Publicidade

Categories: blogueiros

Os três “P’S”. Ou: o Brasil voltou ao normal

O trio de Capas Pretas do STF, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Dias Toffoli, devolveu o país à normalidade da impunidade

Decifra-me ou te devoro

É. Acabou o sonho. Acabou-se o que era doce. O surto de moralidade, de punição, de esperança em um futuro menos desigual terminou. Ruiu. Foi pro saco! Definitivamente voltamos ao tempo em que apenas preto, pobre e puta são presos e permanecem… presos.

Você é rico, branco e político ou empresário influente? Bote pra quebrar, meu velho. Roube, minta, achincalhe o que puder. Depois, basta um advogado caro e um habeas corpus do Supremo: Cê tá livre feito passarinho no mato.

Já errei na vida. Digo: na crença em quem não merece. Não foram muitos os erros, não. Mas foram bem danosos. E bem dolorosos, confesso. Também já acreditei — e creditei o voto — em vagabundo. E já defendi quem não merecia defesa. Como reza o ditado: errar é humano; persistir no erro é burrice.

Pois é. Já elogiei e defendi Gilmar Mendes. Hoje não defendo mais. Para mim, Gilmar só perde em conhecimento jurídico para o decano Celso de Mello. Sempre o admirei pela coragem de remar contra o consenso, pois sempre enxerguei coerência e boa-fé em suas birras. Contudo, e já não é de hoje, Gilmar vem demonstrando que sua preferência partidária e interesses políticos andam falando mais alto.

Numa turma composta por dois petistas assumidos, Lewandowski e Toffoli, Gilmar era o fiel da balança, pois Fachin (outro petista assumido, aliás) e Mello sempre pautaram-se pela Justiça e decoro. No momento em que Mendes abraçou a causa comum a PT, PSDB, PP e PMDB (o fim do cerco a políticos, governantes, partidos e empresários corruptos) a esperança de um Brasil justo foi para o espaço, para a esgotosfera, onde abundam os criminosos atuais.

Gilmar liderou a liberdade de Zé Dirceu, um dos maiores criminosos que este país já conheceu. Botou na rua um guerrilheiro cruel, um assaltante, um assassino, um corrupto, um farsante, um ladrão. Botou na rua um símbolo daquele Brasil onde roubar compensa. Onde branco, rico e amigo do poder tudo pode. Mandou soltar um ladrão serial, um sujeito que despreza a lei, a democracia e os brasileiros.

Vejam que coisa: o mesmo Supremo, que reparou o absurdo de outro ministro tolerante com criminoso, Marco Aurélio Mello, quando mandou soltar o assassino Bruno, devolveu o preto, pobre (ou não tao mais rico) e sem influência ao xilindró. Outros 250 mil presos, cerca de 40% da população carcerária, encontram-se em situação idêntica a de Zé Dirceu. Mas sabem como é, né? Não possuem um Mendes ou um Toffoli para chamarem de seus.

Pois é. Quando Antônio Palocci disse ao juiz Moro que poderia lhe entregar nomes, endereços e CPF’S que lhe fariam trabalhar mais um ano, muita gente comemorou. Grandes analistas e jornalistas festejaram o que chamaram de Deleção Final. Eu, pessoalmente, vi aquilo como uma ameaça direta a gente muito mais poderosa que o penta-réu Lula. Enxerguei como um recado direto ao judiciário. Há textos meus a respeito. O blog tá aí para comprovar. Para mim, Palocci dizia: “ou me soltam ou entrego vocês”.

É isso aí. Vamos ver, em breve, quem tem razão. Se eu ou os analistas. Sinceramente, espero que sejam eles. Mas depois de hoje, depois de Dirceu, me parece que o recado dado foi ouvido.

Leia também.

Ricardo Kertzman

View Comments

  • Há tempos que vejo no Gilmar Mendes apenas um calhorda boquirroto, visivelmente mancomunado com os criminosos. Ele já não procura mais esconder sua inclinação, ao tentar desmerecer publicamente o MPF.
    Se a Lava Jato chegar ao Judiciário, será o Apocalipse, o grande cataclismo.
    Pobre país.

  • Olá Inundado. O sabujo da roupa preta havia designado o três de maio para ouvir Lulinha Paz e Amor, mas passado três anos não surgiu nenhuma prova contra o ÚNICO brasileiro a ser eleito duas vezes Presidente da República e a fazer sua sucessora - o qual figura altaneiro, impávido e soberbo em primeiro lugar na preferência do leitorado para as próximas eleições - adiou para o dia dez na vã esperança de que surja alguma prova. Será baldada a procrastinação. O Supremo Tapetão Federal, vulgo STF, começou a dar sinais de que o Estado Democrático de Direito vai se impor, porquanto determinou a soltura de José Dirceu e de outros que estavam presos de forma abusiva. Alvíssaras. Sorte, Saúde e cidadania misturadas com esperança.

    • Preso de forma abusiva? O cara foi solto depois de condenado pelos crimes do mensalão e foi flagrado nos mesmos crimes do petrolão e vossa imundice me diz que foi abusivo. Vocês petralhas são mesmos uns canalhas sem vergonha. Oligofrênicos ou bandidos da pior espécie!!

    • É isso o mal não dura para sempre ... estão vendo o nosso grande LULA ...já eleito em 2018...ainda vão corrigir às arbitrariedades desse juizeco de primeira instância ... e vão mandá-lo ao ostracismo ... aguardem.

    • E só sendo muito vagabundo, sem moral debiloide, o Brasil entregue a corruptos ladrões pilantras aí sim é bom, melhor eleger Fernandinho beira mar, mais honestos que está cambada de vagabundos

  • O Brasil é surreal. Vejamos o seguinte exemplo: um individuo pobre, entra no mercado, rouba ( o que não deixa de ser errado) para comer um pacote de macarrão, sendo imediatamente detido, é levado para a delegacia e vai responder pelo crime cometido que é qualificado como roubo. Fato 1. O politico, é eleito para representar o seu povo ( que também não esta nem um centímetro distante dele) e chegando ao poder, conluia, faz conchavos, acordos escusos, e obtém recurso ilícitos, com o dinheiro que não lhe pertence. Neste caso ele não roubou, recebeu propina. Fez caixa 2, lavou dinheiro, tudo que no fundo é a mesma coisa. ROUBO!!! Acredito ser pior pois o ladrão do macarrão roubou algo que pertencia a alguém, que no caso era o dono do supermercado onde houve o ato. O segundo roubou a escola dos meus filhos, o hospital que atenderia a minha, a sua, a nossa família, roubou algo que não tem dono que é nosso dinheiro, pago ao caixa do governo a custa de muito suor. Mas que diferença faz? Quem não toma conta do que é seu, terá sempre um gatuno oportunista para tomar conta esse é o caso do povo brasileiro. A única coisa que diferenciará o politico do pobre cidadão, que lá no inicio deste comentário roubou um pacote de macarrão para saciar sua fome é que o primeiro ficará preso, será achincalhado pela sociedade, execrado como vagabundo, medíocre, que poderia trabalhar ao invés de roubar e terá maculado o seu nome por um processo de roubo, claro que não tem quem o defenda, vai mofar lá no xilindró e o segundo foi alguém que simplesmente desviou em um momento de "fragilidade" como temos ouvido por ai, que paga advogados caríssimos e que num piscar de olhos estará de volta para fuder com nossa vida novamente. Sigamos, enquanto houver vida, haverá esperança. Ainda bem que a Esperança é a última que morre, e ao morrer esperança, apague a luz.

  • Gilmar não é e nunca foi fiel da balança. O Gilmar sempre foi o Fiel para o PSDB, sempre o defendendo. Tendencioso !
    Acontece que a coisa começou a chegar no seus queridinhos ( aécim e companhia), e para fazer uma cortina de fumaça fez o que está fazendo. E ainda, toda vez que o MPF começa a apertar seus coleguinhas corruptos de partido, ele parte para o ataque na ânsia de defende-los de unhas e dentes, custe o que custar.

  • Confesso que estava achado estranho essa demora do STF em agir para abafar a operação Lava-Jato.

    Parece que finalmente resolveram dar um basta na operação e vão soltar todos os envolvidos e voltaremos ao país da impunidade que sempre fomos.

    E todo o esforço do Moro até aqui terá sido em vão.

  • Lembro-me quando este Gilmar disse, certa vez, que não devemos legislar em cima de comoção popular. Isto ocorreu naquele caso do menor assassino chapinha, lembram? A população inteira indignada pedia mudanças nas leis sobre redução da idade penal. Tem certos ministros como o Gilmar e o Marco Aurelio Mello, o que é primo do Collor (e é um lulista) tem o prazer mesmo de remar contra a maré, contra o que a maioria esmagadora da população deseja. Parece algo meio patológico deles, uma doença, uma psicose. Sem o clamor popular, sem a indignação popular não se legisla neste nosso país. A gente só poe cadeado na porta depois que somos roubados. A maioria só faz seguro de carro depois que é roubado. O ser humano é assim. Depois que esfria a comoção, a indignação (normal também do ser humano) pode esquecer em legislar sr. Gilmar. É assim que vão nos enrolando e vamos nos tornando, cada vez mais, um país viável e agradável para criminosos de todas as estirpes, credos, generos e principalmente de classes mais abastadas.

  • E a previsão de aposentadoria dessa desgraça é para 2030, a de Lewandowski é para 2023 e a do Toffoli é para 2042. Por mais treze anos vamos ter de aturar esse chorume. Deus nos acuda.

  • É Ricardo! Triste, doloroso mas é real. Nosso Brasil com esses políticos e agora com esses "magistrados", senhores da lei e acima dela, realmente foi para a "esgotofera"!

  • Um grande erro também o da legislação brasileira deixar um ministro de STF sair apenas quando se aposenta. O cara podia ser indicado para lá, fazer suas merdas e acertos por um tempo, talvez 6 anos, e depois retornar à rotina. O Brasil tem que dar polimento às suas leis.

Recent Posts

O Selmo não sorria; ele simplesmente iluminava ao seu redor

Dizem que os olhos são a janela d’alma. Pode ser. Mas prefiro os sorrisos Poucas…

3 anos ago

Polêmica à vista: charge falaciosa e injusta causa indignação em judeus de BH

Uma charge extremamente injusta que não deve ser encarada como antissemitismo, mas resultado de profundo…

3 anos ago

Adriano Imperador: “tenho um buraco no tornozelo e outro na alma”; entenda

Há muitos anos uma frase não me impactava tanto. Ao falar sobre as razões do…

3 anos ago

A defesa do Meio ambiente pelo cidadão, via Ação Popular; leia e entenda

“a ação popular deve ser estimulada e enaltecida pelo Poder Judiciário, na medida em que…

4 anos ago

Que País é este? Que STF é este? Que ministro é este? Juro que o Brasil não existe

O Ministro: recentemente indicado por Bolsonaro, por suas características bolsonaristas, para fazer bolsonarices. Mas tudo…

4 anos ago

Eis a imagem do fracasso e da pocilga que é o Brasil; União após 300 mil mortes

Há um ano, Jair Bolsonaro, o verdugo do Planalto, arrasa o Brasil, e arrasta milhares…

4 anos ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!