Categories: blogueirosfutebol

Virada de página

Ontem ainda foi tolerável a ressaca do domingo, agravada com o fígado ainda ressentido da quarta-feira. De hoje até o final de semana a palavra de ordem é otimismo. Ontem ouvi de tudo um pouco e é divertido acompanhar essa diversidade de opiniões. Algumas sinceras e sérias, outras – poucas – contaminadas de mágoas e rancor. Entendo que podemos não gostar dessa ou de qualquer gestão, mas daí torcer contra é algo que não consegue me seduzir. Como posso secar a direção dos destinos do meu time do coração, se vou sofrer com as consequências. Isso se aplica em outras situações, como – por exemplo – eleição de executivo. De prefeito a presidente. Vivemos no mesmo ambiente.

Recebi memes desaforados contra o Galo. Deboche que nem torcedor adversário seria capaz de tanta imaginação. Gente, como disse poucos, que vive na contramão. Também tenho críticas a alguns dos gestores e até donos, mas sou Atleticano e meu desejo é que tenham êxito. Enfim, se não aprecio o juninho e até certos profissionais, torço para que qualquer jogador que seja faça o(s) gol(s) do título. E, depois da vitória e a consagração, que deem entrevistas para comemorar o feito. Eu só sei que vou ver, talvez nem ouça, mas gritando Galo. O legal do nosso time é exatamente essa pluralidade. Negros, brancos, mulatos, albinos, espíritas, católicos, evangélicos, esquerdistas e conservadores unidos em torno desse mesmo ideal do IMORTAL.

Portanto, caríssimas e caríssimos Atleticanas/os, de hoje até o final de semana me ocupo em enviar boas energias – sem perder a condição crítica necessária e fundamental – para nosso sucesso na decisão. Decreto o bom astral Atleticano! Confirmando o tão sonhado e desejado título, a festa é nossa e é de todos nós da Massa. Não é por acaso que ultrapassamos a marca dos 21 mil ingressos comprados para a partida em Assunção. Tem quem assegure que a Massa vai chegar a 25 mil Torcedores invadindo a capital paraguaia. Algo que, se confirmar, seriam quase dois Atleticanos por argentino. O bem informado amiGalo Lucas Tanaka, cauteloso, não arrisca e se apega aos números oficiais anunciados. No sábado pela manhã, segundo ele, eram 18 mil Atleticanos contra 12 mil granate. Portanto 30 mil definidos, restando tão e somente nove mil para a carga total de 39 mil lugares autorizados pela conmebol e órgãos da segurança paraguaia.

O time que voltou logo depois da derrota lá em Bragança, já iniciou a preparação para o jogo do ano. Sem informação oficial, coisa desses tempos atuais, sabemos que Alexsander participou do treinamento (foto do alto da página e capa). Ao que penso, peça fundamental no meio campo do Galo. Entre quase 20 profissionais que vejo com potencial para vestir a camisa do Galo, dois deles – Lyanco e Cuello – só para a próxima temporada. Restando, portanto, pouco mais de 15 em condições de trazer mais essa conquista para a nossa galeria de troféus. Seria, como defende o amiGalo Bolívar, uma conquista inédita. E sustenta que o Galo sempre que chega numa final pela primeira vez, festeja o título. Nessa linha de raciocínio, que prestigia a superstição, até me recolho na tese que seria o tri da competição. Isso pois a Sul-americana deu sequência a antiga Copa Conmebol.

Sobre conquistas do Galo na América do Sul, são quatro títulos e outras quatro vezes vice-campeão. Além das duas Copas Conmebol, que superamos o Olimpia (1992) e próprio Lanús (1997), conquistamos também a Libertadores vencendo de novo o Olímpia (2013) e a Recopa em cima do mesmo Lanús (2014). A decisão agora é com o Lanús, no campo do Olímpia no Paraguai. Místico! Em quatro outras oportunidades chegamos à decisão e ficamos vice-campeões. Da Taça Conmebol para outro argentino, o Rosário (1995) naquele jogo que podíamos perder por três gols e tomamos 4 a 0, sendo derrotado nas penalidades. Quem foi lá conta que se o Galo conquistasse o título, os argentinos não deixariam pedra sobre pedra. Perdemos ainda a Copa Ouro para o Boca Junior (1993) e Master Conmebol para o São Paulo (1996). Finalmente a Libertadores frente ao Botafogo (2024). Sobre Libertadores, registre-se, em 2021 fomos semifinalistas eliminados invictos pelo critério gol fora de casa. Foram 12 jogos com sete vitórias e cinco empates.

Agora será nossa nona decisão em competições no continente sul americano. Reafirmo, time por time e apesar de um elenco desequilibrado e curto, o favoritismo pende ligeiramente para o Galo. Ocorre que o adversário é argentino, país que o futebol – tradicionalmente – é disputado palmo a palmo. Em jogos decisivos Los Hermanos costumam se multiplicar em campo. Como nosso treinador é argentino, quero confiar que saiba como encarar esse bom combate, sobretudo em campo neutro. Os resultados recentes do Galo não irão influenciar no rendimento da equipe sábado. A motivação é diferente. Competição internacional, assegura vaga na Libertadores, jogo único e decidindo título. É diferente de campeonato doméstico onde não existe chance sequer de vaga classificatória. Por isso, não que sugira, mas entendo que é pagina virada. Agora é pra valer. Pra cima deles, Galo!

*fotos: Daniela Veiga/Atlético

Blogueiro

View Comments

  • Boa Noite,

    Um comentário breve, será que no Galo não ensina nada além de torturar o torcedor para fazer maior número de torcedores masoquistas.
    Comentário feito após assistir a vitória de 2 x 1 do Galo sub 20 sobre o Sport agorinha mesmo.
    Tortura geral. Aff.

  • Boa tarde!

    Aproveitando que excepcionalmente hoje eu tô a toa, vi que o nosso zagueiro Roman foi expulso hoje no amistoso do Chile contra o peru. Bom que não teve desgaste.

    As 22:30hs teremos Franco e Alonso em ação, defendendo as respectivas seleções.

    Abraço.

  • Sem adentrar nessa questão de ser sócio/dono, ou não, preso quando ia embarcar para o exterior, como já disse aqui, e repito, EM QUAISQUER CIRCUNSTÂNCIAS, somos Galo enquanto vivermos! Daqui até o apito final no dia 22 próximo, só penso, durante 16 horas e sonho por 8, com a nossa vitória, para salvar a "safra" de 2025! Vamos que vamos Galão da Massa!!!!!!

  • Bom dia!
    Torcer pela nossa derrota jamais.
    Mas ter que aguentar mais tempo com esse Bernard, Rony, Biel, Paulista, Igogomes,Dudu em fim de carreira, Natanael e mais alguns é dose,viu.
    Vamos torcer pra que o Hulk faça os gols necessários e traga a taça pra BH.

  • Bom dia xará e amigalos. Apesar dos altos e baixos da equipe temos sim que acreditar em uma bela exibição do GALO no sábado e garantir mais um título Sulamericano com direito a vaga na fase de grupos da Libertadores 2026. É Fato que se o GALO conquistar esse importante caneco a arrecadação irá aumentar tendo em vista as premiações do principal torneio da CONMEBOL e com isso a possibilidade de reforçar o caixa e a equipe para 2026. A MASSA estará lá e o grito de GALO CAMPEÃO vai ecoar no Paraguai!!!!!!!!!!!!!!!!! VAMO MEU GALÃO!!!!!!!!!!

  • Como a imprensa não sabe ser isenta ao noticiar um fato. GE, "Acionista do Galo é preso". Toda vez que estamos perto de algo importante, eles dão uma alfinetada. PQP. Respeitem o Galo! Desculpe Eduardo e amigos. Saudações atleticanas .

    • Infelizmente ele é acionista. Não falaram mentira. Não vamos passar pano para o crime organizado. Vamos limpá-lo da SAF, expulsar. Mas passar pano não.

  • Bom dia Eduardo e amigalos,vamos torcer para os deuses do futebol nos darem uma ajudinha,essa zaga nossa é muito fraca, esse Tresold é horroroso, nosso meio com Alan Franco e Alexander dá pro gasto, nosso ataque tem que ser Dudu e Hulk o que sobra são os meia boca de sempre , vamos na fé, torcida não vai faltar, espero que não falte futebol também, vai Galo

Recent Posts

Está de volta o time da virada

Não fosse aquela safadeza da arbitragem na quarta-feira, frente ao Palmeiras pelo Brasileiro, estaríamos comemorando…

16 horas ago

Sem dar chance ao azar

Sem Lodi, Maycon, Dudu, Hulk e até os discutíveis Alonso e Bernard, o Galo viajou…

2 dias ago

“Diga-me com quem andas”

“E eu lhe direi quem tu és”. É um provérbio que me foi dito pela…

3 dias ago

Galo roubado mais uma vez

Fazer abordagem histórica dessa putaria da cbf, stjd e arbitragem já não me estimula. Esses…

4 dias ago

Reinício com melhor expectativa

Inegável, diferente do ano passado, o Galo começa a temporada com projeções mais otimistas que…

5 dias ago

Um sábado gratificante

Pela primeira vez, em quase dez anos como blogueiro, vou postar o mesmo texto nos…

6 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!