Por Custódio Neto
A seguir, mostro que não é fácil gerir o Galo em 2018, mas antes preciso dizer que torcedor não é culpado de nada. Com sua paixão, financia o mercado do futebol e é o único insubstituível nos estádios. Por isso, deverá receber informação clara para não criar expectativas irreais, cuja frustração força demissões de técnicos, de jogadores e dirigentes.
Isso colocado, vamos adiante. O jornalista Rodrigo Capelo* escreveu em maio de 2018 que o GALO:
– Antecipou luvas dos direitos de transmissão de 2019 a 2024 recebendo 36 milhões em 2015, 27 milhões em 2016 e 64 milhões em 2017; Não há mais direitos de transmissão para vender, nem luvas a receber.
– Em 2017, pegou 131 milhões em novos empréstimos e pagou 106 milhões, devendo 25 milhões a mais do que pagou.
– Teve receita recorrente de 200 milhões (sem luvas e transferências de atletas) em 2016 e 2017; mas 290 milhões de despesas operacionais/ano entre folha salarial e custos administrativos com o clube e sedes; e são quase R$ 190 milhões em dívidas de curto prazo, a vencer em 2018.
– Com o endividamento bancário e pouco dinheiro para entrar, o Presidente não pode fazer contratações ousadas e arriscar que dívidas gerem penhoras da verba destinada à Arena e fica entre manter o bom desempenho dos últimos anos e viabilizar o estádio.
O Fernando Ferreira, da Pluri Consultoria, informou que, só de despesa financeira líquida nos últimos 10 anos, o Galo pagou R$ 432 milhões. São incríveis 23% da Receita Bruta gastos com juros das obrigações financeiras, que se acumula em mais dívidas e geram mais despesas. Dinheiro que não vai pro futebol!
Neste cenário, penso que a Diretoria precisa deixar clara a realidade para o torcedor. Assim, TODOS REMAREMOS JUNTOS. Com simples medidas como reunir os grupos de blogueiros atleticanos e mostrar o que e como está sendo feito, entrevistas frequentes à imprensa, diálogo constante com a massa, abordando o assunto, nas redes virtuais do Clube, tudo visando levar a realidade para o torcedor.
Além disso, desde 2015 era necessário reformular o elenco, em 2017 houve medidas ousadas e 2018 poderia ter sido até pior. Em maio eu afirmava que ficaríamos entre o 5º e 8º. Mesmo assim, demitimos um treinador com 55,1% de aproveitamento, que ficou do 7º ao 1º lugar no Brasileiro, que montou time no início do ano e remontou na parada pra Copa. Com o cenário acima, que resultados esperávamos em 2018?
Uma empresa com orçamento de 300 milhões não pode improvisar. Por isso fui contra o LARGHI ser efetivado, até porque somente Cuca não sofreria pressão da torcida na 1ª derrota. Mas, efetivado, LARGHI não deveria ter sido demitido!
Levir é o 36 técnico desde o ano 2000, média de 2 por ano. Trocamos tanto de técnico para encobrir falta de planejamento que nossas possibilidades são limitadas. Ou fazemos sacrifícios para montar um bom time e ganhar no futuro ou a conta não fechará!
O elenco é curto e inexperiente para jogar 4 competições! Falta grana! Sem saber se há autonomia e orçamento, você consegue citar 3 argumentos consistentes e objetivos para pedir fora Gallo? Lembre-se: como avaliar um jogador com tantas idas e vindas?
E o Clube precisa acordar para a era digital, de profusão de ideias. Grande parte dos conflitos entre a própria torcida e várias “lendas” contra a atual gestão saíram da internet para as ruas. O Clube não agiu rápido pois não há uma estratégia paro o digital.
Qual setor faz relacionamento com o torcedor? Falo de ouvir críticas, colher sugestões e melhorar processos. Protestam na porta da sede. Quem vai ouvir as lideranças e entender o que buscam?
Além de melhorar o relacionamento com a imprensa, deve partir do Clube ações para entender o torcedor, investir nas várias áreas de marketing e criar estratégia para o digital. Do contrário, veremos crises em looping infinito. Diretoria e torcida querem a mesma coisa, só falta falarem a mesma língua.
* Disponível em:
Vacinado e descrente da mídia do eixo, já disse e repeti – contestado por quem…
Diferente de muitos que sustentaram que seria uma prévia da decisão da Libertadores, encarava e…
Estamos por três semanas para a temporada encerrar. Para o Galo, se conseguir o milagre…
Invertendo a ordem do título, vou primeiro falar sobre a valentia que o Galo precisa…
Eu não vou! E o time vai? Não acredito! A derrota por um gol para…
View Comments
Todinho mito!!!!
Deixando um pouco de lado as notícias do clube (atraso de salários e contratações inexplicáveis), que rodada boa para mostrar para o Galo como faz falta perder pontos bobos
Galo eh o punho cerrado do Rei! Galo eh o antagonista da rede bobo de tv, Galo eh contra o mainstream. Galo eh contra a cbf e sua camisa ridicula. Galo eh e sempre foi contra ditadura e os milicos q tanto nos prejudicaram (quem aqui era vivo em 77 e acompanhou a sacanagem q fizeram conosco, tirando Reinaldo da final?). Diante disso, o “fora Gallo” torna se ridiculo. ??
O Galo eh a coisa mais importante do mundo, mas leiam a crônica do Fred Melo Paiva de hj. Punho cerrado do Rei, sempre! Galo sempre foi contra o mainstream. Galo eh rock, nao eh sertanojo. ??
O comentário nao foi anônimo. Barros eh meu nome, sou Galo e sou contra os mainstream. Sou o punho cerrado do Rei! Sabedoria e respeito a história do nosso Clube. Lembrem sempre o que os milicos nos fizeram (77, quem lembra?)
Muito bem colocado os 3 argumentos de como está mal intencionado este Tadeu. O grande erro do 7C foi contratá-lo e não dar transparencia à situação do clube. Se explicasse a situação e qual é o planejamento, certamente apoiaríamos e compreenderíamos melhor a situação. Poderia por exemplo, mostrar a falta de condições para fazer contratações e que apostaria na base.
Mas infelizmente o cooperativismo impede de falar a realidade do clube.
E aí b.... silencioso! A gente tenta ser respeitoso e vc um canalha atras da neutralidade, B.....!
Enquanto isso, vão contratando Chará, por 6 milhões de dólares. Jogador comum, que não vale nem 1 milhão de REAIS, quanto mais dólares. Mas tem o pixuleco que rola nisso aí, não tem? Daí entendemos por que o Galo é um dos times mais endividados, não ganha título, e está se apequenando, virando um vasco e botafogo, se é que já não virou, e em breve um américa e depois um vila nova. Mas claro, tudo isso feito com muito planejamento e com a melhor das intenções.
A incompetência do CAM é histórica: endividado e sem títulos. Enquanto o rival disparou nos últimos 25 anos. Nem para mandar o rival para a segundona o CAM foi capaz em 2011 e ainda fomos goleados. Triste. Competência ou morte!
Pois é, caro João Reis. Esse pessoal fica querendo viver de passado. Então chama o R10 de novo, o Guilherme, Valdir bigode, Reinaldo, Dario...
E esse tal de Cahará foi uma bola fora com força. Que dinheiro jogado fora!
Gostaria de acreditar mas quando vejo o comentário que está querendo buscar Tardelli, só vejo fracasso pela frente é viver do passado é igual crer que vamos ter sucesso com uma saga com jogador de 40 anos. Futebol atual no Brasil é mais força que bola visto que os craques não fiacm aqui. Precisa ter competência na formação de base coisa que está longe infelizmente não se aproveita ninguém.
Tiago Larghi já foi tarde, meu caro. Se a nossa única chance de sair desse buraco é revelar jogadores da base pra poder fazer uma grana neles, com esse pseudo treinador que não abria mão desses inúteis Fábio Santos, Elias, Cazares e Ricardo Oliveira, e sem dar nenhuma chance pra molecada, aí é que a vaca ia pro brejo mesmo.
Viúva do Larghi.
Galo no returno está pior que o décimo.
Não ganhou de Vasco, Chapecoense, América-MG, Vitória.
Tem de agredecer o Roger Guedes.