Publicidade

Categories: blogueiros

O PSDB mineiro precisa se renovar

A derrota de João Leite enterra as lideranças atuais e coloca em cheque o futuro do partido no estado

O PSDB saiu muito maior destas eleições. Fez prefeitos em capitais e em importantes cidades Brasil afora. Há anos o partido não mostrava tamanha pujança em nível nacional. Mais importante ainda, assistiu o banimento do principal rival, o PT. Motivo para festa não falta; exceto em Minas Gerais. Especificamente em Belo Horizonte.

A maior liderança do partido, Aécio Neves colheu mais uma derrota. A terceira seguida. Perdeu para Dilma, perdeu para Pimentel (ao insistir na candidatura de Pimenta da Veiga) e perdeu feio, agora com João Leite. A despeito de ter conseguido 70% dos votos na capital, na eleição de 2014, e de ter tido a maior votação nacional do partido, também em 2014, é inegável que seu cacife eleitoral se esgotou. Aécio insistiu na candidatura própria do PSDB ao desfazer a aliança com Márcio Lacerda, apostou em João Leite e foi derrotado por um outsider”; desconhecido politicamente, rejeitado majoritariamente (se somados os votos contrários e as abstenções/nulos/brancos) e que abertamente confrontou o PSDB e o próprio Aécio.

O partido dos tucanos caminha, em Minas, para o mesmo destino que o do seu rival PT: O ocaso. Como mostrado acima, o neto de Tancredo não possui mais estatura olímpica. Anastasia é hoje, na minha opinião, o maior e mais influente (sob a ótica de um eleitor) quadro da legenda no estado. Porém, Anastasia não possui a personalidade e o carisma de um líder popular. Precisa estar sempre ligado a uma figura assim para que possa crescer e aparecer, a despeito de toda sua capacidade intelectual, técnica, política e pessoal.

Diante deste quadro é urgente a necessidade de renovação do partido. Acabei de ver o jovem Nelson Marchezan Jr, eleito prefeito em Porto Alegre, reduto histórico da esquerda. Vi também Paulo Serra, em Santo André, surrar impiedosamente o PT; assim como Orlando Morando, em São Bernardo do Campo. O tal cinturão vermelho do ABCD foi varrido do mapa. Todos são novas lideranças, são novos rostos, novas ideias. É disso que o PSDB mineiro tanto precisa!

Que Aécio Neves tenha calma, humildade e sabedoria neste momento. Que esqueça um pouco 2018 e volte-se para algo mais urgente e mais importante, que é a própria sobrevivência do partido em Minas. Aécio é um líder e precisa assumir este papel em busca de novos quadros, de novos valores. Há muita gente qualificada próxima ao partido, gente nova, com gás e viço em busca de um lugar ao sol. Essa juventude arejada, antenada precisa ocupar espaços proporcionais, não adjacências e mera figuração. A era da política analógica acabou; é tempo da política digital.

Guardem essa frase! Ela é minha.

Leia também.

Ricardo Kertzman

View Comments

  • Pato Quaquá foi muito ingênuo, Pato Quaquá agora entende o que Ricardinho & Amiguinhos queriam o tempo todo com o blog, Está se apresentando a "renovação" do PSDB nas Alterosas. Pato Quaquá parabeniza o blogueiro pela brilhante estratégia. Avante 2018!!!!

    • Só mesmo um pato quaquá não entende a diferença entre renovação, juventude e viço e um blogueiro qualquer com 50 anos nas costas. O apelido lhe serve como nenhum outro.

      • Pato Quaquá acha sempre divertidas estas discussões, principalmente quando tem palavras que a bisavô dele usava, tal como "viço". Pato Quaquá tem notícias das hordas pesdbeanas novalimenses reunindo-se para dividir o butim eleitoral, menino do rio é carta fora do baralho, sobrando chokitos, pablitos e Frederico para comandar a patuleia..Pato Quaquá disse tudo e não disse nada, pois nunca sabe o que está dizendo.

        • Aí que você se engana! Ora, confirmado que o projeto era apenas o de fazer desaparecer o PT, e mais nada, e o PT morreu, vale especular sobre os próximos passos do senador por Minas para se manter e continuar vivendo da política profissional, afinal de contas ele nunca fez outra coisa. Uma saída possível: postular a vereança por Contagem na próxima legislatura, onde deu PSDB, pois na plano nacional a vez é do Alckmin.

  • Preocupada com o futuro de belorizonte! Como podem eleger alguém que deve impostos?????como ele vai cobrar dos moradores, se ele não paga os impostos????? Triste!

    • Como eleger uma corrente responsável pela pior administração dos últimos tempos.
      Viadutos que caem. Viadutos que não dão passagem a dois veículos.
      Pista megalomana do MOVE na Cristiano Machado provocando o caos durante dois anos, e sem planejamento para as estações de embarque.
      Pontos cegos no estádio Independência.
      Postos médicos sem luvas, cateter e medicamentos básicos.
      Fechamento de praças orçadas nas dezenas de milhôes.
      Ufa. Esta turma se esforçou muito. Achei que mereciam férias.
      Pior do que esta não fica.

    • Cara Silvia, voçe parece desconhecer a realidade nacional.Me desculpem os políticos,empreiteiros,funcionários públicos e todos esses que vivem de nossos impostos,mas hoje o que as ruas dizem é que não pagar impostos não é crime,é legitima defesa.

    • Preocupado eu estava quando o segundo turno foi definido.

      Claro que é uma análise rasa, mas os votos brancos, nulos e as abstenções somaram mais que os 600.000 eleitores do Kalil. E isso quer dizer muita coisa. Mas só tínhamos duas opções, Kalil ou o fantoche do A_Neves. BH saiu perdendo com Kalil como sairia com João Leite.
      Teremos 4 anos de escuridão.

  • Anastasia foi convidado e declinou de ser o candidato a prefeito. Aécio deveria ter insistido até convencê-lo. Tenho convicção de que Pestana ou Alberto venceriam o Fernando. Agora não adianta chorar o leite derramado. Juntar os cacos, recolher os feridos no campo de batalha e programar os próximos embates. Concordo na ideia de renovação que deveria acontecer em todos os partidos, inclusive o maior derrotado PT.

  • O resultado das urnas em BH retrata uma coisa: ninguém aguenta mais esses políticos que fazem conchavos, trocam cargos e gentilezas, combinam mazelas, mas pouco fazem para a cidade, para o estado e para o país. Em breve, todos estarão desempregados.

  • Esperava uma crônica sobre o futuro prefeito. Mas, ao contrário, você vem falar de perdedores. Bem que você trabalhou bastante as mensagens subliminares para desconstruir a imagem do adversário de JL. Sua tácita propaganda tucanizada também não ajudou muito. Eu já te disse que quem lê esse jornal já é eleitor tucano e aí, meu caro, é chover no molhado. Esforço totalmente inócuo.

  • O Aécio ainda faz política com a tonalidade de voz do seu avô. Já era, passou. Se não mudar seu modo de pensar política vai sumir do cenário. Os caciques paulistas já trabalham pela indicação do Picolé de Chuchu. A grande mídia também. Aécio trata Minas como dono de sítio que vai lá somente em final de semana para colher banana e voltar pra cidade. A permanecer assim ele ganhará uma banana, também na próxima. Quanto ao Kalil, o povo tem o governante que merece. Ainda assim, ouso dizer que a eleição em Minas teve um componente estranho ao meio: o futebol.

  • Então o senhor está se assumindo definitivamente um PSDBista. O que não era novidade na verdade. Apoiar um ridículo que nem em Belo Horizonte fica. Quando não está em Brasília vai é para o Rio

  • Você se lançou tarde demais. Escolheu também uma mídia defasada, amante de Aécio e do PSDB. Mas como elegem qualquer "coisa" neste país você ainda tem chances. O que ficou claro nesta eleição é que o povo está de saco cheio de políticos e de figuras próximas a eles. E mais. Você e tantos outros são péssimos analistas, parecem mais cartomantes.

  • Excelente, é o povo mineiro mostrando que essa corja tucana está sem moral mesmo! o senadorzinho coxinha pelo rio se mais uma vez, acho que ele já pode pedir música no fantástico!!!

  • Como eleger uma corrente responsável pela pior administração dos últimos tempos.
    Viadutos que caem. Viadutos que não dão passagem a dois veículos.
    Pista megalomana do MOVE na Cristiano Machado provocando o caos durante dois anos, e sem planejamento para as estações de embarque.
    Pontos cegos no estádio Independência.
    Postos médicos sem luvas, cateter e medicamentos básicos.
    Fechamento de praças orçadas nas dezenas de milhôes.
    Ufa. Esta turma se esforçou muito. Achei que mereciam férias.
    Pior do que esta não fica.

Recent Posts

O Selmo não sorria; ele simplesmente iluminava ao seu redor

Dizem que os olhos são a janela d’alma. Pode ser. Mas prefiro os sorrisos Poucas…

3 anos ago

Polêmica à vista: charge falaciosa e injusta causa indignação em judeus de BH

Uma charge extremamente injusta que não deve ser encarada como antissemitismo, mas resultado de profundo…

3 anos ago

Adriano Imperador: “tenho um buraco no tornozelo e outro na alma”; entenda

Há muitos anos uma frase não me impactava tanto. Ao falar sobre as razões do…

3 anos ago

A defesa do Meio ambiente pelo cidadão, via Ação Popular; leia e entenda

“a ação popular deve ser estimulada e enaltecida pelo Poder Judiciário, na medida em que…

3 anos ago

Que País é este? Que STF é este? Que ministro é este? Juro que o Brasil não existe

O Ministro: recentemente indicado por Bolsonaro, por suas características bolsonaristas, para fazer bolsonarices. Mas tudo…

3 anos ago

Eis a imagem do fracasso e da pocilga que é o Brasil; União após 300 mil mortes

Há um ano, Jair Bolsonaro, o verdugo do Planalto, arrasa o Brasil, e arrasta milhares…

3 anos ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!