Eu não sou contra a manipulação que esta empresa pratica. É um direito dela! Minha ira é não haver uma concorrente à altura
Não tenho absolutamente nada contra um veículo de informação “ter lado”. Ou lados, de acordo com o soprar dos ventos. É uma empresa e tem mais é que ganhar sua grana. Desde que não faça nada ilegal, faz todo sentido apoiar este ou aquele partido, pautar a sua programação de acordo com os próprios interesses, ideologia, etc. A imprensa tem de ser livre. Inclusive para manipular! O povo que aprenda a separar o joio do trigo.
A Folha é petista? Sim, é. Lê quem quer, ora. O Estadão é chapa-branca? Eu acho. Lê quem quer. A Globo dança conforme a música? Sim. Mas assiste… quem quer. O que me incomoda muito é não termos, no país, uma opção à ela. A excelência dos seus programas é equivalente à sua capacidade de manipular, distorcer e criar “verdades”. As tais pós-verdades.
Michel Temer é santo? Só o filho e a mulher devem pensar que sim. Mas a Rede Globo conspirou (e fracassou) com Rodrigo Janot e seu maior anunciante (JBS) para derrubar Michel Temer ou não? Repito: o presidente é santo? Nem aqui nem na China. Mas a armação foi clara! E só não deu certo porque Michel Temer é muito: 1) Corajoso; 2) Cara-de-pau. Qualquer outro — exceto Lula, que é ainda mais cara-de-pau — teria renunciado em seu lugar.
Pois bem. Eis que chegamos em um ano eleitoral. O país destroçado politicamente. Se Lula não fosse ser condenado, teríamos um segundo turno assustador: Lula x Bolsonaro. O Rio de Janeiro, governado há dez anos pelo grupo do incrível, maravilhoso, extraordinário e único Sérgio Cabral (quem se lembra como a Globo o apresentava para o Brasil?), está quebrado e despedaçado. A Globo tem culpa? Ô se tem!
Bem, o que faz a toda-poderosa, após ter apoiado Lula (duas vezes), Dilma (uma), Sérgio Cabral (sempre), Olimpíada (leia-se corrupção), Copa do Mundo (leia-se corrupção), Pré-Sal petista (leia-se Petrolão) e tentado derrubar Michel Temer? Lança uma campanha, digamos assim, docinho de coco. Chega de falar mal dos políticos e do Brasil, pô. É hora de esquecer tudo, respirar fundo e… reeleger a canalha toda, ué.
A Globo quer que os brasileiros gravem vídeos positivos, bonitos, filmados na horizontal (só serve na horizontal!) para mostrar bem a paisagem da sua cidade. Só servem lugares bonitos e filmados de dia. Uma belezura! Por quê? Para a campanha intitulada “Que Brasil você quer para seu futuro?” Não são uns fofos, gente? Nada de corrupção, buracos, violência… Só sorrisos e otimismo! Isso lhes lembra algum apresentador simpático?
Fica a dica que recebi em uma mensagem, que um querido amigo me enviou: gravem vídeos nos corredores dos hospitais, nas escolas depredadas, nas ruas emporcalhadas e enviem lhes dizendo não o país que querem para o futuro — esta ilusão que não chega nunca — , mas, sim, o país que não querem hoje. Vamos ver se algum será exibido.
Tirando o fato de que a Globo nunca apoiou Lula ou Dilma, você está coberto de razão.
Caro Ricardo,
Leio sempre seu blog e, na maioria das vezes, concordo com suas opiniões. Acho que refletem o sentimento de grande parte da população. Você aborda temas polêmicos sem temor de expressar o que pensa. Parabéns por isso. Ponto.
Mas discordo desse seu texto de hoje. Não assisto muito a tv aberta, mas vejo alguns programas da GloboNews, principalmente (infelizmente, perdemos o William Waak). Você insiste nessa tecla de que a Globo interfere politicamente no país, que manipula etc. Chega a ponto de insinuar que a Globo chamou seu maior anunciante (JBS) e disse: vamos armar uma situação aqui para derrubar o Temer. Me desculpe, mas aí é forçar demais a barra. Assim, você se nivela aos petistas, que sempre culpam os outros pelas desgraças: CIA, FHC, a própria Globo etc.
Concordo que a Globo, como qualquer outra empresa, tem direito de se articular politicamente, mas, como você mesmo disse – e bem – se for dentro da lei, é válido.
Vejo em programas da Globo opiniões favoráveis e desfavoráveis ao governo. Notícias favoráveis e desfavoráveis ao PT, PSDB, DEM etc.
Humildemente, faço este reparo em seus comentários. De resto, parabéns pelo blog. Um abraço.
Valeu, abração!!