Publicidade

Categories: blogueiros

João Doria superlativo

Em apenas três meses de mandato, o prefeito de São Paulo desponta como líder de uma mudança já em curso: igualdade entre Estado e cidadão

Nasce uma esperança

Finalmente surgiu uma luz no fim do túnel — e não é o trem em sentido contrário, não, hehehe. Abandonados há pelo menos duas décadas, desde o pífio segundo mandato de FHC, os brasileiros que trabalham, que produzem e que carregam este país nas costas, sempre sugados e chicoteados pelas esquerdas fisiológicas, têm de novo uma esperança — ainda que remota — no sombrio horizonte.

Esqueçam as ações midiáticas (todas acertadas e benéficas, aliás) de João Doria. Esqueçam suas conquistas espantosas e tão rápidas, como o tal Corujão da Saúde, que eliminou uma fila de anos para exames laboratoriais e atendeu mais de 400 mil pessoas em três meses. Esqueçam, ainda, sua cruzada contra os porcos, sedizentes pichadores ou grafiteiros. O que importa de verdade em João Doria é o que ele é, no que acredita e o que defende.

Doria assinou hoje uma portaria ímpar, exemplar, um sonho para quem considera o Estado um ente a serviço, e não se servindo. O prefeito eliminou do vocabulário da administração pública os termos Vossa Excelência, Ilustríssimo, etc. Vejam que primor de justificativa:

“Todos aqueles que exercem cargos na Prefeitura, devem se abster de usar termos que exprimam hierarquia funcional ou social, privilégio, distinção ou grau de formação.”

Não é maravilhoso, meus amigos? O que ele está a lhes dizer é o seguinte: Atenção, pessoal! Vocês não são melhores que ninguém. Vocês são iguais a todos, e estão aqui para servir. Ninguém aqui é autoridade nenhuma, são todos servidores públicos.

Bingo! Na mosca! É a mais pura verdade, ora bolas. Esta imagem que foi criada pelos funcionários públicos, sobretudo aqueles mais graduados e com poder nas canetas, de superioridade moral, de autoridade, de seres intocáveis, é um acinte, é uma tirania explícita. Por que um juiz, promotor ou deputado quaisquer têm de ser chamados Excelência? Excelência no quê? Em roubar, em não trabalhar, em não produzir? “Ah, mas e aqueles que são honestos e eficientes”? Ora, não fazem mais que a obrigação! Estudaram e prestaram concurso para isso mesmo. E ganham as fortunas que ganham para trabalhar corretamente. Daí a tornarem-se supremos vai uma enorme diferença.

João Doria encarna e representa tudo aquilo que nós, cidadãos de bem, trabalhadores honestos, pagadores de impostos altíssimos queremos: honestidade, integridade, eficiência e… igualdade! Não aquele tipo de igualdade utópica, bandeira populista fácil para enganar os pobres e ignorantes, carregada há séculos pela turba vermelha mundo afora, mas a igualdade entre cidadão e Estado. Entre um trabalhador privado e um público. Simples assim.

É lógico que gosto do Doria por suas inquestionáveis qualidades gerenciais. Lógico, também, que me encanta sua coragem, quase exclusiva no universo político brasileiro, diga-se de passagem, de combater a cretinice e a desonestidade do penta-réu criminal Lula e sua facção criminosa, disfarçada de partido político, o PT. Mas o que verdadeiramente me encanta neste sujeito é a sua vocação para líder. Não do tipo messiânico, salvador, mitológico, como os Lulas ou Bolsonaros da vida, pois estes sempre serão figuras passageiras, oportunistas de ocasião que surfam em ondas e modismos efêmeros.

O tipo de liderança que Doria exerce é outra. É aquela que nos faz pensar, e não apenas aplaudir. É aquela que nos faz admirar, e não apenas seguir. É, sobretudo, aquela que nos mostra uma direção — que podemos ou não querer seguir — mas jamais um caminho, pois, este, cidadãos livres têm de descobrir sozinhos.

Leiam também.

Ricardo Kertzman

View Comments

  • Texto soberbo, Ricardo.
    João Dória entrou na Prefeitura de São Paulo "pedindo passagem" para Brasília, em 2018.
    Mas, até lá, sofrerá ampla e intensa campanha difamatória por parte "das esquerdas" (????) brasileiras e até mesmo -- ou talvez principalmente -- dos demais políticos de carreira, de todos os partidos (eu disse TODOS), que veem Dória "furando" a fila de pretendentes à Presidência da República.
    Até o momento, do que dele se viu e se ouviu, é o cidadão brasileiro com melhor potencial para governar o país.

    • bem como se sabe esse site nunca falou nd do aeciu neves. sabemos que a midia hj toda de direita , e encotra uns troxas por ai

      • E o assassinato da língua portuguesa continua firme e forte. Não damos a mínima para Aécio Neves. Queremos ele na cadeia assim como todos os bandidos de outros partidos e o líder da orcrim Lularápio.

        • Kadu seu comentário sobre a língua portuguesa é desnecessário, você leu e entendeu né, então guarde pra você esse comentario corretivo, afinal aqui não e uma entrevista de emprego e ninguém está se candidatando para uma vaga na Academia Brasileira de Letras

    • Gostaria que alguem me respondesse, pq alguem que tem um patrimônio de 179 milhôes, entra na politica, e utiliza 2,9 milhões de recurso proprio para campanha e doa seu salario mensal para uma instituição, sabendo que esse dinheiro investido nunca será recuperado sendo um prefeito honesto, ele realmente, é o verdadeiro motivo ele tao bonzinho assim, fico me perguntando... um gestor investi milhoes para poder ter lucro no futuro, se a intenção de Doria e ajudar SP, temos um novo padroeiro! Obs, nunca votei no Lula ( em resposta para os lunatícos que acham que a culpa de tudo e do Lula e do PT )

  • Ufa, tomei até um susto. Quando comecei a ler o texto (inútil por sinal) achei que o cara tinha transformado São Paulo numa Londres ou Nova Iorque. Só falta ele agora nomear uma rua pra você ficar doido de vez. Kkkkkkkkkkkkk.

    • Afonso "Lula da Silva" Lemos. Tá irritadinho que seu BANDIDO-MOR está prestes à ir visitar Curitiba?! É de figuras nefastas e de opinião pouco aproveitavéis como a sua que, se Deus quiser, nunca mais comandará este país. Pode espernear, gritar...."enfiar o dedo no..." que não adianta! O momento do curral para o qual vos estás dentro...ACABOU! PTralha!!!

      • Olá Vander, invejas, antipatias e ódios corrosivos a parte, Lulinha Paz e Amor é o ÚNICO brasileiro, do passado e do presente a ser eleito duas vezes Presidente da República e a fazer sua sucessora, a qual também foi reeleita. Tendo sido chamado pelo Presidente dos EUA de O Cara consolidou-se como insuperável e impávido em Pindorama. Isso não pode ser negado e não é favor reconhecer, posto que são fatos.
        É fato que o juiz da roupa preta é um abusador e arrogante, mas tal e qual Joaquim Barbosa em pouco tempo passará ao esquecimento indo findar no Irajá. Saia das trevas.

        • Desde o dono deste blog aos seguidores analfabetos políticos, peço: Apresentem todas as suas provas contra o cidadão e presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, Ao psdb e ao juiz de primeira instância Sérgio parcial Moro, envolvido até o pescoço com o escândalo Banestado e caso antigo do doleiro Alberto Youssef, vcs ficaram milionários. O resto, aqui é só folhetim e propaganda de direita. Haa.. querem saber se sou Petista? Consultem o meu CPF, deve ser muito melhor que os de vcs!!

        • Cidrinhaaaaaaaaaaaaa

          Qual o seu problema, amiga? Para tudo que é publicado aqui, o seu comentário é sempre esse mantra ridículo defendendo o maior ladrão que esse país já produziu. Ninguém tem inveja desse cara. Só a convicção de que ele deve ir para a prisão. É melhor preparar os cigarros para levar para ele na visita íntima que você vai fazer na prisão em Curitiba.

          • Kadu, 1 - essa atitude de rebaixar o gênero feminino é sintomático e revelador. Se não gostas da ala que tem saboneteira não possues afinidade com meu gosto. Respeito sua opção; 2 - Lulinha Paz e Amor e Dilma ocuparam o cargo mais importante da República porque o povo brasileiro assim decidiu soberanamente, compreendo a inveja.
            Chamar alguém de ladrão sem apresentar provas é atitude irresponsável e leviana além de tipificar crime. De toda sorte é bom que saiba que você e quem você preza podem amanhã também ser submetidos a essas vilanias. Por exemplo: o mininu que exigia ventilador ligado para empinar pipa dentro de casa nunca se importou com vazamentos, mas lá um belo dia a revista "óia" o estampou na capa foi o que bastou para que ele soerguesse de sua conhecida preguiça e fosse ao plenário do Senado proclamar um de seus insossos e raros discursos. Saia da escuridão.

          • Cidrinhaaaa
            Quanta bobagem desperdiçada em um comentário nonsense e sem graça. A república de Curitiba está abarrotada de provas. Não entendi, como não há provas. Não sei porque mencionar o Aécio toda vez que criticam o líder da orcrim, não damos a mínima para esse sujeito. Para mim, os dois podem apodrecer na prisão. O teu ídolo é o maior babaca, ladrão, vagabundo, safado, analfabeto funcional, preguiçoso, mentiroso patológico que a presidência da república teve o desprazer de ter. Pelo monte de bobagens que você escreve aqui compulsivamente, você não deve ser mineiro. Então acredite, Tiradentes está rolando no túmulo de desgosto com tudo o que os mortadelas fizeram ao nosso amado país. Mas vocês não ligam, a pátria de vocês é Cuba.

          • Era para ser somente uma brincadeira, sem o nível de maldade que todos da polícia do politicamente correto adoram estragar. M as já que você foi tão direto sobre o assunto a respeito do fato de você ser ou não do "movimento", posso te dizer categoricamente: eu amo as mulheres, você ama o Lula e todos os (eu disse "os" e não "as") mortadelas e parasitas masculinos dos maiores saqueadores da pátria.

      • Humm, agora você é o julgador das opiniões. Muito bom, quando eu crescer quero ser igualzinho a você. A bêncão tio Vander.

        • ué, Afonso, o o cara aí está fazendo o mesmo que você faz o tempo todo por aqui. Tá vendo como não é bom? Tomara que lhe sirva de lição.

      • Não sou petista não André, voto em homem sério e tenho meu voto como voto de qualidade. Se o sujeito não é bom ou é corrupto eu nunca mais voto nele, mas daí a dizer que um político que cortou o exceletíssimo e o ilustríssimo faz diferença é muita légua de distância.

    • Também achei o mesmo, rsrsrs, a midía faz o cara, no final so show teremos uma cidade privatizada, mais deles do que nossa!

  • Ricardo, gostaria que o prefeito da minha cidade ou do meu estado se chamasse João Dória Júnior.
    Que pena!!! Não posso clonar.

  • sim, me faz lembrar Maluf... O cara pode vir a ser o melhor, mas três meses de gestão na terceira maior cidade do mundo?? Afff, cautela e caldo de galinha... Palhaçada... O Mediolli é que vai governando sem necessidade de alarde, afinal o cara é gestor e não show man...

    • Mediolli???? Só dar uma retrospectiva dele na política. Tudo bem ele tem tudo para dar a volta por cima, mas vamos com calma também né.

  • Joâo Dória veio num momento de turbulência moral e ética que tomou o Brasil com a força de um tornado, como BRISA fresca, mas que nos renovou a esperança de que dias melhores virão, sem precisar ser um mito, sem uma bandeira ou ideogia. Dória meu ALENTO. Só para ser chata: se a Constituição diz que todos são iguais perante a Lei; como explicar Foro Privilegiado e Prisão difefenciada para quem tem curso superior?

    • Martinez, ha uma tese, por sinal respeitável, de que os iguais devem ser tratados de modo igual e os desiguais de modo desigual, porquanto seria grave lesão à equidade tratar desigualmente aos iguais e igualmente aos desiguais.
      O sentido do foro privilegiado é a proteção do cargo ocupado e exercido e sem ele o desempenho da função pública certamente será amesquinhada.
      Já a prisão diferenciada para quem tem grau de bacharel e quem não tem creio que seja um dos odiosos preconceitos e elitismos de Pindorama. Como muitos governantes não atuam para proporcionar dignidade a quem cumpre pena - mantendo o clima de alucinação nos presídios - criam pela via da prevenção esse mecanismo de aliviar a barra com quem não seja zé povinho enquanto estejam presos provisoriamente. Grato.

  • Vossa Eminência acredita em tudo que escreve?
    Se Spielberg ou Edgar Alan Poe o conhecessem seria contratado como subalterno para ajudá-los nas peças de ficção.
    Você pode até ter uma visão caolha da política,mas é bom para ¨criar¨ estórias.
    Há de se saber se seus leitores acreditam.

  • Excelente texto. O Dória me parece a única luz no final do túnel. Espero que ele não seja boicotado pelos capitães do PSDB.

    • Olá Tullio, não me surpreenderá se essa luz for da locomotiva em sentido contrário. É um feito considerável ser eleito prefeito de Sampa e não se nega a parte do mérito de Dória, mas dai até ele ser provado e aprovado como bom administrador falta muito. Até então o que predomina são os lances de marketing e ele tentando ocupar os vácuos do Arroz de Festa e do Padin Zé Serra, veremos nos próximos quatro anos no que resultará, tanto melhor para os brasileiros da pauliceia se ele obtiver êxito na administração municipal. Grato.

Recent Posts

O Selmo não sorria; ele simplesmente iluminava ao seu redor

Dizem que os olhos são a janela d’alma. Pode ser. Mas prefiro os sorrisos Poucas…

3 anos ago

Polêmica à vista: charge falaciosa e injusta causa indignação em judeus de BH

Uma charge extremamente injusta que não deve ser encarada como antissemitismo, mas resultado de profundo…

3 anos ago

Adriano Imperador: “tenho um buraco no tornozelo e outro na alma”; entenda

Há muitos anos uma frase não me impactava tanto. Ao falar sobre as razões do…

3 anos ago

A defesa do Meio ambiente pelo cidadão, via Ação Popular; leia e entenda

“a ação popular deve ser estimulada e enaltecida pelo Poder Judiciário, na medida em que…

4 anos ago

Que País é este? Que STF é este? Que ministro é este? Juro que o Brasil não existe

O Ministro: recentemente indicado por Bolsonaro, por suas características bolsonaristas, para fazer bolsonarices. Mas tudo…

4 anos ago

Eis a imagem do fracasso e da pocilga que é o Brasil; União após 300 mil mortes

Há um ano, Jair Bolsonaro, o verdugo do Planalto, arrasa o Brasil, e arrasta milhares…

4 anos ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!