Categories: Sem categoria

Você, atleticano, sabe o que é presidir o Clube?

Foto: Bruno Cantini | Atlético

Por Custódio Neto

A seguir, mostro que não é fácil gerir o Galo em 2018, mas antes preciso dizer que torcedor não é culpado de nada. Com sua paixão, financia o mercado do futebol e é o único insubstituível nos estádios. Por isso, deverá receber informação clara para não criar expectativas irreais, cuja frustração força demissões de técnicos, de jogadores e dirigentes.

Isso colocado, vamos adiante. O jornalista Rodrigo Capelo* escreveu em maio de 2018 que o GALO:

– Antecipou luvas dos direitos de transmissão de 2019 a 2024 recebendo 36 milhões em 2015, 27 milhões em 2016 e 64 milhões em 2017; Não há mais direitos de transmissão para vender, nem luvas a receber.

– Em 2017, pegou 131 milhões em novos empréstimos e pagou 106 milhões, devendo 25 milhões a mais do que pagou.

– Teve receita recorrente de 200 milhões (sem luvas e transferências de atletas) em 2016 e 2017; mas 290 milhões de despesas operacionais/ano entre folha salarial e custos administrativos com o clube e sedes; e são quase R$ 190 milhões em dívidas de curto prazo, a vencer em 2018.

Com o endividamento bancário e pouco dinheiro para entrar, o Presidente não pode fazer contratações ousadas e arriscar que dívidas gerem penhoras da verba destinada à Arena e fica entre manter o bom desempenho dos últimos anos e viabilizar o estádio.

O Fernando Ferreira, da Pluri Consultoria, informou que, só de despesa financeira líquida nos últimos 10 anos, o Galo pagou R$ 432 milhões. São incríveis 23% da Receita Bruta gastos com juros das obrigações financeiras, que se acumula em mais dívidas e geram mais despesas. Dinheiro que não vai pro futebol!

Vamos abrir a caixa preta

Neste cenário, penso que a Diretoria precisa deixar clara a realidade para o torcedor. Assim, TODOS REMAREMOS JUNTOS. Com simples medidas como reunir os grupos de blogueiros atleticanos e mostrar o que e como está sendo feito, entrevistas frequentes à imprensa, diálogo constante com a massa, abordando o assunto, nas redes virtuais do Clube, tudo visando levar a realidade para o torcedor.

Além disso, desde 2015 era necessário reformular o elenco, em 2017 houve medidas ousadas e 2018 poderia ter sido até pior. Em maio eu afirmava que ficaríamos entre o 5º e 8º. Mesmo assim, demitimos um treinador com 55,1% de aproveitamento, que ficou do 7º ao 1º lugar no Brasileiro, que montou time no início do ano e remontou na parada pra Copa. Com o cenário acima, que resultados esperávamos em 2018?

Foto: Edésio Ferreira | EM | D.A Press

Uma empresa com orçamento de 300 milhões não pode improvisar. Por isso fui contra o LARGHI ser efetivado, até porque somente Cuca não sofreria pressão da torcida na 1ª derrota. Mas, efetivado, LARGHI não deveria ter sido demitido!

Levir é o 36 técnico desde o ano 2000, média de 2 por ano. Trocamos tanto de técnico para encobrir falta de planejamento que nossas possibilidades são limitadas. Ou fazemos sacrifícios para montar um bom time e ganhar no futuro ou a conta não fechará!

O elenco é curto e inexperiente para jogar 4 competições! Falta grana! Sem saber se há autonomia e orçamento, você consegue citar 3 argumentos consistentes e objetivos para pedir fora Gallo? Lembre-se: como avaliar um jogador com tantas idas e vindas?

E o Clube precisa acordar para a era digital, de profusão de ideias. Grande parte dos conflitos entre a própria torcida e várias “lendas” contra a atual gestão saíram da internet para as ruas. O Clube não agiu rápido pois não há uma estratégia paro o digital.

Qual setor faz relacionamento com o torcedor? Falo de ouvir críticas, colher sugestões e melhorar processos. Protestam na porta da sede. Quem vai ouvir as lideranças e entender o que buscam?

Além de melhorar o relacionamento com a imprensa, deve partir do Clube ações para entender o torcedor, investir nas várias áreas de marketing e criar estratégia para o digital. Do contrário, veremos crises em looping infinito. Diretoria e torcida querem a mesma coisa, só falta falarem a mesma língua.

* Disponível em:

https://epoca.globo.com/esporte/epoca-esporte-clube/noticia/2018/05/financas-do-atletico-mg-hora-de-trocar-gastanca-pela-austeridade-enfim-chegou.html

Blogueiro

View Comments

  • Deixando um pouco de lado as notícias do clube (atraso de salários e contratações inexplicáveis), que rodada boa para mostrar para o Galo como faz falta perder pontos bobos

  • Galo eh o punho cerrado do Rei! Galo eh o antagonista da rede bobo de tv, Galo eh contra o mainstream. Galo eh contra a cbf e sua camisa ridicula. Galo eh e sempre foi contra ditadura e os milicos q tanto nos prejudicaram (quem aqui era vivo em 77 e acompanhou a sacanagem q fizeram conosco, tirando Reinaldo da final?). Diante disso, o “fora Gallo” torna se ridiculo. ??

  • O Galo eh a coisa mais importante do mundo, mas leiam a crônica do Fred Melo Paiva de hj. Punho cerrado do Rei, sempre! Galo sempre foi contra o mainstream. Galo eh rock, nao eh sertanojo. ??

    • O comentário nao foi anônimo. Barros eh meu nome, sou Galo e sou contra os mainstream. Sou o punho cerrado do Rei! Sabedoria e respeito a história do nosso Clube. Lembrem sempre o que os milicos nos fizeram (77, quem lembra?)

  • Muito bem colocado os 3 argumentos de como está mal intencionado este Tadeu. O grande erro do 7C foi contratá-lo e não dar transparencia à situação do clube. Se explicasse a situação e qual é o planejamento, certamente apoiaríamos e compreenderíamos melhor a situação. Poderia por exemplo, mostrar a falta de condições para fazer contratações e que apostaria na base.
    Mas infelizmente o cooperativismo impede de falar a realidade do clube.

  • Enquanto isso, vão contratando Chará, por 6 milhões de dólares. Jogador comum, que não vale nem 1 milhão de REAIS, quanto mais dólares. Mas tem o pixuleco que rola nisso aí, não tem? Daí entendemos por que o Galo é um dos times mais endividados, não ganha título, e está se apequenando, virando um vasco e botafogo, se é que já não virou, e em breve um américa e depois um vila nova. Mas claro, tudo isso feito com muito planejamento e com a melhor das intenções.

    • A incompetência do CAM é histórica: endividado e sem títulos. Enquanto o rival disparou nos últimos 25 anos. Nem para mandar o rival para a segundona o CAM foi capaz em 2011 e ainda fomos goleados. Triste. Competência ou morte!

    • Pois é, caro João Reis. Esse pessoal fica querendo viver de passado. Então chama o R10 de novo, o Guilherme, Valdir bigode, Reinaldo, Dario...
      E esse tal de Cahará foi uma bola fora com força. Que dinheiro jogado fora!

  • Gostaria de acreditar mas quando vejo o comentário que está querendo buscar Tardelli, só vejo fracasso pela frente é viver do passado é igual crer que vamos ter sucesso com uma saga com jogador de 40 anos. Futebol atual no Brasil é mais força que bola visto que os craques não fiacm aqui. Precisa ter competência na formação de base coisa que está longe infelizmente não se aproveita ninguém.

  • Tiago Larghi já foi tarde, meu caro. Se a nossa única chance de sair desse buraco é revelar jogadores da base pra poder fazer uma grana neles, com esse pseudo treinador que não abria mão desses inúteis Fábio Santos, Elias, Cazares e Ricardo Oliveira, e sem dar nenhuma chance pra molecada, aí é que a vaca ia pro brejo mesmo.

  • Viúva do Larghi.

    Galo no returno está pior que o décimo.
    Não ganhou de Vasco, Chapecoense, América-MG, Vitória.

    Tem de agredecer o Roger Guedes.

Recent Posts

Chegou a minha vez

Conforme havia sinalizado, agora é o momento de o blogueiro também dar um tempo e…

5 dias ago

“Nada e não estão com pressa”

Essa frase foi de um amiGalo, muito bem informado sobre as questões internas do nosso…

6 dias ago

O CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA DO ATLÉTICO

Dentro do propósito deste espaço, considerando ainda o desafio e nomes mencionados quando da postagem…

7 dias ago

O Galo e novo desenho do futebol brasileiro

Ao que minha memória registra e sem pesquisar, nunca antes desde que a série A…

1 semana ago

A desilusão dos iludidos

Ontem o blogüeiro havia anunciado a intenção de ter o domingo de folga, mas o…

1 semana ago

Fim de semana sem tensão e estresse

Depois de um ano que nada prometia, a mudança do comando técnico deu animo ao…

1 semana ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!