Categories: blogueirosfutebol

Valeu pela classificação

Não foi o jogo que o Torcedor, quase 60 mil Atleticanos, lotando o Mineirão esperava pela Libertadores. A Massa, confiante na classificação, fez sua parte e seu show das arquibancadas. Cantou e apoiou o time do início ao final da partida. Porém, dentro das quatro linhas, ainda distante do Galo dos nossos sonhos.

Pragmaticamente, para muitos e me incluo, o que interessa é que avançamos e estamos nas quartas de finais da mais importante competição sul-americana de futebol. Foi sofrido, angustiante sim, desde os primeiros movimentos do jogo. El Turco, a meu juízo, entrou com o que tinha de melhor à disposição.

Ocorre que em campo, o time do Galo, não conseguia impor sua superioridade técnica. Faltava ousadia e os equatorianos – ao seu agrado – cozinhava o Galo e o tempo. Assim foi todo o primeiro tempo e parte da segunda etapa. Até que o treinador lançou Zaracho e Sasha. Entendia eu, que deveriam sair Calebe e Vargas, mas a opção foi por manter o chileno e quem saiu foi Rubens.

É que Vargas, ao lado de Arana, eram – a meu juízo – os dois que estavam mais destoantes de uma equipe que não conseguia ameaçar o fraco time do Emelec. Comprovando que não entendo nada, sempre confesso isso, a jogada da penalidade foi toda do chileno. Ele avançou em direção a área adversária e o corte – com o braço do zagueiro – decretou a penalidade. Vi outro pênalti minutos antes, mas nem o juiz ou VAR, assim entenderam.

Daí, para calar a boca de muita cornetagem, nosso super herói Hulk – com personalidade – foi lá e marcou o gol da misericórdia e da classificação. O lance foi na frente do árbitro que – entendi ter deixado algumas dúvidas na sua atuação – incontinenti assinalou a penalidade sequer reclamada pelos jogadores do Emelec. É o terceiro marcado, em três jogos, parece que o efeito televisão perdeu a validade.

Se o time em campo não convenceu, voltei pra casa comemorando a classificação. Que venha, praticamente certo o Palmeiras, com o nosso time mais encorpado em busca de continuar avançando na Libertadores. Para essa nova fase, além de Keno, Jair, Allan e Zaracho – que ontem mudou o roteiro do jogo -, ainda vamos contar com os novos contratados Jemerson, Allan Kardec, Pedrinho e quem sabe até Pavón. Confio no Jurídico do Galo para liberar esse jogador.

No final de semana, pelo Brasileiro, vamos receber o São Paulo. Nessa competição temos de fazer três pontos – jogo a jogo – buscando manter as primeiras colocações. Temos, de hoje a domingo, para treinar e aproveitar o tempo em busca da reabilitação e regeneração do elenco. O calendário tem sido cruel e são três competições em andamento. Viagens e noites de sono precisam ser levadas em conta. Reclamamos muito, de novo me incluo, mas é necessária essa reflexão. Somos, muitas vezes, impiedosos. Afinal, todo torcedor e de qualquer time, quer saber só de vencer, vencer, vencer. Nosso hino ainda estimula.

Por fim, nos jogos de ontem, os três brasileiros avançaram. Também Paranaense e Corinthians. Vale dizer, confirmando Palmeiras e Flamengo, quem sabe até o mais improvável Fortaleza, os times nacionais continuaram dividindo – incluindo o nosso Galo – as atenções com todas as disputas em aberto. Libertadores, Brasileiro e Copa do Brasil.

Em tempo: Ah! Quando registrei sobre o árbitro, para exemplificar cito apenas uma de algumas discordâncias. O goleiro do Emelec, o jogo todo, fez cera e ele apenas advertia verbalmente. Nosso Éverson, ao final da partida, na primeira oportunidade, o juízeco sapecou logo o amarelo. Isso comprova que seus critérios foram desiguais. Nas peladas, dos meus tempos de Colégio Dom Bosco em Araxá, chamávamos o soprador de apito de “safado”.

O Boca Junior, eliminado ontem, teve no seu ídolo Benedetto o vilão da partida. Perdeu penalidade durante o jogo e ainda na decisão por este critério. Fiquei daqui imaginando. Fosse ele do Galo, essa noite as redes sociais teriam detonando o jogador que tem tanta história com a camisa daquele clube argentino. Sigamos! Que venham São Paulo, Flamengo, Palmeiras e quem quer que seja. Aqui é Gaaalooo, po##@!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

Blogueiro

View Comments

  • Boa tarde, Eduardo e amiGalos!

    Respeitosamente, o título da peça de hoje (Valeu pela classificação) é muito amargo, e pouco adequado para o que vivenciamos ontem. Se é Libertadores, há de haver tensão, com alegria ou decepção ao final, sabemos disso. Cada obstáculo vencido é uma glória. Lembremo-nos do que foram as viradas épicas do Galo de 2013 e, ontem, o Boca x Corinthians! Quando tudo parece estar contra, difícil, pesado, vem um vento favorável.
    Curti muito o jogo, intenso e tenso, mas estou até agora comemorando o resultado e a classificação contra o Emelec. Após o apito final, saboreei uma cerveja para dar um bico na tensão.
    TODOS do Galo foram MUITO BEM, inclusive o Turco e, especialmente, o Arana, que jogou mal. Assim torço.
    Temos um timaço, um baita elenco, mas tem dia que "é de noite" (ou vice-versa) para alguns jogadores, e pouca coisa dá certo. Mas daí achar que Nacho Fernandez é o que dizem ser de ruim por aqui, chega a ser uma "desatleticanidade". Fui!

  • Boa tarde!

    Duvido que tenha algum atleticano, mesmo os mais passadores de pano e chapas-brancas, que esteja satisfeito e esperançoso com o DESEMPENHO do time esse ano. Para alguns, provavelmente a esmagadora maioria, o treinador é o responsável por esse estado de coisa, por não conseguir formar um coletivo poderoso com tantas peças individuais de qualidade excelente que possui. Ocorre que para uma parte dos que reconhece ser o treinador limitado, há o entendimento de que, tendo sido diagnosticada a sua incapacidade para conduzir o time, ele deveria ser substituído o quanto antes. Mas para outra parte, essa substituição não é adequada por uma série de fatores: 1) falta de substituto que passe a confiança (certeza) de que vai dar certo; 2) inconveniência de recomeçar tudo no meio da temporada; 3) necessidade de dar tempo à comissão técnica para superar o que pode ser apenas uma 'má-fase' ou dificuldade de adaptação; 4) seguir o planejamento à risca, mesmo quando correções de rota possam ser indicadas.

    Ok. Eu sou de opinião que quando falta os requisitos mínimos para se desempenhar uma tarefa, a troca deve ser imediata, pois postergar o problema não irá resolvê-lo. Assim, se algum maluco me der uma Ferrari e me colocar na Fórmula 1, os resultados serão péssimos. E me der tempo para mostrar serviço e para 'manter o planejamento', isso não irá melhorar as coisas. Por outro lado, entendo também que trocar por trocar (seis por meia dúzia) só aumenta o problema e reconheço que falta 'peças de reposição'. Mas nós temos de ser realistas, pois não adianta defender o indefensável: deram uma Ferrari para quem não sabe pilotar! O elenco é excelente, provavelmente o melhor do Brasil, mas o desempenho é sofrível. Não existe pano suficiente para limpar isso! (continua...)

    • Caro amigalo

      É verdade que o piloto não está conseguindo pilotar a Ferrari, mas a Ferrari também está apresentando problemas para o piloto pilotar.
      Ontem por exemplo: Arana, Vargas e Nathan

  • (...continuando) Porém, temos que admitir, o Turco nunca foi a primeira opção da diretoria. Foi o que restou quando os planos A, B, C e D não deram certo. Foi uma aposta que podia dar certo ou não. Demiti-lo agora levaria a mais uma aposta que também poderia não dar certo, além da inconveniência da mudança. E na vida, para tudo, tem a questão do 'timing', do tempo certo para fazer as coisas. Se fosse para substituir o treinador, deveria ter sido lá atrás quando ficou clara sua incapacidade e ainda havia tempo para um recomeço. Agora a temporada se afunila. Não há mais tempo para trocar treinador e esperar os resultados nesse ano. Vale dizer, teremos que ir de Turco até o fim da temporada. O que não quer dizer, necessariamente, que estamos fadados ao fracasso. Um bom treinador maximiza o potencial de um elenco, enquanto um mau treinador não extrai dele todo o seu potencial. Mas ainda assim, o potencial do elenco do Galo é muito grande e o futebol não tem muita lógica. Nem sempre o melhor vence. Então, temos chances!!!!

    Portanto, o que nos resta agora é abraçar esse time, esses jogadores, muitos involuntariamente jogando aquém do que poderiam por falta de organização tática e esperar que a liderança deles dentro do campo minimize os estragos do Turco, além de torcer para que a sorte esteja ao nosso lado, que os adversários sejam fracos (como o Emelec) ou que estejam em mau momento para que a gente vá galgando posições e, quem sabe, até ganhe títulos esse ano. Temos elenco suficiente para ganhar, apesar do Turco e do seu péssimo trabalho. E para o ano que vem o grande desafio da Diretoria é contratar um treinador a altura das ambições do clube, que tenha habilidade suficiente para conduzir e extrair o melhor da 'máquina' que é esse elenco. Porque nada adianta montar um elenco caro, de grande potencial e depois entrega-lo na mão de quem não sabe como conduzi-lo.

  • Tem que comemorar afinal de contas ontem teve até Calebe titular (horroroso), pena que não dá chance ao Neto(entrou já no final ). Tomara que os dodoizinhos Zaracho, Jair e Keno voltem de vez e parem de frequentar o DM. Esqueçam Pavon, o quebrador de bebedouros, ano passado o Galo pediu suspensão pesada pra ele na Cocommenbol, agora não vem chorar.

  • Em função dos desfalques e tudo que envolve um jogo decisivo de Libertadores, essa vitória deve ser muito comemorada, porém, o jogo em si deve ser esquecido.

    Natan Silva estava doido pra entregar, Arana errou tudo, Nacho não criou nada e Vargas só se salvou pelo cruzamento que originou o penalti.

    No mais, o que de melhor se viu ontem foi a alegria do ZARACHO em voltar a atuar, pro nosso alívio... titular absoluto!!!

    OBS.: a camisa da Adidas, sem comentários, linda, porém, na minha humilde opinião, o nome e o número do jogador em amarelo não ficou legal!!!

  • Hoje um dia cheio de resenha !
    Ótimo quando o blog assim se apresenta .

    Ele se torna até um zoológico , para uns e outros , que conseguem encontrar mulas e hienas por aqui .

    Esse é o espírito que deve prevalecer:
    cada qual com seu cada qual !!!

    Eu acho tudo um espetáculo !!!

  • Bom dia Ávila e massa. Concordo plenamente com Claudio Rezende, nunca vi um sujeito tão enganador como esse pardal molhado chamado nacho, até quando esse burco vai deixar essa coisa medonha em campo , o indivíduo não acrescenta em nada , se arrasta no segundo tempo mas , por ser o queridinho do burco não é sacado do time que coloca tudo a perder por insistir com esse sujeito em campo . Acho difícil mas , Espero que com a volta do Zaracho e Pedrinho no plantel o inhaca possa comer um bom banco.

  • Bom dia a todos! Valeu sim pelo que mais importa: a classificação e a grana decorrente! Sim, ao contrário do Brasileiro cuja premiação só vale a pena pelo título, as outras duas Copas vão aumentando a grana à medida em que se classifica. E para um time que deve mais de um bilhão de reais, qualquer graninha que entra alivia! Ademais, cansei de ver o Galo jogar bem e no fim ser eliminado por um gol, por um pênalti que não entrou, por uma falha da defesa. Contra o Palmeiras no ano passado fomos melhores nos dois jogos e o título ficou com ele, o que adiantou? Então, antes de tudo, valeu demais por estar nas quartas! Agora, para vingarmos e dar o troco nos porcos, precisamos melhorar e muito o time! Nathan Silva deve dar lugar a Jemerson, Nacho deveria voltar pro banco e deixar o Zaracho resolver ali no meio. E o Arana, se continuar com essa preguiça, deve comer banco para o Rubens também. No ataque, teremos os reforços de Pedrinho, Kardec e quem sabe Pavón.... O Galo apesar de azarado - perder o Fumacinha logo na véspera do jogo - como fez falta um velocista ontem, ao menos tivemos um final feliz, já que finalmente o Hulk acertou um pênalti num mata-mata de Libertadores! Acho que o Turco ontem fez o que pode, talvez tenha errado novamente na demora para substituir e por deixar Nacho em campo, mas de resto não tem culpa nas horrorosas perfomances de Arana, Nathan e Varga!. O segundo tomou um esporro do Mariano e ainda se revoltou, quase entrega a paçoca de novo, e o último foi salvo pelo gongo ou melhor pelo lance do pênalti pq estava errando tudo que tentava também. Agora é partir pra cima dos bambis, dependendo dos resultados, já podemos assumir ou ao menos dividir a liderança do Brasileiro neste final de semana e depois enterrar o Urubu no Maraca!

  • Ontem tive a oportunidade de ir ao estádio e acompanhar aquela festa toda, essa Massa é realmente uma espetáculo à parte. Sobre o jogo nos faltou amplitude de campo, Vargas, Hulk e Nacho muito embolado pelo meio, Keno e Ademir ontem poderiam ter sido a chave para abrir o time mais pelas laterais e dar mais profundidade. Vargas, Arana e Nacho foram sem dúvida os piores em campo. A volta de Zaracho nos enche de expectativas, mudou o jogo ontem depois que entrou. Muitos reclamam do Allan, mas ontem ficamos sem opções de saída de bola com qualidade. Vamo que vamo, que estamos vivos!!!

  • Venceu, porém jogou mal à beça. "El turco tonto" está sendo salvo pelo gongo. A batata dele continua assando.

Recent Posts

Chegou a minha vez

Conforme havia sinalizado, agora é o momento de o blogueiro também dar um tempo e…

4 dias ago

“Nada e não estão com pressa”

Essa frase foi de um amiGalo, muito bem informado sobre as questões internas do nosso…

5 dias ago

O CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA DO ATLÉTICO

Dentro do propósito deste espaço, considerando ainda o desafio e nomes mencionados quando da postagem…

6 dias ago

O Galo e novo desenho do futebol brasileiro

Ao que minha memória registra e sem pesquisar, nunca antes desde que a série A…

1 semana ago

A desilusão dos iludidos

Ontem o blogüeiro havia anunciado a intenção de ter o domingo de folga, mas o…

1 semana ago

Fim de semana sem tensão e estresse

Depois de um ano que nada prometia, a mudança do comando técnico deu animo ao…

1 semana ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!