Categories: blogueirosfutebol

Vitória e liderança agonizantes

Confesso que sai do Horto num misto de alívio pelos três pontos e sem esconder minha decepção – chateação até – pelo que o nosso time vem apresentando nas principais competições da temporada. Ah! Chateado porquê? Assim dirá a ala positiva e que vê com otimismo as possibilidades de conquistas em 2022.

Como tento me equilibrar entre as duas correntes, sei que o outro lado – dos receosos e pessimistas – querem no mínimo a cabeça do treinador. Reclamam do rodízio, pois ontem – pressionado por nós mesmos – escalou o que tinha de melhor. Eis o que aconteceu. Vargas e Mariano substituídos – ambos com problemas musculares – antes dos 30 minutos do primeiro tempo.

Enfim, quem está com a razão? Ao meu entendimento, não deveria existir essa busca de ter razão e sim o desejo incondicional (não disse apoio, açodado!) de vencer as partidas e consagrar com a conquista dos títulos. São três competições e, sinceramente, se me sugerisse priorizar uma delas eu não saberia escolher. Até porque, quero (emos) todas Ou não é verdade?

E por querer todas elas, temos de delegar a quem de direito para alavancar essas conquistas. Ao presidente e sua diretoria a gestão administrativa, financeira e – especialmente – o futebol dentro de campo. Ao comando técnico compete as escolhas dos jogadores a cada partida, bem como manter um bom ambiente no elenco para unidos buscarmos esse mesmo ideal.

Já no campo, considerando que os melhores – seja técnica como fisicamente – cabe ao goleiro defender, à zaga, zagear, ao meio de campo fazer a ligação com o ataque que tem a função de balançar as redes adversárias. Foi assim, com um futebol alegre e envolvente, que ano passado conquistamos quase tudo. Mineiro, Copa do Brasil e Brasileiro. Na Libertadores, como sabemos, fomos vítimas de uma eliminação injusta nas semifinais.

E, pero si pero no, entramos nesse 2022 com a expectativa em alta. É natural! Perdemos o treinador, a meu juízo, Cuca amarelou com receio de não repetir o desempenho do ano passado. Alguns jogadores, incluindo os últimos, que não figuravam entre os principais do elenco. Mas, indubitavelmente, eram opções interessantes para o banco de reservas. A única perda entre os titulares do ano passado seria Alonso, mas o capricho do destino o trouxe de volta para defender o Galo até o final do ano.

O time que Cuca vinha utilizando, todinho está à disposição do Mohamed. O que terá acontecido? Se é que aconteceu! Estaríamos, estou me incluindo, sendo muito impacientes com a equipe? Comparações com ano passado, comprovavam que a situação de momento não é diferente. Tanto em aproveitamento quanto no desempenho do time no gramado.

Aí, o (a) leitor (a) pode – com propriedade – me cobrar que o título dessa postagem fala em agonia e o desenvolvimento sugere ponderação e avaliação. É simples! Eu sou, como quase a totalidade de quem acompanha esse blog, torcedor. E o Atleticano é e está aflito, claro! Ontem, juro, cheguei a temer novo empate depois de abrir dois gols. E o time não foi mal, ao contrário, vi coisas boas em campo. Mas, também percebi situações que são preocupantes. Agonizantes, isso, para justificar o título.

Sucintamente. Éverson, por algumas vezes, demonstrou que não estava numa noite iluminada, como vem sendo desde o ano passado. Saída de bola sem capricho, no gol achei que vacilou, e numa falta no último minuto do primeiro tempo saiu de maneira que por pouco avacalhava nossa noite.

E o Ademir? Sinceramente, seguiu errando gols – como em partidas anteriores – numa delas de maneira displicente chutando nas nuvens. E, no final do jogo, quando nós estávamos com um olho no campo e o outro no relógio, nosso Fumacinha demonstrava uma preguiça e sonolência em campo irritantes. Keno também perdeu uma chance incrível, mas lhe concedo álibi, pela sua total falta de ritmo.

Enfim, valeu pelos três pontos. Que o bom Deus nos proteja. Os profissionais pelo bom desempenho de suas funções, nós Torcedores por manter esse coração forte, vigoroso e que não se abate perante jornadas e sofrimentos nas arquibancadas. E um registro final. Que juizinho vagabundo argentino que atende por Dario Herrera. Sei não! Vale protestar também lá no Paraguai. Olho nessa gente. Quem assumiu na cbf até outro dia era da Conmebol.

*fotos: Pedro Souza/Atlético

Blogueiro

View Comments

  • Boa noite!
    Realmente, o texto está brilhante.
    Ressaltando o último parágrafo, com referência ao soprador de apito. Achei um indivíduo mal intencionado. Sem critério para as marcações a favor do América e criterioso demais nas marcações contra o Galo. Especialmente nos lances que os jogadores "se embolavam", a marcação de uma falta sempre era a favor do América. Lances de disputas mano a mano, quando o jogador do América caia, era falta. Quando caia nosso jogador, "segue o jogo"... Achei um absurdo.
    A Diretoria tem que ficar de olho mesmo, para evitar consequências piores. As consequências de ontem à noite fora somente "causar irritação nos jogadores e na torcida", sem interferir no resultado. Tem que ser evitado que ações dúbias provoquem consequências de impossível correção.

  • Ótima crônica. O time ainda está instável, precisa ser melhor organizado. Tá ruim, mas tá bom. Tem que corrigir os erros.
    Brasileirão deveria ser a primeira ambição. Libertadores vai chegar na fase de 7 jogos para decidir. Aí é ir com o melhor a cada jogo. Mas o planejamento deve ser feito para o Brasileiro.

  • boa tarde Eduardo e massa. ok valeu os 3 pontos o resto eo mesmo. perde 100 gols e depois sofre para segurar o resultado. a zaga agora foi a vez do Everson catar borboletas. Ademir é simplesmente peladeiro fraco deve treinar dia e noite pontaria. foram doar o savarino e deixou o Ademir poderia ter é doado.alias o keno perdeu um gol que até meu bisavô fazia. no segundo tempo voltaram mortos mas uma vez. para k poupar jogadores agora é mariano mas um vez contundiu eo Vargas adora um DM.o melhor do jogo ontem arana.vai galoooooooooo.

  • A média de gols feitos perdidos pelo time é de 2,3 por jogo, aí vem o mimimi reclamando do treinador. Já cansou esse lero lero. O time tem que estar nos cascos é na hora de decidir, ano passado nessa mesma época era só reclamação. Ohh torcida!

  • É culpa do técnico a chuva de gols perdidos e o frango do Everson??????
    Há estava me esquecendo, do outro lado tinham 11 jogadores fazendo a parte deles.
    Força ao GALO e apoio ao técnico. TMJ.
    Acredito em títulos este ano.

  • Ainda tentando me refazer do show de horrores de ontem.
    Podem falar o que quiserem, mas esse técnico não tem condições de dirigir o Galo.
    Desarrumou o galo do Cuca e com os mesmos jogadores.
    Não consegue fazer a leitura do jogo e muito alterar taticamente quando necessário.
    Aos apoiadores do Turco, vocês se arrependerão amargamente.

    • Lembra do tal do Cuca na libertadores do ano passado??????? o time era uma merda.
      Lembra que saímos da semifinal da libertadores devido a covardia do Cuca nos dois jogos contra o Palmeiras. Lembra?????
      Que memória curta.

  • Bom dia! Algumas considerações:
    1. Mariano não jogou contra o Goiás, portanto, não se pode atribuir essa lesão ao calendário. Uma semana sem jogo.
    2. Vargas foi reserva contra o Del Valle. Titular contra o Goiás, mas saiu na partida. E machucou com 30 min. Ele foi poupado o ano todo. Como atribuir essa lesão a calendário? Ambas as lesões fazem parte do esporte. Estavam descansados, pelo menos em termos de minutagem.
    3. Ademir erra demais. Não é jogador decisivo, ou pelo menos não está demonstrando isso agora. Sacrificar o Zaracho (comprovadamente excelente) mudando ele de lado em detrimento de um atleta q nao está entregando, não é o correto.
    4. Ademir e Otávio estão trotando na marcação (Hulk tbm tá paradao na marcação).
    5. Hulk não está na sua melhor fase (errando tomadas de decisões e reclamando em demasia com a arbitragem).
    6. O sistema defensivo precisa melhorar.

  • Bom dia xará e amigalos! Bela Vitória mas suada! O sistema defensivo do Galo neste ano me lembra o da era Sampaoli. Galo começa a marcar o adversário a poucos metros de sua grande área. Os laterais e atacantes adversários entram como querem, armam jogadas e vira um "Deus nos acuda"!!!! Essa é a realidade atual. O time tem feito gols apesar de precisar de um centroavante. Pra cornetar é isso. Mesmo assim parabéns ao time pela quase classificação.

  • Na minha humilde opinião, o treinador Atleticano (que pode ser o melhor lá no México) já chegou no seu ápice de repertório e vai ser isso aí que vemos ao longo da temporada.

    Time mal posicionado, defesa desprotegida e muito falha nas bolas altas, meio campo espaçado e pouco combativo e o ataque que apesar de fazer gols, erra outros tantos na mesma proporção.

    O time joga em função do brilhantismo de poucos e se esses não estiverem num bom dia, ferrou, aliás, o nosso melhor jogador do meio campo sumiu com o TURCO, seu nome é Zaracho!!!!!

    OBS.: jogar desse jeito com times fracos, vamos sofrer com as retrancas mas ainda vai dar pra ganhar, o problema vai ser na hora que pegar os outros gigantes, vamos passar sufoco, fato!!!!!

  • Bom dia, meu GURU!
    Pelo que vi ontem, o treineiro continua sem saber o que fazer com o nosso time em campo. Assim é que, com a saída de Vargas, para manter o mesmo sistema, salve engano, deveria ter colocado o Sasha e ainda desloca o Zarracho para a esquerda. No segundo tempo, vários jogadores demonstravam "canseira", principalmente o Nacho. Outra coisa, o treinador de goleiro tem que ensinar, treinar, o nosso goleiro de que bola aérea dentro da pequena área é dele, pois é o único que pode usar as mãos. Vamos aguardar o "mesmo" jogo no sábado, aí teremos certeza de até onde poderemos chegar em 2022, com esse treineiro.

Recent Posts

Comemorando liderança ainda que provisória

Sim, nos é lícito festejar – mesmo sabendo que ao final da rodada será diferente…

39 minutos ago

Hoje é dia de pescar Dourado

Nessa caminhada, jogo a jogo, em três frentes e numa delas até buscando credenciar a…

1 dia ago

Pitacos Atleticanos e patacoadas dos outros

Nesse curtíssimo intervalo sem jogos, pós vitórias seguidas pelo Brasileiro e Libertadores – adicionadas ao…

2 dias ago

Maratona desafiadora para quem é Forte e Vingador

Nossa quarta-feira, diferente de tempos recentes filipinos, foi de alto astral. É que sob o…

3 dias ago

Três sofridos pontos

Estão no dia a dia Atleticano, frases que se eternizam e misturam com a nossa…

4 dias ago

Nas três frentes hoje é dia de Libertadores

Time grande e favorito em todas as competições que participa, sequer tem tempo para comemorar…

5 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!