Publicidade

Categories: blogueiros

Não tô dizendo? Mais um General alerta

É o terceiro General de exército, em três semanas consecutivas, a emitir forte opinião sobre a crise institucional brasileira

Quem avisa, amigo é

“A intervenção militar será legítima e justificável, mesmo sem amparo legal, caso o agravamento da crise política, econômica, social e moral resulte na falência dos Poderes da União, seguida de grave instabilidade institucional com risco de guerra civil, ruptura da unidade política, quebra do regime democrático e perda de soberania pelo Estado. Esse processo revolucionário já foi propugnado, publicamente, por líderes de movimentos pseudossociais e políticos de ideologia socialista radical, todos investindo constantemente na divisão da sociedade.

Em tal quadro de anomia, as Forças Armadas tomarão a iniciativa para recuperar a estabilidade no País, neutralizando forças adversas, pacificando a sociedade, assegurando a sobrevivência da Nação, preservando a democracia e restabelecendo a autoridade do Estado após livrá-lo das lideranças deletérias. São ações inerentes às missões constitucionais de defesa da Pátria, não restrita aos conflitos externos, e de garantia dos Poderes constitucionais, da lei e da ordem.

O Executivo e o Legislativo, profundamente desacreditados pelo envolvimento de altos escalões em inimagináveis escândalos de corrupção, perderam a credibilidade para governar e legislar. Embora moralmente desgastadas, as lideranças políticas têm força para tentar deter a Lava Jato e outras operações congêneres, escapar da Justiça e manter seu ilegítimo status de poder. São visíveis as manobras insidiosas da velha ordem política patrimonialista fisiológica e da liderança socialista radical, cuja aliança afundou o País em 13 anos de governo.

Pela credibilidade da presidente do STF e da maioria dos ministros, a Alta Corte tem autoridade moral tanto para dissuadir essas manobras insidiosas quanto para encontrar caminhos legais e legítimos que permitam acelerar os processos das operações de limpeza moral, como a citada Lava Jato. Não fossem o foro especial e os meandros de uma Justiça lenta e leniente, o País já teria avançado muito mais em sua higienização política.

Por sua vez, a sociedade, hoje descrente, tenha consciência de que, para traçar seu destino, precisa manter constante pressão para sanear instituições fisiológicas, que não cumprem a obrigação de defender interesses coletivos. Não se iluda a liderança nacional. A apatia da Nação pode ser aparente e inercial, explodindo como uma bomba se algo ou alguém acender o pavio.

Na verdade, só o STF e a sociedade conseguirão deter o agravamento da crise atual, que, em médio prazo, poderá levar as Forças Armadas a tomarem atitudes indesejadas, mas pleiteadas por significativa parcela da população.

O Brasil não pode continuar sangrando indefinidamente, pois isso aumenta a descrença no futuro, retarda a retomada do desenvolvimento econômico e ameaça a estabilidade política e social.

O comandante do Exército estabeleceu a legalidade, a legitimidade e a estabilidade como cláusulas pétreas para guiar a instituição, mas a mensagem se estende, também, à sociedade e à liderança nacional. Que tenham visão de futuro e responsabilidade cívica e política para impedir que a legalidade continue sendo corrompida pela ilegitimidade, assim desestabilizando o País.

As cláusulas pétreas são pilares que precisam ser rígidos, sendo os Poderes da União e a sociedade os responsáveis pela firmeza do tripé.”

(General Luiz Eduardo Rocha Paiva – Reserva)

Sabem o que é mais triste, meus caros? Não consegui encontrar uma mísera vírgula fora do lugar. Tá osso!!

Leiam também.

Ricardo Kertzman

View Comments

    • Parabéns Sr.General pelo aviso aos usurpadores do país. Se o exercito não intervir nesse antro dos ladrões, não sei o que será de nós.Intervenção ja!!!

  • == > Eu só não concordo quando ele diz que só o STF e a sociedade conseguirão deter o agravamento da crise atual.
    A forma urdida para a nomeação dos ministros enseja uma situação esdrúxula, onde sempre haverá uma relação de promiscuidade entre os Poderes Legislativo e Executivo com o Judiciário, este último cujos membros guardam um sentimento de gratidão que historicamente vem se colocando acima do direito e da justiça.
    Portanto, nesse contexto, o STF é uma ponderável parte do problema, embora ultimamente ele venha se comportando de forma cavilosa com o objetivo de mascarar sua verdadeira tarefa de manter os bandidos impunes, o que vem fazendo de forma competente e diligente.

    • Corretíssimo. Executivo e Legislativo se blindaram e se brindam com a proteção do Judiciário.
      Enquanto os bobos ficam discutindo direita x esquerda, a "teoria das tesouras", que não é teoria, limpa os cofres.

    • Não se pode esquecer que aqueles que estão nas esferas do poder foram alçados aos cargos pelo meio político, através de leis que facilitam o acesso ao cargo, conforme lhes for agradável. Portanto, a primeira medida "externa" a esse ambiente é propor algum tipo de "eleição" nos meios correspondentes da Justiça, talvez capitaneados pela OAB, para começar limpando o STF e outros postos não concursados do Judiciário, Polícia Federal, etc.
      Já disse aqui: se matou, e se mata, em nome de Deus. Hoje estão matando em nome da democracia, pois o dinheiro usurpado ou gasto nas bobagens patrocinadas pelo meio político esgotaram os recursos onde esses deveriam estar (saneamento, educação, saúde, segurança pública, etc.).
      O próprio patrocínio de candidatura (seja qual for) com dinheiro público é um absurdo!

      • A OAB só sabe fazer politicagem. Senta no seu rabo, para falar do rabo dos outros! A OAB tem um código de ética, que só é lembrado quando é de seu interesse. Quem mais emprega mão de obra sem registro no país não tem moral para cobrar nada de ninguém!

  • É no mínimo uma boa reflexão. É verdade sim que nossas instituições estão apodrecidas com tamanha corrupção, mas não acredito que o melhor remédio seja essa intervenção. Aí vcs me perguntariam: qual a solução? Acredito que a curto prazo eu não saiba, mas a médio e longo prazo é aprendermos a votar e não reelegermos os que são mandatários de cargo eletivos, ou seja, renovarmos e focarmos naquele candidato que preza a educação, o ensino. Com o ensino em alta, as outras políticas públicas são consequência: saúde, economia, assistência social...

      • Obrigado, Lucio do Carmo, pela manifestação em forma de deboche! Em algo meu comentário o incomodou, seja positivo, seja negativo ou seja de desprezo...

        • Não se preocupe Carlos Henrique, asno com viseira só olha pra frente. Defender intervenção militar é só mais um engodo de uma sociedade preguiçosa, que prefere transferir de si a responsabilidade sobre as mudanças tão aclamadas, para um outro que poderá determinar, ao seu bel prazer, quais os rumos do nosso país. Isso tudo, às custas da libedade de todos. Querem experimentar a ausência de Democracia? Se mudem para Cuba, China, Coréia do Norte ou qualquer um desses países "muçulmanos" . Mas, por favor, não tentem tolher a minha liberdade e a de tantos outros brasileiros que pensam como eu. Querem mudanças? Se indiguinem, protestem e escolham melhor nossos representantes.

          • Luiz, parabéns! Um dos poucos comentários sensatos e úteis que li e que respondeu de forma brilhante aos que não tem memória política ou histórica. Intervenção militar é uma falácia! Foi um período negro, desumano e a corrupção era enorme. Aliás, tem a solução para quem prega a intervenção militar como salvação, que se mude ou para a Correia do Norte, ótimo exemplo de ditadura nas quais vocês poderão viver livres como vocês acham!

          • Infelizmente a luz no final do túnel seria uma intervenção, e o que temos para intervir, seria ás forças armadas, para botar ordem. Todas às instituições no Brasil se sucumbiram a imoralidade. Está criando uma cultura degenerativa em trés gerações.
            Não existe no Brasil outra solução, se não esta.

    • Desculpe, Carlos, mas onde estão estes candidatos? Estamos há décadas, desde 88, sem opção, pois estes partidos são antros de sociopatas sem visão coletiva. Não temos políticos suecos e noruegueses, infelizmente.

      • Obrigado, Alberto, pela resposta à minha opinião! Realmente está difícil encontrar opções, mas existem, nem tudo está perdido.

    • Desculpe, Carlos, mas onde estão estes candidatos? Estamos há décadas, desde 88, sem opção, pois estes partidos são antros de sociopatas sem visão coletiva. Não temos políticos suecos e noruegueses, infelizmente.

    • Desculpe, Carlos, mas onde estão estes candidatos? Estamos há décadas, desde 88, sem opção, pois estes partidos são antros de sociopatas sem visão coletiva. Não temos políticos suecos e noruegueses, infelizmente.

    • Desculpe, Carlos, mas onde estão estes candidatos? Estamos há décadas, desde 88, sem opção, pois estes partidos são antros de sociopatas sem visão coletiva. Não temos políticos suecos e noruegueses, infelizmente.

  • O general só errou uma continha. Não são apenas 13 anos de liderança socialista radical! isso vem desde 1988...

  • 1 "não se iluda a liderança nacional. A apatia da Nação pode ser aparente e inercial, explodindo como uma bomba se algo ou alguém acender o pavio". ISSO É GRAVE: É O GENERAL QUE ESTÁ ACENDENDO O PAVIO? SERÁ QUE A POPULAÇÃO NÃO ESTÁ PERCEBENDO A EVOLUÇÃO E AGUARDANDO 2018 COM PACIÊNCIA?
    2 "Na verdade, SÓ O STF (ISSO É UMA PIADA DE MAU GOSTO, SER SER SALVO POR UM CLUBE BOLIVARIANO) e a sociedade conseguirão deter o agravamento da crise atual, que, em MÉDIO prazo, poderá levar as Forças Armadas a tomarem atitudes INDESEJADAS". COLOCARÃO QUEM NO LUGAR?
    3 "Esse processo revolucionário já foi propugnado, publicamente, por líderes de movimentos pseudossociais e políticos de ideologia socialista radical, todos investindo constantemente na divisão da sociedade." RESUMO: VÃO ATUAR CONTRA O CAOS PROVOCADO PELA ESQUERDA

    RESUMO: O GENERAL FAZ O JOGO DA ESQUERDA, COMO TEM FEITO O STF, E PGR E A MAIORIA DA IMPRENSA, COLOCANDO MAIS PRESSÃO SOBRE TEMER E A AGENDA DE REFORMAS. BOA PARTE DA SENSAÇÃO DE IMPUNIDADE ATUAL RESIDE NAS MANOBRAS ARDILOSAS DA PGR CONTRA O PRESIDENTE, PAUTANDO O CONGRESSO, PROVOCANDO DESGASTE POLÍTICO. MANOBRAS ESSAS QUE OS BRASILEIRO MÉDIO EM GERAL NÃO COMPREENDE. ONDE ESTAVAM OS MILITARES NOS ÚLTIMOS 13 ANOS? TENHO MUITA DESCONFIANÇA DESSE SURTO DE MILITARES.

    • Nos últimos anos a Lava Jato não havia sido criada e não se tinha ideia do tamanho do desmando da esquerda e da direita (se é que isso existe no Brasil, pois só tem é ladrão, e sem lado).

  • Sábias palavras General....
    Mas e aí? Esperas-te mais o q? Não é nítido e simplório, que o escárnio político brasileiro já sucumbido não merece uma intervenção rápida? Não seria o ditado: a melhor defesa é o ataque?
    Gostei de fato das palavras de Vossa Senhoria .... mas acho que o tempo seria já!!!!!

  • "A apatia da Nação pode ser aparente e inercial, explodindo como uma bomba se algo ou alguém acender o pavio." -- em 2013 tivemos uma amostra desta explosão, com o movimento passe livre e black blocks

  • Eu não sou a favor da intervenção militar mas, é certo que até o início da década de 1980, quando vivíamos os últimos anos da ditadura instaurada em 1964, as instituições no país eram respeitadas. Pelo menos isso. Haviam corruptos e corruptores? Certamente. Ratos sempre existem mesmo em lugares limpos. Mas, a polícia, uma das instituições, era respeitada. A falha maior que vejo nesses tempos, foi que o país não valorizou a escola, outra instituição que precisa voltar a ser respeitada e, por isso, colhemos hoje os frutos. Somos um povo mau educado, que se acha cheio de direitos e poucos deveres, cheios de preconceitos até de nós mesmos. Também não vejo uma solução de curto prazo e talvez nem viva para ver, mas enfim, precisamos ter esperança e tomara que não precisemos passar por outra ditadura militar. Seria como um cão que corre atrás do próprio rabo.

  • Mas o cenário político precário não é só culpa de "políticos de ideologia socialista radical". Atualmente não são esses que lideram e eles se mostraram altamente comprometidos em não só propagar como expandir e inovar nas ações contra o povo.
    Na atual conjuntura continuar brandando a culpa da era PT só da força para que continuem enfiando a faca cada vez mais fundo, não?

  • - nos desgovernos do PT os militares foram desmandados até por ministro comunista. Por que o surto agora?
    - ele acredita num STF aparelhado para resolver a crise atual? É sério isso?
    - que tal olhar para dentro: será qual fatia das FA não é aparelhada/cooptada pela esquerda? A voz dos generais chega a todos os níveis?
    - a população não aderiu à tese do "Fora Temer" colocada por Janot-Globo-Fachin-JBS-esquerdas. "Não se iluda a liderança nacional"... "explodindo como uma bomba se algo ou alguém acender o pavio". O que ele propõe? É justamente a esquerda que tem tentado incendiar o país. É isso o que ele quer?
    Estrando, muito estranho.

Recent Posts

O Selmo não sorria; ele simplesmente iluminava ao seu redor

Dizem que os olhos são a janela d’alma. Pode ser. Mas prefiro os sorrisos Poucas…

3 anos ago

Polêmica à vista: charge falaciosa e injusta causa indignação em judeus de BH

Uma charge extremamente injusta que não deve ser encarada como antissemitismo, mas resultado de profundo…

4 anos ago

Adriano Imperador: “tenho um buraco no tornozelo e outro na alma”; entenda

Há muitos anos uma frase não me impactava tanto. Ao falar sobre as razões do…

4 anos ago

A defesa do Meio ambiente pelo cidadão, via Ação Popular; leia e entenda

“a ação popular deve ser estimulada e enaltecida pelo Poder Judiciário, na medida em que…

4 anos ago

Que País é este? Que STF é este? Que ministro é este? Juro que o Brasil não existe

O Ministro: recentemente indicado por Bolsonaro, por suas características bolsonaristas, para fazer bolsonarices. Mas tudo…

4 anos ago

Eis a imagem do fracasso e da pocilga que é o Brasil; União após 300 mil mortes

Há um ano, Jair Bolsonaro, o verdugo do Planalto, arrasa o Brasil, e arrasta milhares…

4 anos ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!