Publicidade

Categories: blogueiros

Ninguém vence, Kalil assume e Aécio perde

Este foi o resultado colhido nas urnas da capital, neste domingo de eleição para prefeito

E o Nuno venceu. Quem é o Nuno? O nem um nem outro”. Com quase 750 mil votos ele bateu, com folga, o segundo colocado, o novo prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil. E acachapou o terceiro colocado, Aécio Neves, digo João Leite. O Nuno representa o povo, mas não a sua vontade. O Nuno é a mais ineficaz demonstração da soberania popular. Vence, mas não leva. O Nuno é burro!

Kalil é o prefeito eleito e pronto. É legítimo, pois venceu nas urnas o adversário que importava. Não tem essa que “não representa a maioria da população”. Ora, se a maioria não o quisesse, que se manifestasse. “Ah, Ricardo, mas a maioria tampouco queria saber de João Leite”. Bem, aí a maioria tem de crescer e superar a birra, pois o Nuno certamente não é a solução para os seus problemas existenciais. A Democracia pressupõe algumas condições, dentre elas, a maioria; e uma vez que tal maioria não se expresse adequadamente — através do voto — ajudará a formar uma outra forma de maioria, a qualificada.

Particularmente, eu não vejo o Nuno como uma boa saída para aqueles eleitores que não se identificam com quaisquer candidatos ou partidos. Em qualquer eleição, invariavelmente, há os que nos parecem, ao menos, candidatos menos piores que os outros, mesmo que seja uma escolha do tipo, digamos, Lula ou Marina Silva; Ciro Gomes ou Dilma Rousseff, hehe. Ainda assim, entre uma morte rápida e indolor e uma lenta e dolorosa, há um escolha menos sofrida a fazer.

Ao abraçarem o Nuno, em rejeição a Aécio Neves e ao PSDB, os eleitores de BH assinaram a nomeação de Kalil, gostem ou não. Ao não conquistar o eleitor do Nuno, o candidato João Leite entregou, de mão beijada, a taça ao ex-presidente do Galo, goste ou não. E ao assistir o Nuno vencer a eleição, Alexandre Kalil ganhou, sem pedir, um goleador ao melhor estilo Diego Tátátátá Tardelli, que encheu a rede do ex-goleiro atleticano de gols e o levou à cadeira de prefeito, goste ou sim.

Nuno e Kalil formaram ontem um verdadeiro ataque dos sonhos. De quem? Deles mesmos, ora.

Leia também.

Ricardo Kertzman

View Comments

  • Comentário perfeito, sem reparos. O Nuno, mesmo sem querer, elegeu o Kalil e vai sofrer por 4 anos, junto com todos os outros eleitores e não eleitores de BH.

    • Esse "Nuno" não seria a tresloucada torcida das marias azuis? Os arrojados atleticanos ou votaram no Kallil ou no João Leite.

      • Comentário de um imbecil.Arrojado em que ? Elegeram um imbecil que não paga iptu,funcionários e 300 processos nas costas.Deixa de ser ignorante seu imbecil.Entre esses 700 mil estão cruzeirenses,atleticanos e e outros que deixaram de eleger um candidato menos ruim que o Latil e honesto ao contrário do patife eleito.Que se foda a população de BH,principalmente imbecis que votaram em Latil e os que anularam,votaram em branco ou se absteram.

        • Imbecil e você. Que deve ser funcionário comicionado da prefeitura e ainda torcedor do CUzeiro!
          CHUPA! AGORA E KALIL!!!

          • Nunca dependi de nada do estado seu idiota. Você e a população mais pobre que se danem por serem analfabetos funcionais.Quanto a eu ser cruzeirense,sou sim,e com orgulho, e votei no atleticano João Leite.Com raras exceções atleticanos são estúpidos,não dá pra dialogar com estúpidos.Ladrão vota em ladrão e acha normal.Que se f..

          • Júlio, calma...Eu sou atleticano votei no João Leite por deduzir que "talvez" seria o menos pior...O que eles quiseram expressar é que talvez parte da torcida do Cruzeiro levou o tom da política e de seus representantes para o lado do futebol, e não votaram, anularam, votaram em branco ou se abstiveram...elegendo o candidato Alexandre Kalil...
            O que o autor do blog não levou em consideração na sua análise é que o João Leite parece ter uma rejeição muito grande de maneira geral, por ter participado Comissão de Direitos Humanos...é isso ficou como uma mancha na sua vida pública.

        • O pior e votar em candidato que liberta bandido da cadeia...... prefiro votar naquele que por algum momento como empresário não conseguiu arcar com suas obrigações. e me diz que você nuca deixou de pagar o IPTU alguma vez na sua vida.

          • IPTU, nunca. Outros impostos, sim. Mas não sou agente público. Isto faz TODA diferença, né? Não vou cuidar do dinheiro da população.

      • Qualquer simpatizante de esquerda ( PT, PSOL, PC do B ) votou 31 ou Nuno, sendo ele atleticano ou cruzeirense.

        Muitos atleticanos votaram no Kalil : afinal ele vai pagar a divida do galo, construir estádio, tomar a força o Diamond Mall , contratar o Messi , substituir o pirulito da Praça 7 por uma estátua do Ronaldinho, mudar o nome da Afonso Pena para São Vitor e ser bicampeâo de alguma coisa !!!!

        Muitos atleticanos votaram no Nuno, não pq eles são marias tresloucadas, mas talvez pq estejam de saco cheio de politica e dos dois candidatos falastrôes ( João Leite fica péssimo neste papel )

        Muitos cruzeirenses votaram no Nuno pelo mesmo motivo dos atleticanos.

        Muitos cruzeirenses e também atleticanos votaram no Kalil sim, seja pelos motivos acima ou por acreditar que ele pode fazer melhor ( e se olhar para o João Leite percebe-se que isso não é muito difícil )

    • Vai sofrer porque? Como você sabe disso? Simplesmente por ter sido covarde na eleição? Simplesmente porque você é o dono da razão? Se não for a seu gosto esta errado é isso! Porque um bocado tomou a atitude certa de não votar se sentir que não será representado pelos candidatos, você acha que uma mudança é errada! Tem medo de mudar? É covarde ao ponto de não tentar? Então se feche em sua coxinha e se frite sozinho!

  • Quem já ouviu esse Kalil falar, defender suas idéias, e não o viu em pronunciamentos de campanha pode acreditar que Minas elegeu um destemperado turquinho. Um bobão que se acha a última bolachinha do pacote. Quem o ouviu falando depois de eleito acha que é um dissimulado. De qualquer forma fica apenas uma certeza: que escolha fez BH, heim?!

    • .verdade. triste e amarga escolha, fizeram os eleitores de bh. Esse cara vai afundar essa cidade. É um dissimulado. Triste próximos 4 anos.

  • Disse-me alguém, que o povo esta aprendendo a votar, retruquei dizendo que infelizmente o povo está pior que antes, na minha opinião mais bestializado . Abster-se, não é, nem nunca foi sinal de sabedoria, significa que; para estas pessoas, pouco importa, ou seja, sendo bom ou mau o governo para elas é indiferente. Mas, estas mesmas pessoas depois vão querer ir pra rua pra cobrar providências e ai reside um grande problema. Quem se abstém, deixa de expressar sua vontade, sua opinião, deixa de colocar lá no comando a pessoa que ela quer que esteja lá e não o outro lado que não representa a sua vontade. A partir disso, não terá direito a reclamar, não pode cobrar, não pode exigir, deixou de votar.... O povo apesar de todos os recursos tecnológicos a seu dispor anda meio avesso a pensar. Eu por um momento acreditei (também) que isso iria mudar nesta penosa mudança de governo. Hoje tenho a certeza que me enganei e muito.

  • É mostrado nas eleições mais uma vez, que nunca se deve entrar nos méritos dos ataques de adversários . Contra-atacando é perda na certa.Nenhum dos candidatos apresentaram um plano de administração à altura do que Belo Horizonte precisa. Quase se engalfinharam nos debates. Coisa feia , sem nenhuma ética . Pelo andar da carruagem , vamos ter uma Belo Horizonte aos moldes Kalil. A justiça vai ter muito trabalho para os próximos quatro anos , e os eleitores que anularam voto ou não foram às urnas , irão chorar de arrependimento por quatro anos .

  • O Nuno merece mais respeito . Estamos chegando a uma hera em que o eleitor não e mais burro . Ele sabe que existe uma opção para se manifestar , não por obrigação elegendo quem ele não deseja . sabemos que uma verdadeira democracia não obriga o seu eleitor a votar .
    O nuno pode colher consequências do candidato atual agora, mas espera uma mudança na esfera politica e eleitoral , para que quando isso aconteça, ( candidato a qual não se identifique surja ,) deseja possuir ferramentas para tal !
    O nuno realmente elege-o o menos pior , por isso não foi as urnas votar no João Leite , e permitiu a eleição do Kalil .
    O nuno agora quer maios que isso . Aguardem ! O Nuno está só começando!
    O processo é a médio e a longo prazo, mas os " políticos de verdade" e seus militantes estão assustados com o nuno . Ou melhor nulo !

  • O Nuno venceu e a birra também teve bastante voto. Não entendo. O Lula fez muito mais mal ao Brasil (além de ter inventado aquela "coisa") e enganou muito mais gente e o Aécio é que paga? A neurose coletiva contra Aécio é tão grande que os petistas nem sabem direito descrever o que eles tem contra. Eles não sabem materializar os "crimes" como que sabemos sobre o Lula Qualquer fofoca mal intencionada eles a elevam como verdadeira e detonam aos 4 cantos do mundo.
    O nosso Odorico Paraguaçu não paga IPTU ha 15 anos, tem vários processos trabalhistas nas costas (ele mesmo assumiu isto nos debates), é um cara que parece não ter respeito pelo próximo e pelo jeito, nem pelas leis. Sei que tem muita gente que se identificou com este lado negro e votou nele. Mas a nivel de Brasil, o PT foi simplesmente varrido. Está sendo varrido pela Lava a Jato e pela população. Esta foi a melhor noticia, depois do impeachment daquela mulher. Só falta agora os petistas dizerem que foi golpe da população.

  • "O nuno é burro!" pode externar a frustração de quem perdeu e por isso não levou.
    Se o Nuno ganhou, ainda que não tenha levado, traz reflexões.
    Burro é quem ignora.

  • Opinião é opinião! A minha leitura é diferente. O voto nulo ou branco é uma escolha democraticamente válida. Entre um ruim e um péssimo, ninguém é obrigado a escolher o menos pior. O voto é um "direito" do cidadão e, por isso, devemos votar naquele candidato que representa nossos princípios e nossos ideais. Votar nulo é uma forma de protestar, é uma forma de dizer que uma parcela da população não se sente representada por nenhum candidato, é dizer que o voto obrigatório é uma violência à democracia, é fazer valer seu direito de não escolher. Votar nulo ou branco não é ficar "encima do muro", pelo contrário, votar nulo é posicionar-se contra o sistema e suas mazelas. Os números não mentem e mandam um recado. Mas cada um entende como quiser.

Recent Posts

O Selmo não sorria; ele simplesmente iluminava ao seu redor

Dizem que os olhos são a janela d’alma. Pode ser. Mas prefiro os sorrisos Poucas…

3 anos ago

Polêmica à vista: charge falaciosa e injusta causa indignação em judeus de BH

Uma charge extremamente injusta que não deve ser encarada como antissemitismo, mas resultado de profundo…

4 anos ago

Adriano Imperador: “tenho um buraco no tornozelo e outro na alma”; entenda

Há muitos anos uma frase não me impactava tanto. Ao falar sobre as razões do…

4 anos ago

A defesa do Meio ambiente pelo cidadão, via Ação Popular; leia e entenda

“a ação popular deve ser estimulada e enaltecida pelo Poder Judiciário, na medida em que…

4 anos ago

Que País é este? Que STF é este? Que ministro é este? Juro que o Brasil não existe

O Ministro: recentemente indicado por Bolsonaro, por suas características bolsonaristas, para fazer bolsonarices. Mas tudo…

4 anos ago

Eis a imagem do fracasso e da pocilga que é o Brasil; União após 300 mil mortes

Há um ano, Jair Bolsonaro, o verdugo do Planalto, arrasa o Brasil, e arrasta milhares…

4 anos ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!