção federal no Rio de Janeiro, atacava atuação da Policia Militar, favorável a liberação das drogas, apoiava a invasão do MST, como ocorrera no jornal da Globo, dizendo ser isto forma de defesa da democracia.

Com a palavra, o leitor!!!

* Por Bady Curi Neto, advogado e ex-juiz eleitoral do TRE-MG. Sócio-fundador do escritório de advocacia empresarial que leva o seu nome

Leia mais.

 

Ricardo Kertzman

View Comments

  • Caro amigo,
    Concordo. Confesso que nunca havia escutado o nome desta vereadora. Fiquei portanto, chocado com a repercussão e fui no youtube e google ver quem era esta moça. Ninguém merece ser assassinado, entendam, mas ela "cavou a sua cova" direitinho. Talvez por ser muito jovem, falava alto, sem filtro, e em quase todos os videos que assisti, detonava abertamente a policia carioca. As frases dela eram afirmações de que a polícia havia matado fulano e cicrano, chacina, etc. Me pareceu uma pessoa muito irracional. Lula de saia. Muita energia, mas sem razão. Outra coisa que me incomodou foi a forma como ela tratou alguns assuntos, sempre dizendo que tudo era para maltratar o negro e o favelado. Soou até racista. E finalmente, me mandam um link na qual ela cita uma música de uma tal de McKarol, simbolo da luta e da favela carioca( segundo a falecida). Entretanto, sobe um colega na tribuna e lê para ela e o resto dos presentes, outras letras da mesma "cantora". Uma baixaria, homofobica e vulgar. Nem dá pra escrever aqui. Enfim, ninguém merece ser assassinado. Esta moça infelizmente falou bobagem demais. Foi vítima daquilo que a intervenção se propôs a sanar. E a mídia, estúpida e ávida por sangue como sempre, tem terreno fértil para semear o drama. Como foi muito bem dito pelo cronista, morrem brutalmente todos os dias, pessoas de todas as classes sociais, e ninguém dá bola. Mas para atacar uma intervenção e um governo, os maconheiros de plantão, a mídia sensacionalista e a oposição imbecil fazem fila para beberem um pouco deste sangue!

    • Caro Rodrigo, tomo a liberdade de fazer uma correção no seu texto. A Vereadora que citou a MC Carol e que é vista no Youtube em debate com o também vereador Carlos Jordy não é a Marielle Franco. Trata-se da vereadora Taliria Petrone ( PSOL ) e ambos compõe a Camara de Niterói/RJ e não do RJ.
      E, particularmente, acho este muito mais virulenta do que a finada Marielle - Se tivesse que chamar uma das duas de "defensora de bandido", certamente seria esta Taliria.

    • Caro Rodrigo, tomo a liberdade de fazer uma correção no seu texto. A Vereadora que citou a MC Carol e que é vista no Youtube em debate com o também vereador Carlos Jordy não é a Marielle Franco. Trata-se da vereadora Taliria Petrone ( PSOL ) e ambos compõe a Camara de Niterói/RJ e não do RJ.
      E, particularmente, acho este muito mais virulenta do que a finada Marielle - Se tivesse que chamar uma das duas de "defensora de bandido", certamente seria esta Taliria.

    • Eu também nunca havia escutado o nome desta vereadora.
      O 'tchan, tcahn, tchan, tchaaaannnn do PT sobre o caso era, lógico, esperado e certeiro.
      Algum de vocês ficou surpreso?

      Morei no Rio há uns 40 anos e quando nos fins de semana voltava para BH e contava aos amigos e parentes como era o clima e havia a percepção de piora nos ambientes , achavam que era exagero meu (e exagêro deveria ter acento circunflexo para não ser confundido com por exemplo: 'eu exagero no que escrevo'), hoje o Rio superou minhas piores expectativas.(já comentei sobre isto aqui mesmo).
      Se não forem tomadas sérias muito mais sérias providências no Rio, ele será o protótipo de comportamento para o Brasil e assim a nação toda sofrerá da mesma libertinagem criminosa que não terá remédio, vejam como exemplo do que acontece em Betim diariamente, nem o ladrão sai de madrugada com medo de ser assaltado por outro ladrão. De madrugada Betim é um deserto. Sei por já ter morado lá e tenho parentes na cidade que frequento constantemente.

      'Agradecimento' : Viva o PT por criar e aperfeiçoar a libertinagem criminosa e por ter seguidores com a mentalidade ética e espiritualmente completamente corrompida pois é um partido que apoia TUDO o que é errado(desarmamento, apôio à criminosos(onde apôio também á cabível de ter acento pra não conflitar com, por exemplo 'eu apoio'), comunismo, desestruturação familiar, libertinagem sexual pra crianças(quase bebês) fazerem escolha de sexo e centenas de outras merdas(para não escrever 'bostas' que são as únicas coisas que este partido proporciona para os brasileiros, inclusive 'iscrevê i fálá arradu') e cultuar um criminoso cretino como lula, glayse, willis(sei lá como escrever os nomes). Tem que ser muito sem visão muito turva ou a mente corrompida, é realmente incompreensível!

      O Rio está uma desgraça desde há muito mas o PT consegue piorar qualquer porcaria.
      Hoje nem a passeio vou no Rio e desde o mais pobre até os de alto escalão são corruptos e NINGUÉM muda minha experiência que gerou a certeza sobre o comportamento deles.
      Eu queria que o Rio fosse 'outro país'!

  • Essa mulher de santa não tinha nada...Agora querem santificá-la! Defensora dos DHs? Só se for dos manos (cupinchas). Ninguém fala da dra. Gisele Gouvêa assasinada covardemente pelos mesmos manos que a ver. Defendia. Essa sim era uma pessoa útil a sociedade. Mas....

  • Quando um advogado (pasme, ex-juiz!) defende intervenção militar, atuação "mais rígida" da Polícia Militar (que já mata a torto e a direito) e que Direitos Humanos é para defender bandido, já se vê que está tudo errado mesmo...

    • Não sou juiz, ex juiz nem advogado mas vivi no período militar e era completamente seguro e eficiente.
      Neste período houve grande crescimento na nação e eu, mesmo sem a qualificação cultural do escritor deste texto, também sou a favor de intervenção militar, é totalmente seguro para o cidadão de bem(os maus cidadãos se fodem MESMO, por exemplo: lula, dilma, dirceu, caetano...e por aí vai)
      Se o seu avatar é a sua foto, você é novo e CERTAMENTE só sabe sobre o período militar pelo que ouviu mas não viveu.
      Converse com QUALQUER pessoa que não era terrorista na época nem fichado no dops e pergunte se ele prefere o governo militar ou não e EXIJA as razões dele!

  • Parabéns!! Você disse tudo. E quanto aos milhares de anônimos mortos todo ano, não só por armas, mas também por falta de hospitais adequados. Pelos desvios de merendas das crianças carentes. Outra coisa que você escreveu e concordo plenamente. Quando acontece um crime aparece mil para defender o bandido. E a vítima e sua família? Como ficam?

  • Tristeza ler o que acabei de ler. Esse autor não foge de sua ideologia nazista. Primeira e última vez que passo por aqui.

  • Querer se aproveitar de uma morte para defender esse ou aquele ponto de vista é tão cruel quanto um assassinato. Não é o momento, não é o desfecho ético e muito menos sensível que podemos dar a esse assunto. A infelicidade latente e descontente do país tem muitas causas, não podemos discutir nesse momento as consequências.

  • A população no fim das contas gosta de uma tragédia. Se for em desfavor de alguém que pense contrariamente melhor ainda. Vivemos uma crise existencial sem precedentes. Será que a sociedade quer mesmo um país justo, digno, de paz?
    Tenho essa dúvida...

  • Cuidado com as generalizações e o maniqueísmo,ela não era contra a polícia e ,sim , contra a atuacão de bandidos que usam a farda para fins ilícitos. Ela já tinha se posicionado mais de uma vez na defesa de pós executados, vc poderia se informar melhor. ..

  • Bem, como fazer esta divisão simplista se, ao que parece, as balas partiram (eram originárias) da própria polícia?

Recent Posts

O Selmo não sorria; ele simplesmente iluminava ao seu redor

Dizem que os olhos são a janela d’alma. Pode ser. Mas prefiro os sorrisos Poucas…

3 anos ago

Polêmica à vista: charge falaciosa e injusta causa indignação em judeus de BH

Uma charge extremamente injusta que não deve ser encarada como antissemitismo, mas resultado de profundo…

3 anos ago

Adriano Imperador: “tenho um buraco no tornozelo e outro na alma”; entenda

Há muitos anos uma frase não me impactava tanto. Ao falar sobre as razões do…

3 anos ago

A defesa do Meio ambiente pelo cidadão, via Ação Popular; leia e entenda

“a ação popular deve ser estimulada e enaltecida pelo Poder Judiciário, na medida em que…

3 anos ago

Que País é este? Que STF é este? Que ministro é este? Juro que o Brasil não existe

O Ministro: recentemente indicado por Bolsonaro, por suas características bolsonaristas, para fazer bolsonarices. Mas tudo…

3 anos ago

Eis a imagem do fracasso e da pocilga que é o Brasil; União após 300 mil mortes

Há um ano, Jair Bolsonaro, o verdugo do Planalto, arrasa o Brasil, e arrasta milhares…

3 anos ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!