Pelas circunstâncias da partida, o magro 1 a 0 pode ser comemorado pela Massa. Jogamos numericamente inferiorizados, tanto em jogadores no campo, quanto na isenção oficial de quem deveria ter conduta ilibada. Mas, como tenho feito, vou deixar essa consideração para o final da nossa prosa. Afinal, mesmo sendo pelo placar mínimo, o Galo mostrou personalidade e jogou uma bela partida.
O jogo começou com a Torcida dando show nas arquibancadas, daquela maneira que faz o adversário confessar tremedeira. No gramado, depois da folga deliberada para preservar os atletas, a resposta foi um belo futebol. Até os vinte minutos, se o placar fosse de três gols, seria absolutamente normal pelo que se via em campo. Antes do gol único, o Galo já havia perdido duas chances e teve uma penalidade não assinalada.
Depois dessa metade do primeiro tempo, o jogo ficou menos desigual, embora o Galo continuasse dono das ações e levando perigo ao gol do Botafogo. No elenco Atleticano, com exceção das duas laterais, o time foi intenso. Yago, a exemplo de Serginho – em 2013 – improvisado na lateral direita, e levou a Torcida ao sufoco. Igual a Serginho, sofreu com o deslocamento para a posição. Já Fábio Santos, embora menos mal que em jogos anteriores, ainda tem dado pânico quando a bola vai para seu setor.
Fora os dois, apesar de Fred demonstrar certa má vontade e/ou preguiça, o todo do time atendia à expectativa e voltou a dar esperança ao Atleticano. O camisa 9, que levou dois cartões desnecessários e por excesso de rigor, deveria ter sido substituído antes da sua expulsão. Estava previsível aquele desenrolar. Já tinha sido advertido e, visivelmente, caçado em campo previa-se uma reação do atacante. Ah! Rafael Carioca, tão criticado, teve atuação muito boa. Apesar de ainda fazer aqueles recuos desnecessários. Foi eficaz no desarme e distribuição de jogo.
Vencemos, abrimos certa vantagem no mata-mata, e agora é ir para o Rio de Janeiro e cozinhar o time carioca. Das vezes anteriores que enfrentamos esse time do Rio de Janeiro, eles conseguiram segurar o empate aqui e levaram a decisão para sua casa. Agora, a situação é um pouco diferente. O empate lá ou até mesmo derrota por um gol de diferença, desde que o Galo marque, assegura a nossa vaga.
Foi um jogo muito tenso, o resultado poderia ter sido mais amplo, mas mostrou o que o Atleticano mais desejava. Comprometimento e raça dos jogadores em campo. Isso não faltou. Creio que mais que o descanso que os chamados titulares tiveram, o grande efeito motivador para o elenco tenha sido ver a garotada pedir passagem. O bom resultado em Chapecó, aliado às imagens do sub-20 cantando o hino do Galo, seguramente mexeram com o brio de quem andava acomodado. A Massa comemora e agradece.
Agora, vamos falar daquilo. Sim, daquilo. Essa arbitragem é uma vergonha. Se esse tal de Dewson Freitas e seus auxiliares Kleber Lucio e Bruno Boschilia assistirem ao vídeo do jogo, no mínimo, teriam de pedir desculpas ao Atlético. Especialmente Dewson e Kleber. Se bem que, no passado, um similar de sobrenome Simon pediu perdão. Só que o fez depois de cruelmente eliminar o time Atleticano da mesma Copa do Brasil para o mesmo Botafogo.
Pergunto: é proibido marcar pênalti para o Galo frente a este time carioca? Simon, na mencionada ocasião, “não teve convicção”. Ontem, por uma ou duas vezes, aconteceu a mesma situação. E os critérios? Total e escancaradamente desiguais. Faltas não marcadas a favor do Galo, distribuição dos cartões… Os dois do Fred, depois de ver e rever, foram com excesso de rigor. No segundo, a imagem mostra nitidamente ele recolhendo joelho e pernas, mas o árbitro quis entender diferente.
E os dados ao Rafael Moura e Otero, em lances em que sequer existiu falta. Enquanto isso, o Botafogo “batia” e sem que o árbitro assinalasse falta. Consequentemente, o cartão continuava preservado. O que se viu ontem foi uma vergonha. Entretanto, com toda tranquilidade, nada diferente do que estamos assistindo ao longo dos anos. Nas últimas partidas do Galo, especialmente em Belo Horizonte, os juízes parecem vir “doutrinados” a minar o time. Devagarzinho, invertendo e fazendo vista grossa, vão enervando time e Torcedor com objetivo – salvo melhor juízo – determinado.
Vamos para cima deles, com dez e ainda que o adversário conte com seus 11 e aquele reforço que fica centralizado, além de dois que correm pelas laterais. Isso, mesmo que o Galo conte com três a menos, ou quatro como foi ontem, vamos em busca da vaga. Para tristeza de quem patrocina essa armação e até da TV (ao ver o replay, escandalizei com a torcida do narrador da FOX).
Em tempo: parece que a diretoria vai reagir contra a arbitragem, depois de outro desarranjo no apito. Vetar esse sujeito é o mínimo que se espera!
Conforme havia sinalizado, agora é o momento de o blogueiro também dar um tempo e…
Essa frase foi de um amiGalo, muito bem informado sobre as questões internas do nosso…
Dentro do propósito deste espaço, considerando ainda o desafio e nomes mencionados quando da postagem…
Ao que minha memória registra e sem pesquisar, nunca antes desde que a série A…
Ontem o blogüeiro havia anunciado a intenção de ter o domingo de folga, mas o…
Depois de um ano que nada prometia, a mudança do comando técnico deu animo ao…
View Comments
....este comentário.
Bom dia!
Acho que só eu vejo que este time , do GALO, com a escalação em sua
maioria acima de 30 anos não vai chegar a lugar nenhum. Ontem jogaram melhor porque estavam descansados e domingo pode ser que deem a vida porque é clássico. E a pergunta fica. E QUARTA, que é o jogo do ANO, como estes jogadores vão chegar? Na minha opinião tem que poupar alguns jogadores. É visível que não dão conta da sequência de jogos e corremos o sério risco de chegarem para o jogo da Libertadores que é na altitude (não tão elevada) muito desgastados.
Agora quero falar da expulsão do Fred. Por não ser a primeira vez e para mim houve motivo para tal ,deveríamos parar de ficar reclamando de arbitragem e cobrar do jogador, pois prejudicou o grupo. Chega de passar a mão na cabeça de jogadores experientes.!
Tenho é saudades do Pratto, pois, não me lembro de ter sido expulso nenhuma vez.
Estou repetindo este comentário este comentário hoje.
Resolvido o problema de nossa lateral direita, Alex Silva está liberado para jogar. Pelo menos agora temos um lateral de ofício.
Boa noite.
Hoje, uma grande notícia...
No planejamento do estádio do Atlético, estão colocando como ítem primordial, a recondução do povão ao estádio. É isso aí GALO!
Fico muito orgulhoso e feliz de ver que o time de todas as classes, está mantendo sua tradição, planejando a construção do seu estádio de forma a acolher os torcedores de todas as classes. Essa é a força do meu querido Galo Carijó. Ao trazer o povão para dentro do estádio, traz sua alma, sua alegria, sua criatividade, sua raça e sua força.
Parabéns, parabéns, mil vezes parabéns.
Estão no caminho certo.
Vamo que Vamo...
GALÔÔÔÔÔÔ!!!
Caros,
Jogaço do nosso Galo. O time tem q melhorar? Pq ñ? E muito? Pq ñ? O importante nesse jogo q deve ser considerado é q o foguito jogou completíssimo, ninguém deixando de notar o espírito porcamente aguerrido daquele estranho camiseta amarela no centro do campo. Foi então talvez o teste mais Libertadores nosso até agora. Jogo pegado. Eu vi raça e suor deixados no campo, além de momentos de muita técnica e lampejos de versatilidade. Teve uma jogada em q Fábio Santos tava de centroavante, mas ele como em outras jogadas, preferiu cavar, qnd ñ, ao invés de isolar igual todo defensor q se preze, tentou um letra dentro da nossa pequena área. Outra vez, assombrando o Independência, vi Rafael Zé Carioca atravessar a linha de meio campo adversária, incrível, correndo, incrível, e até ensaiando umas tabelas mais à frente. Ufa. O gol do Galo foi qq coisa, pura arte do futebol. Vou bater numa tecla. Ñ se trata de "prioridade". O Galo tem time prá vencer os torneios mata-mata se mantiver essa postura tb nos jogos fora de casa, sendo q na Libertadores as decisões serão aqui. O Brão, q vai se tornando uma obsessão e objetivo, é regularidade e ñ temos grandes peças de reposição, basta lembrar q o sofrível Patrick White, conhecido como Danilo, ensaiou de entrar no jogo, embora por alguns minutos. Ufa. Mas, tem uma matemática simples. Se o Galo ganhar entre 6 e 10 partidas seguidas no 1º turno, conditio sine qua non, entra na briga. Ñ sei se vai ser dessa vez, mas nós temos q voltar a vencer o Brão, o qnt antes.
O presidente ontem tava acordado e finalmente viu o q temos visto já há algumas rodadas, o Galo sendo garfado aqui no Terreiro.
Fred foi expulso na mão grande, ali foi o verdadeiro roubo do jogo, a tentativa de minar o time, tirando do jogo um jogador q historicamente marca gol no foguinho, além de tentar inibir nosso time, deixando o adversário a vontade prá bater.
...
Contra as marias, JOGAR PRÁ VENCER! Entrar com o q tiver de melhor.
PRÁ CIMA, GALO!!!
Boa tarde. Acho que a torcida e imprensa tem que parar com isso de botar tudo na conta do juiz. A arbitragem foi fraca, concordo,mas o Fred já não é a primeira vez q faz isso. Expulsão no clássico e pênalti idiota no Palmeiras. E esse banana do presidente fica passando a mão não cabeça do cara. A partir do momento que cobrarmos dos nossos jogadores e multa Los caso precise , iremos melhorar. A propósito , carioca ontem melhor em campo. Umas vaias e cornetadas fazem o cara dar sangue muito mais q ficar bajulando. Fred tá se apeganfo a gols em urt e Sport boys pra justificar seu desempenho fraco no galo. Vota ele no banco q vaia pra ver se não melhora!!!!!!! Primeiro lance de amarelo ontem justissimo, puxão pela camisa é pra amarelo, e o segundo faltou malandragem pra ele ver q já tinha amarelo e o juiz estava rigoroso.
Temo pela arbitragem no jogo de volta. Já vimos este filme hein!!! É hora de agir. Ir na CBF pedir árbitro FIFA e cobrar mesmo. Na dúvida, sempre contra o Galo. Vejam quantos pênaltis contra e a favor no BR. Gritamos BASTA! Chega a ser ridículo . Obs: ontem o narrador da Fox torceu nitidamente para o foguinho... Ps2: iria com time alternativo contra as Marias, libertadores é prioridade. Escalaria assim: Victor, Yago, Gabriel , mancini e Leonan, Adilson , Roger B, Otero, Valdivia, Marquinhos e Rafael Moura.
boa tarde Eduardo e massa,bela vitoria,com raça,sofrida,este eo galo que queremos,fred mais uma vez nos prejudicou banco pra ele,he man não se perde um gol deste na cara do gol,estou vendo uma luz no túnel,vai meu galo querido,vai galooooooooooo.
Boa tarde, galera! Devemos ser equilibrados, essa palavra tão difícil para atleticano, para otimistas ou cornetas. O time jogou bem, tomar pressão com um a menos é universal no futebol, mas vamos às considerações, a começar do time: Primeiro, Cazares e Robinho arrebentaram no primeiro tempo, muito bem assessorados por Luan. Robinho não vinha jogando nada, mas ontem o gol é meio dele, meio do Cazares, afinal deu um passe açucarado pro gringo e só faltou gritar: Faz aí! Fred destoou e não só pelos cartões, mas porque perdeu dois gols feitos e que não costuma perder. Isolou a bola no primeiro lance ao receber outro passe adoçado de Luan, se dominasse, tinha feito. E no segundo também poderia ter caprichado na cabeçada pois o goleiro já estava vendido. Nossa defesa até que se comportou bem, apesar do Fábio Santos ter dado uma furada e quase outro gol de presente que o Bruno Silva não soube aproveitar, se fosse um jogador do Palmeiras, do Flamengo ou das marias, tinha feito! Enfim, tem que jogar com mais atenção! No segundo tempo, o Fabão regenerou e salvou outro gol feito do Bota, desta feita após o Gabriel ter feito pênalti em si mesmo. Felipe Santana caiu outro dia de maduro também, o que acontece com os zagueiros do Galo? Estão molhando o gramado do Indepa também ou é chuteira inadequada? Ou afobação? Não se pode dar mole assim, ainda mais em jogo de mata-mata onde uma bobeira pode ser mortal! No segundo tempo, apesar da pressão que sofremos e que já disse ser normal pela inferioridade numérica, ainda assim poderíamos ter ampliado o placar se o He-Man não perdesse um gol na cara do goleiro que defendeu no reflexo! Uma pergunta: qual a utilidade do Otero já que nem bola parada ele vem cobrando mais? Ontem, com uma falta no fim, perto da área e o Otero só olhando o Cazares cobrar por cima do gol. Cazares é craque, mas tem que saber jogar pro time todo, se tivesse passado umas duas bolas, teríamos ganhado com menos sofrimento e com um placar mais dilatado. Quanto à arbitragem, foi péssima! Independente do Fred ter vacilado, especialmente no primeiro cartão, tenho minhas dúvidas se o lance fosse a favor do Botafogo ou contra nós se ele também teria expulsado o botafoguense? Ainda que o Fred tenha sido imprudente, pra mim deveria ter sido substituído antes, o jogador do Foguinho fez um baita de um teatro e valorizou tanto que o soprador de apito caiu na dele! Inverteu faltas, deixou de dar um pênalti claro em cima do Fábio Santos, discordo que tenha sido pênalti de TV, foi má vontade mesmo!E principalmente jogador do Galo fazia falta e era amarelado. Jogador do foguinho fazia falta e quando era marcada, nada de amarelo! Péssimo, que seu nome seja barrado dos próximos jogos nossos! E quanto ao clássico, iria de time mesclado: nem todo titular, nem todo reserva. Jogamos em casa e pela posição da tabela necessitamos dos três pontos, além de não gostarmos de perder pro cruzeiro nem em purrinha. Acho que o dançarino Menezes não vai lançar seu time ao ataque, optando por contra-atacar. Cuidado com isso! Temos que atacar como ontem, mas redobrando a atenção defensiva!
Eduardo, além do que você já expôs e o Renato o fez hoje, você concorda que outro dos motivos do ódio da CBF ao Galo é a histórica vitória do nosso CAM contra a Seleção do Saldanha, em 1969, no Mineirão, por 2 X 1, gols de Amauri e Dadá?
Outro dado interessante. Mas, sinceramente, acho que falta na CBF ou mesmo que falta em importantes esferas no Brasil. SERIEDADE! Isso passa a margem, veja os últimos presidentes como se encontram. Teixeira, Marim e até o próprio Del Nero.