Publicidade

Categories: blogueiros

É mentira! O Brasil não é o Rio. O Rio não é a Olimpíada.

A mentira olímpica vista pela realidade carioca.

Eu gostaria muito que o país que a Rede Globo, através da dupla Galvão Bueno e Glória Maria inventa, existisse. Gostaria muito mesmo! Eu poderia sair às ruas sem medo de ser roubado ou assassinado, poderia ir trabalhar usando transporte coletivo e não enfrentaria duas ou três horas, em pé, de trânsito. Eu teria uma boa escola pública para a minha filha, um bom hospital para me socorrer — me poupando, assim, de pagar um plano de saúde. Eu pagaria os mesmos 40% de impostos, mas jamais veria um político safado meter parte no bolso, ou uma casta de funcionários públicos ganharem salários (como os juízes e desembargadores, por exemplo) de R$ 50 mil ou mais, e trabalharem menos e pior que qualquer trabalhador brasileiro comum. Seria maravilhoso, sim. Pena que apenas no ufanismo bocó destes dois tal país exista.

Dinheiro e competência, quando caminham juntos, sempre produzem coisas boas. Aliás, ótimas! A própria Globo é um exemplo. É uma das melhores do mundo em seu segmento. Produz conteúdo de ótima qualidade, novelas imbatíveis, transmissões esportivas de excelência. Por que seria diferente com a Olimpíada, então? Dinheiro para contratar os melhores em organização, segurança, logística, apoio, etc. não faltou. Ao contrário! Poderia custar menos, mas a eterna e recordista corrupção brasileira não deixou. Mais uma vez o superfaturamento correu solto. Correu mais que o Bolt. Então, por que a surpresa com a beleza das festas de abertura e encerramento?

Não, Galvão. Não, Glória. O Brasil e os brasileiros não aprenderam porcaria nenhuma com os jogos. Nada mudou ou mudará, como num passe de mágica, o que as classes política e governante vem impregnando — com a conivência das elites financeira, industrial e cultural, Rede Globo inclusive — há décadas, senão há séculos no país: incompetência, fisiologismo, corrupção, cartelismo, coronelismo, favorecimento, populismo, assistencialismo e sei lá mais quais e quantos “ismos” por aí. Saia às ruas amanhã, vá a um hospital logo cedo, suba num trem, tente um metrô. Tudo estará exatamente igual como há 15 dias. E assim estará pelos próximos 15, não dias, mas anos, no mínimo, se nada efetivamente começar a mudar de verdade, e não apenas cinematograficamente, para inglês ver, como feito no Rio olímpico.

Os maiores salários do mundo. E o serviço que entregam?

Já escrevi anteriormente e repito: A Olimpíada foi um sucesso, sim. Quem a organizou está de parabéns! Quem trabalhou também. Mas afora os voluntários, os demais receberam muito dinheiro para executar um trabalho como qualquer outro. Atletas inclusive. Cumpriram com a obrigação, entregaram o que venderam, e só. A única coisa que o país fez foi pagar a conta. E pagou sem que lhe fosse perguntado se queria pagar? Isto não nos torna melhores, não nos torna “heróis olímpicos”. Apenas nos torna mais pobres e mais endividados. Qualquer lorota que desvie deste fato é o que é: Uma lorota! Mesmo que narrada por Galvão Bueno e Glória Maria.

Ricardo Kertzman

View Comments

  • Ricardo, num país que o que tem movimentado a economia são os programas sociais, entender seus posts são tarefas dignas de quem lê e interpreta, sinceramente, com o nível das pessoas que durante muitos anos fizeram a educação neste país, particularmente nos governos do PT, se você não desenhar eles não vão entender.

    • Carlos, é nossa missão -- minha, sua e dos mais esclarecidos -- passar conhecimento. Se será ou não compreendido e bem aproveitado, não podemos fazer nada, né? Abraço e muito obrigado pelo comentário.

    • Formei-me com o Prouni e entendi! Não precisa ser anti-petista ou petista para ser contra a corrupção, que está em todos os partidos. Aliás, clientelismo, fisiologismos e outros "ismos" (você leu o texto?) são produções de séculos.

      • Gustavo, corroborando com seu comentário, o presidente do PSDB de Goiás foi preso hoje. O de Minas também foi preso e solto há alguns dias. Tá certo que ninguém chega ao menos perto do PT em termos de corrupção, mas todos são iguais de um modo ou de outro.

        • Parabéns Ricardo, muito feliz o seu comentário, enquanto parte da população continuarem defendendo partidos políticos com a desculpa de que apenas um roubou, eles continuarão roubando enganando e saqueando o país!!!!

    • Pois é. Mas o articulista foca apenas nos jornalistas, Galvão e Glória Maria, como se não fossem paus mandados da organização.

  • Parabéns pelo artigo.
    O Brasil é como uma família que mora de favor, mas possui uma BMW e, faz festa de arromba pra comemorar os 15 anos da filha....
    Fico imaginando quantas pessoas morreram,no Rio de Janeiro, por falta de atendimento médico,nos hospitais públicos....

  • Com todo o respeito a opinião omitida pelo autor dessa opinião, mas a palavra que resume após ler esse texto é: PREGUIÇA!

  • É isso aí. Juntou-se uma direirama que foi entornada no Rio. O legado ficou somente pra eles e a conta foi rateada para todos. Se estes 40 bilhões fossem gastos em todo o país a coisa teria sido mais justa.

  • enquanto os brasileiros continuarem bajulando os cariocas,o futuro será negro.vejam o exemplo de juíz de fora,o estado capixaba e outros tantos lugares sem a menor identidade.não é a toa que os mineiros de juíz de fora são conhecidos como cariocas dom brejo.existe coisa mais ridícula?

  • Eu não sou contra eventos como Olimpíadas e Copa. Acho que um país que quer ser grande, tem que passar por isso. O que acontece, é a falta de investimentos, primeiro, no próprio esporte, saude, educação, etc. e no nosso caso, o mais grave, acabar com a corrupção.

    • Pois é, José, mas para sermos grandes precisamos primeiro de saneamento básico, escola, hospital, ruas, estradas, etc... Abrs!!

  • Parabéns pelo post.
    Disse tudo. Pena que não se tem esse mesmo ânimo(?) das olimpíadas para a saúde, educação, emprego, segurança...
    E para finalizar, daqui a pouco teremos os escândalos dos desvios de verbas desta olimpíada.

  • vamos ver si aclaramos , o Rio de Janeiro que até um mes atrás antes de começar as olimpiadas já tinha decretado estado de falencia. de uma hora para outra si desse uma enchorrada nçao de lama coo em friburgo porque essa eles não tiveram competencia pra evitar e salvar vidas mais sim uma enchorrada de dinheiro nosso vindo de todo o brasil e obras sendo terminadas e empresas contratadas sem licitação fazendo de nós verdadeiros palhaços , estamos aqui em BH rezando pra aumentar nosso metro e vagabundos gastando como si diz lá na propria cidade de merda que é o rio. e não é por recalque não pq não precisaria ser em BH mais sim em alguma cidade onde daria a chance de crecimento sem roubalheira. enfim estamos largados a um bando de corruptos onde levantaram uma bandeira dissendo que foram golpiados e no final . todo dinheiro do brasil sumiu. pobre de nós.

Recent Posts

O Selmo não sorria; ele simplesmente iluminava ao seu redor

Dizem que os olhos são a janela d’alma. Pode ser. Mas prefiro os sorrisos Poucas…

3 anos ago

Polêmica à vista: charge falaciosa e injusta causa indignação em judeus de BH

Uma charge extremamente injusta que não deve ser encarada como antissemitismo, mas resultado de profundo…

4 anos ago

Adriano Imperador: “tenho um buraco no tornozelo e outro na alma”; entenda

Há muitos anos uma frase não me impactava tanto. Ao falar sobre as razões do…

4 anos ago

A defesa do Meio ambiente pelo cidadão, via Ação Popular; leia e entenda

“a ação popular deve ser estimulada e enaltecida pelo Poder Judiciário, na medida em que…

4 anos ago

Que País é este? Que STF é este? Que ministro é este? Juro que o Brasil não existe

O Ministro: recentemente indicado por Bolsonaro, por suas características bolsonaristas, para fazer bolsonarices. Mas tudo…

4 anos ago

Eis a imagem do fracasso e da pocilga que é o Brasil; União após 300 mil mortes

Há um ano, Jair Bolsonaro, o verdugo do Planalto, arrasa o Brasil, e arrasta milhares…

4 anos ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!